« PMDB comanda | Main | Como o comunismo pode destruir a América »

New Yorker do pampa

Uma das coisas que mais sinto falta em Porto Alegre é ler uma boa revista local. O que é estranho por que, apesar de formar e concentrar grande parte da imprensa nacional, o Rio Grande não tem uma tradição consolidada na área de revistas. Temos exemplos heróicos como a Amanhã (focada na elite empresarial) e a Aplauso (que infelizmente não abrange áreas como roteiro cultural, além de dar pouca atenção à undercultura). O resto, como diria Millôr Fernandes, é armazém de secos & molhados - publicação pra adolescente vazio, pra vibers ou pra peruas.

Não ter tradição nesse tipo de mídia impressa parece sina gaúcha. A RBS por exemplo, com dinheiro e toda a vitrine do mundo, já tentou emplacar a Red 32, a Eai?, a Revista Atlântida, e nada - nenhuma vingou. A saída poderia estar nas pequenas e independentes como a Type ou a Vinil, mas aí (o que sobra à RBS) faltou na ponta de baixo: grana. E ambas quebraram.

O legal mesmo seria uma iniciativa tipo o Coojornal, uma cooperativa de jornalistas, escritores, tradutores, críticos e doentes em geral pra fazer a New Yorker do pampa. Juntar reportagem, fotografia, tiras, crítica de arte e novos escritores em uma só revista é a cara da cidade. Infelizmente, tenho a impressão de que há pouca gente disposta a se aventurar numa dessas. Talvez por falta de grana, talvez por que achem que "o papel vai morrer", ou simplesmente por falta de visão geral da situação: a cidade clama por uma revista, o problema é encontrar quem se habilite.

| comentários (13)