« Descent Faz muito, mas muito | Main | You have received a message »
março 13, 2004
Mendigo Humorista Agora pouco no
Mendigo Humorista
Agora pouco no semáforo ao lado da prefeitura de Campinas vi um mendigo sensacional. Fica até estranho chamar ele de mendigo. Jovem, negro, alto, magro, com apenas uma perna e duas muletas. O cara é um show de humor de primeira. Chega a lembrar o Andy Kaufman só que sério, sem ser espalhafatoso. De primeira ele me enganou facinho. Não consegui decifrar se ele estava falando sério ou não com os pedestres que atravessavam na faixa.
"Ei, ei, tão atravessando sem pagar o pedágio? Existe um pedágio aqui nesse semáforo e está todo mundo atravessando ele sem pagar." Disse num tom sério, os pedestres nem olhavam, previnidos, e em poucos segundos começou a subir em direção aos carros. Só quando consegui ver o rosto dele direito percebi que ele estava de sacanagem. Tinha uma cara sã demais pra ser louco. Pulando entre as muletas, calmamente, aproximou do primeiro carro. "Cinco, dez reais. Cheque, ticket, dólar, euro, drogas, aceitamos de tudo." O cara apenas disse um não sério, depois não agüentou e sorriu. Pediu pra gente mas não tinhamos moedas a mão. Logo viu um Audi chegando do lado e se virou dizendo pra gente "Carro importado, aí tem dinheiro... são esses que nunca dão." Chegou largando educadamente um "Cinquenta reais, senhora?" A mulher, mantendo a postura, apenas negou sem dar nenhuma atenção. Então ele pediu "Cem? Duzentos? Quinhentos?" O que fez ela olhar pra ele, já de saída, com um sorriso alegre no rosto. Ela não teve chance a não ser sorrir junto. O cara não conseguia ser desagradável fazendo aquilo com qualquer tipo de pessoa. A maneira como falava era uma crítica muito bem humorada, livre de rancor.
O sinal abriu e o Hermano concordou que devíamos dar uma volta no quarteirão, aquilo merecia ser visto denovo. Esperando o sinal fechar e paramos lá denovo. Ele foi pra cima de um Kadete e pediu os cinco, dez reais. O cara disse não com o dedo, com o vidro fechado. Então ele começou "Passou da hora de trocar esse carro, heim. Faz um tempo que já saiu de linha. Nem pobre anda querendo mais isso." O cara, indefeso, começou a rir muito. Um pouco do mendigo um pouco da sua situação, creio. Era engraçado demais o jeito nobre de falar do mendigo, totalmente indiferente, mesmo quando ganhava algum trocado ou não. Não mudava. Junto com o cara do Kadete, colocamos a cabeça pra fora pra ver mais as atuações atrás. Ia sempre criando algo diferente.
Demos outra volta no quarteirão, já rindo durando o percurso. Reconheceu a gente e chegou pedindo cem reais ou qualquer tipo de droga. Dessa vez não aguentou e riu um pouco conosco. Serve dois reais? "Oooopa." Agradeceu e partiu pra outros carros. Um grande sujeito. Grande exemplo. Senso de humor sutil que mesmo assim atingia a todos. Fiquei até com vontade de voltar lá qualquer dia pra assistir com mais calma suas cenas engraçadíssimas.
--------
Posted by parada at março 13, 2004 05:13 PM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6605