outubro 25, 2007

Ciciliano não perdoa e Romário não tem vergonha

Por mais um ano o Brasil vai ficar chupando o dedo na Copa Sul-Americana. Ontem, Vasco e São Paulo foram eliminados por América, do México, e Millonarios, da Colômbia.


Bem que o time de São Januário poderia Ter tido melhor sorte, já que saiu na frente bem cedo, com o artilheiríssimo Leandro Amaral e empilhou quilômetros de chances ainda no primeiro tempo, inclusive com um demente concluindo no poste, de cabeça, um lance sem goleiro.

Mas torcer para um time que tem Romário como técnico também é pedir demais. No fim, passou o Brasiliense rico e com torcida. Ridícula a chupação de bolsa escrotal do Galvão Bueno com o Romário. Tudo porque a Globo deseja que o eterno 11 seja seu comentarista quando encerrar a moribunda carreira.

Em Bogotá, o São Paulo poupou titulares sem qualquer justificativa, pois já é campeão do Brasil. O resultado é que Ciciliano voltou a aplicar a tática da Cosa Nostra e pilhou o meio-campo, deixando os volantes são-paulinos dormindo com os peixes. Não satisfeito, marcou dois gols - o primeiro uma bucha.

A única análise possível dos Millonarios é que se trata de um time ruim melindroso. Não joga nada, não acerta passes, mas, quando menos se espera, dominaram o jogo e estão muito melhores que o adversário. Não adiantou nem Rogério Ceni fazer o rito de acasalamento com Pernalonga ao jogar fantasiado de cenoura.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 2:00 PM | Comentários (23)
outubro 11, 2007

Millonarios e aguillas em vantagem

Rodada madrasta para os brasileiros na Sul-Americana. O Vasco tomou 2 a 0 do América, em território mariachi, enquanto o São Paulo esforçou-se a ponto de conseguir perder para o Millonarios, com grande atuação de CICILIANO.

No começo da partida, achei que o placar seria 14 a 2 para o time de Muricy, tamanha a ruindade que brotava do time cafetero. Mas aos poucos a cadência colombiana apareceu e o jogo foi amorcegando. Ciciliano dominava o meio-campo com ameaças e sede de vingança.

No segundo tempo, o time brasileiro animou-se e perdeu uma obscenidade de gols, com Aloísio Chulapa, Júnior, Hernanes e sei lá mais quem. Até que, na finaleira, o mui veloz Zapata escapou e matou o líder do Brasileiro. Ficou difícil, mas acho bem possível que o São Paulo vire.

Em território Azteca, o farsante do América venceu o Vasco por 2 a 0. Jogo pegado, com faltas duríssimas de ambos os lados, joelhos torcendo-se e tornozelos pelos ares. Leandro Amaral sofreu um penal claro, que foi sonegado, e ficou parecendo que ele estragou tudo.

Os gols do América foram anotados por Davino e López. Nenhum sentido ver Castromán jogando naquelas bandas, defendendo o Brasiliense rico e com torcida. Entendo que é possível a virada vascaína. A torcida deve transformar o Tio Januário numa arapuca e o América provavelmente vai poupar o elenco para um amistoso contra o DC United.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 9:10 AM | Comentários (25)
setembro 28, 2007

Botafogo, esta é a sua vida

River Plate 4 x 2 Botafogo

De forma ofensiva, aqueles ligados ao River Plate são chamados de gallinas, mas quem deu de frangote ontem foi o Botafogo, que conseguiu ser eliminado após passar praticamente o jogo inteiro com um panorama extremamente favorável.

O Botafogo chegou a estar vencendo por 1 a 0 e depois por 2 a 1, mas o goleirão Max deu uma forcinha e depois a zaga ainda permitiu dois gols, sendo o da classificação marcado por Falcao nos acréscimos.

O time da estrela solitária almejava retomar o prestígio internacional que, na verdade, só existiu quando Garrincha ainda envergava a camisa 7. Isto lá no tempo que ainda havia Copa no Chile e que dirigentes entrava no estádio com cachorros no colo.

Botafogo, esta é a tua vida. Todos simpatizam contigo porque nunca ganha. Porque um dia houve Garrincha, o ponteiro louco, ingênuo, genial e bêbado. Porque o escudo é muito bonito.Uma semifinal de Copa do Brasil aqui, um Carioca ali e a empatia de todos, que não o vêem como um perigo. E assim vai continuar sendo até o fim dos tempos.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 11:15 AM | Comentários (40)
setembro 27, 2007

Cartola 2 x 1 Gardel

Passou quem tinha chance de passar. Vasco e São Paulo não deram chances aos argentinos e garantiram vaga na próxima fase da Sul-Americana. O Goiás está fora depois de empatar em 1 a 1 com o Arsenal.

Outro confronto muito bom entre São Paulo e Boca. Extremament equilibrado, sem muito enfeite, mas bastante corrido em ambos os tempos. Talvez tenha sido uma das partidas mais aguerridas de todos os tempos da história são-paulina, as quais podemos contar nos dedos, pois time rico que se preze não costuma fazer força para ganhar. Mas percebíamos claramente que o São Paulo estava na fissura de bater o elenco xeneize.

Não ouvi ninguém reclamando da catimba do time paulista nem da cera que fizeram. E fizeram bem, como poucas vezes vi. Mas se fosse o time argentino que amorcegasse o jogo, hoje estaríamos todos afogados num mar de lágrimas poluídas, que desembocariam em fúria do Tietê. Breno, Hernanes e Dagoberto jogaram muito, mas não se comparam a Aloísio Chulapa, o Rei do Solavanco. O Boca esteve bastante irregular com Dátolo errando todos os contragolpes e bolas paradas e a zaga comprometendo terrivelmente.

Também o Vasco ganhou bonito, fazendo 3 a 0 e despachando o Lanús no tempo normal. Leandro Amaral marcou duas vezes, sendo a segunda o gol da classificação, os 45 do segundo tempo. Mas que golzinhos feios, pela mãe do guarda.

E o Goiás pagou o preço por ter aberto as pernas no Serra Dourada. Ontem, lagou de banda a competição ao empatar em 1 a 1 com o Arsenal, em Sarandí.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:40 PM | Comentários (92)
setembro 20, 2007

Gardel x Cartola - capítulo 1

No primeiro embate da mortal disputa envolvendo brasileiros e argentinos, quem levou a melhor foram as filhos de Perón. Quem salvou a honra BRAZUCA foi o Botafogo, pra vocês terem uma idéia da desgraceira.

O Arsenal calou o Serra Dourada, apesar dos dois golaços de falta de Paulo Bayer. Mas o time com nome e uniforme inspirados no futebol inglês - um Gauchão com mais de 3 bilhões de libras - marcou três e levou uma grande vantagem para o segundo jogo.

O Vasco tanto errou no seu sistema defensivo que perdeu para o Lanús por 2 a 0 e complicou de forma quase decisiva sua classificação. Quando a equipe já perdia por 1 a 0, Dudar achou que era Passarella e tenou driblar na zona fatal. Perdeu a bola e o Vasco amargou o 2 a 0.

Do jogo do Botafogo, quase nada vi, apenas o golaço de Joílson, que certamente tentava evitar o contragolpe do River Plate. Bonita festa da torcida. Ficou provado que são necessários milhares de torcedores para mover o Engenhão. Ô vida de gado.

Para o meu gosto, Boca e São Paulo fizeram um bom jogo. Palermo mais uma vez fez os críticos enfiarem a viola no saco, marcou dois e está bem próximo de se tornar o maior goleador xeneize da história. O 2 a 0 era a morte certa para o São Paulo, mas Borges marcou o gol de honra e o placar ficou bem possível de ser revertido. Mas já vimos que o São Paulo gosta de perder para o Boca. Eu apostaria no time argentino.

Um até logo a todos. Vou a São Sepé para celebrar os 50 anos da Cotrisel. Pretendo manter contato de lá, pois o futebol está em todos o cantos, e sempre mais sensacional do que nunca.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:28 PM | Comentários (15)
agosto 29, 2007

El Nacional obtém a vaga e chilenos ficam no zero

Dois jogos ontem pela Sul-Americana. Ainda pela primeira fase, em Quito, o Nacional goleou o CARABOBO por 4 a 0 e segue adiante na competição. Na disputa chilena, os Carcamanos da Cordilheira seguraram um não mui proveitoso empate contra o Colo Colo, em Santiago.

Os puros criollos não tiveram piedade do CARABOBO e venceram por 4 a 0. Os gols foram anotados por Chala (dois) e Ordoñez (mais dois). Na primeira partida, o El Nacional também venceu por 1 a 0. Agora, a equipe enfrenta o também equatoriano Olmedo na disputa por um lugar nas oitavas-de-final.

