Chiqs News

Oi amiguinhos, hoje é minha estréia no Caderno Folhateen, da Folha de São Paulo!
Segue abaixo a reprodução do texto que saiu hoje ( quando chegar em casa passo um scanzão) , falando sobre a Chiquinha, o André Dahmer e o Jan Limpens, os três novos colaboradores do suplemento:

São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice quadrinhos

Os quadrinistas estão chegando
A partir de hoje, o Folhateen passa a publicar histórias de três novos desenhistas
IVAN FINOTTI EDITOR DO FOLHATEEN

A partir de hoje, três novos quadrinistas passam a fazer parte do time da página 12 do Folhateen. São a gaúcha Chiquinha, o carioca André Dahmer e o austríaco Jan Limpens. Os três, cada um com um estilo (veja seus auto-retratos ao lado das fotos) e uma proposta completamente diferentes, vão se alternar com os já veteranos Adão Iturrusgarai, Allan Sieber e Laerte.


Chiquinha é o pseudônimo da estudante de jornalismo Fabiane Bento. Com apenas 22 anos, Fabiane é estagiária de reportagem do "Jornal do Comércio", de Porto Alegre, e desenha basicamente nas horas vagas.Há dois anos, publicou pela primeira vez uma tira na revista "Mad". Lá, conheceu o lendário editor Ota, cujo traço é grande fonte de inspiração para Chiquinha."Desenho desde que sou criança. Na aula, estava sempre rabiscando com balãozinho. E nas provas também. Fazia, por exemplo, o Karl Marx dizendo uma frase ou uma ameba falante. Os professores achavam engraçado e me davam um meio certo", diverte-se.Caso raro no mundo predominantemente masculino dos quadrinhos, especialmente no Brasil, Chiquinha suspeita que a falta de companheiras na área se deva à diferença de estilos de humor."Acho que as mulheres costumam fazer piadas mais direcionadas a elas mesmas ou a coisas femininas", diz.No Folhateen, ela pretende desenhar situações que os adolescentes enfrentam no cotidiano, como os problemas que podem rolar por causa de uma ficada, tema de sua estréia hoje na página 12. Para quem quiser conhecer mais, o blog Chiqsland Corporation está no endereço www.insanus.org/chiqsland.


André Dahmer é um carioca de 32 anos formado em design gráfico e com cara de certinho. Mas suas histórias estão entre as mais "erradas" da atual produção brasileira de histórias em quadrinhos.Seus personagens Malvados (www.malvados.com.br), dois seres sem nenhuma correção política, são hits na internet, onde alcançaram 1,5 milhão de visualizações de página no mês passado.Ao contrário de Chiquinha, Dahmer não é um fã de quadrinhos desde a infância. "Em 2001, fiz umas cinco tirinhas para colocar no site de uns amigos. Deu certo, e fui em frente."Só depois disso ele passou a conhecer o trabalho de monstros como Will Eisner e Robert Crumb. "E o Laerte e o Angeli, que foram com o facão na frente, abrindo a trilha. Estou orgulhoso de colaborar para o mesmo jornal que eles."Malvados já rendeu um livro em 2005 e uma tira diária no carioca "Jornal do Brasil", mas não é isso que Dahmer pretende trazer para o Folhateen."Estou trabalhando em cima das minhas memórias, ou "desmemórias". Histórias da adolescência e da época de escola, que são momentos não necessariamente engraçados."


Vencedor no ano passado da categoria Quadrinhos do 3º Concurso Folha de Ilustração e Humor, Jan Limpens-Doenraedt, 36, apresenta um traço detalhista e sofisticado.Talvez devido à origem estrangeira, suas histórias também partem de um ponto-de-vista normalmente diferenciado. "Elas têm um tipo de roteiro muito raro", afirmou Laerte, na ocasião do concurso.Nascido em Viena, Limpens resolveu rodar o mundo antes de entrar para o serviço militar austríaco e acabou no Brasil, onde conheceu sua mulher.Após cinco anos na Europa Central, o casal voltou a São Paulo e Limpens começou a fazer quadrinhos. Antes, tinha tido pouco contato com o gênero. "A primeira HQ que li foi da Vampirella", conta.Passeando por vários estilos (confira em www.limpens.com), não teve dificuldades de se estabelecer como um ilustrador respeitado no meio.No Folhateen, Limpens desenvolverá a história de dois lutadores mexicanos, El Pablo e El Diablo. Vai ser um nocaute!