« Tigers like Chogyam Acho que | Main | Negro Verso Luiz Marcondes já »

março 27, 2004

Vida de Editor O Caderno

Vida de Editor
O Caderno 2 do Estadão de hoje traz uma reportagem sobre um fenômeno que vem acontecendo no mercado editorial brasileiro: o aumento na venda de livros de autores nacionais em detrimento aos estrangeiros. A matéria usa como exemplo o sucesso da escritora gaúcha Lya Luft e mostra como é custosso lançar um livro importado hoje em dia. Com essa tendência, está acontecendo uma busca na descoberta por novos talentos. E também o aparecimento de uma nova profissão, o consultor editorial, que agilizaria a difícil comunicação entre esses novos autores e as editoras.

Mas foi uma fala do Angel Bojadsen, da editora Estação Liberdade, que me deixou espantado e até me fez rir. Recebendo cerca de 2 mil propostas por ano e tendo 20 mil originais à espera de uma análise, ele comentou: “O pior é que a falta de qualidade é desanimadora. De cada cem histórias enviadas, cinco têm condições de serem lidas e apenas uma de ser editada”. Hehe.

Não sei até onde essa busca por novos autores que vendam muito é algo bom em termos de qualidade. Mas qualquer avanço nessa área no Brasil é de se torcer. Seria legal conhecer um bom livro de um novo autor do qual eu nunca tenha ouvido falar.
--------

Posted by parada at março 27, 2004 05:45 PM

Trackback Pings

TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6572

Comments

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)