comentários em m a r t e l a d a



Como a Aline comentou

Não entendi.

Teve uma conversa anterior a esta?

Andre em 04.09.2008 às 16:39

ANDRE: sim, teve um contato anterior convidando para o projeto e indicando a pessoa que escreveu a mensagem reproduzida para fornecer mais detalhes.

teve também um contato posterior, após eu me negar a fazer parte do projeto e tecer alguns comentários.

träsel em 04.09.2008 às 17:04

Ah, essa velha mídia...quando é que eles vão aprender, hein ?

Henderson Bariani em 04.09.2008 às 17:12

NUNCA confie em nada que contenha as palavras "seleto", "VIP", e "editora Abril".

alice otto em 04.09.2008 às 17:23

NUNCA confie em nada que contenha as palavras "seleto", "VIP", e "editora Abril".

alice otto em 04.09.2008 às 17:23

é, eles não sabiam com quem estavam falando.

mas ó: deve ter muita gente orgulhosa de ter recebido o "convite". sobra neste mundo gente sem autonomia.

marcia em 04.09.2008 às 17:23

Träsel, teu blog tá cada vez melhor. Rolei rindo dos teus comentários e do incrível email da Abril. Sério, não dá pra acreditar em tamanha falta de noção da editora.

Raquel em 04.09.2008 às 19:19

"NUNCA confie em nada que contenha as palavras "seleto", "VIP", e "editora Abril"."

GENIAL. deviam ensinar isso na escola.

Lucas C. em 04.09.2008 às 20:24

Lindo!
Tomara que façam a coisa certa e em vez de te taxarem de escroto invejoso te contratem como consultor.

MrManson em 04.09.2008 às 20:29

Valeu Träsel.

Eu nunca li tua opiniao sobre a disputa entre Viacom x Youtube

André em 04.09.2008 às 20:31

Pelos deuses, é uma proposta que deve ser devidamente removida respondida com os melhores palavrões disponíveis.

Eles ainda oferecem seminários com "especialistas"?

Avisem a esse bando de zé-ruelas que NÓS que fazemos os blogs é que somos os especialistas, NÓS damos seminários, não asssistimos.

Essa é a parceria caracu suprema

cardoso em 04.09.2008 às 20:46

Recebi a mesma coisa, e esse mail do Ricardo também é control+c e control+v.

Francamente. Meu blog não me rende praticamente nada, mas tenho autonomia para fazer o que quiser.

Mamar na vaca eles querem né? uheueheuhe

Vitor Hugo em 04.09.2008 às 20:48

Ó, acho que você deveria aceitar, exigindo em troca apenas uma assinatura da Capricho. Assim você pode revendê-la pra sua irmã mais nova e ganhar uns trocos.

Seja esperto que você pode faturar milhões com essa proposta incrível!

Gabi em 04.09.2008 às 20:54

Amei teu texto e comentários.
A coisa tá assim mesmo e dá dó de quem "se orgulha de estar em um grupo seleto". Balela.


Dani Koetz em 04.09.2008 às 20:56

AHUAHUAH, a indicação foi própria pro nome do blog. Insana. Caracu bem cu mesmo. Por favor. E você ainda quer ajudar eles a não fracassarem? HAUHAUHAUHA, piada né? Eles já começaram fracassados.

Bruno Pedrassani em 04.09.2008 às 20:59

Aposto que no máximo em 3 meses eles lançam essa bagaSSa, porque com certeza teve gente que topou o convite...

Vinicius Costa em 04.09.2008 às 20:59

Putz, eu fui chamada e declinei e meu namorado ficou receoso de que eu pudesse me arrepender . Ele TEM que ler seu post assim que chegar em casa.
Realmente impressionante isso.
Parabéns pelo post, tá excelente.

Patrícia Carvoeiro em 04.09.2008 às 21:03

Como é que não pensei nisso antes? :O
Incrível, cada vez que um dinossauro se mete com blogs, é um absurdo que rola. Sucesso pra eles, mas não creio que o projeto dure tanto tempo assim.

Rafael R em 04.09.2008 às 21:05

Há uns 5 anos recebi proposta semelhante da globo.com. é ridículo. Mas o tal "jornalismo cooperativo" ganha terreno a cada dia. Incautos mandam matérias para o Eu Repórter (Globo) e outros veículos, concordando com essas cláusulas abusivas, na verdade, acordos do tipo Caracú, onde a empresa entra com a Cara.
Vivo reclamando desse tipo de coisa mas na maior parte das vezes acabo ouvindo coisas do tipo "é legal para ser conhecido" , "meu nome vai aparecer no crédito", "você se acha importante demais". Vida que segue.

Sergio Fonseca em 04.09.2008 às 21:20

Como diria Tiririca: - Abestados!

Cada uma...

Mário Aragão em 04.09.2008 às 21:23

Non-sense será ?

Everton em 04.09.2008 às 21:23

Cara,

esse pessoal ai é insano.

Isso me parece com um dos casos em que vi anos atras, acho que da Nike, querendo patrocinar um skatista famoso.

Na época que ele precisou a Nike nao tava la apoiando, depois queria colocar um contrato de exclusividade e tudo mais. Ganhou um enorme nao, e o atleta falou pra empresa ir procurar gente precisando de ajuda.

Agora a Abril esta mostrando oportunismo puro, projeto sem fundamento, ja começou errado. Quem precisa disso são os blogs novos, que tem potencial, apostar no crescimento mutuo.

Tentar fazer alpinismo, tentando chegar ao topo rapido, usando o trabalho de anos dos blogueiros influentes é pura SACANAGEM.

E tenho dito ;)

Fernando em 04.09.2008 às 21:27

Proposta indecente é isso aí.
E olha que já tem é blogueiro no sistema deles.
Nem a pau, Juvenal.

Leonardo Araujo em 04.09.2008 às 21:32

Fala Trasel.

Bom, te admiro muito como profissional, já fiz alguns trabalhos para você há algum tempo atrás e posso falar que é uma ótima pessoa.

Mas não concordo com essa exposição de um e-mail que SIM, voce está certo, não está fazendo uma proposta legal. Mas acredito que se você respondesse o e-mail para eles mostrando os pontos bacanas e pontos errados, a conversa pudesse ter tomado um caminho mais bacana e até mesmo todo o contrato e proposta pudesse ter sido mudada.

