« Solo de bandana | Main | Deixa eu andar na tua moto, mas quem vai na frente é você »

Prazer em conhecê-los*

cascavelletes_fiergs.jpg
Do Flickr da Camom

Por pouco mais de uma hora nessa madrugada de sábado pra domingo, eu me senti em 1990, comprando o vinil do Rock 'A' Ula na Mesbla da Otávio Rocha. Me senti olhando a capa do álbum e lendo o selo "Incluindo o Sucesso Nega Bombom - Tema da novela Top Model". Me senti observando a contracapa do disco e vendo aquelas poses maravilhosas do Flávio Basso, do Nei Van Sória e do Alexandre "Lord" Barea. Me senti vendo o clipe de "Lobo da Estepe" no Tele Ritmo da TV Guaíba quando voltava do colégio.

Por pouco mais de uma hora, me senti na faculdade gravando uma fita cassete com a clássica demo da Vórtex, recheada de pequenas pérolas bagaceiras. Me senti cantando Moto e Jessica Rose aos berros, enquanto um colega tocava violão. Me senti envergonhado de ouvir aquelas letras cheias de putaria em casa, sabendo que a mãe estava na sala escutando tudo.

Por pouco mais de uma hora, me senti em todas essas situações ao mesmo tempo, apesar de fisicamente estar na festa de dez anos da Pop Rock, no Centro de Eventos da FIERGS. Eram quase duas horas da manhã quando os Cascavelletes foram anunciados como a atração mais esperada da noite. E não poderia ser diferente. Nenhum outro show da noite chegava perto do que estava pra acontecer naquele momento. Era difícil acreditar que eu ia conseguir ver um show da maior banda gaúcha (e brasileira) de todos os tempos.

Mas aconteceu. Flávio Basso, Nei Van Sória, Alexandre Barea e Frank Jorge subiram ao palco e foram ovacionados. Mal deu tempo de se recuperar e os trabalhos tiveram início com Ugagogobabagô. A partir daí, foi só clássico (aliás, será alguma música deles não é clássica? - sou suspeito pra responder). Ouvir músicas como Jessica Rose, Minisaia Sem Calcinha e Moto ao vivo me fizeram explodir por dentro. Quando eles tocaram Morte por Tesão e saíram do palco, eu estranhei, mas não consegui ficar frustrado nem gritar pra eles voltarem. Simplesmente fiquei quieto, digerindo tudo.


Vê e CHORA.

Quando o povo começou a gritar, olhei pro palco e o Basso e o Nei - com um violão em punho - estavam de volta. Sim, o que se viu foi Lobo da Estepe, a música mais linda do universo, cantada em coro pela massa. Na seqüência, Eu Quero Estudar, Barata, Eu Quis Comer Você, Pombo Surfista e Sob um Céu de Blues acabaram com qualquer dúvida que houvesse de qual a maior banda já surgida aqui no Estado.

Depois que o show acabou, saí com um sorriso do tamanho do estacionamento da FIERGS e com pena das outras atrações da noite. Não deve ser fácil se apresentar no mesmo espaço que músicos extremamente talentosos e cheios de carisma. E que não tocavam juntos há DEZESSEIS anos. Não sei não, mas eu pediria o dobro do cachê pra ser escalado junto com os Cascavelletes. Afinal, já entrar sabendo que o teu show nunca vai ser o melhor da noite merece uma compensação financeira.

E por pouco mais de uma hora nessa madrugada de sábado pra domingo, o mundo inteiro se restringiu àquele palco e àquele show. E eu me senti completamente realizado.

*frase do Flávio Basso ao saudar a platéia no começo do show.

Comments (23)

ganhei convites pra ir e achei que a tia dani não ia se sentir lá essas coisas na festa da pop rock. se soubesse que tu ia!!!

agora não consigo parar de cantar "ainda ontem me encontrei com flavio basso... o resto é resto o DMAE que administre..."

EGS:

Jura, Dani?

Bah, se tu quisesse a gente podia ter ido junto.

Acontece.

Pois saiba que perdeu o show do MILÊNIO.

Heh.

