« Millionarios vence e lidera colombiano junto com o América | Capa | Chicó acaba com a invenciabilidade do América na Colômbia »

agosto 5, 2005

Estudiantes comemora 100 anos

O clube da La Plata festejou seu centenário nesta quarta-feira, diante dos mais de 15 mil hinchas que compareceram ao lendário estádio Jorge Luis Hirsch. Los pincharratas são protagonistas de uma história que não apenas amealhou grandes conquistas como contribuiu para a evolução daquilo que conhecemos como futebol sul-americano e, principalmente, argentino. Impedimento agradece.

Fundado em 4 de agosto de 1905, o Estudiantes foi o clube que rompeu a hegemonia dos cinco grandes do futebol argentino - Boca, River, Racing, Independiente e San Lorenzo -, ao coquistar o campeonato nacional de 1967. Esse título deflagraria a época de ouro do clube alvi-rubro, que levantou a Taça Libertadores por três anos consecutivos, em 1968, 1969 e 1970. Em 1968, los pincharratas sagraram-se campeões do mundo ao bater o Manchester United na Bombonera por 1 a 0. No jogo da volta, garantiram a taça com empate em um gol no estádio Old Trafford. O mundo rendia-se ao clube fundado pelos estudantes da cidade de La Plata.

As conquistas daquela década de 1960 foram resultados do esforço de Osvaldo Zubeldía, que assumiu o comando técnico do time em 1965. O grupo de jogadores contava com mitos como Carlos Billardo, Carlos Pachamé, Juan Ramón 'La Bruja' Verón, Eduardo Manera e Néstor Errea. Além do eficiente esquema de jogo, baseado sobretudo no empenho e na marcação, nascia ali uma maneira diferente de encarar o futebol, onde mais importante que jogar era vencer. E mais importante que vencer era derrotar o adversário. Dessa era datam histórias como aquela de que os jogadores entravam em campo com alfinetes para atingir os adversários. Nesse momento, admito, fica impossível conter as lágrimas.

Depois desses anos de glória, o Estudiantes enfrentou momentos difíceis, atenuados somente pelas conquistas do campeonato metropolitano de 1982 e do nacional de 1983, último grande título que venceu. No entanto, nada disso arrefece os ânimos de los pincharratas e nem faz com que esqueçamos da contribuição inestimável do clube ao imaginário do futebol. Para avaliar o peso da camisa listada em vermelho e branco, basta aguardar o próximo jogo no estádio Jorge Luis Hirsch. Se for um clássico contra o Gimnasia y Esgrima, a distinção entre passado e presente não terá nenhum sentido. (DC)


Ficha

Nome: Estudiantes de La Plata

Apelidos: Los Pincharratas - referência aos estudantes de Medicina que fundaram o clube, algo como "os fura-ratos". Também é conhecido como León, em oposição ao Gimnasia y Esgrima La Plata, seu eterno rival, que carrega a alcunha de Lobo.

Fundação: 4 de agosto de 1905

Localização: Estádio Jorge Luis Hirschi (28 mil lugares), 1ª Avenida, La Plata

Títulos

1908 - vence seu primeiro torneio
1911 - Campeão da Divisão de Acesso
1913 - Campeão Nacional
1967 - Campeão Metropolitano
1968 - Campeão da América
1968 - Campeão do Mundo
1969 - Campeão da América (invicto)
1970 - Campeão da América (invicto)
1982 - Campeão Metropolitano
1983 - Campeão Nacional

Publicado em agosto 5, 2005 11:35 AM

Comentários

:~~~~

Publicado por: Antenor em agosto 6, 2005 12:26 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos