categoria:: foreign affairs
Imperícia

E não foram cinco, mas oito tiros disparados à queima roupa contra o brasileiro em Londres. Segundo relatos, Jean Charles de Menezes foi morto quando já estava imobilizado na estação de Stockwell, terra da rainha.

O Träsel argumenta que o erro maior foi do brasileiro, por ter fugido de homens sem identificação que corriam com pistolas automáticas na mão, prontos pra atirar. Hmmmm, sei.

A pior coisa que pode existir é um policial à paisana. Especialmente em Londres onde historicamente a força policial não porta armas de fogo. Essa medida, acredito, é um fator determinante em erros como esse. De acordo com a Wikipedia, apenas 7% dos policiais londrinos são treinados para usar armas. Longe de ser acidente ou paranóia terrorista, os tiros de 22 de julho seriam fruto da imperícia dos britânicos.

A Wikipedia também relata um caso que aconteceu em 1999, quando um irlandês foi morto no mesmo estilo "atire primeiro, pergunte depois". Em 22 de setembro daquele ano, Harry Stanley foi atingido por policias quando saía de um pub com uma perna de cadeira dentro de um saco: "an Irishman with a gun".

E de repente paro pra pensar no que aconteceria se isso fosse no Brasil e vejo que a coisa não mudaria muito de figura.