« Devendra Rejoicing in the Hands | Main | Dharma Tip Como é bonito »
maio 30, 2004
Eternal Sunshine of the Spotless
Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Jim Carrey já havia me impressionado em "O Show de Truman". Passei a admirá-lo muito mais depois do ótimo "Man on the Moon", onde interpreta de forma impecável o comediante Andy Kaufman. Mas sem dúvida o melhor filme e a melhor atuação de sua carreira estão neste recém lançado Eternal Sunshine of the Spotless Mind. Até eu que não gostava do Jim Carrey agora estou virando fã. Com esse filme ele conseguiu dar uma boa apagada em sua única imagem estereotipada de comediante de caretas e se mostra um baita ator bastante completo.
Imagino as pessoas vendo o cartaz do filme e escolhendo assistir, imaginando ser uma comédia legal pra ir ver com a namorada, sem fazer a menor idéia de quem está por trás da história é ninguém menos que Charlie Kaufman, de "Adaptation" e "Being John Malkovich". E ao contrário de que a publicidade está dizendo, não encontrei comédia em lugar algum no filme. Achei um filme bem difícil, nem um pouco leve. Desnorteia tão quanto ou mais que "Memento", sem contar que há um romance como ponto central da história.
O filme é sobre memória, bardos, apegos que duram uma vida inteira. Até que ponto você pode esquecer das coisas que mais te fizeram feliz? Até onde isso vai existir em ti? Aquele momento em que a perfeita ilusão de toda felicidade imaginável se reuniu e caiu sobre você, personificada em outra pessoa. Até onde é possível esquecer essas coisas? E se é que há uma mensagem passada, essa é a de não tentar esquecer. Só vai piorar tudo. Mas não há sequer uma mínima apelação pro sentimentalismo. A edição fragmentada e os efeitos não deixam. Brilhante.
Com Jim Carrey e Kate Winsley. Muito bom. Entrou pra minha lista de filmes prediletos. O melhor que assisti em 2004.
--------
Posted by parada at maio 30, 2004 12:31 PM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6480