O empate não serve muito para o Audax porque a segunda partida também será jogada em Santiago, o que anula o fator local. Mesmo que o mando seja do Audax, a torcida do Colo Colo deve comparecer em número muito maior. Na primeira partida do embate válido pela segunda fase, Colo Colo e Audax Italiano não compareceram no marcador. Segundo consta, o Cacique pressionou bastante mas parou na grande performance do arqueiro Peric. As duas equipes voltam a jogar no dia 4.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 9:47 AM | Comentários (7)
agosto 24, 2007

Vaga com as calças na mão

São Paulo e Millonarios garantiram vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. Enquanto o time brasileiro passou com um empate diante do Figueirense, a equipe colombiana mostrou cojónes para ir ao Peru e vencer o temível Coronel Bolognesi no tempo normal e nos pênaltis.

Li e ouvi que o gol do São Paulo tinha nascido de um grande lançamento de Rogério Ceni. Imaginei uma enfiada de bola à Gérson ou à PERDIGÃO, mas me decepcionei. Na verdade, Ceni interceptou um ataque catarina - este lance foi realmente massa - e depois deu um balão para o ataque. O atacante são-paulino tormbou com a defesa e a bola sobrou para Borges, que marcou. Desta forma, aos 34 minutos do segundo tempo o São Paulo empatava o jogo, pois Jean Carlos havia marcado após um lance cômico dos defensores paulistas. As imagens não me deixam mentir.

Agora teremos São Paulo x Boca, um grande confronto que reedita a disputa da Recopa em 2006, quando os argentinos fizeram a festa no Morumbi. Desta vez, o Boca não vai usufruir do clima de La Bombonera, graças a um acordo feito com a prefeitura de Salta para que os xeneizes mandem os jogos da Sul-Americana na localidade, situada ao norte da Argentina.

O Millonarios foi ao Peru e surpreendeu o Coronel Boloognesi, que havia vencido a primeira partida por 1 a 0. Pois Ciciliano marcou o gol da vitória colombiana aos 40 do segundo tempo. Com dois resultados iguais para lados diferentes, não há como fugir dos penais. E o Millonarios venceu, acabando com o sonho do Coronel de dar um golpe de estado no futebol do continente. O adversário do Millonarios sai do confronto entre Universitario, do Peru, e Atlético Nacional, da Colômbia.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 4:15 PM | Comentários (36)
agosto 23, 2007

Sul-Americana segue a mil pelo continente

A vitória de 1 a 0 do Cruzeiro sobre o Goiás teve gosto amargo, já que foram os goianos que se classificaram para a próxima fase da Sul-Americana. Botafogo e Corinthians estão se especializando em proporcionar jogos destrambelhados. Ontem, no Maracanã, não foi diferente.

Nem bem Gaciba tinha apitado o início do jogo e o Botafogo já marcava seu primeiro gol, com Reinaldo, após bonita jogada pela meia-direita. O Corinthians até tentou reagir, mas Gustavo Nery se mostrava incapaz de articular a equipe e Éverton – que teve um grande começo de temporada – não estava jogando nada. Como se não bastasse, a defesa deixava espaços, e o Botafogo levava perigo..

Lá pelas tantas, Gaciba inventou uma falta na meia-lua de defesa do time paulista. Não houve falta porque 1) um cara estava impedido antes e 2) o botafoguense jogou-se por cima do zagueiro. Mas Lúcio Flávio guardou na gaveta e, sem qualquer constrangimento, correu para o abraço.

Na segunda etapa, o que vimos foi uma atuação constrangedora do Corinthians, que levou um baile, tomou um gol bem no início, após falha de Carlos Alberto, e poderia ter tomado mais uns três ou quatro não fosse a grande fase que o goleiro Felipe atravessa e a ineficácia do ataque carioca.

Mas como não há placar definido enquanto a bola rola – e por isto o FOTEBOL é esta delícia cremosa – o Corinthians marcou seu gol com Bruno Bonfim. Gol para devolver as esperanças aos alvinegros paulistas, que agora se classificam se vencerem o jogo da volta por 2 a 0. Pior para o Botafogo, que poderia ter dado uma surra histórica e agora corre riscos de cair fora.

Não vi o jogo do Cruzeiro porque a TV não deixou, mas fiquei deveras surpreso com a classificação do Goiás. Na próxima fase a equipe goiana enfrenta o vencedor de Arsenal e San Lorenzo, que empataram em 1 a 1 no primeiro jogo.

Na Terça-feira, o Defensor honrou o futebol charrua e eliminou o Libertad após empatar em 2 a 2 no Paraguai. O primeiro jogo havia sido 2 a 1 para os uruguaios. No mesmo dia, o Olmedo bateu o Zamora por 2 a 1 e garantiu a vaga. O Olmedo também havia vencido o primeiro jogo, por 1 a 0.

Hoje temos Coronel Bolognesi e Millonarios. A partida de ida, em Bogotá, acabou 1 a 0 para o Bolognesi. Também se enfrentam São Paulo e Figueirense, que empataram em 2 a 2 em Florianópolis.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 9:43 AM | Comentários (15)
agosto 16, 2007

Vasco e São Paulo com a mão na vaga
Tacuary espera seu adversário

Como todos sabíamos, Vasco e São Paulo encaminharam a vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. O Tacuary bateu o Danubio nos penais e já está garantido, aguardando apenas o desfecho do confronto entre Libertad e Defensor.

Apostando no Hard Escore de Sexy Roth, mas também em um time COMPACTO e veloz, o Vasco mostra que a temporada pode realmente ser boa. Ontem, saiu perdendo, mas empatou virou e só não goleou o Grand Ballet Atlético-PR porque o goleiro-amigão Silvio Luiz entregou dois gols abobados. A partida acabou 4 a 2, e a classificação está garantida.

Em Florianópolis, o Figueirense fez fiasco e empatou com o São Paulo quase formado por reservas. Jogo animado no primeiro tempo, com quatro gols, mas absolutamente morno na segunda etapa, quando o time de Santa Catarina não conseguiu infiltrar-se na grande área são-paulina. O São Paulo também está classificado.

Em um dos confrontos da chave entre Paraguai/Uruguai, o Tacuary levou a melhor sobre o Danubio. Ontem, no Uruguai, as duas equipes voltaram a empatar em 1 a 1, e os paraguaios foram mais competentes na disputa das penalidades, vencendo por 4 a 1. O adversário do Tacuary sai do embate entre Defensor e Libertad. O primeiro jogo, aqui do lado, acabou 2 a 1 para o time charrua.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 7:44 PM | Comentários (10)
agosto 15, 2007

Tragédia chilena

Aproveitando que a Sul-Americana a cada dia fica mais atraente, aqui temos a final de 2006, entre Colo Colo e Pachuca. Depois de obter um grande resultado empatando em 1 a 1 no México, o time chileno foi surpreendido em casa e deixou escapar o título ao perder de virada por 2 a 1.

A torcida do Colo Colo havia esgotado os 40 mil ingressos duas semanas antes do jogo. Na entrada da equipe em campo e no gol de Suazo, deu um espetáculo INENARRÁVEL. Depois, o Cacique foi pego com as calças na mão e o cachimbo na orelha quando buscava o gol que daria o título, sofrendo o segundo gol em um contragolpe mortal. Aquela derrota doeu até em mim.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:51 PM | Comentários (4)

Oito brasileiros tentam fazer história na Sul-Americana

Vamos dar uma conferida para ver como andam as coisas na Copa Sul-Americana. Colo Colo e Audax Italiano bateram Real Potosí e Jorge Wilstermann e se enfrentam para definir qual chileno continua. Hoje é a vez dos clubes brasileiros estrearem.

Os Carcamanos da Cordilheira - nome do meu futuro grupo de guerrilha contra o futebol-arte - venceram o J. Wilstermann em casa por 2 a 0 e seguraram o 1 a 1 na Bolívia, enquanto o Cacique Colo Colo empatou com o Potosí na terra do presidente-fantasia e venceu por 3 a 1 no Chile. Agora, os dois chilenos disputam vaga nas oitavas. Os jogos acontecem em 28/8 e 4/9.

Pela chave Uruguai/Paraguai, o Defensor começou vencendo o Libertad por 2 a 1 em território charrua, enquanto o Danubio conquistou um bom empate com o Tacuary lá no Paraguai. Os jogos de volta e os outros confrontos vocês podem conferir na tabela ali embaixo.

