« -------- | Main | Como é bom dormir oito »

agosto 10, 2004

Grande clássico. Passa todos os

Grande clássico. Passa todos os feriados nos Estados Unidos, segundo o Pinha. Acredito que em especial no Natal. Até diria que é de longe o melhor filme de Natal que já vi, apesar de não ser sobre Natal. Deveria passar sempre por aqui também, já que é tão acessível. Me interessei nele vendo a lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos do IMDb. Estando entre os primeiros, com o sumário dizendo "Veja antes de cometer suicídio!"

Imaginei que seria algo bem mais pesado e redentor, mas não bateu tão forte nesse sentido. É bom por mostrar como nossas vidas quebradas, comuns e imperfeitas são cheias de preciosidades e grandes significados. Como os laços que criamos com todas as pessoas é de uma enorme importância. George Bailey, um homem de negócios com as aspirações de ter uma família perfeita, só percebe isso quando seu anjo da guarda sem asas, bem ordinário e engraçado o salva do suicídio. Pulando antes dele da ponte no rio congelante, fazendo com que ele tenha que pular também para o salvar. Da mesma forma que ele fez quando criança com seu irmão. O anjo então cria a ilusão em George fazendo com ele perceba o mundo sem que ele estivesse existido. Como se ele não estivesse nascido, o desejo comum que ele tem quando em desespero. Assim ele vê claramente a gritante importante de todas as conexões que ele fez durante a vida. De como é importante a simples presença dele naquele contexto comum aos olhos do cotidiano.

O legal é que nenhum dos seus problemas que o levaram a querer se suicidar são resolvidos para que ele perceba isso. Os problemas ainda estão todos alí, apenas a maneira que ele os vê é que muda. Algo clichê de se falar, mas muito difícil de vivenciar, como tudo. É engraçado como ele passa a adorar até seu inimigo, aparecendo em sua janela e gritando feliz natal, louco de felicidade. É um filme bem legal por mostrar essa mudança de perspectiva repentina. Porém não é pesado como imaginei, de chorar na poltrona. Pra família ver junto. E não deixem de esquecer: no man is a failure who has friends. De 1946.
--------

Posted by parada at agosto 10, 2004 12:52 AM

Trackback Pings

TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6417

Comments

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)