categoria:: Japão
Obrigado Japão

crcode.gif Tatuar um simples código de barras já virou coisa de terceiro mundo. O futuro lo-tech de códigos 2D está em um sistema que pode armazenar muito mais informação e ainda por cima é mais bonito.

Criado em 1994 pela Denso, o QR Code (QR de "resposta rápida") é usado há anos no Japão para o gerenciamente de estoque e controle de peças na indústria automobilística. Desde que foi incorporado aos telefones celulares, o sistema tem ganho muitos adeptos entre usuários finais, que estão usando o código para transferir informações do dia-a-dia.

Basta tirar uma foto pra que o celular interprete a imagem e copie endereços, pequenas notas e até mesmo arquivos comprimidos nos míseros pixels (o tamanho pode variar de 21x21 a 105x105, armazenando até 2,953 bytes de informação). O recurso tem sido usado para informar URLs e e-mails nas revistas nipônicas, além de ser adicionado em cartões de visita, carimbos, e até em blogs.

crcode-link.gifPor exemplo, se alguém tiver um telefone que reconheça QR Code, pode simplesmente fotografar a imagem ao lado pra armazenar ou compartilhar o link deste post com outras pessoas.

Não sei o que é mais bizarro: o código em si, o blog escrito em QR Code, ou as instruções para codificar uma mensagem de amor em uma barra de chocolate.

Realmente os japoneses são a alegria do novo milênio.


Links:
- Ferramenta online pra criar QR Code
- Página da Denso sobre o QR Code