No confronto de argentinos, o Lanús garantiu uma boa vantagem de 2 a 0 contra o Estudiantes e vai relativamente tranqüilo para o segundo jogo. Arsenal e San Lorenzo ficaram no 1 a 1, em partida disputada em Sarandí.

Os brasileiros começam a disputa hoje, na tentativa de ao menos colocar um finalista, já que até agora conseguiram chegar apenas na semifinal do torneio, com Inter e Atlético-PR. Os médios têm a chance de finalmente cravarem suas bandeiras no mapa da América, e os grandes que tomem vergonha na cara e aprendam que, depois da Libertadores e do Brasileiro, este é o título mais importante. Os jogos são os seguintes:


Chave 1
15/8
Atlético-PR x Vasco
12/9
Vasco x Atlético-PR

Chave 2
15/8
Figueirense x São Paulo
23/8
São Paulo x Figueirense

Chave 3
22/8
Botafogo x Corinthians
12/9
Corinthians x Botafogo

Chave 4
16/8
Goiás x Cruzeiro
22/8
Cruzeiro x Goiás

E os classificados serão São Paulo, Vasco, Botafogo e Cruzeiro. Palpites bem papai-e-mamãe, eu sei, mas é difícil fugir disto. Apenas o Corinthians e, em menor dose, o Atlético-PR podem aprontar.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Primeira fase

Argentina

Chave 1
14.08.07
Arsenal 1 - 1 San Lorenzo
06.09.07
San Lorenzo - Arsenal

Chave 2
River Plate

Chave 3
Boca Juniors

Chave 4
08.08.07
Lanús 2 - 0 Estudiantes LP
05.09.07
Estudiantes LP - Lanús

Brasil

Chave 1
15.08.07
Atlético Paranaense - Vasco da Gama
12.09.07
Vasco da Gama - Atlético Paranaense

Chave 2
15.08.07
Figueirense - São Paulo
23.08.07
São Paulo FC - Figueirense

Chave 3
22.08.07
Botafogo - Corinthians
12.09.07
Corinthians - Botafogo

Chave 4
16.08.07
Goiás - Cruzeiro
22.08.07
Cruzeiro - Goiás

Chile/Bolívia

Chave 1
31.07.07
Audax Italiano 2 - 0 Jorge Wilstermann
07.08.07
Jorge Wilstermann 1 - 1 Audax Italiano

Chave 2
02.08.07
Real Potosí 1 - 1 Colo Colo
09.08.07
Colo Colo 3 - 1 Real Potosí

Chave 3
28.08.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
04.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Equador/Venezuela

Chave 1
01.08.07
Olmedo 1 - 0 Zamora
21.08.07
Zamora - Olmedo

Chave 2
16.08.07
Carabobo FC - El Nacional
28.08.07
El Nacional - Carabobo FC

Chave 3
04.09.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
11.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Colômbia/Peru

Chave 1
02.08.07
Millonarios 0 - 1 Coronel Bolognesi
23.08.07
Coronel Bolognesi - Millonarios


Chave 2
Clasificación Ganador 2
09.08.07
Universitario 0 - 1 Atlético Nacional
30.08.07
Atlético Nacional - Universitario

Chave 3
05.09.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
13.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Uruguai-Paraguai

Chave 1
07.08.07
Defensor Sporting 2 - 1 Libertad
21.08.07
Libertad - Defensor Sporting

Chave 2
01.08.07
Tacuary 1 - 1 Danubio
15.08.07
Danubio - Tacuary

Chave 3
30.08.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
13.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Concacaf

Chave Equipe 5
Chivas Guadalajara (México)

Chave Equipe 6
América (México)

Chave Equipe 7
DC United (EUA)

Último campeão - Chave Equipe 8
Pachuca (México)

Publicado às 9:49 AM | Comentários (16)
agosto 1, 2007

Sul-Americana começa com vitória chilena

566510-9286-ga.jpg

Começou o segundo torneio continental para os sul-americanos, a polêmica e saborosa Copa Sul-Americana, que já andou por mãos argentinas, peruanas e mexicanas, mas sempre esteve longe dos brasileiros. No primeiro jogo, o agora famoso Audax Italiano bateu o Jorge Wilstermann por 2 a 0.

Pela chave que envolve chilenos e bolivianos, o mui guerreiro e valoroso Audax Italiano bateu o Jorge Wilstermann em grande atuação de Villanueva, que marcou o primeiro gol, aos 37 do primeiro tempo, após grande pressão dos carcamanos do Chile. E foi o mesmo Villanueva que roubou a bola e tocou para Medina fazer o segundo aos 16 da etapa final. A partida de volta acontece dia 7 de agosto, na Bolívia.

Entendo que a Copa Sul-Americana tem defeitos, como o grande número de times e a realização no segundo semestre, mas, ainda assim, gosto da competição. Nas suas últimas edições tem proporcionado bons confrontos e revelou SUAZO para o mundo. É uma pena que, após muito celebrar a vaga, a maioria dos clubes brasileiros sempre venha com aquela história de CALENDÁRIO e dá prioridade ao Brasileiro, mesmo não tendo qualquer chance de nada.

Talvez por estes motivos, os clubes daqui nunca tenham sequer chegado a uma final. Até agora, temos como campeões o peruano Cienciano, os argentinos do Boca Juniors (duas vezes) e do San Lorenzo, e até os metidos dos mexicanos, com o Pachuca, que acabou vencendo ao Colo-Colo de forma surpreendente e lamentável em 2006.

A tabela completa segue abaixo.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Assim serão definidos os classifcados para as oitavas.

Primeira fase

Argentina

Chave 1
14.08.07
Arsenal - San Lorenzo
06.09.07
San Lorenzo - Arsenal

Chave 2
River Plate

Chave 3
Boca Juniors

Chave 4
08.08.07
Lanús - Estudiantes LP
05.09.07
Estudiantes LP - Lanús

Brasil

Chave 1
15.08.07
Atlético Paranaense - Vasco da Gama
12.09.07
Vasco da Gama - Atlético Paranaense

Chave 2
15.08.07
Figueirense - São Paulo
23.08.07
São Paulo FC - Figueirense

Chave 3
22.08.07
Botafogo - Corinthians
12.09.07
Corinthians - Botafogo

Chave 4
16.08.07
Goiás - Cruzeiro
22.08.07
Cruzeiro - Goiás

Chile/Bolívia

Chave 1
31.07.07
Audax Italiano 2 - 0 Jorge Wilstermann
07.08.07
Jorge Wilstermann - Audax Italiano

Chave 2
02.08.07
Real Potosí - Colo Colo
09.08.07
Colo Colo - Real Potosí

Chave 3
28.08.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
04.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Equador/Venezuela

Chave 1
01.08.07
Olmedo - Zamora
21.08.07
Zamora - Olmedo

Chave 2
16.08.07
Carabobo FC - El Nacional
28.08.07
El Nacional - Carabobo FC

Chave 3
04.09.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
11.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Colômbia/Peru

Chave 1
02.08.07
Millonarios - Coronel Bolognesi
23.08.07
Coronel Bolognesi - Millonarios


Chave 2
Clasificación Ganador 2
09.08.07
Universitario - Atlético Nacional
30.08.07
Atlético Nacional - Universitario

Chave 3
05.09.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
13.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Uruguai-Paraguai

Chave 1
07.08.07
20.15 Montevideo Defensor Sporting - Libertad
21.08.07
Libertad - Defensor Sporting

Chave 2
01.08.07
Tacuary - Danubio
15.08.07
Danubio - Tacuary

Chave 3
30.08.07
Ganhador 2 - Ganhador 1
13.09.07
Ganhador 1 - Ganhador 2

Concacaf

Chave Equipe 5
Chivas Guadalajara (México)

Chave Equipe 6
América (México)

Chave Equipe 7
DC United (EUA)

Último campeão - Chave Equipe 8
Pachuca (México)

Publicado às 1:42 PM | Comentários (49)
dezembro 14, 2006

Pachuca fatura a Copa Sul-Americana

Fiquei deveras entristecido pelo Colo Colo ter entregado a competição, em plano estádio Nacional, contra o Pachuca. Mesmo saindo na frente, com Suazo, os albos cederam a virada ao mexicanos, que levaram para longe a Copa Sul-Americana.

Tudo estava saindo como o esperado. Aos 34 do primeiro tempo, Suazo abriu o marcador, e a Copa parecia sorrir para os colocolinos. Mas o Pachuca já mostrava sua superioridade. Aos 10 do segundo tempo, o empate, com Gabriel Caballero. O Cacique permaneceu atordoado e Giménez anotou o gol do título, aos 28 minutos.


dic14.calero-trofeo_190x151.gif


O Pachuca é bom time, já havia feitos grandes apresentações contra Lanús e Atlético-PR , mas o Colo Colo vinha embalado e decidia em casa. Agora, os mexicanos enfrentam o Inter na Recopa 2007.

