« Fugindo das fotos totalmente desgastadas | Main | This is a photolog of »
janeiro 03, 2005
'De que forma o senhor
'De que forma o senhor acredita que a psiquiatria está contribuindo para ver doença em toda parte? Comportamentos que antes eram apenas fora do padrão estão se tornando patologias?
Dizer que a psiquiatria classifica como patológico o que é desviante, fora do padrão, foi o que fez o movimento antipsiquiátrico das décadas de 60 e 70. O problema hoje é que "psiquiatrizar-se" virou o padrão. Hoje em dia quase todo mundo toma seu lexotan, seu prozac, seu viagra, seu xenical, etc. Os medicamentos e o discurso psiquiátrico não estão mais aí para reprimir, coagir, tirar a liberdade do desviante ou daquele que difere do padrão. Eles estão aí para nos esculpir, para melhorar a nossa performance e nos fazer suportar a loucura que é ter que mudar de padrão a toda hora para estar em dia com os estilos de vida que a moda nos impõe. No mundo atual a própria vida se tornou uma questão de moda e a medicina não só responde a isso como também fabrica essa subjetividade. A chamada "Lifestyle medicine" faz com que vivamos já no presente em uma sociedade composta em grande parte por indivíduos "fármaco-humanos".'
Carla Rodrigues do no mínimo entrevista o psiquiatra Adriano Amaral de Aguiar, autor do livro "A psiquiatria no divã - entre as ciências da vida e a medicalização da existência" (Relume-Dumará, R$26, 168 págs).
--------
Posted by parada at janeiro 3, 2005 01:03 PM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6316