Samjaquimsatva






McCarthy e Oprah: a entrevista

Acabei de assistir a entrevista completa do Cormac McCarthy na Oprah, que aconteceu na última terça-feira, 5 de junho. Para assistir é só clicar aqui e se cadastrar como membro do Oprah's Book Club.

Gostei da entrevista. Gostei das perguntas da Oprah e do estilo incrivelmente pé-no-chão do McCarthy. Como faz bem ver alguém que transmite tanta integridade. A entrevista começa com ele falando do fato dela ser sua primeira pra televisão. Ele nunca tinha aceito antes por achar que elas "não fazem bem pra cabeça". "Você passa tanto tempo pensando em como escrever um livro que depois disso parece que você não deveria ficar falando sobre ele".

O que mais gosto nessas entrevistas com escritores é como as coisas simples que eles falam soam tão sinceras e profundas. Por isso é ridículo quando a Slate diz que Cormac McCarthy parecia um Mitch Albom, autor best-seller de auto-ajuda. O motivo foi a frase "You should be thankful for what you have", dita por McCarthy.

Nós realmente devemos ser agradecidos pelo que temos. É que ler ela assim não transforma ninguém. Não mexe uma palha dentro das pessoas. Por isso que bons escritores escrevem livros, por isso quando McCarthy termina um livro ele não precisa falar nada sobre ele. O que importa está ali. É esse o grande barato dos livros. E das entrevistas com esses escritores. Eles falam que nós devemos ser agradecidos pelo que temos e a gente para um tempo pra ficar pensando sobre isso.