« Estranha coincidência | Main | Woody Allen Machine »

março 31, 2005

Sobre o post abaixo

A repercussão que teve o post abaixo me mostrou que um blog, por mais descompromissado e sem grandes intenções que seja, pode se tornar um veículo de certo alcance. Blogs que vigiam a grande imprensa são algo que já existe nos Estados Unidos. De forma aleatória e imprevisível, isso aconteceu comigo.

O blog estava quase parado: ando escrevendo pouco, só indicando matérias ou sites de fotografias para os meus melhores amigos - que são o meu público-alvo. Por estar acompanhando o que estava sendo dito sobre o novo filme do Woody Allen, li a entrevista na SuicideGirls. E uma semana depois, a da IstoÉ. Meus amigos me sacaneiam por eu ter uma memória tão relapsa, mesmo assim não deixei de sentir a enorme semelhança.

Acompanhei a repercussão, principalmente no Pedro Doria e no Insanus, entre vários outros blogs, e creio que não falei besteira. Os vários trechos deixam clara a semelhança quase literal entre as duas entrevistas. Nas perguntas e nas respostas, frase após frase, a semelhança e a seqüência de raciocínio é idêntica, sem falhas nem sequer alguma divagação diferente. Mas os dois jornalistas poderiam ter feito a mesma entrevista, questionei. Com a ajuda de amigos, cruzei informações e não pareceu ser o caso.

Pensei em não postar. Gosto do ambiente pacato do meu blog, mas senti que não deveria deixar passar aquilo. Não descarto a possibilidade de minha impressão e a de várias outras pessoas estar errada. Por isso, sinceramente, acho que não podemos julgar ninguém. É chato perder tempo com isso.

Como balanço, vejo como algo positivo. Com a internet e a facilidade de ler jornais e revistas do mundo todo, fica bem mais difícil alguma coincidência passar em branco. O que é muito bom para o jornalismo e para nós, os poucos leitores brasileiros.

Update: Resposta de Osmar Freitas Jr. Atualizações sobre o caso, lá no Insanus.

Posted by parada at março 31, 2005 09:59 AM

Trackback Pings

TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6249

Comments

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)