Não vi o jogo. Minha atuação profissional vem sendo prejudicada pelo tal sistema digital da Net.

Os campeões

Miguel Calero; Aquivaldo Mosquera, Leobardo López, Fausto Pinto, Marvin Cabrera; Jaime Correa, Fernando Salazar (Alberto Rodríguez), Gabriel Caballero, Andrés Chitiva; Christian Giménez (Juan Pablo Alfaro) e Juan Carlos Cacho (Damián Alvarez).T: Enrique Meza

Saudações,
Douglas Ceconello.


A campanha do campeão

Oitavas-de-final
Deportes Tolima 2 - 1 Pachuca CF
Pachuca CF 1 - 0 Deportes Tolima

Quartas-de-final
Lanús 0 - 3 Pachuca CF
Pachuca CF 2 - 0 Lanús

Semifinal
Atlético-PR 0 - 1 Pachuca CF
Pachuca CF 4 - 1 Atlético-PR

Final
Pachuca CF 1 - 1 Colo Colo
Colo Colo 1 - 2 Pachuca CF


Todos os vencedores

2002 - San Lorenzo
2003 - Cienciano
2004 - Boca Juniors
2005 - Boca Juniors
2006 - Pachuca

Publicado às 2:33 PM | Comentários (4)
dezembro 13, 2006

Futebol sul-americano em duas praças

Essa quarta-feira está PRENHE de bom futebol. Depois do martírio vermelho pela manhã, teremos decisões pela Copa Sul-Americana e pelo Apertura argentino. Colo Colo e Pachuca lutam pelo torneio continental, enquanto Estudiantes e Boca brigam pela supremacia na Argentina.

Copa Sul-Americana

Após empatarem em 1 a 1 na primeira partida, no México, Colo Colo e Pachuca decidem o segundo principal título do continente hoje, no Estadio Nacional, no Chile. Para o Cacique, basta um empate sem gols para voltar a comemorar um título continental 15 anos após a conquista da Libertadores.

As duas equipes chegam com suas melhores formações. O Colo Colo jogou no final de semana pelo Campeonato Chileno e chega com desvantagem física em relação ao Pachuca, eliminado do torneio mexicano em 3 de dezembro.

O Colo Colo é favorito, deve confirmar o título e promover uma bela festa da torcida alba em todo o território chileno.

Prováveis escalações

Colo Colo: S. Cejas; A. Vidal, M. Riffo, D. Henríquez; A. Ormeño, A. Sanhueza, R. Meléndez, G. Fierro; M. Fernández; A. Sánchez, H. Suazo. T: C. Borghi.

Pachuca: M. Calero; L. López, A. Mosquera, F. Pinto; M. Cabrera, G. Caballero, F. Salazar; J. Correa, C. Giménez; A. Chitiva, J.C. Cacho. DT: E. Meza.


Apertura

Estudiantes e Boca Juniors enfrentam-se hoje para decidir o Apertura na Argentina. Nas últimas duas rodadas, os pinchas conseguiram tirar os quatro pontos de vantagem do Boca, igualando-se na liderança e forçando uma sensacional partida decisiva. Emoção e pauleira não vão faltar.

Com 11 vitórias nas últimas 12 partidas, o Estudiantes chega como favorito para o confronto, pois o Boca Juniors vem caindo de forma acintosa nesse final do campeonato, tendo perdido os dois derradeiros compromissos.

Diferente do que foi anunciado, a peleia acontece no José Amalfitani, estádio do Vélez Sarsfield, que tem capacidade para 35 mil pessoas. Serão 17.500 lugares para cada torcida. Mais de 3 mil policiais farão a segurança do jogo.

Essa é a primeira vez que há uma partida para desempatar a disputa desde que o Campeonato Argentino foi divido entre Apertura e Clausura, em 1991, e a terceira em toda a história. Nas estatísticas, os xeneizes levam larga vantagem. Em 163 partidas, foram 94 vitórias do Boca, 31 do Estudiantes e 38 empates.

Mas dessa vez vai dar Pincha.

Prováveis escalações

Boca Juniors: Bobadilla; Ibarra, Silvestre, Díaz, Morel; Ledesma, Gago, Cardozo; Marino, Palermo, Palacio.

Estudiantes: Andújar; Angeleri, Ortíz, Alayes, Alvarez; Sosa, Verón, Braña, Galván; Maggiolo, Pavone.


Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 2:31 PM | Comentários (12)
dezembro 12, 2006

Vade retro

Profanador de um templo do fútbol, o Estádio Nacional de Santiago, onde se torturou e caíram fuzilados centenas, talvez milhares, nos anos 70.

"Que la tierra le sea bien pesada."
Diria a abuelita Alicia Martínez, 1920-1986, q.e.p.d.

junta.jpg
A imagem genuína do ditador sudamericano.
A clássica foto do mais representativo dos ditadores de
nossas republiquetas bananeiras logo após a derubada
de Allende, em 11 de septiembre de 1973.

Um poco mais em Pinochet ha muerto.

Depois disso, é possível que o Colo Colo seja campeon, ou não. Vai-se saber. Enfim, que seja, não importa. Toda atrocidade cometida ainda será varrida do mundo.

Enquanto isto não acontece definitivamente, sigamos com o estádio para o seu fim, isto é, para a prática competitiva do futbol. E será assim mais uma vez amanhã, nesta quarta (13/12), a final da Suda, às 21h30 (hora local).
Colo Colo e Pachuca deixarão a vida no estádio num enfrentamento muito mais nobre e menos covarde que o dos anos 70. Vantagem casera depois do empate a um no México. Vale a Taça. Aparenta estar melhor o conjunto de Suazo e cia., além da vantagem momentânea na decisão.

Glorifique-se uma vez mais o desporto sobrepujando as estupidezes humanas.

Saúdos, Vitor VEC

Publicado às 1:49 AM | Comentários (5)
dezembro 1, 2006

Colo Colo com a mão na taça

1130kopaalbum5.jpg

Pachuca e Colo Colo igualaram em 1 a 1

O Cacique arrancou um empate diante do Pachuca na primeira partida decisiva da Sul-Americana, disputada no Estádio Hidalgo. Andrés Chitiva, de cabeça, marcou para os mexicanos ao 27 minutos do primeiro tempo. Aos 6 da etapa final, o infálivel Suazo deixou tudo igual.

Não vi o jogo. Estava tomando um biriri e direcionando pensamentos positivos a "Brando" Suazo, Fernández e Sánchez. Pelo jeito deu certo.


1130kopaalbum8.jpg


Para o jogo da volta, dia 13, em Santiago, o Cacique levanta a taça se não sofrer gols, pois há o critério de saldo qualificado. O Pachuca precisa vencer ou empatar em dois ou mais gols. A menos que aconteça uma hecatombe, acredito que ao término dos 90 minutos o Colo Colo estará levantando seu quarto título continental.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Escalações

Pachuca: Miguel Ángel Calero; Leobardo López, Aquivaldo Mosquera, Jaime Correa, Gabriel Caballero, Andrés Chitiva, Juan Carlos Cacho, Fernando Salazar, Christian Giménez, Fausto Manuel Pinto, Paul Nicolás Aguilar. T: Enrique Meza

Colo Colo: Christian Cejas; Álvaro Ormeño, David Henriquez, Miguel A. Riffo, Alexis Sánchez, Gonzalo Fierro, Matías Fernández, Humberto A. Suazo, Arturo Sanhueza, Andrés Melendez, Arturo E. Vidal. T: Claudio Borghi

Estádio Hidalgo
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)

Publicado às 2:07 PM | Comentários (7)
novembro 30, 2006

Começa a briga pela Sul-Americana

Pachuca e Colo Colo jogam na noite de hoje tentando acabar o ano na buena. As duas equipes buscam uma conquista inédita.

A primeira partida acontece em terra mexicana, no Estadio Hidalgo, e a grande decisão será em Santiago, dia 13 de dezembro. Tem todos os componentes para ser uma final digna. As equipes sabem jogar, contam com bons valores individuais.

Quem ainda pensa que a Sul-Americana vale pouco, tente argumentar com um torcedor do Colo Colo: restam pouco mais de 3 mil ingressos para o jogo da volta, que acontece apenas daqui a duas semanas. E a torcida do Cacique anda linda de se ver nos últimos jogos.