Não tenho nada a ver com a Abril, mas acredito que se uma empresa não tem experiencia para trabalhar com blogueiros, ela nao deve ser pisada, muito pelo contrário, deve receber ajuda de profissionais para fazer um trabalho bem feito.

Empresas estão apostando em blogs, não podemos perder essa oportunidade, é a chance de ganhar dinheiro trabalhando dentro delas. Nós sabemos fazer, mas não precisamos acabar com quem não sabe. Podemos orientar.

Abração cara, sucesso para você :)

Caio - Brogui.com em 04.09.2008 às 21:42

Sinto pena da Abril e da agência contratada para intermediar que não tem a menor noção de como lidar com blogs e não percebem a importância de um blog para um blogueiro. O amor e dedicação que um blogueiro tem com seu blog.

Migrar por migrar, sem oferecer nada em troca, apenas palavras vagas? Sério, quero conhecer esse "grupo seleto" que irá concordar com esses termos. Não tem sentido. É tratar blogueiro como idiota, não reconhecer seu trabalho. Reconhecimento não é tapinha nas costas e cracházinho VIP não.

Mas espero que antes desse post tenha falado poucas e boas para eles. Fiquei curiosa em saber as respostas que deram.

Baunilha em 04.09.2008 às 21:53

Caio, todo mundo tem o direito de ser burro, mas malicioso e raposa? Arrogante sem merecimento?

A exposição foi muito bem-vinda, mostrou a postura da Abril e sua visão dos blogs. Muito melhor isso do que lançarem o projeto, quem está de fora achar super-legal e sair elogiando.

Da minha parte eu agradeço ao Trasel. Me prestou um puta serviço.

cardoso em 04.09.2008 às 22:06

nossa, não esperava tanta repercussão. deve ser porque o pessoal comentou o post no twitter.

SERGIO: o caso do "eu-repórter" e iniciativas semelhantes é um pouco diferente, a meu ver. publicar uma notícia do meu bairro ou cidade em um jornal de grande audiência faz com que ela seja muito mais lida do que se publicada em um blog pessoal (em tese, ao menos). além disso, muitas das pessoas que colaboram não teriam conhecimento, tempo ou saco para manter um blog ou outro tipo de site. nesse sentido, acho válido.

CAIO: fiquei em dúvida sobre publicar ou não, mas como as mensagens não pediam sigilo, resolvi postar. em todo caso, enviei uma reposta antes disso:

"Ricardo, agradeço o convite, mas como jornalista só escrevo para
empresas jornalísticas em troca de salário. Prefiro manter meus blogs
onde estão e independentes.

Atenciosamente,
Marcelo Träsel"

ao que responderam:

"Oi, Marcelo. OK, sem problemas. Só queria esclarecer um ponto, para não ficar nenhum mal entendido: não há absolutamente nenhuma interferência editorial da Abril em relação a nenhum blog. O conteúdo, tema, linha etc. são absolutamente independentes e cabem exclusivamente ao blogueiro.

De qualquer forma, aproveito para te parabenizar pela qualidade do seu blog e para te desejar boa sorte com ele."

ou seja, nem minha resposta eles compreenderam.

träsel em 04.09.2008 às 22:07

Fala sério! Não dá pra acreditar na falta de bom senso da Abril. Adorei as suas respostas.
Abraços,

Mari Dios-Tan em 04.09.2008 às 22:15

não sei o q é pior, se essa cláusula absurda cedendo os direitos do conteúdo pra sempre, ou publicarem anúncios e não dar porcentagem, ou de te chamarem de VIP e ao mesmo tempo oferecer 'acesso à informação' e 'visibilidade'. Pensando bem, as duas primeiras me parecem MALANDRAGE, e a outra, pura FALTA DE SENSO DE NOÇÃO. Santa ingenuidade.

Eva em 04.09.2008 às 22:51

Chega a parecer piada! Se fosse primeiro de abril eu iria levar na brincadeira, mas é o cúmulo da falta de visão e conhecimento de um mercado...

Wallace em 04.09.2008 às 22:54

É cada uma...

Cecilia em 04.09.2008 às 23:08

Caralho, migrar blog? muito sem noção! Concordo com o Caio brog falou, esse e-mail não precisava ser exposto. somente comentado talves.
Mas enfim, o Blogblogs é do grupo abril não é? de blogs eles entendem sim

Ângelo em 04.09.2008 às 23:08

Caralho, migrar blog? muito sem noção! Concordo com o Caio brog falou, esse e-mail não precisava ser exposto. somente comentado talvez.
Mas enfim, o Blogblogs é do grupo abril não é? de blogs eles entendem sim

Ângelo em 04.09.2008 às 23:14

Citando o Caio: "é a chance de ganhar dinheiro trabalhando dentro delas".

Me diz onde, deus do céu, que há alguma chance de ganhar dinheiro nessa proposta da abril?

Pelo contrário: todo o conteúdo do seu blog pertecerá a abril, que vai veicular anúncios e ganhar dinheiro com o SEU trabalho.

Sei que vc estava falando de ajusar as empresas, de um modo geral, e lidarem com blogs, e abrir portas de trabalho pra blogueiros. Mas a proposta da abril foi realmente indecente. Mais inteligente seria chamar pessoas para escrever blogs pra eles.

Galeno em 04.09.2008 às 23:24

Ou seja: em uma palavra, FAIL.

Fabio Bracht em 04.09.2008 às 23:46

Bom, pra mim a Abril tentou abordar uma blogosfera que passa a imagem de fútil e volúvel do jeito mais adequado possível: oferecendo destaque, massagenzinha no ego, status de VIP, etc.

Concordo com o Caio que a Abril está demonstrando inexperiência e deveria ser melhor orientada. E discordo na parte que ele fala da "oportunidade de ganhar dinheiro". Ah, o dinheiro. Sempre ele.

O Primo em 04.09.2008 às 23:55

KKKKKKKKKKKKKKK.
Adoro ver estas máscaras corporativas caindo.

