« Relâmpago que rasga o trânsito | Main | Mr. Miagui Como são uns »
abril 14, 2004
A Metamorfose Muita gente já
A Metamorfose
Muita gente já ouviu falar no Gregor Samsa mesmo antes de ler sua pequena história. Eu já tinha ouvido falar há tempos. Com o livro em mãos, fiquei curioso e matei então o mais citado e comentado livro do Kafka. É o maestro em ação, mas pela falação em torno nem achei tanto uma obra-prima, caso de "O Processo". Dizem que "O Castelo" é melhor ainda, sua obra mais densa, que pretendo ler no futuro.
O incansável adjetivo kafkiano é bem mais característico nesse livro. A escrita aparentemente simples, sem climax nenhum, com uma sensação de estranhamento que cada vez mais vai se tornando familiar. A tentativa de dizer tudo mesmo nas frases pequenas e simples, pelo jeito que são concatenadas. Como leitor pequeno que sou, sinto-me na liberdade de dizer que A Metamorfose lembrou bastante os escritos do nosso querido Daniel "Mojo" Pellizzari. Me causou uma sensação muito parecida, isso ficou bem claro pra mim. O livro é sobre cultivar piedade pelas baratas, ou por qualquer inseto, já que não é dito exatamente em que inseto Samsa se transformou. É adorável quando ele fala de suas perninhas mexendo ou de suas costas. É agoniante ver ele machucado. É ler e ver as baratas de modo diferente. Se não gosta delas, leia o livro. Achará no mínimo elas simpáticas, verá um pouco de ti naquele corpinho marrom.
A quantidade de comentários sobre o livro talvez tenha empolgado o tradutor, que mandou várias notas de rodapé, muitas sem necessidade. Não queria saber referências da vida do escritor em trechos da história. Misturar fofoca com literatura não combina. Lia sempre um pouquinho antes de dormir. Por sinal um horário bastante apropriado pra leitura desse livro.
--------
Posted by parada at abril 14, 2004 12:43 AM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6549