« Há menos agressividade e mentira | Main | Dave Letterman recebe o cineata »
junho 23, 2004
Zequinha comprou uma estranha guitarra
Zequinha comprou uma estranha guitarra usada e colocou cordas no baixo. Tirando uns metal e "umas coisas tipo Frusciante". Tocou pra eu ver e não é que parece mesmo. Incrível, sendo que ele escutou minhas cassetes há quatro anos. Mas show mesmo é quando ele pega seu violão de canhoto com cordas de aço e afinação aberta - o som de uma viola. Fez um solo enorme e depois que viu minha cara de impressionado disse que o violão toca sozinho com essa afinação. Ele tá encanado com fazer música, tocou o diabo. Uns dias atrás uns amigos foram visitá-lo e ele fez suco de acerola pra todos. Só depois de secarem a jarra o Ernani foi perguntar De onde são essas acerolas? Ele só fez uma cara e todos ficaram apavorados. Eram acerolas da árvore do meio do cemitério.
Não deve ser saudável acerola daquele solo. A gente riu pacas quando ele contou que o pai do Dioclécio, atual coveiro chefe, tinha uma plantação de mandioca no cemitério. E que tinha fumado uns charutos do pessoal das macumbas. E que o Toninho, outro coveiro, chegou a experimentar uma pinga chamada Presidente que esse mesmo pessoal largou lá. Se achassem algum frango acho que não perdoariam. Gente engraçada. Mas Zequinha só anda tomando cerveja sem álcool. Sem nenhuma explicação. Só não consegue parar de fumar. Aproveitei e lancei a campanha Zequinha na Internet, pra ele comprar um computador. Acho que mudaria sua vida.
Meu dentista já me fez engasgar de rir enquanto obturava uma cárie. Foi uma bagunça de algodão, sugador e outras coisas dentro da minha boca. É uma boa pessoa. Ouço falar de sérios problemas que ele tem com álcool e que é uma pessoa perturbada, mas sempre se mostrou engraçado, gentil e tranqüilo. Está sempre assim. Chega a dar vontade de durante todas as gentilezas trocadas perguntar É verdade mesmo que você tem problemas sérios com álcool?
O diálogo engraçado desse ano foi quando, durante o tratamento, o caseiro do seu sítio ligou querendo falar com ele pra dar a notícias que sua galinha tinha dado a luz a oito pintinhos. Oito pintinhos? ele respondeu com entusiasmo e continuou sério, dando um toque no meu ombro só pra deixar claro como aquilo tudo era engraçado. Também ficou sabendo que o boi que ele arranjou pra sua vaca não conseguiu conquistá-la. Nisso ele apenas aconselhou o caseiro a não se preocupar, que era assim mesmo.
Quanto tempo fazia que a vó Maria não fazia pizza? Cinco? Dez anos? Deu essa impressão. A famosa melhor pizza que eu e meu irmão já comemos. Simples e perfeita no tempero. Agora que a saúde dela melhorou e ela consegue ficar em pé, combinou comigo da gente fazer as pizzas. Ela gosta de agradar as pessoas fazendo comidas e doces magníficos É dessa forma que ela melhor expressa querer agradar as pessoas, oferecendo comidas maravilhosas. A massa é feita em casa, cheguei lá e já estava pronta. Fiz questão de descobrí-la e dar umas belas palmadas nela. Enfiei a mão na farinha e fui esticá-la. Muito macia e muito elástica. De ingredientes vai tomate, presunto, queijo e azeitona. O segredo é a massa e o tempero do tomate - cebola, salsa, cebolinha, pimenta do reino, pimenta forte, azeite e sal. Não há pizza tradicional melhor. Comi quase uma assadeira inteira e não estava pesando na barriga 20 minutos depois. Acompanhando e ajudando em todo o processo, percebi como é difícil tentar aprender as receitas clássicas das avós para que a linhagem não morra. Não é fácil.
A corrente da minha bicicleta estourou enquanto subia uma ladeira colocando toda força possível no pedal e quase fiz omelete de minhas partes. Levei no primo pra arrumar e ele não cobrou nada. Quanto tempo faz que eu não entrava lá, só passava na frente e gritava "primo"? Uns 10 anos?, um dos primos perguntou. Acho que uns 15, respondi. Eles tem mulheres bonitas e filhos bonitos e arrumam bicicletas desde que os conheço. É meio ridículo todos aqueles irmãos adultos ainda arrumando bicicletas em São Joaquim, mas de alguma forma não consigo deixar de admirá-los por isso.
--------
Posted by parada at junho 23, 2004 12:17 AM
Trackback Pings
TrackBack URL for this entry:
http://www.insanus.org/mt/mt-tb.cgi/6450