Revista da Folha - 27/02/05

por Pedro Dória

Novas comunidades
Um novo fenômeno está se consolidando na internet brasileira: as comunidades de blogs. Pessoas que mantêm sites pessoais com comentários diários se reúnem com gente que tenha interesses afins e montam um portal para abrigar o material de todo mundo. O resultado é a criação de algo que blogs não tinham ainda: uma marca, uma identidade que parece dizer "isso aqui é bom".

Dentre os exemplos mais notáveis está o grupo de gaúchos do portal Insanus.org. Qualquer blog alojado ali poderia estar numa lista que reunisse os melhores do país. Um é o do Filisteu (insanus.org/filisteu), blogueiro sarcástico que comenta qualquer assunto que lhe passe pela frente, de política externa à questão fundiária do Brasil, mas pode ser também quadrinhos ou televisão. Tudo sempre com uma carga de contexto histórico e links, muitos links, para artigos interessantes.

Outro do Insanus é Cardoso (insanus.org/cardoso), uma espécie de pai da geração de romancistas blogueiros. Comenta também as coisas que acontecem e estão na imprensa, mas sua carga é bem mais literária, preocupadíssimo com estilo.

O Insanus, no entanto, não é apenas um guarda-chuva para um punhado de blogs. Na primeira página, onde vão listadas automaticamente as publicações mais recentes dos vários blogs, o resultado é um novo blog, coletivo. E como todos têm interesses comuns e são do mesmo lugar, o resultado às vezes é o de uma cobertura jornalística com análise. Caso, por exemplo, do que ocorreu durante o último Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Por vezes, o Insanus pareceu dar mais uma idéia de como eram as pessoas ali envolvidas do que a grande imprensa.

Mas os gaúchos não são o único exemplo. Outra turma é a do Gardenal.org, que se descreve assim: "O Gardenal é administrado por três jornalistas de vinte e tantos anos conhecidos como Senhor Simpático, Senhor Bonzinho e Senhor Afável". Uma das marcas da rede, naturalmente, é a informalidade. Ali, os blogs são divididos por temas: humor, esporte, viagem e turismo, cultura pop.

Sites que hospedam blogs são comuns: do popularíssimo Blogspot.com, dos EUA, a uma infinidade de alternativas, presentes em todos e cada grande portal brasileiro, europeu, norte-americano. O problema é que um site que termine com o endereço blogspot.com não quer dizer nada, qualquer um pode entrar lá, independentemente de ter algo para falar ou não.

[fechar janela]