Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« a filosofia na alcova | lamentável engano | troca um deleuze por um walter benjamin? »

lamentável engano

O The Guardian de hoje traz na capa as desculpas de Jack Straw pela morte de um brasileiro durante uma perseguição policial. Os agentes suspeitaram que ele fosse um terrorista, por motivos ainda não muito bem explicados. Acertaram cinco tiros na cabeça antes que o sujeito conseguisse entrar em um vagão.

A imprensa brasileira, felizmente, está tratando o caso de maneira sóbria. Afinal, pelo que se sabe até agora foi mesmo um engano. A polícia diz que o brasileiro tinha uma atitude suspeita, usava roupas suspeitas e, provavelmente, tinha cor suspeita — um europeu confunde facilmente a tez morena de um brasileiro com a dos árabes. O sujeito saiu correndo e pulou a cancela da estação de metrô. A família insiste que ele tinha visto de residência, então o mais provável é que estivesse viajando sem pagar e tenha pensado que os policiais eram agentes do metrô querendo multá-lo. A polícia talvez tenha errado por preconceito, mas a maior parte da culpa é do brasileiro mesmo.

No fim das contas, o caso mostra que as ações terroristas em geral atingem o objetivo de restringir as liberdades civis. Muita gente inocente vai presa ou ao menos passa por diversos constrangimentos, o direito de ir e vir é cerceado pelo reforço do controle nas fronteiras, e, no caso dos EUA, gente é mantida presa sem acusações e a imprensa sofre pressões.

A polícia britânica, é claro, não tem muitas opções senão atirar em suspeitos antes que eles acionem suas possíveis bombas e matem muito mais gente. Nestes momentos é preciso deixar o individualismo de lado e privilegiar o bem da espécie. E cuidar de combater as causas. Como a The Economist mostrou em uma reportagem recente, abundância econômica não impede ninguém de virar terrorista, mas a pobreza leva gente normal ao terror.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o governo britânico, o visto estava vencido. Assim, Jean Charles já tinha motivo para correr da polícia e gerar toda a confusão.

24 de julho de 2005, 13:58 | Comentários (17)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:

rss_1.gif

rss_2.gif

rss_atom.gif


OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.