« Se você tem algum problema | Main | "It was night, it was »
fevereiro 04, 2005
O Nasi não gostou do
O Nasi não gostou do Before Sunset (Antês do Pôr-do-Sol), a continuação do Before Sunrise (Antês do Amanhecer), do Richard Linklater. Concordo que o filme só pode funcionar pra quem viu e gostou do primeiro. Talvez funcione melhor ainda pra quem já passou por uma experiência parecida. Facilita apenas, obviamente não é pré-requisito. O Linklater gosta disso.
No Before Sunset, o casal se reencontra depois de nove anos. É uma experiência e tanto, sendo que mesmo depois de tanto tempo os dois ainda causam as mesmas sensações um no outro. E o Ethan Hawke e a Julie Delpy conseguiram trazer aquilo do primeiro filme de volta nesse reencontro, o que os fãs do diretor gostam de chamar de Linklater?s Magic. Ainda há a magia entre os dois e o reencontro não é nada mais que retomar contato com isso. É romântico, não é a relação mais madura que pode existir, mas tem o seu valor. Acho que todo mundo já passou por isso alguma vez. Mesmo não dando certo, é impossível achar ruim.
Como gostei do Before Sunrise, vi o Before Sunset logo que saiu. Achei que o filme ia dar errado, ia estragar a magia. Mas não. Ele é bastante simples, não dá muita brechas pra besteiras. As gravações foram muito rápidas, alguns takes duraram mais de 15 minutos, é um estilo diferente. Os longos diálogos não têm nada de genial, são simples, sendo que não é o elemento mais rico do filme. Vários pequenos momentos são mais valiosos que os diálogos, como quando a Celine quase acaricia a nuca do Jesse, mas volta atrás.
Quando vi o Lost in Translation, fiquei um pouco impressionado com a coragem da Sofia Copolla. Justamente por muita gente não ter achado que no filme não acontece nada. Muita gente não consegue ver nada demais ali. No Before Sunset essa idéia de que nada acontece soa mais radical ainda. Tem que estar aberto pra captar, tem que soltar as armas contras as imperfeições da situação.
Não entendi a relação que o Nasi fez entre Malhação e o filme. O pessoal que acompanha Malhação é geralmente o que não vê absolutamente nada num filme como esse. Mas nesse caso é mais difícil mesmo roubar do filmes seus grandes momentos. Principalmente se não viu o primeiro. Quase não faz sentido. Só não ter gostado da música do final é que fica realmente difícil de entender.
Mas sou do princípio que só se comenta aquilo que se gosta, e quer que os amigos vejam e gostem também. O que se acha ruim não merece ser comentado, nem ficar remoendo aquilo mais de uma vez - a não ser que se receba pagamento por isso. Senão começa a parecer que o problema não é muito bem do filme.
--------
Posted by parada at fevereiro 4, 2005 04:55 PM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6294