Orlando G. da Silva em 05.09.2008 às 00:06

MEGA ULTRA FAIL da Abril.

Nego AINDA não aprendeu que blogueiro não é mendigo, não é moleque, que não pode ser comprado com migalhas, com esmolas, com exploração.

É o imprensa/corporações ainda vendo o nicho como "GALERINHA BLOGUEIRA", só pode.

Vinícius K-Max em 05.09.2008 às 00:13

Fodástica resposta.

Só o seguinte: não tenho dúvida que boas pessoas possam aceitar essa proposta "caracú", afinal nem todo mundo tem o seu (e espero, o nosso) nível de compreensão sobre como essa tal de internet funciona.

Totalmente mal intencionada foi a Abril que sabe muito bem o que estava fazendo.

Eduardo em 05.09.2008 às 00:14

Cadê o KY para os blogueiros? Porque para aceitar um masoquismo desses só com muita lubrificação...

Carol em 05.09.2008 às 00:44

GALENO: o Caio trabalha em uma empresa que presta consultoria de mídias sociais. a chance de ganhar dinheiro está em, da próxima, esta empresa ser contratada pela Abril para não cometer este tipo de cagada.

sinceramente, acho que é uma preocupação boba, que põe o seu bolso na frente da informação do seu público, que devia ser a preocupação número 1 de quem publica algo, onde quer que seja.

DISCLAIMER: também trabalho com mídias sociais, em empresa concorrente da em que trabalha o Caio.

Solon em 05.09.2008 às 00:54

Será que esses caras não vão entender que mídia digital/mídias sociais são DIFERENTES de uma mídia de massa???

Pedro Américo em 05.09.2008 às 01:25

"o Caio trabalha em uma empresa que presta consultoria de mídias sociais"

Errado, Trabalho no Brogui Blogs, plataforma para criação de novos blogs, anteriormente trabalhava em uma agencia de estratégias em mídias sociais.

Quanto ao meu comentário, foi apenas uma opinião pessoal.

Abs

Caio - Brogui.com em 05.09.2008 às 01:56

Estratégia 'fail' da Abril.

leonardo em 05.09.2008 às 06:39

Trasel, posso ir no popular?
Manda os caras SE FUDEREM!

abs

rogerio christofoletti em 05.09.2008 às 06:52

Os "caras" são tão obtusos que devem estar pesando assim: "Eles deviam estar felizes, já não chamamos eles mais de macacos".

Jefferson em 05.09.2008 às 09:26

Torcendo para que a abril leia seu post e publique na Veja Publicidade... porque matéria mesmo...

Parabéns, como disse alguém ai acima, você nos prestou um grande serviço!

Mesmo eu nunca sendo convidada pra nada é bom saber onde moram cobras, raposas e amigos!

Abraços

Tine Araujo em 05.09.2008 às 09:51

Torcendo para que a abril leia seu post e publique na Veja Publicidade... porque matéria mesmo...

Parabéns, como disse alguém ai acima, você nos prestou um grande serviço!

Mesmo eu nunca sendo convidada pra nada é bom saber onde moram cobras, raposas e amigos!

Abraços

Tine Araujo em 05.09.2008 às 09:52

Recorrendo a uma analogia não tão próxima, as então Grandes Gravadoras estão em queda livre exatamente por esse tipo de pensamento e gestão. Monopólio informativo e cultural, depois da Web, é lixo.
Mas com certeza alguém cairá nessa armadilha...
Enfim, é a vida...
.

ricardo penachi de camargo em 05.09.2008 às 09:55

O item 10 não é muito diferente dos termos de serviço do Blogger, do Google:

"Ao enviar, publicar ou exibir Conteúdo nos serviços do Google que são disponibilizados para o público você concede ao Google uma licença mundial, isenta de royalties e não exclusiva de reproduzir, publicar e distribuir tal Conteúdo nos serviços do Google com o propósito de exibir e distribuir os serviços do Google"

João Paulo K em 05.09.2008 às 10:03

Recebi isso também, perguntei se poderia ter AdSense ou programas de afiliados. A resposta? Não, é claro. E é claro que recusei também.

Roberta Zouain em 05.09.2008 às 10:20

bah, não é possível que uma empresa do porte da Abril dê uma mancada dessas. mas o pior de tudo é que toda a produção do blogueiro acaba virando conteúdo da Abril, de graça. lamentável.

Afonso em 05.09.2008 às 10:24

Isso mostra que eles são meros aproveitadores...

Paulo em 05.09.2008 às 10:30

O pior de tudo é pedir pra mudar o blog de endereço né? Esse povo acha que todo mundo come na mão deles.

Danilo Idman em 05.09.2008 às 10:32

É no mínimo risível que empresas como a Abril tenham a cara de pau de fazer propostas como essa...
Querem moleza? Vão empurrar bêbado em ladeira...

Lua em 05.09.2008 às 11:29

Fez muito bem em recusar.
Mas atenção nisto: por cada blogger consciente de seu próprio valor que recusa vai ter 100 que não se atribuem a si próprios nenhum valor e que acham (e com razão) que mais vale 20 visitas dadas pela Abril que os 2 caras do costume a ler seus blogues.

Onde quero chegar: vai ter mais empresas do antigo jornalismo querendo aproveitar conteúdo do utilizador. Depois perceberão que não serviu de nada: ficam com um monte de páginas sem valor comercial e uma "comunidade" que não tem nenhuma espécie de relação com a Abril, para além do parasitismo recíproco.

