« O Último Samurai Vi ontem | Main | Breve passeio da tarde A »

março 16, 2004

A Dead Sinking Story Estou

A Dead Sinking Story
Estou maravilhado com o mais recente disco da banda de hardcore japonês Envy. E surpreendido de como o hardcore pode ser um gênero de músicas que contém muita beleza. Assim como o metal, o hardcore pra mim até então era só um estilo para ser tocado por crianças chiliquentas. Um estilo onde não haveria possibilidade de haver algo mais maduro, algo que se poderia dizer feito por gente grande. No metal, recentemente, a banda que veio me contradizer esse meu pensamento foi a Isis com o seu ótimo Oceanic. Agora no hardcore, já posso dizer que essa banda é Envy.

A Dead Sinking Story, seu mais recente disco, está uma era além daquele que comentei no mês passado aqui, o também glorioso All The Footprints You've Ever Left And The Fear Expecting Ahead. As guitarras estão muito mais bonitas, mais pesadas e menos agudas demais. A bateria está espetacular, com muito mais pegada e quebradas de fazer mexer a cabeça. Os momentos calmos mais freqüentes, com maior duração, e são lindos. Perfeitos para serem estraçalhados pela volta de todas as guitarras e gritos esgüelados do gorducho Tetsu Fukagawa. Nunca pensei que iria encontrar beleza em uma música de hardcore em que um sujeito gritasse tanto. "They are tremendous", como diriam os caras da Rock Action Records, gravadora dos rapazes do Mogwai responsável por esse disco.

Uma comparação possível com Envy é a extinta banda At the Drive in. É praticamente o mesmo estilo de música, mas ao ouvir Envy, questiona-se porque os integrantes do At the Drive in estão fazendo toda aquela barulheira e gritaria. Soa sem sentido. Já Envy corporifica a baderna do mundo atual e ao mesmo tempo a rara beleza que nunca está ausente disso tudo.

É um disco longo com pouco mais de uma hora de duração, com oito músicas longas, perfeitas para a banda poder usar todo os sobe e desce que fazem. Os momentos calmos estão mais bonitos do que nunca. Todas músicas são boas, mas "A will remains in the ashes", que fecha o disco com seus 12 minutos de duração é uma obra prima. Sem ser muito corrida, mas onde o peso e intensidade é usado da mesma forma, tem em seus três minutos finais um jubileu de peso das guitarras sendo varridas. Simplesmente maravilhoso. Pra quem gosta de música pesada, não tem como se desapontar. A Dead Sinking Story, 10.0.

--------

Posted by parada at março 16, 2004 12:01 PM

Trackback Pings

TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6599

Comments

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)