Amanda:

Prazer em conhecê-los é a frase mais inteligente que poderia sair como saudação naquela hora. Eu não fui no show, mas provavelmente quem foi também tinha cerca de três anos (como eu) na época do último show. E mesmo assim GOSTA MUITO da banda. Que post emocionante =~~

Amanda:

'Quem foi' não, eu quis dizer 'a maioria das pessoas que foi' ¬¬

EGS:

Pois é, Amanda. Agora imagina quem tinha idade pra ir no último show deles e não foi, como eu.

Foi muito bom vê-los pela primeira (e talvez última) vez!

Moni:

INVEJA MATA!!!

ESTOU COM INVEJA!!!

VOU TE MATAR!!!

A D E U S (como diz alguém que chora sangue por aí...)

EGS, parece mentira mas o teu é o único "review" desse show antológico em toda a internet. Mas acho que o motivo é um só: perplexidade. Não há palavras pra descrever o que foi aquele encontro histórico. Não há críticas, não há nada além de admiração, de queixo no chão. Chorei de emoção ao ver meus ídolos da adolescência rindo de faceiros com aquela multidão de devotos urrando cada palavra de cada música e pulando um metro do chão de tanta empolgação. Já vi meu Iron Maiden 3 vezes, mas o troféu de show da minha vida vai com honra e mérito para os Casca. Só quem foi sabe o que estamos falando, meu véio... só quem foi... Abração!!!

EGS:

Jairo, fico feliz (e surpreso) com essa constatação de que é o único review desse que foi o maior show dos últimos tempos por aqui. Valeu pelas palavras:

P.S.: tu não trabalhou na Mais? Acho que lembro de ti de lá!

Eu mesmo (foi um free pro Freio de Ouro) - gloriosa tarde em que eu, tu e o Rafa recordamos mais ou menos umas 3 mil músicas dos anos 80, para espanto e desespero do Paulo, da Andrea e demais "vítimas". Tenho falado direto com o Rafa (o melhor guitarrista glam-rock e Journey cover de Porto Alegre), além de ser afilhado de casamento do Paulo - mundinho pequeno esse da propaganda gaúcha, não? Abração!

EGS:

Bah, sabia que era tu!

Heh.

Grande Rafa. Esse é poser de nascença.

(por sinal, estou ouvindo Slaughter agora, tenho certeza que o Rafa aprovaria. Não sei se tu curte.)

Abração!

Lia:

Gente, pára.

Um moro LONGE, pô. DEVERAS longe.

:~

bah, nem me liguei na hora, mas agora vendo esse vídeo imagino que deve ter sido beeeem legal mesmo! será que rola outro show? senão dá um jeito de fazer um "pogoboys especial cascavelletes"!

EGS:

Lia: PERDEU, PREIBOI.
Heh.

Maria: Foi tudo. E gostei dessa idéia de show dos Pogoboys tocando Casca!

Tele Ritmo! Nem eu lembrava disso! A última vez que vi o Clóvis Dias Costa foi numa feira do livro, uns 5 anos atrás. O que houve com ele, hein?

EGS:

Vi o Clóvis há umas duas semanas na Ramiro Barcelos, na frente do Hospital de Clínicas.

Ele teve um programa no canal 20 da Net, mas não sei se ainda existe.

De qualquer forma, entrou pra história da televisão gaúcha, ao apresentar clipes pra gurizada que não conseguia pegar a MTV naquele início dos anos 90.

Thank you for sharing with us, I think this website really stands out : D.

swiss rolex watches:

An LCD Clock uses liquid crystal display for indicating time. The numbers are usually gray or black on a lighter background.

I read your site for a while. Thanks for your contributions.

I am glad that I observed this site , just the right info that I was looking for! .

excellent post.Never knew this, appreciate it for letting me know.

Perfect work you have done, this internet site is really cool with wonderful info .

Response:

Some forex information websites are absolutely nothing far more than income pitches that are disguised as information. You will be capable to swiftly spot these. Retain in brain, nonetheless, that not all trustworthy information websites are free of charge. A tiny price could be essential to obtain accessibility to valuable market information and ideas.

Response:

Find , jeu information in Hindi and on every matter at jagranpost.com.

Post a comment

About

This page contains a single entry from the blog posted on maio 17, 2007 10:15 AM.

The previous post in this blog was Solo de bandana.

The next post in this blog is Deixa eu andar na tua moto, mas quem vai na frente é você.

Many more can be found on the main index page or by looking through the archives.

Powered by
Movable Type 3.32