Paulo Querido em 05.09.2008 às 11:47

só pode ter sido idéia de publicitário! pior q o portal tá ficando massa, tem uma pá de jornalista bacana nele e o trabalho vai ficar encoberto por causa dessa presepada!

flávia d. em 05.09.2008 às 12:13

JOÃO PAULO K: tem toda a razão. mas o blogger não sai por aí convidando as pessoas a mudarem seus blogs já existentes para lá. o que fazem é oferecer um serviço gratuito de hospedagem no qual, inclusive, o sujeito pode inserir publicidade e programas de filiação para ganhar um dinheirinho.

träsel em 05.09.2008 às 12:24

Oi Marcelo,
beleza?
Agradeço todos os seus comentários e considerações. Assim como de toda a galera que está postando aqui. A Abril Digital quer melhorar sempre a sua ferramenta de blog. A área para links patrocinados vai estar liberada em breve.
Como você disse para mim por email no dia 2 de setembro, realmente não seria nada além de postar. Mas se vc não quer fazer parte da nossa rede, OK. Sem ressentimentos! ;-)

Sobre os cursos online, a intenção não é ensinar o padre nosso ao vigário e sim mostrar muita coisa legal de conteúdo que a gente faz aqui na Abril Digital e como vocês poderiam capitalizar seus blogs com isso.
Como disse no email, fique à vontade para me escrever ou mesmo me ligar, como fizeram outros convidados.
Abraço,
Aline Sordili - Abril Digital

Aline Sordili em 05.09.2008 às 12:24

ih, Trasel, olha só. eu conheço a Aline Sordilli. é gente finíssima. de verdade.

marcia em 05.09.2008 às 12:46

Aê! "esculachou" os caras, hein!
é isso aí!

Anna em 05.09.2008 às 12:55

Só pra constar:

1) Eu NÃO sou esse "cardoso" que comenta por aqui com letras minúsculas. É o cara do CONTRADITORIUM.

2) Sempre que alguém fizer uma proposta e ela NÃO envolver remuneração DIGNA, recuse imediatamente. Ninguém ganha nada trabalhando de graça.

Cardoso em 05.09.2008 às 12:58

A Abril quer dominar o mundo... Eles tem uma visao de internet antiquada, na qual creem que em concentrar tudo dentro deles... Pobres.

rafael em 05.09.2008 às 13:19

Quer dizer, só em NOVA YORK, e mesmo assim, acho bem questionável (trabalhar de graça, mesmo que seja em Nova York, estou dizendo).

Mas a verdade é que, como bem falou alguém aí em cima, mídia social/digital é bem diferente de mídia de massa.

Muita gente já se deu conta disso, mas é realmente muito complicado explicar para o CLIENTE (geralmente alguém mais velho OU que mal sabe enviar um e-mail, acostumado a relatórios detalhados de ROI e coisas do tipo).

Em última análise, o que eu tou dizendo é que a culpa disso tudo reside no fato da Abril ser uma empresa enorme, cheia de departamentos, que luta há uns bons 10 anos para encontrar uma alternativa rentável ao mercado editorial, que está fraquejando de forma notável no Brasil.

A questão é: não sei se a abordagem é totalmente errada. Se eu tivesse uns 18 anos e tivesse começado um blog há seis meses, é bem possível que eu achasse a idéia de ter o meu blog na ÁREA VIP da Abril TENTADORA.

Mas como eu já tive blog com chamada na CAPA do IG, eu sei que isso não serve pra NADA.

Tudo bem, teu tráfego aumenta.

Tudo bem, tu tem mais visibilidade.

Mas de que adianta teus acessos saltarem de mil pra 10 mil em um dia se os 800 comentários postados são COMPLETAMENTE dementes e não acrescentam em NADA ao conteúdo do blog?

Resumindo: oferecer DINHEIRO por trabalho é justo.

Oferecer VISIBILIDADE, infelizmente, não faz o menor sentido.

Cardoso em 05.09.2008 às 13:20

Márcia, a Aline pode ser uma pessoa muito bacana, mas está comandando uma ação totalmente equivocada, que está tratando produtores de conteúdo como escravos que trabalham em troca de audiência nebulosa. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, deixem de coração latino.

biruta em 05.09.2008 às 13:42

Em tempo: acabo de me dar conta que foi no UOL, não no IG que tive um blog. Quando o IG me fez a proposta, eu disse que só aceitaria se houvesse uma remuneração. Mas a negociação não foi pra frente.

Cardoso em 05.09.2008 às 13:47

A Abril está certa, assim como está certa a Globo, que tem blogs de celebridades grátis (e o UOL antes, com o Cardoso em maiúscula). Não tem que pagar mesmo, aceita quem quer. Aliás, quem aceitar vai ter muita audiência e deixar vocês "independentes" no chinelo.

Daniel em 05.09.2008 às 14:05

MARCIA: acredito que a aline seja ótima pessoa. de fato, imagino que ela talvez discorde de vários aspectos do projeto, mas esteja sendo obrigada a aceitá-los por algum executivo sem conhecimento de mídia social e nenhuma disposição para ouvir as pessoas que sabem do assunto. eu mesmo já passei por experência semelhante trabalhando com marketing, faz parte.

agora, se a abril contrata uma agência ruim para planejar uma ação, que não se dá nem o trabalho de fazer a pesquisa de mercado mais elementar, sinto-me na obrigação de criticar, tanto para alertar os incautos, quanto por compromisso com meus alunos e ex-alunos que acompanham o blog e poderão ler sobre o assunto.

no mais, vários amigos publicitários já agradeceram o post, dizendo que usarão como exemplo para convencer clientes a não fazer certas coisas. :-)

träsel em 05.09.2008 às 14:31

Daniel, nao tem razão alguma. Aqui em Portugal o jornal que fez isso (ter blogs dentro de seu domínio) não ganhou audiência dos independentes. Ganhou uma comunidade hiper-activa em escrever bobagem e discutir ego. Você sabe qto vale 1 anúncio em páginas assim?

Paulo Querido em 05.09.2008 às 14:41

Cara, se você não aceitar o Mainardi vai atacar você em todas as colunas dele. Prepare-se!

joao david em 05.09.2008 às 14:46

Cara, se você não aceitar o Mainardi vai atacar você em todas as colunas dele. Prepare-se!

joao david em 05.09.2008 às 14:46

oi Träsel. uma coisa importante é: criamos uma ferramenta bacana e estamos compartilhando com todos, dando a cara a tapa, literalmente.

Tudo vai ser melhorado, mudado, incrementado. Sempre. Este é o conceito.

Para os demais: não sei de onde vcs tiraram que a Abril Digital vai usar os blogueiros como escravos. Isso é absurdo. Conteúdo bom, ganha chamada e é só isso.