Ao contrário do Pachuca, que ainda tenta colocar-se no cenário latino-americano, os albos já obtiveram conquistas significativas. Em 5 de junho de 1991, venceram a Libertadores, batendo o Olimpia na final. Em 1992, ganharam a Recopa e a Copa Interamericana. Além disso, venceram 24 campeonatos chilenos.

Vale lembrar que nessa quarta-feira los tuzos de Pachuca jogaram contra o Toluca pela semifinal do Torneio Apertura mexicano. Colocaram time misto e empataram em 1 a 1, em casa. Eles estão achando tudo maravilhoso, entendem que passam por um momento histórico, e têm razão, na verdade. Para constar, a outra semifinal do Apertura é entre América e Chivas.

O Colo Colo é favorito e torcerei para que seja campeão. Será justo e bonito.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Escalações

Pachuca: Miguel Calero; López, Mosquera, Jaime Correa, Caballero, Luis Ángel Landín, Chitiva, Salazar, Cabrera, Christian Giménez, Fausto Pinto.

Colo Colo: Cejas; Riffo, Vidal, Henriquez; Ormeño, Meléndez, Sanhueza, Fierro, Fernández; Suazo, Sánchez.

Vale lembrar quem já ganhou

2002 San Lorenzo
2003 Cienciano
2004 Boca Juniors
2005 Boca Juniors


Publicado às 1:41 AM | Comentários (1)
novembro 23, 2006

Definida final da Sul-Americana

colo%20colo%20pachuca.GIF

Colo Colo segue impossível e venceu também no México, enquanto o Pachuca deu uma lavada no Atlético-PR. Sou Cacique até morrer.

O Colo Colo obteve a vaga na final com um contundente triunfo sobre o Toluca. Novamente, Matías Fernández teve uma grande atuação, marcou os gols da vitória e já soma nove tentos na competição. Junto de Suazo, Sánchez e Fierro, participa do potente setor ofensivo do Cacique.

Como costuma ocorrer por aqui, em breve Fernández não desfilará mais seu talento nas canchas próximas. Defenderá o Villarreal, vendido por 7 milhões de dólares. Suazo tem seu vínculo estipulado em 4, 5 milhões de dólares e é provável que parta em seguida.

O Colo Colo chega a uma final de competição internacional 14 anos após vencer a Copa Interamericana em cima dos mexicanos do Puebla. Sua superioridade vem sendo explícita em todos os confrontos. Lembrem-se de me dar os créditos: há semanas alertei sobre as qualidades da equipe.

O adversário do Cacique será o Pachuca, que bateu o Atlético por, no mínimo, 4 a 1, na quarta-feira. Os brasileiros até que deram um fio de esperança, já que saíram na frente, com Herrera. Mas a superioridade do Pachuca ficou evidente já no primeiro tempo, pelo menos segundo uns charopes da Rádio Transamérica, de Curitiba. Eles fazem aquela cobertura abobadinha, com personagens bobalhões falando coisas sem graça.

Na segunda etapa, os mexicanos não tardaram a virar o placar. O primeiro gol foi originado por um pênalti muito contestado, o segundo de um escanteio e o terceiro um pouco depois, quando Jancarlos já havia sido expulso. O quarto aconteceu em uma bobeada da zaga, e o resto não ouvi mais, nem sei como acabou.

O primeiro jogo da final ocorre em 30 de novembro, no México. A grande decisão acontece no Chile, ainda sem data marcada.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 2:06 AM | Comentários (7)
novembro 17, 2006

Colo Colo e Pachuca em vantagem na Sul-Americana

O Pachuca conseguiu um excelente resultado na Arena da Baixada, enquanto o Colo Colo teve que se contentar com uma vantagem mínima diante do Toluca. Os dois representantes da final serão decididos em solo mexicano.

Em jogo realizado na Arena, na quarta-feira, o Pachuca venceu por 1 a 0. Muito merecida a vitória dos mexicanos, que chegaram a colocar o time brasileiro na roda em diversos momentos. O Atlético não teve qualquer lucidez na sua meia-cancha e foi uma presa fácil para o toque de bola do Pachuca.

Nada está perdido, mas são bem escassas as chances paranaenses se o futebol apresentado na primeira partida for mantido. O Pachuca é um time muito bem estruturado, que cadencia o as ações e não tem pressa na execução das jogadas. Enjoado, no bom sentido.

Gosto desse time do Colo Colo que bateu o Toluca na quinta-feira, em jogo disputado no Estádio Nacional de Santiago. Já tinha visto o jogo do Cacique contra o Gimnasia, quando os platenses levaram um sova, e a boa impressão permaneceu na noite de ontem, embora a superioridade não tenha sido tão acintosa.

Após uns minutos de instabilidade, os chilenos partiram como um trator para cima dos mexicanos. Fernández fez uma partida de exceção, enquanto o genial Suazo trombava com tropas astecas em todos os lugares do campo. O trio ofensivo completava-se com o rápido Fierro.


94c0f237-4592-4f4d-9b16-a852885693a9.jpg

Marlon Suazo Brando

Quando Suazo marcou de pênalti, aos 13 minutos, o Colo Colo já tinha perdido duas chances. Marioni achou um gol para os mexicanos e Fernández, também cobrando penalidade, anotou o segundo do Cacique.

No segundo tempo, o Colo Colo continuou pressionando, mas na base da correria e das bolas alçadas, sem qualquer lampejo de racionalidade. O placar do primeiro tempo prevaleceu. Acabou saindo barato para o Toluca, que chega à final se vencer por 1 a 0.

Palpite: Colo Colo e Pachuca, apesar de estar torcendo pelo Atlético-PR por ter valorizado a competição desde o início, ao contrário dos demais representantes brasileiros.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 12:47 AM | Comentários (16)
outubro 26, 2006

Prá não dizer que não falei das flores...

Nesta 4a.-feira pouco futebolística (aparentemente, ao menos), os canais abertos ofereceram um espetáculo pobre vindo dos lados de Piratininga.

Morumbi vazio: Bom, mas já estamos acostumados a isso.
Gramado péssimo: Segundo consta, em razão de shows ocorridos nos últimos dias (ENTÃO JOGA NO PACAEMBU, PO!!)
Transmissao da Globo (e da Record também, oras): Cleber Machado tentando animar a audiencia falando de uma suposta bravura, dedicaçao e esforço de ambas equipes que sinceramente eu nao vi.
Vitória corinthiana: Talvez tenha sido o que de pior tenha acontecido nesta noite. 0-0 já estava desenhado há muito tempo. Foi quando um corner do lateral César e uma subsequente cabeçada e Marcelo Mattos selou o definitivo 1-0 para o Corinthians que entra para a história e para as estatísticas e que também resulta numa distancia de 5 pontos da Ponte com um jogo a mais.
Como há uma tendencia dos últimos perderem, é possivel que esta distancia se mantenha antes de votarmos no domingo, 29/10.
E tudo isso faz com que minhas preocupaçoes se voltem para Caxias. Como a derrota nesta 5a. na beira do rio é previsível, o Ju volta a olhar para baixo depois de umas 10 rodadas de segurança. Sem falar que na última rodada, haverá de encarar o próprio clube da torcida auto-proclamada de fiel e o jogo será em São Paulo. OLHO VIVO, SEU IGUATEMY*!

(*): Presidente do E.C.Juventude

Pessoalmente, preferiria ter visto o jogo do Brasil de Pelotas na Paraíba ou o Nacional no Paraná, ambos caídos em derrotas flagrantes. Treze 3-1 e Atlético-PR 4-1, respectivamente. Estes resultados por certo me deixaram algo triste.
Num dado momento, Claudio Millar marcou e o Xavante saiu na frente em Campina Grande, terra do forró. Instintivamente pensei: "Bueno, não tem rádio nenhuma da capital lá na Paraíba. Só isto explica o resultado.". Logo em seguida, a Gaúcha anuncia o gol do Brasil na Série C, colocando tudo a perder.

Já na Sudamericana, desde já me posiciono e indico que ela terá um destes destinos:
1- Prêmio de consolação: Vai para o Atlético-PR. Não é uma Liber de America, mas já é alguma coisa para um clube sem representação decente no cenário futebolístico.

2- Recolocação: Para o San Lorenzo. Depois do bicampeonato 2000-2001, o tri da Suda representaria a afirmação no continente. Nem o Nene Sanfilippo chegou tão longe nos anos 60/70.

