Main

Verdades Incontestáveis Archives

novembro 13, 2006

Convite à nudez

bush.jpg

Pessoas me perguntam qual o sentido de ouvir música nu, chorar pelado, essas coisas.

Difícil explicar em palavras, é apenas uma necessidade incontrolável de se livrar das vestes pra viver em plenitude os sentimentos.

Inclusive a amiga Ericka deu a idéia do pessoal do Solo de Óculos Escuros lançar um concurso: "MANDE SUA FOTO OUVINDO O 'SOLO DE ÓCULOS ESCUROS' NU". Seria no mínimo curioso e acrescento que poderia ser usado o mesmo e-mail que a turma disponibiliza pra enviar as músicas pros interessados: arrependa.se@gmail.com.

No final das contas, a nudez acaba sendo inevitável. E ninguém, repito, NINGUÉM está livre dela, mesmo contra à vontade.

A capa da Veja dessa semana não me deixa mentir, convenhamos.

novembro 17, 2006

Vestibular

1. Considerando-se como espaço a cidade de Porto Alegre e como período o dia 16 de novembro de 2006, é correto afirmar que assistir a um show de verdade é:

a) Ver duas bandas com elementos de BRASILIDADE tocarem para um público "seleto", de formadores de opinião e afins;

b) Ver apresentação de rapper em bar na região denomidada de BRASIL SUADO, com todas as suas implicações antropológicas;

c) Ver uma das maiores bandas do Rio Grande do Sul tocar diversos clássicos e ainda ser brindado com covers de "Paranoid", do Sabbath, "Breakin' The Law", do Judas, e "Rock N' Roll All Nite", do Kiss.

=====================================================================

A respostas correta pode ser enviada para o meu e-mail. As respostas erradas são dispensáveis.

Grato.

novembro 20, 2006

Podre Cabeleira E O Dia Em Que Seremos Todos Horríveis

O assunto já me enervava, mas o Cavinato botou mais lenha na fogueira ao afirmar que viu vários "cabelos geniais" na Argentina. Não conheço Buenos Aires, mas tenho um medo absurdo de afirmações como essas. Se o cabelo dos homens já é sofrível, o das mulheres não deve ser diferente.

E não preciso ir muito longe pra que o meu medo desses cabelos aumente. É só andar por aqui mesmo que o estrago já é enorme. Fico realmente impressionado com a cultura do CABELO FEIO que tem surgido nos últimos tempos. Alguém pode me dizer porque é legal assassinar o cabelo com penteados GROTESCOS?

Ir em festa de ou com indies é uma experiência traumatizante. A quantidade de cortes "exóticos" (ah, os eufemismos...) tem aumentado numa proporção assustadora. Por isso, lanço aqui uma campanha de coração, em nome da volta aos cabelos normais, intitulada "CABELO FEIO NÃO É BONITO". É só o que peço. Nem sempre é legal inventar. Às vezes a simplicidade é a melhor coisa do mundo.

Seguem algumas frases que pretendo transformar em adesivos e espalhar pela cidade. Acho que farei uns banners pra mandar por e-mail, também:

"Cabelo bonito já. Meus olhos agradecem."

"Minha retina não te fez nada."

"Cortador de grama: OUT. Tesoura: IN."

"Senso estético: não trabalhamos."

"Quem ama o feio, blasé me parece."

Contribuições são bem-vindas.

novembro 24, 2006

Comando para matar

O mundo das academias é realmente peculiar. Ontem ouvi o papo de dois instrutores, enquanto me aquecia:

Instrutor 1: "Os equipamentos que já existiam nos Estados Unidos nos anos 70 só foram chegar aqui nos anos 90."
Instrutor 2: "Certo, aqui é tudo atrasado, mesmo."
Instrutor 1: "Bah, tu sabe quanto o ARNOLD tinha de braço com 15 anos? Quarenta e seis!"
Instrutor 2: "Sim, lá o cara começa a malhar no colégio, desde pequeno. Imagina se tu bota um guri de 12 anos pra malhar aqui. Te processam!"
Instrutor 1: "É. Lá, se acontece alguma coisa com o guri, a responsabilidade é dele. Aqui, tu te dá mal."
Instrutor 2: "Foda."