Como já disseram outros blogueiros em outros lugares, chamada é legal, dá tráfego e prestígio, mas não enche barriga. Estamos trabalhando nisso tb, como já contei para vcs.

bjs

Aline Sordili em 05.09.2008 às 14:47

Mas quer que as pessoas larguem seus URLs tradicionais sem ganhar nada em troca! Trataram os possíveis colaboradores como consumidores trocando de banco!

Que ferramenta vocês criaram? Lugar pra criar blogs de graça existe há anos (na concorrência de vocês, inclusive). Já ouviu falar em Blogger? Wordpress? Patético esse argumento.

Dêem o exemplo. Peçam desculpas por terem achado que todo mundo faz blog por hobby, que vai ir correndo só porque vocês chamaram. Acharam que ia explorar os blogueiros como exploram os jornalistas de vocês. Equivocaram-se.

O Reinaldo Azevedo faz blog de graça pra Abril? Só pra saber.

biruta em 05.09.2008 às 15:06

Cara Aline Sordili:

Primeiro, pedir pra mudar o blog inteiro de endereço, sem nada em troca, não é razoável. Na verdade, é inegociável.

Segundo, se o termo de serviço diz que tudo o que for escrito vai ser propriedade da Abril, e que vcs vão postar publicidade no blog e o autor não vai ganhar nada com ela, isso não deixa de ser uma forma de trabalho não remunerada, ou seja, "escravidão".

Galeno em 05.09.2008 às 16:05

De graça, só se realmente a ferramenta da Abril fosse MUITO revolucionária (tenho certeza absoluta de que NÃO é) ou o incremento de FLUXO pro blog participante fosse extremamente alto - e ainda assim, só serviria para quem depende de um sistema de ANÚNCIOS.

Audiência é coisa que se CONQUISTA com conteúdo de qualidade e trabalho persistente, não com um link na capa de um site com mais visibilidade. Mesmo porque audiência, pra funcionar em blog, tem que ser QUALIFICADA.

Audiência de MASSA em blog = fail.

Não tou querendo dizer que blog melhor é o que tem MENOS ou MAIS leitores. Não é uma questão de quantidade, mas sim de QUALIDADE.

Quem tem (ou teve) blog sabe muito bem: um link numa matéria da Folha ou do Estadão pode até mesmo dobrar a audiência do teu blog em um dia, mas certamente não mantém essa média pra sempre.

Em outras palavras, não fideliza leitor.

De modo que essa "vantagem" é um tanto quanto questionável.

O que seria realmente massa?

Se a Abril escolhesse um SEGMENTO bem específico e montasse um canal de relacionamento com esse segmento. Sei lá, tipo "blogs de quadrinhos" ou "blogs de moda".

Quando uma iniciativa na internet recruta BLOGUEIROS à RODO, pode ter certeza de que faltou planejamento e conhecimento do assunto, e que qualquer negócio que venha a surgir daí é mais interessante para a EMPRESA do que para o BLOGUEIRO (odeio esse termo).

Aliás, de qualquer forma, é exatamente isso que acontece: não é o blog que precisa se associar a uma empresa para melhorar a sua IMAGEM, e sim o contrário.

As empresas estão desesperadamente tentando se associar às novas mídias pra não morrer encasteladas como a INDÙSTRIA FONOGRÁFICA.

Mas nem todas estão conseguindo.

Aliás, praticamente NENHUMA.

Cardoso em 05.09.2008 às 16:07

Cara, eu queria MUITO ter escrito esse teu texto. Muito.

Psycho em 05.09.2008 às 16:20

é por isso que sou teu FÃ, cara.

paulo em 05.09.2008 às 16:33

Ai... ai...

Essa doeu. Isso que chamo de dar uma cutucada lá no fundo!

Cristiano Vieira em 05.09.2008 às 17:37

Citando um amigo: "Os mesmos comentário têm sido feitos a respeito do Pin Fotos, uma espécie de Flickr que a Editora criou e está 'convidando fotógrafos renomados e vips'"

Galeno em 05.09.2008 às 18:43

Toda vez que a grande mídia tenta pegar carona na onda dos blogs, dá um tiro no pé.

Cintia Costa em 05.09.2008 às 19:18

Por essas e outras que não leia a Veja

felipe em 05.09.2008 às 22:49

pow vc e um genioooo

poucos caras como vc pensam assim nois dois lados como

a parte ruim
e a parte boa

que no caso nao existe

e legal receber um convite tao seleto como esse quando

e escrito diretamente a voce
e leh ofereçendo vantagens

acredito que nao vale a pena
fechar o blog

e se num dos casos vc se arrepender?

vai recorrer a quem???

ctrl+z

vixiiiiiiiiiiii

a melhor visao
e post

e esse seu vc disse tudo cara
tem como me responder
vc e formado em que?

se candidata a presidente
e desbanca o obama e o mccain

falow

agora vo visita sempre

ass. william
do blog: http://williameamigos.blogspot.com/

W-&-Amigos em 06.09.2008 às 01:12

pow vc e um genioooo

poucos caras como vc pensam assim nois dois lados como

a parte ruim
e a parte boa

que no caso nao existe

e legal receber um convite tao seleto como esse quando

e escrito diretamente a voce
e leh ofereçendo vantagens

acredito que nao vale a pena
fechar o blog

e se num dos casos vc se arrepender?

vai recorrer a quem???

ctrl+z

vixiiiiiiiiiiii

a melhor visao
e post

e esse seu vc disse tudo cara
tem como me responder
vc e formado em que?

se candidata a presidente
e desbanca o obama e o mccain

falow

agora vo visita sempre

ass. william
do blog: http://williameamigos.blogspot.com/

W-&-Amigos em 06.09.2008 às 01:12

Parabéns, Trasel, por trazer o tema ao blog. super válido e tão necessário para deixar claro a cultura da Abril. Adorei!

Eu imaginava que a Abril era focada em money, money money, mas não tinha idéia de que o foco era tão forte, taxativo e exclusivo.

A sensação é de que a Abril apostou somente em número de paginas geradas com blogs, page views e audiência. E esqueceu de olhar para resto. Uma pena! Por outro lado, a estratégia lembra bastante empresas do mundo offline, né?