3- Ressureição: Do cacique Colo-Colo. É um dos mais tradicionais manda-chuvas da América. Depois da Liber-91, aparenta que o futebol pós-Pinochet afundou. Não obteve mais conquista alguma, sequer aparições decentes em competições internacionais que disputou. Claudio Borghi, o '9' dos Argentinos de 85, com breve passagem pouco feliz pelo Flamengo em 89, é o mentor desta nova fase. O técnico já tem credibilidade e começa a ser cogitado para se tornar treinador do próximo clube que enfrentar uma crise na Argentina.

De volta ao país, no jogo que eu vi houve: muitas imprecisoes, gols clarissimos perdidos de cada lado por Enilton(Palmeiras) e Amoroso e Rafael Moura (Corinthians) e várias situações de corta-luz para o adversário, por exemplo.
Nada mais insuportavel, bem pior que o recente Corinthians-Lanús, cujo 0-0 muita gente achou deploravel. Em suma, um derby deploravel.
Aliás, já expus uma ideia para os amigos. Num campeonato de pontos corridos, os classicos mais importantes devem ser disputados proximos do seu final, quando a definiçao está proxima.
O final seria bem mais acirrado, com os diversos clubes tendo que enfrentar seus rivais classicos. è posível que não tivéssemos confrontos diretos pelo título, mas pelo menos colocaria um nível e dificuldade maior aos postulantes da taça.
Para exemplificar, colocarei adiante uma possivel combinaçao dos ultimos 5 jogos dos lideres atuais:
S. Paulo: Palmeiras, Gremio, Fluminense, Santos, Corinthians.
Inter: Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Gremio, Fluminense.
Santos: Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo, S. Paulo, Vasco.
Gremio: Flamengo, S. Paulo, Corinthians, Inter, Palmeiras.


E para justificar o título e corroborar tudo que está escrito aí em cima:

"O gol

O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, o gol é cada vez menos freqüente na vida moderna.

Há meio século, era raro que uma partida terminasse sem gols: 0 a 0, duas bocas abertas, dois bocejos.
Agora, os onze jogadores passam toda a partida pendurados na trave, dedicados a evitar os gols e sem tempo para fazer nenhum.

O entusiasmo que se desencadeia cada vez que a bola sacode a rede pode parecer mistério ou loucura, mas é preciso levar em conta que o milagre é raro. O gol, mesmo que seja um golzinho, é sempre goooooooooooooooooooool na garganta dos locutores de rádio, um dó de peito capaz de deixar Caruso mudo para sempre, e a multidão delira e o estádio se esquece que é de cimento, se solta da terra e vai para o espaço."

GALEANO, Eduardo. Futebol ao Sol e à Sombra. L&PM, Edição atualizada, Porto Alegre, 2004.

Saúdos, Vitor VEC

Publicado às 2:30 AM | Comentários (8)
outubro 25, 2006

Atendendo a pedidos

Foi há uns dias atrás que novamente surgiu aquela eterna dúvida que será para sempre recorrente ao leitor Marty McFly. Mas tá tudo bem, não fica nervoso. Não te chamarei de FRANGUINHO. Aí vai:

Alguém por aqui deixou um link para uma página.
Mas ela não me pareceu em condições de suportar a curiosidade alheia.
Portanto recorri à pesquisa interna da página para encontrar a versão 1.0 e seu upgrade, realizadas entre 5 e 18 de maio deste ano.
Esta nova versão 2.0 conta com um ou outro clube esquecido anteriormente.
Por isso, talvez exatamente por isto, colaborações, críticas, sugestões e reclamações são bem-vindas.
Sem mais prolegomenos, aqui está:

Argentina:
Lepra - Newell's
Canalla - Rosario
Pincharrata / León - Estudiantes de La Plata
Tripero / Lobo - Gimnasia de La Plata
Xeneize / Bostero - Boca
Millonario / Gallina - River
Rojo - Independiente
Academia - Racing
Fortin / La 'V' - Velez
Ciclon / Cuervo / Padre / Azul-Grana - San Lorenzo de Almagro
Granate - Lanus
Cervecero - Quilmes
Funebrero - Chacarita
Bicho (colorado) - Argentinos
Taladro - Banfield
Globo - Huracan
La 'T' - Talleres
Funebrero - Chacarita
Calamar - Platense
Celestes / Pirata - Belgrano de Cordoba
La Glória (el equipo de) - Instituto de Cordoba
Verdolaga - Ferro Carril Oeste
La 'T' - Tigre
Excursio - Excursionistas

Uruguay:
Tricolor / Bolso - Nacional
Manya - Penarol
La Banda Celeste - Rocha

Chile:
Indio / Cacique - Colo Colo
La 'U' - U.de Chile
La Catolica - U. Catolica

Mexico (No es necesario, se los conoce a todos más por sus apodos que por sus nombres oficiales):
Chivas - Guadalajara
Pumas - UNAM
Tigres Dorados - UANL de Monterrey

Colombia:
Diablo - America de Cali

Peru:
Cervecero - Sporting Cristal


Atrás de uma bolsa de estudos por Latinoamerica.
Saúdos, Vitor VEC

Publicado às 1:16 AM | Comentários (99)
outubro 20, 2006

Homem morde cachorro na Sul-Americana

Em uma rodada de surpresas, Atlético-PR e Pachuca obtiveram grande vantagem fora de casa. O Colo Colo deu um passo importante para obter a vaga, mas pode perder o mando de campo.

Lanús 0 x 3 Pachuca

Quarta-feira, o Pachuca foi até a cancha do Lanús e enfiou 3 a 0 no Granate. E foi uma partida bem estranha, pois os castelhanos perderam muitas chances claras e, vitimados pela pressa em reverter um placar contrário, abriram as brechas que o Pachuca precisava para chegar à goleada. Acho que ninguém duvida de que tudo está resolvido.

Nacional 1 x 2 Atlético-PR

Agora, o Pachuca tem tudo para enfrentar o vencedor de Nacional e Atlético-PR. Ontem à tarde, os brasileiros foram até o Parque Central e surpreenderam os tricolores. Como era de se esperar, o Nacional tentou pressionar desde o início, não levando muita fé em Navarro Montoya e arriscando de longe. Criou algumas chances claras, principalmente no segundo tempo, quando marcou seu gol com Diego Alonso, que jogou - vejam só - com o joelho direito estourado.

O Atlético não conseguia chegar na frente e na única chance que teve marcou com Pedro Oldoni. Depois, aos 45, quando o time brasileiro já estava com uma a menos, Marco Aurélio sofreu um pênalti infantil. Ele mesmo marcou e garantiu a virada. Grande resultado, sem dúvida, mas, a exemplo do que disse a respeito do confronto com o River, nada está decidido.

Colo Colo 4 x 1 Gimnasia

Ontem à noite, o Colo Colo esmagou o Gimnasia no estádio Monumental de Santiago. Desde o início, a supremacia chilena foi absoluta. Mesmo não tendo um meio-campo com grande qualidade, as atuações espetaculares de Sánchez e, principalmente, Humberto Suazo faziam da vida do Lobo platense um inferno. Esse Suazo é o melhor jogador, gordo - lembra o Marlon Brando careca - e ainda assim muito veloz e habilidoso.

O Cacique saiu na frente com gol de pênalti e estava para marcar o segundo quando o Gimnasia, que ainda não havia ameaçado, chegou forte em um contragolpe e empatou com Escobar. No segundo tempo, o Colo Colo continuou melhor e Suazo marcou três vezes. Um gol irregular; o outro, um golaço; o terceiro, bonito.

Gostei de ver esse time do Colo Colo jogar, me parece ter pegada para chegar longe. É uma pena que pode perder o mando de campo, já que um imbecil jogou uma pedra na cabeça de um tripero aos 42 do segundo tempo e o jogo acabou mais cedo. Nenhuma noção.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Nacional 1 - 2 Atlético-PR - volta em 25/10
Lanús 0 - 3 Pachuca CF - volta em 31/10
Colo Colo 4 - 1 Gimnasia - volta em 26/10
San Lorenzo - CD Toluca - jogos em 25/10 e 01/11

Publicado às 11:38 AM | Comentários (933)
agosto 30, 2006

Libertad, Tolima e Nacional seguem na Sul-Americana

As equipes confirmaram a vantagem obtida na primeira partida e garantiram a classificação para as oitavas na noite de ontem.

Cerro 0 x 1 Libertad - (1 x 4)

Jogando fora de casa, o Libertad venceu o Cerro Porteño por 1 a 0. Na partida de ida, o time de Nicolas Leóz já havia obtido um resultado expressivo, ganhando de 3 a 1.

O atacante uruguaio Hernán López marcou a 34 minutos do segundo tempo. Minutos antes Walter Fretes havia errado um pênalti para o elenco azulgrana.

