eu
Popular
Os massa
Massa Machine
alex.rod@terra.com.br
os outros
Norma Propp
Agência Fantasma
Quicoman
Hotel Hell
Martelada
Senatore
Big Muff
Panarotto
Failbetter
Narrativas de Niill
Caffeine
Rancho Carne
Caveat Emptor
A Nova Corja
One Hundred..
Smell of mustard..

(Idéias: Alexandre Rodrigues. Idéias e digitação: Luzia Lindenbaum)

« | Home | »

Carecas não chegam ao céu

Já que em dois mil e seis haverá eleição, vou refazer, com dez meses de antecedência, a previsão de três anos atrás.

Lula vai ser reeleito. No máximo pode dar PMDB. E não vai ser por causa da esperança do povo ou qualquer carisma que ainda reste ao PT ou ao outro partido.

Mesmo que exista um desencanto nacional, Serra ou Alckmin, os favoritos da oposição, vão perder. Podem chegar ao segundo turno, mas estão previamente derrotados. E não vão perder pelo PSDB não ter lá muita moral para criticar o PT (a recíproca é verdadeira), mas porque os dois são carecas.

Carecas não vencem uma eleição direta para a Presidência desde Hermes da Fonseca, em 1910. Uma vitória em nove décadas e meia. E antes dele apenas Rodrigues Alves foi eleito. Se for levado em conta que eleição democrática de verdade só acontece desde a década de trinta, chega-se à conclusão implacável: nunca um calvo foi eleito presidente nas urnas.

Vargas não tinha muito cabelo, mas também não podia ser colocado de verdade no grupo dos calvos. Tancredo não tinha nada em cima da cabeça, verdadeiro carecão, mas não foi eleito de verdade, assim como o Figueiredo. Mesmo a soma total de carecas, ditadores ou não, é pífia: Floriano Peixoto, Rodrigues Alves, Hermes da Fonseca, Figueiredo e Tancredo, na única passagem de poder de careca para careca em toda a história. Os cabeludos são dezenove, se acertei todos.

Lula, então, assume logo o favoritismo, visto que sua maior ameaça vem apenas de Garotinho, Nelson Jobim (cabeludo pelos mesmos critério de Vargas) ou Rigotto. Cristovam Buarque, do PDT, é careca, motivo pelo qual Leonel Brizola perdeu todas pelo partido (só teve chance verdadeira nos anos sessenta, quando tinha cabelo). Freire, pelo PPS, sofre do mesmo problema. Ciro Gomes (que não é candidato e, além de tudo, tem uma chuquinha) e Cesar Maia jamais tiveram chance.

Pelas pesquisas, Serra por enquanto é o favorito a ir ao segundo turno. Se for, Lula vai ganhar fácil. O prefeito de SP está fadado a fracassar mais uma vez. A não ser que gaste dinheiro com um bom implante.

# alexandre rodrigues | 10 de dezembro Comentários (2) | TrackBack (0)


outras coisas
Nerve
Gonzo
Gardenal
Salon
The Sun
Guardian
Slate
Vice
Found Magazine
Darwin Awards
A respeito do mundo
Alex Ross
Kurt Vonnegut Jr
The Sketches
Humorismo paranóico
Cybercomix
Robert Anton Wilson
Frank Miller
Stanislaw Lem
Ô, Reeeem...
Freak Machine
Anthony Burgess
Richard Brautigan