categoria:: insanus
Bienvenidos a Tihuana

deixem seus sapatos na entrada e preparem-se para conhecer a mulher barbada.

Pois depois de algum tempo num vai e vem estagnado, resurge das trevas o grande circo insanus, montando suas tendas em Tihuana - ou qualquer lugar entre rios - para levar a todos seu grandioso espetáculo. Temos palhaços, mágicos, bolas de fogo e chimpanzés adestrados, tudo ao seu desfrute e deleite.

Somos um antro da nova geração que não existe; um espaço para convergir idéias de homens loucos e suas máquinas voadoras, e quem sabe até fazê-las caírem em borbulhos. Dispomos nossos movimentos aleatoriamente, sem nenhum sentido artístico nem pretensão de revolução, ainda que alguns salientem a existência de tuneis e passagens secretas logo abaixo de seus pés. O que, um pequeno duende trabalhando incansavelmente na construção do nada absoluto? Fechem a porta, você não viu nada - alguém dê mais pipoca para esse sujeito, AGORA. Poodles pintados de rosa e amarelo cruzam a sua frente montados em pequenos monociclos.

Coma insanus, gritam letras garrafais por todos os lados. Consuma o que estamos oferecendo, use o boton, vista a camiseta, e ajude nossos planos de dominação mundial. Largamos um bando de papel e giz de cera ali no canto, se alguém quiser colaborar ou fazer um desenho qualquer.

Elencando a trupe:
Walter e Suruba gritam em A Nova Corja, Bruno Galera vaga por um Big Muff, Solon Brochado avisa o leitor com seu Caveat Emptor, Sr. Cove e seus camiseteiros malucos vendem camisetas e escrevem loucuras em Cove, Bituca vislumbra um novo projeto insano em Como Assim Dois Uisque?, Cisco Costa contraria o mundo em Filisteu, Carol Bensimon escreve o sono em Offset75, Vanessa Wozcniaki viaja o velho mundo em Sinye e Carol Andreis bebe à cubana em Viper Rum. Caso não tenham notado, eu sou o Gabriel, e esse é o meu lugar.

Em tempo, eis que surge Menezes Matando a Vida a Pau

Agora calem-se todos e aproveitem o espetáculo.

categoria:: música
live audio coding

chuck.jpg

O antro noturno lota de meninas moças incorporando viagens em batidas aceleradas. Garrafas de água na mão acompanham as músicas em volumes penetrantes. Luzes esparsas e esquizofrenicas dividem o ambiente com imagens digitalizadas e códigos que alternam-se repetidamente pelo telão. Mas no palco, em vez de um moderno dj lançando suas pickups e remixes sobre mesas giratórias e digitalizações pré-moldadas, uma figura franzina veste uma fatídica camisa bordada geek. Diante de um laptop (ou dois) digita freneticamente códigos em PERL enquanto faz soar batidas syncopadas.

A programação de audio ao vivo ganha força como uma versão roots da música eletrônica, onde em vez de rodar samples pré-programados alternados sobre bases re-utilizáveis, nosso músico coloca-se um passo atrás e trabalha em cima das estruturas matemáticas de sua composição (pode-se até invocar uma analogia com Mozart, que jogava dados para compôr minuetos no século XVI).

#
sub bang {
my $self = shift;
my $note = 100;
$note += 50 if $self->{bangs} % 4 == 0;
$note -= 30 if $self->{bangs} % 3 == 0;

$note += 60 if $self->{bangs} % 7 == 0;
beep($note, 40);
$self->code->[0] = '# note: ' . $note;
$self->modified;
}

Programe uma linha de baixo como a representada acima e utilize Cadeias de Markov para gerações randômicas; ou explore propriedades emergentes sobre beeps e blops dignos de representações sixties de enormes mainframes. "As vezes formas matemáticas elegantes soam bem, noutras erros inesperados e nonsense caótico pode produzir resultados muito mais interessantes", salienta Alex Mclean.

Segundo artigo coletivo disponibilizado pela TOPLAP (Temporary Organisation for the Promotion of Live Algorithm Programming - ou variações sobre a mesma sigla):
"It thus deeply connects algorithmic causality with the perceived outcome and by deconstructing the idea of the temporal dichotomy of tool and product it allows code to be brought into play as an artistic process. The nature of such running generative algorithms is that they are modified in real-time; as fast as possible compilation and execution assists the immediacy of application of this control. Whilst one might alter the data set, it is the modification of the instructions and control flow of processes themselves that contributes the most exciting action of the medium."

O live coding estrutura-se a partir de um processo recursivo de programação e reprogramação. Ao mesmo tempo que a interface geradora de audio é escrita pelo músico, está simultaneamente sendo compilada e executada, bem como gerando uma base visual que permite novamente sua programação. Esse feedback faz com que o processo seja mais completo que o utilizado na música gerativa (vide Brian Eno), pois ao invés de simplesmente deixar o código criar e modificar a si mesmo, permite a intervenção do músico em qualquer estágio da execução do programa.

Além de PERL, outras sintaxes vem sendo criadas ou modificadas pra viabilizar a programação ao-vivo. SuperCollider é uma dessas linguagens para a síntese de audio que foi modificada para aceitar rotinas em real-time, assim como ChucK, desenvolvida por estudantes de Princeton. Essa última tive a oportunidade de testar após aplicar meus esparsos conhecimentos em UNIX e conseguir rodar alguma coisa pelo terminal do OSX. Obviamente meu progresso não foi além de alguns beeps que variavam a frequência randomicamente, mas já deu pra ter uma idéia das possibilidades da ferramenta.

Pois chegou a hora de dizer 'chega de playback', nós queremos música eletrônica de verdade, composta e reproduzida in loco. "Give us access to the performer's mind, to the whole human instrument," clama o Manifesto Lubeck04, assustadoramente nos colocando mais próximos do tocar 'minimono' representado em Freezone, conto de John Shirley presente na antologia cyberpunk Mirrorshades. Em vez de instrumentos, cabos correm pelo corpo tirando música de impulsos elétricos do artista - virtuose da mente.