« God save the hype | Main | Concurso Hino do Estado do Carajás »

Como lavar a égua (ou a vaca)

No ano passado comprei alguns merréis em ações da Petrobras e quase vi meu suado dinheirinho minguar. Deveria ter investido em gado. Renan Calheiros investiu em gado. Joaquim Roriz investiu em gado. O presidente do Conselho de Ética (que deveria investigar Renan) investiu em gado. Boi, boi, boi.

Os três casos são exemplo de que precisamos olhar com mais cuidado pro campo. Mania de urbanização essa nossa, indústria, banco, bolsa de valores. Malditos sejam Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e os presidentes militares que industrializaram este país.

Se não, vejamos.

Renan conseguiu preços invejáveis de seus muares, trancafiados em uma área infestada pela aftosa e vendidos a valores acima do mercado. Roriz arrancou empréstimo do dono da Gol pra comprar um bezerrinho, coisa pouca, 300 mil reais (na verdade, o cheque de “Nenê” Constantino foi de 2,2 milhões, pro caso de aparecer uma vaquinha de barbada). Veja bem, caro leitor, o DONO DA GOL está investindo em gado e você vai ficar aí pastando? Tenha paciência.

Agora, como mostra reportagem da Folha, o presidente do Conselho de Ética Leomar Quintanilha (PMDB-TO) encontrou a vaca das tetas de ouro lá no Tocantins e enriqueceu - dobrou seu patrimônio em quatro anos.

Além da rentabilidade majestática, um simples motivo poderia explicar o investimento pesado em bois: é fácil lavar dinheiro com eles. Mesmo que o preço (em quilos) seja conhecido do mercado e não sofra grandes alterações, a maracutaia corre solta na compra de garanhões e novilhos promissores. Dependendo das características genéticas e de raça, um boi pode custar mais do que uma Ferrari. Nessa maleabilidade de valores, não é difícil acompanhar o pique da manada.

Chifrada pra lá, chifrada pra cá, fica a pergunta: além dos políticos, os corruptores também serão investigados? Quem ousará fuçar a vida de Nenê Constantino, um dos maiores BIlionários do país? E da mega construtora Mendes Júnior, especialista em obras públicas, que pagava as contas do filho fora do casamento de Renan Calheiros em troca de emendas no Orçamento?

Mú pra vocês.

| comentários (8)