Ceila Santos em 06.09.2008 às 01:36

Calma... a proposta poderia ser pior... :-)

Ulisses Adirt em 06.09.2008 às 03:32

Será que o diogo mainardi "hospeda" sua coluna semanal de graça na Veja em troca de workshops e eventos no prédio da Abril? será que ele paga o condomínio do ape na viera souto com adsense?

gfortes em 06.09.2008 às 09:35

Incrível a capacidade das empresas, principalmente de comunicação, em se mostrarem absurdamente desconectadas com a realidade....

Pedro Henrique em 06.09.2008 às 13:12

O KIBE LOKO JÁ ESTÁ LÁ - E COMEÇA ASSIM:

- Este blog pode conter material adulto, com conteúdo sexual, erótico ou impróprio para menores de idade...

Gladcard em 06.09.2008 às 15:06

não está não, só registrou o dominio.

Galeno em 06.09.2008 às 15:26

GLADCARD: se o kibeloco transferir o blog para a abril blogs sem receber nenhum dinheiro em troca, prometo que engulo meu teclado e mudo todos os meus blogs para lá.

kibeloco não dá nem "bom-dia" de graça.

träsel em 06.09.2008 às 17:41

Why so serious?
É óbvio q o Blog, o qual está na ABRIL é uma picaretagem: http://blogs.abril.com.br/restrito?url=http%3a%2f%2fblogs.abril.com.br%2fkibeloco
Mas, existe... agora Sr. quantos outros Blogs ("autênticos") ainda serão clonados?

Gladcard em 06.09.2008 às 18:08

"irrevogável, perpétua, global e livre de royalty" essa proposta soa muito vantajosa... para a Abril é claro! Parece até uma nova forma de escravidão. Escravidão intelectual.

Luiz Felipe em 06.09.2008 às 21:13

"irrevogável, perpétua, global e livre de royalty" essa proposta soa muito vantajosa... para a Abril é claro! Parece até uma nova forma de escravidão. Escravidão intelectual.

Luiz Felipe em 06.09.2008 às 21:13

O que tenho percebido, na minha cidade :Goiânia Roça city, mas em algumas outras mídias locais, é a "apropriação indevida de conteúdo".
Exemplo: O jornal de domingo, é um compêndio dos feeds que recebo, e olha que não sou muito chegado a feed de "jornaleiro"...
Bom, mas a Abril ao menos fez uma proposta[que "poprosta hein?"], nesses meios, nem os créditos são devidamente creditados...

espero que blogosfera não venha a "trair o movimento véi"

Aurélio Reis em 07.09.2008 às 09:03

Haha, recebi o mesmo e-mail. E o pior: eu pedi mais informações e mandaram a MESMA MENSAGEM pra mim, inclusive com os mesmos comentários e brincadeiras rs... lamentável.. hahaha

valter bicudo em 08.09.2008 às 12:49

Haha, recebi o mesmo e-mail. E o pior: eu pedi mais informações e mandaram a MESMA MENSAGEM pra mim, inclusive com os mesmos comentários e brincadeiras rs... lamentável.. hahaha

valter bicudo em 08.09.2008 às 12:50

Haha, recebi o mesmo e-mail. E o pior: eu pedi mais informações e mandaram a MESMA MENSAGEM pra mim, inclusive com os mesmos comentários e brincadeiras rs... lamentável.. hahaha

valter bicudo em 08.09.2008 às 12:50

Haha, recebi o mesmo e-mail. E o pior: eu pedi mais informações e mandaram a MESMA MENSAGEM pra mim, inclusive com os mesmos comentários e brincadeiras rs... lamentável.. hahaha

valter bicudo em 08.09.2008 às 12:51

Aí, matou a pau!!! Bem feito pra Abril.
Ainda verei uma impressa totalmente independente ferrando tudo.

Wilson em 08.09.2008 às 17:26

Aí, matou a pau!!! Bem feito pra Abril.
Ainda verei uma impressa totalmente independente ferrando tudo.

Wilson em 08.09.2008 às 17:26

Cara... concordo plenamente com o que disse... mas, acho que você, da mesma forma que a Abril, viu apenas do seu ângulo... Acho que é possível ver as coisas dos dois ângulos... Vou escrever uma resposta no meu blog... Eu fui convidado e acheu interessante avaliar a oportunidade. O problema é que eles terão que manter o interesse de todos que fizeram essa "migração"... Agora, não vou cuspir pro alto e não, ao menos avaliar e ficar criticando.
Talvez, a blogs com bons textos sem expressão, ter uma melhor visibilidade, mesmo que gratuita, pode ser interessante e ajudar. Mas, aos que já estão bem, como você mesmo disse. Não! Ou seja, na prática eu considero ter dado um passo.., escrever bons textos em um blog com baixa visitação ou em outro com maior audiência... enfim... cada um vê de um ângulo.
Forte Abraço...

Rodrigo Seco em 09.09.2008 às 14:02

Cara... concordo plenamente com o que disse... mas, acho que você, da mesma forma que a Abril, viu apenas do seu ângulo... Acho que é possível ver as coisas dos dois ângulos... Vou escrever uma resposta no meu blog... Eu fui convidado e acheu interessante avaliar a oportunidade. O problema é que eles terão que manter o interesse de todos que fizeram essa "migração"... Agora, não vou cuspir pro alto e não, ao menos, avaliar a ficar criticando.
Talvez, a blogs com bons textos sem expressão, ter uma melhor visibilidade, mesmo que gratuita, pode ser interessante e ajudar. Mas, aos que já estão bem, como você mesmo disse. Não! Ou seja, na prática eu considero ter dado um passo.., escrever bons textos em um blog com baixa visitação ou em outro com maior audiência... enfim... cada um vê de um ângulo.
Forte Abraço...

Rodrigo Seco em 09.09.2008 às 14:04

RODRIGO: concordo plenamente com você. para quem está começando a escrever, acho que o projeto é bom, sim - se você não vê problema em ajudar a abril no marketing e que eles possam usar o conteúdo que você produzir como bem entenderem, é claro. é uma decisão de cada um.

träsel em 09.09.2008 às 15:11

Concordo inteiramente com você nessa, Träsel. Um abraço.