Na próxima fase, os paraguaios terão como adversário o Nacional, vencedor da fase eliminatória uruguaia contra o Central Español. Os jogos acontecem em 5 e 19 de setembro, com o primeiro confronto na casa do Libertad.

Nacional 0 x 0 Central Español (1 x 0)

O Nacional classificou-se para a fase seguinte porque venceu o primeiro confronto pela vantagem mínima. Segundo informantes, o Nacional não esteve bem ontem, no Parque Central, pecando por desperdiçar chances claras nos primeiros 30 minutos de jogo.

Luis Barbat, goleiro do Central, foi uma das figuras do confronto. Seu time, que precisava vencer, não foi ousado o suficiente para buscar a classificação. Enfim, passa o atual campeão nacional, que, como já disse, enfrenta agora o Libertad.

Independiente Medellín 1 x 1 Tolima (2 x 4)

O time de Jorge Luis Bernal vai enfrentar o ganhador do duelo venezuelano entre Minero e Carabobo, que será conhecido hoje. O gol do Tolima foi um gol contra de José Mera, logo aos 12 minutos.

O Independiente pressionou durante o restante da partida, mas o gol do empate saiu apenas aos 39 do segundo tempo, com Eduardo Domínguez, quando já era tarde demais para a reação.

Hoje

Lanús x Vélez

As duas equipes estão interessadas na Copa Sul-Americana, tanto que vão escalar força máxima para o confronto de hoje, na cancha do Lanús. Essa é a partida de ida, a volta acontece em 20 de setembro. O vencedor do confronto enfrenta Corinthians ou Vasco nas oitavas.

Escalações

Lanús: Carlos Bossio; Rodolfo Graieb, Santiago Hoyos, Mauricio Romero, Maximiliano Velázquez; Diego Valeri, Sebastián Salomón, Agustín Pelletieri, Rodrigo Archubi; Cristian Fabbiani e Claudio Graf. Técnico: Ramón Cabrero.

Vélez Sarsfield: Gastón Sessa; Santiago Ladino, Maximiliano Pellegrino, Hernán Pellerano, Marcelo Bustamante; Sergio Sena, Maximilaino Bustos, Emiliano Papa; Damián Escudero; Lucas Castromán e Mauro Zárate. Técnico: Miguel Russo.

Árbitro: Rafael Furchi.

Ainda

El Nacional x LDU - 3 a 2 na primeira.
Carabobo x Mineros - 0 a 3 na primeira.

Amanhã

Bolívar x Univ. Sucre - 2 a 2 na primeira.
Colo Colo x Huachipato - 2 a 1 na primeira.
San Martín x Bolognesi - 0 a 1 na primeira.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:35 PM | Comentários (3)
agosto 24, 2006

Fase doméstica da Sul-Americana apresenta resultados

El Nacional e Nacional fizeram a festa fora de casa. Mineros, San Lorenzo, Libertad e Tolima triunfaram em seus domínios. Hoje tem mais.

Resultados

LDU 2 - 3 El Nacional
Mineros 3 - 0 Carabobo
San Lorenzo 2- 1 Banfield
C.Español 0 - 1 Nacional
Libertad 3 - 1 C.Porteño
D.Tolima 3 - 1 Independiente Medellín

Hoje

Univ. de Sucre - Bolívar
Huachipato - Colo Colo
Bolognesi - Univ S.Martín

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 11:59 AM | Comentários (2)
agosto 22, 2006

Em busca da Sul-Americana

ago22.trofeo-sudam_160x209.gif

34 equipes de 12 países tentarão vencer a quinta edição da Copa.

Uma das novidades da competição é a participação da Liga Alajuelense, time da Costa Rica designado pela CONCACAF por ter sido campeão de clubes da Unión Centroamericana (UNCAF). As outras equipes das bandas de lá são Toluca e Pachuca, do México.

Outras 12 equipes nunca participaram: Lanús (ARG); Atlético-PR e Botafogo ; Universitario de Sucre (BOL); Colo Colo e Huachipato (CHI); Independiente Medellín e Deportes Tolima (COL); Deportivo Universidad San Martín de Porres (PER); Central Español (URU); Toluca y Pachuca (MEX).

O esquema é o mesmo de qualquer copa. Os times enfrentam-se em duelos enlouquecidos, avançando pelas fases, até que dois chegam na final e fazem sacrifícios pagãos para levantar a taça, que é bem LINDA. A decisão acontece em 29 de novembro e 6 de dezembro.

Hoje já tem jogo. Três, na verdade, valendo pelas classificatórias nacionais.

Liga de Quito x El Nacional
San Lorenzo x Banfield
Mineros de Guayana x Carabobo

Os campeões:

2005 - Boca Juniors
2004 - Boca Juniors
2003 - Cienciano
2002 - San Lorenzo

Saudações,
Douglas Ceconello

Publicado às 5:20 PM | Comentários (4)
julho 29, 2006

Primeira rodada da Sul-Americana

A Conmebol divulgou as datas da primeira fase da Sul-Americana 2006

Essa primeira etapa vai demorar quase um mês. Serão 36 partidas, resultando em 10 classificados para a fase de oitavas-de final.

22/8 Mineros (VEN)- Carabobo FC (VEN)
22/8 San Lorenzo (ARG) - Banfield (ARG)
22/8 El Nacional (ECU) - LDU Quito (ECU)
23/8 Central Español (URU) - Nacional (URU)
23/8 Libertad (PAR) - Cerro Porteño (PAR)
23/8 Deportes Tolima (COL) - Indep. Medellín (COL)
24/8 Universitario de Sucre (BOL) - Bolívar (BOL)
24/8 Huachipato (CHI) - Colo Colo (CHI)
24/8 Coronel Bolognesi (PER) - Dep. Univ. San Martín (PER)

29/8 Nacional (URU) - Central Español (URU)
29/8 Cerro Porteño (PAR) - Libertad (PAR)
29/8 Indep. Medellín (COL) - Deportes Tolima (COL)
30/8 Carabobo FC (VEN) - Mineros (VEN)
30/8 Lanús (ARG) - Vélez Sarsfield (ARG)
30/8 LDU Quito (ECU) - El Nacional (ECU)
31/8 Bolívar (BOL) - Universitario de Sucre (BOL)
31/8 Colo Colo (CHI) - Huachipato (CHI)
31/8 Dep. Univ. San Martín (PER) - Coronel Bolognesi (PER)

05/9 Paraná (BRA) - Atlético Paranaense (BRA)
05/9 Vencedor Uruguai - Vencedor Paraguai
05/9 Vencedor Colombia - Vencedor Venezuela
06/9 Botafogo (BRA) - Fluminense (BRA)
06/9 Santos FC (BRA) - Cruzeiro (BRA)
06/9 Vasco da Gama (BRA) - Corinthians (BRA)

12/9 Atlético Paranaense (BRA) - Paraná (BRA)
12/9 Banfield (ARG) - San Lorenzo (ARG)
12/9 Vencedor Peru - Vencedor Chile
13/9 Fluminense (BRA) - Botafogo (BRA)
13/9 Corinthians (BRA) - Vasco da Gama (BRA)
13/9 Cruzeiro (BRA) - Santos FC (BRA)
14/9 Vencedor Bolivia - Vencedor Equador

19/9 Vencedor Paraguai - Vencedor Uruguai
19/9 Vencedor Chile - Vencedor Peru
20/9 Vélez Sarsfield - Lanús
20/9 Vencedor Venezuela - Vencedor Colômbia
21/9 Vencedor Equador - Vencedor Bolivia

O Carabobo surge como o primeiro favorito, seguido de perto por Coronel Bolognesi e Deportivo Sucre.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:28 PM | Comentários (8)
dezembro 19, 2005

Boca Juniors ganha a Sul-Americana em final dramática

O Boca venceu o Pumas nos pênaltis e faturou o bicampeonato. Quase 60 mil boquenses estiveram na Bombonera para comemorar a conquista do Apertura e colocar mais uma faixa no peito, o que só veio com muito sofrimento. No final, Pato Abbondanzieri foi o personagem do jogo. Sem dúvida, esses são tempos difíceis para os torcedores do River Plate.

Os xeneizes demoraram para impor o seu ritmo no primeiro tempo, o jogo ficou amarrado no meio-campo, sem grandes chances de gol. Apenas depois dos 25 minutos o time de Basile passou a dominar o Pumas. Aos 32, Palermo escorou de calcanhar uma cobrança de falta e abriu o placar. Até o fim da primeira etapa, o Boca comandou as ações e a impressão era de que ampliaria o placar e o título viria sem sobressaltos.

