eu
Popular
Os massa
Massa Machine
alex.rod@terra.com.br
os outros
Norma Propp
Agência Fantasma
Quicoman
Hotel Hell
Martelada
Senatore
Big Muff
Panarotto
Failbetter
Narrativas de Niill
Caffeine
Rancho Carne
Caveat Emptor
A Nova Corja
One Hundred..
Smell of mustard..

(Idéias: Alexandre Rodrigues. Idéias e digitação: Luzia Lindenbaum)

« | Home | »

Resenha: Betta News

A Bettanin fabrica vassouras, rodos e esponjas. Fabrica os mops, aqueles esfregões amarelos que apareciam na TV. E também produz o Betta News, o seu jornal interno, o segundo órgão de imprensa mais engraçado do Brasil - perde para o Hora do Povo, que é hors concours.

O Betta News, cujo slogan é "O jeito Bettanin de falar de negócios", tem oito páginas. Nelas descobre-se por exemplo que os vendedores da empresa certamente estão deprimidos. Estão envolvidos numa grande competição de produtividade, "A venda como ela é", mas em fevereiro as coisas não foram boas. "A venda como ela é acumulou e os prêmios para o mês que vem serão em dobro. Mas, diferentemente da Mega Sena, que acumula por falta de sorte, nessa você perdeu simplesmente por falta de planejamento". Pobres. Sem dinheiro e além de tudo chamados de incompetentes.

Outra coisa boa é a coluna "Ponha-se na minha pele", cujo título nesta edição é "Vermelho não para o 3º Comando", e conta o construtivo drama de Ricardo Piolli, diretor da empresa no Rio de Janeiro, obrigado a treinar vendedores pra atuar em favelas. "É preciso estar sempre atento às facções que comandam o tráfico. Atualmente são duas: o Comando Vermelho e o Terceiro Comando. Não podemos entrar de jeito nenhum de roupa vermelha numa favela comandada pelo Terceiro Comando, porque essa é a cor da facção rival", ensina. Mas para tudo há solução: "acreditem, trabalhar em um ambiente como este não tem nenhum mistério, mesmo tendo que enfrentar tiroteios e tudo mais dentro de uma favela". Ah, bom.

Mas nada, absolutamente nada, nada mesmo é melhor do que a "Pérolas do Sabe", seção de [edit] telefonemas dos clientes, que confundimos anteriormente com cartas[/edit]. Nela, sob o título "Nos pés, nas mãos, na pia", tomamos conhecimento da felicidade de Sônia, uma consumidora satisfeita. "A senhora Sônia, do Rio de Janeiro, ligou para listar as milhares de utilidades que ela encontrou para a Skova. Disse que, além de usar na pia de mármore, usa também nos pés, nas unhas, nos tornozelos..." Tomara que uma escova para cada coisa.

Outro relato: Delivery - "A senhora Ambrosina, de Minas Gerais, nos ligou para contar seu problema. Ela disse que tem uma panela queimada, que já tentou usar de tudo e que agora vai usar areia de construção para limpar. 'Antigamente se usava isso, sabia? Quando ainda não tinha esses produtos novos'. Ela queria saber se a Bettanin não faria esse serviço para ela, indo até a sua casa para limpar a panela".

Compra outra panela, dona Ambrosina.

# alexandre rodrigues | 6 de março Comentários (10) | TrackBack (0)


outras coisas
Nerve
Gonzo
Gardenal
Salon
The Sun
Guardian
Slate
Vice
Found Magazine
Darwin Awards
A respeito do mundo
Alex Ross
Kurt Vonnegut Jr
The Sketches
Humorismo paranóico
Cybercomix
Robert Anton Wilson
Frank Miller
Stanislaw Lem
Ô, Reeeem...
Freak Machine
Anthony Burgess
Richard Brautigan