Ruy em 09.09.2008 às 15:11

Mas que coisa, hein, ô Batista? Teve algo que eu não entendi bem... As ÚNICAS contrapartida da Abril para os blogueiros seriam os workshops e o "acesso a material"??? Eles queriam que blogueiros que ganham dinheiro com seus blogues migrassem pra lá de graça? É isso?

Eduardo em 09.09.2008 às 21:27

EDUARDO: precisamente. boninhos eles, néam?

träsel em 10.09.2008 às 13:05

Poxa, eu não recebi o tal e-mail! Só porque tenho 5 leitores diários?

Quer dizer que eu não posso e nunca serei um V.I.P.?

Nem poderei participar de workshops sexuais da Mulher Melancia? Nem fumarei cigarro cubano com os jornalista sérios da VEJA? Nem terei os textos incríveis datilografados pelo Mainardi? Nem poderei trabalhar de graça para essa mega empresa brazuca!

Me sinto um desterrado!

;)

Társis Salvatore em 10.09.2008 às 16:49

É, realmente os caras não entendem nada de internet

Eduardo em 10.09.2008 às 18:51

Eles ainda não entenderam que a informação não depende deles, ao contrário... Mas entenderam que se não fizerem algo (que não sabem o quê), vão perder $$ e por isso seguem oferecendo "permutas" como estas...

Renata em 10.09.2008 às 20:44

RENATA: muito bem apontado. no mínimo esse projeto é a abril acusando o golpe da nova mídia.

träsel em 11.09.2008 às 14:43

E, por fim, quando você agradecer, eles dirão:
- Obrigado não, pode ir arriando as calcinhas!!!

abraços, cláudio

claudio melo em 15.09.2008 às 09:29

O nome certo dessa proposta é "vampirismo".

Cafu em 15.09.2008 às 11:11

Träsel,

Não é preciso entender muito de tenéti para traduzir essa história VIP da Abril. É "very indecent proposal". Então, parabéns pelo post. Se não é uma proposta escravocrata, onde eles se apropriam do conteúdo que você produz, é uma idéia que te trata como idiota.

Longe de mim querer ensinar peixe a nadar. Talvez eu vá sugerir uma aula que você, como professor, dê todos os dias. Tive essa aula lá pelos idos de 1992 (quando os alunos brigávamos pelo modelo mais moderno da Olivetti no laboratório de redação).

Tive um professor muito bacana, o Lúcio, ligadão nas modernidades. E o danado também era fera dentro de sala-de-aula. Como todo bom professor, enchia a gente de textos e nos forçava a escrever com os próprios punhos. Já que você é professor e entende tudo de tenéti, lembrei-me das aulas "proféticas" do Lúcio. Talvez elas te inspirem de algum modo (mais atualizado, decerto).

Se a sugestão te parecer ridícula, simplesmente delete a idéia, porque eu não vou ficar ofendido, risos.

Começamos com um passeio por aquele esqueminha do Jackobson (emissor>mensagem> receptor). Dizia o Lúcio que a comunicação de massa demandava outras interpretações do esqueminha do Jackobson. Havia, pois, um emissor para váááários receptores. O que acontece depois de Gutemberg? E depois da TV?

Lúcio nos distribuiu dois ou três textos depois dessa aula. Sei lá, talvez Cremilda Medina ou algum frankfurtiano, Adorno, essa turma.

- Ok, leiam e escrevam sobre o paradigma da comunicação de massa. Até a próxima aula - disse o professor.

Na aula seguinte, os alunos que lemos (sim, eu lia) os textos e esboçamos alguma análise ficamos, digamos assim, meio estupefatos. O modelo de váááários emissores não seria suficiente para o advento da tenéti (que ninguém conhecia ainda, apenas ouvíamos falar do bicho).

- Teremos vááááários receptores a acessar os emissores. E o receptor vai, inevitavelmente, ganhar poder. A seta do Jackobson muda de sentido. É o receptor que acessa e isso vai além do controle remoto da TV. É receptor

Daí, acho que ele distribuiu alguma coisa da Lúcia Santaella e da Ivana Bentes (não me lembro direito) para a gente ler e produzir, sem olvidar dos frankfurtianos, da Cremilda etc e tal. ("Quando ler um texto, observe a data em que ele foi escrito", repetia sempre o Lúcio).

[]s

Fábio

P.S. 1: Eu já conhecia teu blog. Fiquei sabendo dessa contenda via Biscoito Fino, do Idelber Avelar, que é professor em New Orleans (EUA). Precisa desenhar isso para a Aline e para a Abril? Putz, eu tive essa aula em 1992!

P.S. 2: Acho patética a sugestão de alguns leitores para não ler a Veja. Está na minha cara (ou melhor, no meu corpo) que não leio a Boa Forma. Mas leio a Veja, sim. E vou continuar lendo (de graça, na tenéti, no sábado, mesmo sem ser assinante). Sua "agenda setting" vem sendo duramente desafiada pela blogosfera.

Fábio em 15.09.2008 às 14:04

Träsel,

Não é preciso entender muito de tenéti para traduzir essa história VIP da Abril. É "very indecent proposal". Então, parabéns pelo post. Se não é uma proposta escravocrata, onde eles se apropriam do conteúdo que você produz, é uma idéia que te trata como idiota.

Longe de mim querer ensinar peixe a nadar. Talvez eu vá sugerir uma aula que você, como professor, dê todos os dias. Tive essa aula lá pelos idos de 1992 (quando os alunos brigávamos pelo modelo mais moderno da Olivetti no laboratório de redação).

Tive um professor muito bacana, o Lúcio, ligadão nas modernidades. E o danado também era fera dentro de sala-de-aula. Como todo bom professor, enchia a gente de textos e nos forçava a escrever com os próprios punhos. Já que você é professor e entende tudo de tenéti, lembrei-me das aulas "proféticas" do Lúcio. Talvez elas te inspirem de algum modo (mais atualizado, decerto).

Se a sugestão te parecer ridícula, simplesmente delete a idéia, porque eu não vou ficar ofendido, risos.

Começamos com um passeio por aquele esqueminha do Jackobson (emissor>mensagem> receptor). Dizia o Lúcio que a comunicação de massa demandava outras interpretações do esqueminha do Jackobson. Havia, pois, um emissor para váááários receptores. O que acontece depois de Gutemberg? E depois da TV?

