categoria:: Porto Alegre
Erre Quarenta e Um

motorista.JPGBatem seis e meia e o esporte nacional de caminhada com obstáculos no centro da cidade já pulsa a todo vapor. Esquiva daqui, dois passos pro lado pra evitar mãe e filha dali, e um pulinho por cima da caixa de verduras, tudo para tentar chegar a tempo do primeiro ônibus. Ouro para quem conseguir um assento vazio; eu, em décimo quinto, fiquei com a opção de buscar uma linha diferente.

Em minutos eu precisava estar nos arredores do Petrópolis, e de pronto o R41, Rápida Protásio, me pareceu a melhor opção. De expresso tinha o nome, e ainda por cima um motorista barbudinho com cara de Mad Max que me deixou convicto de ter feito a escolha correta.

Enquanto aguardava a longa fila entrar e tomar seus lugares, fiquei imaginando o coletivo rebaixado andando alucinado pelos corredores da Osvaldo Aranha. O verdinho cortando pela faixa contrária ao menor deslize do motorista à frente, deixando todos comendo poeira na parada e atropelando qualquer um que ouse atravessar o seu caminho. Na habilitação está escrito, em negrito por pouco não capitulado, Motorista de Linha Rápida, repetido tantas vezes com orgulho na presença dos amigos.

A primeira reação ao sonho de chegar em cinco minutos no meu destino foi perguntar ao motorista se o dito parava por ali. Afinal, o mínimo que se espera de uma linha rápida é que ela não pegue passageiros em todas as paradas. Recebi do volante um olhar de desdém como de quem diz "é obvio que sim, tu não ta lendo Protásio no letreiro?", e por instantes percebi que todo aquele jeitão roadster só podia ser pose.

Mal saindo do terminal, minha condução já começava a ser ultrapassada por todas as cores serrilhadas que ocupam as laterais do transporte público Porto Alegrense. "Vamos, corre, não deixa o Viamão te passar", soava inquieto com a melancolia de quem apostou todas as suas fichas no carro novo da Minardi.

A tal linha rápida parou em TODAS as paradas, pegou TODAS as senhoras, esperou as garotas que corriam de DENTRO do colégio e parou em todos, digo TODOS, os sinais amarelos.

E agora alguém poderia me explicar o porquê do nome do maldito ônibus?