« Trago a Pessoa Amada de | Main | Platoon Brutal, comovente e desgastante. »

outubro 09, 2003

The Quiet American O filme

The Quiet American
O filme se passa em 1952 em Saigon, Vietnã. Enquanto a França tentava conter a invasão das forças comunistas do Vietnã do Norte, no processo inicial do envolvimento dos Estados Unidos na guerra que acabou contabilizando 50.000 americanos mortos. E guerras de certa forma é algo fascinante. Um absurdo de proporções inacreditáveis que o ser humano é capaz de criar em nome de algo denominado poder e política.

Quase não há cenas de batalhas. A trama se passa na relação entre o jornalista inglês Thomas Fowler (Michael Caine), sua jovem esposa vietnamita Phuong (Do Thi Hai Yen - que nome massa) e o agente da CIA Alden Pyle (Brendan Frases), que está em Saigon como olftamologista para suposta ajuda humanitária. Em paralelo com os acontecimentos políticos, Pyle se apaixona por Phuong e de uma forma até muito educada se torna rival do seu então amigo Fowler. É através desse conflito pessoal que vários outros surgem relacionados à guerra e entre as escolhas políticas e ideologias dos dois, diretamente relacionadas ao encaminhar da guerra. Ceio de intrigas, o filme mostra muito bem através do agente Pyle a posição norte americana com relação ao problema do Vietnã. A cena da explosão no café é muito boa.

Valeu por conhecer o Michael Caine, que faz muito bem o papel. Ele parece ter a capacidade de mudar fisicamente de acordo com as cenas. Questão de postura, isso me chamou atenção. Também é bom saber algo sobre a Guerra do Vietnã antes de assistir o filme, pra não ficar sem entender o que está se passando enquanto as "pequenas" intrigas vão acontecendo. É o tipo de filme que nem me agrada nem incomoda. Baseado no romance de Grahan Green. Dirigido por Philip Noyce, 2002.
--------

Posted by parada at outubro 9, 2003 08:18 PM

Trackback Pings

TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6906

Comments

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)