Tentei fazer de conta que estava achando aquele papo muito normal, apesar do meu olhar de espanto. Felizmente não pediram a minha opinião. Mas deveria ter opinado - e concordado - assim mesmo, daí talvez não tivesse exagerado no peso e não teria acordado sem sentir o braço hoje de manhã. Acho que o instrutor resolveu se vingar do meu silêncio.

Pelo menos aprendi: a partir de hoje, vou sempre concordar com o meu instrutor. E quando tiver um filho, vou chamá-lo de Arnold e levá-lo pra malhar desde cedo. Se algo der errado, não sou eu que vou ser processado, mesmo.

novembro 28, 2006

Assuntos caseiros

Eis que é chegada a hora da troca mensal de destaques na parte direita da home do Insanus. E que melhor companhia poderia eu querer do que a do podcast Solo de Óculos Escuros e do blog Impedimento, capitaneado pelo genial Douglas Ceconello?

Aproveito pra agredecer publicamente ao Gabriel "Sr. Insanus" Pillar pelo texto definitivo sobre esse blog - e sobre a minha pessoa, também. Sim, porque aquelas oito linhas são tão verdadeiras que passei a usá-las no meu about do Orkut. Baita poder de síntese, hein, rapaz?

E aguardem mais novidades na home do Insanus. Não sei ainda quais são, mas a equipe envolvida no planejamento é de especialistas em Insanidades. Preparem-se. A DETONAÇÃO DO ROCK AND ROLL está só começando.

janeiro 11, 2007

Eu quero estudar contigo esta noite

Depois da destruição absurda do meu aniversário (aproveito pra agradecer à turma sem camisa que deu seqüência na noite) e da maratona do vestibular, estou de volta justamente falando do maior concurso do Rio Grande do Sul. Como já havia acontecido no ano passado, a prova de Literatura trouxe uma questão espetacular envolvendo letra de música, que me fez golfar enquanto lia. Os caps são meus:

48. Considere os fragmentos abaixo, respectivamente, da canção Amor Maior, da banda JOTA QUEST, e do Soneto do Maior Amor, de Vinicius de Moraes.


AMOR MAIOR

Eu quero ficar só
Mas comigo só
Eu não consigo
[...]
É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora
Amor que eu desconheço

Quero um amor maior...
Um amor maior que eu
[...]


SONETO DO MAIOR AMOR

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.


Sobre os fragmentos acima, são feitas as seguintes afirmações:

I - Os dois POETAS exaltam um sentimento amoroso intenso, mas não correspondido pela amada.

II - Tanto a canção do grupo Jota Quest quanto os versos do soneto de Vinicius apresentam uma rigidez formal típica da poesia contemporânea.

III - Os versos de Vinicius manifestam sentimentos contraditórios em relação à amada, enquanto os de FLAUSINO evidenciam um desejo de UMA amor completo, totalizante.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.


Sensacional. Não acreditei quando li, mas quando me refiz do susto, parti pra resolução da questão. Morta a coruja, passei pra questão seguinte, mas essa em particular não saía da minha cabeça. "Tenho que dividi-la com a gurizada", pensei.

Daí hoje, procurando a prova nos sites de cursinhos, me deparo com o comentário da questão na página do Unificado. O texto é primoroso, com várias semelhanças com o que pensei em escrever sobre o assunto. Mas depois de lê-lo, achei melhor ficar quieto e deixar que algum professor de cursinho falasse a respeito com muito mais propriedade:

48 - C
Típica questão das provas recentes da UFRGS. Optando por um claro populismo vulgar e de pouco sentido, a banca apresenta uma "canção popular" - rótulo bastante amplo - para ser analisada. Até aqui nenhum problema. O problema está no fato de que o programa apresenta Chico Buarque, Caetano Veloso, o Tropicalismo e a MPB - e sob esta última expressão abrigam obras que jamais poderiam entrar no escopo da literatura. Pelas páginas da prova da UFRGS já desfilaram "poetas" do porte de Paulo Miklos e Samuel Rosa. A bola da vez foi o "poeta" (sic) Jota Quest. Ao lado do "poeta" Jota Quest, um fragmento do Soneto do maior amor, do poeta (esse sim!) Vinícius de Moraes. A primeira afirmativa está incorreta porque não se trata de um amor não correspondido. A segunda afirmativa igualmente não é verdadeira porque a canção de Flausino (caberia à banca explicar quem é esse ilustre - e felizmente - desconhecido das letras nacionais) não apresenta rigidez formal alguma.

Nem eu nos meus dias mais revoltados destilaria tanta raiva em cima de uma questão de vestibular. E deu pra perceber que o tiozão não conhece muito as bandas nacionais e seus vocalistas carismáticos, só pelo POETA JOTA QUEST e pelo "desconhecido" Flausino. Eu, como conheço, acertei a resposta.

Sem mais a declarar, retiro-me.

fevereiro 14, 2007

Walkin' banha

Que shopping center é um câncer na sociedade, não há duvida. Mas existe uma região desse tumor que é altamente letal: a praça de alimentação.

É impressionante observar a alimentação das pessoas ao redor. A combinação MC DONALDS+BOB'S+BURGER KING+TRASHÊRA INFINITA EM GERAL comanda as mesas. E isso que hoje era apenas quarta-feira. O que será que essas pessoas comem no sábado?

Fiquei realmente abismado. É muito COMBO prum recinto só. Não que eu não coma algumas dessas coisas eventualmente, mas o cara que faz isso na quarta faz também na segunda, na terça, na quinta, na sexta. Cada um sabe que faz, mas acho que alguma coisa está bem errada.

Só digo uma coisa: vejo vocês daqui a trinta anos.

Ou não.

+

março 16, 2007

Tchau.

discao_crop.jpg

Olhem a foto.

Leiam (ou releiam) o post abaixo.

Agora leiam (ou releiam) a resenha no fotolog.

Pois é.

Essa guria aí mostrou que as minhas provocações sempre dão resultado. Só que dessa vez fui longe demais e prometi entregar o blog a quem tivesse o disco.

Me dei mal.

Publiquei de novo a resenha no fotolog, como forma de retratação.

Foi bom ter estado com vocês durante esse tempo. Qualquer dia nos pechamos por aí.

Seja bem-vinda, Lia.

março 19, 2007

Festa é lugar de dança

Como todos sabem, a única festa decente em Porto Alegre chama-se BLOW UP. E se já era a minha favorita pela qualidade do som ter CINCO SAARAS DE DISTÂNCIA (MOMBACH, Hiltor) pras demais festas da cidade, depois que o melhor DJ de lá botou I Just Wanna Live, do Good Charlotte, só me restou ir às lágrimas.

Obrigado, rapaz. Só não te agradeço pessoalmente porque não sei teu nome. Mas é bom saber que têm DJs que se preocupam em fazer o público dançar e não em mostrar pros amiguinhos que conhecem as bandinhas mais descoladas do momento e suas músicas feitas pra ouvir trancado em casa, de preferência com fone de ouvido.

Que fique registrado que as músicas que esse cara coloca são um dos únicos motivos que me fazem querer sair de casa num sábado à noite.

About Verdades Incontestáveis

This page contains an archive of all entries posted to Pagode Acebolado in the Verdades Incontestáveis category. They are listed from oldest to newest.

Televisão is the previous category.

Vida is the next category.

Many more can be found on the main index page or by looking through the archives.

Powered by
Movable Type 3.32