« downsize me | Main | e o retorno do momento Luca Badoer* »

post de vinte dias atrás

Eu estava prestes a ler Kurt Vonnegut. Sempre ouvi elogios ao autor, de fontes confiáveis, e cogitava a possibilidade de ser um nome de peso a engrossar minha lista de "livros" no perfil do orkut – atualmente, a única razão que faz as pessoas manterem a leitura como um hábito.

Seria o primeiro passo no plano de conhecer autores contemporâneos. Por "contemporâneos", quero dizer "vivos" - para que eu pudesse aguardar um novo livro com a mesma ansiedade e desconfiança que me acompanham quando o Pearl Jam ou o Iron Maiden lançam um novo disco. Mas mal lembro quais livros já li cujos autores ainda respiram.

Entre os brasileiros, a maior parte autores gaúchos, mais alguns que constavam em listas de vestibular. Por sinal, incrível o fato de eu esquecer coisas que já li. Na época de colégio, lia uns mistérios tipo Sidney Sheldon ou Agatha Christie. Certa vez, somente ao final de um livro de 200 páginas percebi que já havia lido o mesmo antes.

Me parece que Paulo Coelho também não morreu, e devo ter lido mais de um naquela época - mas não lembro de nada. Há uns três anos, li aquele em que uma velhota conversa com o demônio, e achei ok. Da série vaga-lume, a mestra Lúcia Machado de Almeida - autora de "Spharion" e "Escaravelho do Diabo" - expirou recentemente, mas li suas obras-primas antes disso, o que ajuda.

Pensando bem, diversos autores vivos já foram contemplados. Mandarei emails para todos, sugerindo alterações em suas historias. Na estante, vejo "Clube da Luta" mais algumas coletâneas de contos. Também o insustentável clássico de Milan Kundera, mas ainda nenhum do Philip Roth - também fortemente recomendado. Se jornalismo vale, estou lendo o ótimo "Fama e Anonimato" do Gay Talese, e conheço alguns de Jon Krakauer. Scott Adams não deve contar.

Enfim, Vonnegut morreu. Diversas vezes depois do almoço, passei na banca e flertei com "Café da Manhã dos Campeões" e "Matadouro 5", expostos na prateleira dos LP&M Pockets. Fui conferir novamente, e já não estão por lá, é claro. Alguém foi mais rápido - talvez alguém com interesse similar ao meu. Ou, simplesmente, alguém que costuma almoçar antes das 13:30.