« Your bones gotta little machine | Main | Poesia, credo O site do »

setembro 11, 2003

Cem Anos de Solidão Acabei

Cem Anos de Solidão
Acabei de ler este que é o mais famoso livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Comprei da coleção que a Folha está lançando toda semana por um bom preço. Esse foi R$ 11,50. E realmente é uma obra-prima. Baita livro. Que não tem uma leitura muito fácil. É preciso um pouco de disciplina pra ir lendo. Como o Viagem ao Fim da Noite, do Céline. E creio que essa linguagem seja importante no que o livro busca comunicar.

O romance conta a história da família Buendía. Onde em Macondo, uma cidade misteriosamente condenada à miséria, o Coronel Aureliano Buendía promoveu 32 revoluções e perdeu todas. Requer concentração pra acompanhar as histórias das gerações dos Buendía. Fica fácil se perder diante de tantos nomes que vão surgindo. Mas como diz na contra-capa do livro, vale a pena deixar se confundir sendo que a repetição excessiva de nomes aumenta as sensações de solidão e miséria. O que a narrativa, de certa forma, tenta suavizar através de certa frieza no contar dos fatos. Mas está tudo lá. É só ver.

A história é recheada de acontecimentos fantásticos e absurdos. Vou demorar pra esquecer algumas cenas. Como a do massacre e a dos insetos. O final é muito bom. Mostra bem a situação do homem no mundo. É triste. Solidão. Só que percebendo isso através de um belo livro como esse se fica com uma estranha sensação de recompensa.
--------

Posted by parada at setembro 11, 2003 05:49 PM

Trackback Pings

TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6962

Comments

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)