Lúcio nos distribuiu dois ou três textos depois dessa aula. Sei lá, talvez Cremilda Medina ou algum frankfurtiano, Adorno, essa turma.

- Ok, leiam e escrevam sobre o paradigma da comunicação de massa. Até a próxima aula - disse o professor.

Na aula seguinte, os alunos que lemos (sim, eu lia) os textos e esboçamos alguma análise ficamos, digamos assim, meio estupefatos. O modelo de váááários emissores não seria suficiente para o advento da tenéti (que ninguém conhecia ainda, apenas ouvíamos falar do bicho).

- Teremos vááááários receptores a acessar os emissores. E o receptor vai, inevitavelmente, ganhar poder. A seta do Jackobson muda de sentido. É o receptor que acessa e isso vai além do controle remoto da TV. É receptor

Daí, acho que ele distribuiu alguma coisa da Lúcia Santaella e da Ivana Bentes (não me lembro direito) para a gente ler e produzir, sem olvidar dos frankfurtianos, da Cremilda etc e tal. ("Quando ler um texto, observe a data em que ele foi escrito", repetia sempre o Lúcio).

[]s

Fábio

P.S. 1: Eu já conhecia teu blog. Fiquei sabendo dessa contenda via Biscoito Fino, do Idelber Avelar, que é professor em New Orleans (EUA). Precisa desenhar isso para a Aline e para a Abril? Putz, eu tive essa aula em 1992!

P.S. 2: Acho patética a sugestão de alguns leitores para não ler a Veja. Está na minha cara (ou melhor, no meu corpo) que não leio a Boa Forma. Mas leio a Veja, sim. E vou continuar lendo (de graça, na tenéti, no sábado, mesmo sem ser assinante). Sua "agenda setting" vem sendo duramente desafiada pela blogosfera.

Fábio em 15.09.2008 às 14:04

Acho que a Abril se especializou em dar tiro no pé. Assinei a Arquitetura & Construção por um tempo. Depois pensei: que bosta é essa que tô pagando pra receber? Desisti. Recebo ligações frequentes de pobres coitadas (sempre mulheres) operadoras de telemarketing. Respondo com doçura que a revista é ruim, que não me interessa, que fico muito grata pela ligação, mas que aquela é a enésima tentativa que fazem de me fazer assinar novamente a revista. Digo boa noite e desligo. Não dou chance para que a moça dê nem um suspiro, mas falo com a maior candura possível (afinal, a culpa não é das coitadas). Essa história de blog VIP é podre. Eles devem estar desesperados pra dar tanto tiro no pé. Se é que ainda têm pé.

Mônica em 15.09.2008 às 20:16

Essa caixa de comentários tá muito longa, nem consegui ler tudo.

Ninguém vai ler o que vou escrever também, mas aí vai:

Eu aceitei a proposta indecente. Afinal não sou tão famoso mesmo, não ganho nada com meu blog. O e-mail é padrão, recebi igualzinho a estes aí.

Só que não desativei meus antigos blogs, e eles não têm interesse em obrigar ninguém a fazer isso. A hora que eu achar que está ruim pulo fora numa boa.

Minha história está aqui:
http://paginadecultura.blogspot.com/2008/09/novo-blog.html

André Egg em 18.09.2008 às 16:53

A tua resposta foi brilhante. A Abril, sendo grande mídia, acredita mesmo que as pessoas são imbecís, idiotas, como se toda inteligencia residisse lá. É a raposa espreitando o ninho com ovos.
Trataram você como um amador, um bocó e levaram uma resposta de profissional.

Abraço e continue assim, um blogueiro de verdade.

Márcio Campos em 20.09.2008 às 14:45

Só dá para dar gargalhada... No máximo a Abril vai conseguir meia dúzia de sujeitos que acabaram de descobrir o que é um blog e que pensam que ficarão ricos ao criar tal espaço. Ou um daqueles caras que vai se achar a celebridade da internet, mas que recebe três visitas por dia: uma da namorada e duas dele mesmo.

Cooper em 20.09.2008 às 15:59

Só dá para dar gargalhada... No máximo a Abril vai conseguir meia dúzia de sujeitos que acabaram de descobrir o que é um blog e que pensam que ficarão ricos ao criar tal espaço. Ou um daqueles caras que vai se achar a celebridade da internet, mas que recebe três visitas por dia: uma da namorada e duas dele mesmo.

Cooper em 20.09.2008 às 15:59

Surreal... Totalmente nonsense. Destituida de cérebro essa "proposta"...

Helena em 22.09.2008 às 12:11

Pra vc te ruma ideia, eu que nem tenho um blog popular ou com audiência, fui contactada por eles, mais de uma vez. E não me interessei...rs

Renata em 01.10.2008 às 13:01

Só tenho a dizer: perfeito. Parabéns.

rogeriotto em 03.10.2008 às 21:06

Queria saber o seguinte. A questão é financeira, não? Se a Abril o oferecesse um bom salário, vc toparia?

Aluisio em 08.10.2008 às 10:59

Esse povo tá cd dia mais folgado. Enxugam as redações, contratam pouquíssimos jornalistas, pagam mal e agora querem blogueiros pra trabalhar de graça...vai se f**** esse povo.

em 08.10.2008 às 11:10

Esse povo tá cd dia mais folgado. Enxugam as redações, contratam pouquíssimos jornalistas, pagam mal e agora querem blogueiros pra trabalhar de graça...vai se f**** esse povo.

em 08.10.2008 às 11:10

Esse povo tá cd dia mais folgado. Enxugam as redações, contratam pouquíssimos jornalistas, pagam mal e agora querem blogueiros pra trabalhar de graça...vai se f**** esse povo.

em 08.10.2008 às 11:10

Abril Owned! Martelada nela!

Jorge Ferrari em 09.10.2008 às 17:37

isso é trite.
uma das maiores editoras do brasil.
fonte de informação p/ milhões de pessoas.
e na verdade são uma grande rede de mercenários, FDP.
que medo.

Luiza em 13.11.2008 às 08:35





Comer uma bolacha?