Na segunda etapa, o Pumas adiantou sua marcação e passou a explorar os espaços da defesa porteña. Antes de Marioni converter pênatli e igualar o placaraos 9 minutos, os mexicanos haviam perdido duas chances de empatar. O Boca acusou o golpe e o Pumas cresceu no jogo. Em um rápido contrataque, Abbondanzieri deixou a área e, quando seria driblado, defendeu com as mãos, lá pelas plagas da meia-cancha. O juiz deu apenas cartão amarelo, obviamente temendo por sua integridade física. No final, o jogo ficou aberto e o Boca disperdiçou boas chances com Palacio e Delgado, que chutou na trave.

pato.gif
Abbondanzieri enlouquece La Bombonera

Como o placar da primeira partida foi repetido, a decisão encaminhou-se para os pênaltis. A Bombonera inteira entoou "ole, ole, Pato, Pato" e o arqueiro respondeu defendendo de maneira magistral o chute de Leandro. Boca e Pumas erraram duas cobranças da série normal. No sexto pênalti dos mexicanos, Galindo cobrou um tiro de meta na trave. Quando Ibarra aproximava-se para executar a cobrança decisivia, Pato pediu para bater. Tomou posição, ajeitou a meia, deu um tiro violento e correu pra massa e para abraçar seu pai nas arquibancadas.

Com a conquista do bicampeonato da Sul-Americana, o Boca chegou aos 15 títulos internacionais, igualando-se a Independiente, Real Madrid e Milan. Em 2005, o Boca conquistou também o Apertura e a Recopa Sul-Americana, contra o Once Caldas.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Ficha do jogo:

Boca Juniors (1) - Roberto Abbondanzieri; Hugo Ibarra, Rolando Schiavi, Daniel Díaz e Juan Angel Krupoviesa; Sebastián Battaglia, Fernando Gago e Daniel Bilos; Federico Insúa; Martín Palermo e Rodrigo Palacio. T: Alfio Basile

Pumas (1) Sergio Bernal; Israel Castro, Joaquín Beltrán, Darío Verón e Gonzalo Pineda; Marco Palacios, Gerardo Galindo, Leandro Augusto e Ailton da Silva; Joaquín Botero e Bruno Marioni. T: Miguel España.

Nos pênaltis:
Boca 4 x 3 Pumas

Estádio: La Bombonera
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)

Publicado às 4:45 PM | Comentários (7)
dezembro 8, 2005

Boca segura empate no México e garante vantagem

Os xeneizes conseguiram um excelente resultado ao empatar em 1 a 1 com o Pumas, terça-feira à noite, no Estádio Olímpico Universitário. Agora, os argentinos levantam a taça se não sofrerem gols no jogo da volta, no próximo dia 18, na Bombonera.

O jogo começou com o Pumas respeitando demais a equipe de Alfio Basile, que rapidamente impôs o seu ritmo. Palermo disperdiçou boa chance aos 7 e aos 16 minutos, com Palermo e Palacio. O merecido gol saiu aos 29 com Palacio concluindo após uma boa assistência de Bilos.

No segundo tempo, os papéis inverteram-se. O Pumas alugou o campo xeneize e chegou ao empate com Botero. O próprio Botero e Marioni perderam boas chances, diante de um Boca encurralado. Abbondanzieri salvou um gol certo tomando uma bolada na cara. Os argentinos ameaçaram apenas nos descontos, quando Palacio chutou forte da entrada da área para bela defesa de Bernal.


botero.JPG
Botero marcou o gol de empate do Pumas


Embora o Pumas tenha merecido a vitória na segunda etapa, o que ficou do jogo é que novamente o Boca usou a tática certa e alcançou o resultado perfeito. Vitória ou empate em zero garantem o bicampeonato para os castelhanos. Os mexicanos precisam vencer ou empatar em dois ou mais gols para conquistarem o título. Se o empate em um gol repetir-se, a decisão vai para os penais.

Saudações,
Douglas Ceconello


Escalações

Pumas (1): Sergio Bernal; Israel Castro, Joaquín Beltrán, Gonzalo Pineda e Marco Palacios; Gerardo Galindo, Darío Verón, Leandro Augusto e Aílton; Antonio De Nigris e Bruno Marioni. T: Miguel España.

Boca Juniors (1): Roberto Abbondanzieri; Hugo Ibarra, Rolando Schiavi, Daniel Díaz e Juan Angel Krupoviesa; Pablo Ledesma, Fernando Gago, Daniel Bilos; Federico Insúa; Rodrigo Palacio e Martín Palermo. T: Alfio Basile.

Publicado às 1:08 PM
dezembro 6, 2005

Pumas e Boca começam briga pela Sul-Americana

As equipes enfrentam-se na noite de hoje no Estádio Olímpico Universitário, no México, diante de 50 mil espectadores ansiosos por ver uma equipe mexicana conquistar a Sul-Americana pela primeira. O futebol argentino busca seu terceiro título, já que San Lorenzo, em 2002, e o próprio Boca, em 2004, já ergueram a taça.

O Pumas garantiu a vaga ao golear o Vélez por 4 a 0, em um jogo alardeado como um massacre, mas que, para quem realmente assiste ao que comenta, não foi bem assim. A equipe do México viu seu caminho facilitado apenas quando os castelhanos tiveram um defensor expulso. De qualquer modo, não há como tirar os méritos do Pumas.

Não podemos negar, no entanto, que o Boca chega como favorito. Os argentinos garantiram sua presença na final ao vencer por 1 a 0 a Universidad Católica, no Chile, após ter empatado por dois gols na Bombonera. Não é em vão que a imprensa porteña alardeou no dia seguinte: "Un costumbre xeneize!". Porque o time precisava fazer o resultado e não descansou enquanto não marcou o seu gol, com Schiavi. Depois disso, não teve vergonha de se defender com unhas e dentes, mostrando por que times como o Inter deveriam fazer um estágio nos campos ralos da América do Sul.

Desde já, solicito a compreensão dos leitores para que aguardem o texto sobre o Brasileiro, pois meu relógio tem andado rápido demais para minha capacidade neuronal.

Até mais,
Douglas Ceconello

Publicado às 1:20 PM | Comentários (3)
dezembro 1, 2005

Pumas finalista da Sul-Americana

A equipe mexicana garantiu presença na final da Sul-Americana ao golear o Vélez Sarsfiled por 4 a 0. Na partida de ida, na Argentina, os dois times empataram em 0 a 0. O Pumas aguarda o outro finalista, que sairá do confronto entre Universidad Católica e Boca Juniors, hoje à noite, em Santiago.

O jogo realizado no Estádio Olímpico Universitário começou com o Vélez melhor postado em campo, marcando os mexicanos no seu próprio campo. Apesar de dominar as ações, a equipe de Miguel Angel Russo pecava naquele famoso último passe, ou seja, não conseguia chutar a gol. O Pumas explorava os contragolpes com a velocidade do brasileiro Aílton e do cabeludo De Nigris. O gol do time da casa surgiu de uma falta na lateral do campo, escorada com precisão pelo zagueiro Palacios. Com a expulsão do zagueiro Fabián Cubero, aos 38 minutos, a porteira castelhana ficou escancarada para o segundo tempo.

Na etapa final, o Pumas voltou pressionando e dominou a partida, diante de um Vélez cansado e com um jogador a menos. Bruno "Barullo" Marioni marcou três vezes e selou a goleada que levou pela primeira vez um time do México a disputar a final da Sul-Americana desde que a copa foi criada em 2002. Para os porteños a derrota significou praticamente o fim dos objetivos futebolísticos em 2005, já que no campeonato argentino também não restam chances de conquista.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Escalações

Pumas (4): Sergio Bernal, Joaquín Beltrán, Marco Antonio Palacios, Dario Verón, Israel Castro (Joaquín Botero, 81) Gonzalo Pineda, Leandro Augusto (José Luis López, 76), Gerardo Galindo, Bruno Marioni, Aílton Da Silva e Antonio De Nigris (Ismael Iñiguez, 46). T. Miguel España (MEX).

Vélez Sarsfield (0): Gastón Sessa, Mariano Uglessich, Sergio Sena, Fabián Cubero, Marcelo Bustamante, Maximiliano Bustos, Walter Alcaraz, Leandro Somoza, Claudio Enria (Mauro Zárate, 57), Rolando Zárate (Lucas Valdemarín, 57) e Leandro Gracián. .T. Miguel Angel Russo (ARG).

Publicado às 1:43 PM | Comentários (3)
novembro 3, 2005

Vélez elimina América e segue na Sul-Americana

Na partida disputada no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, os argentinos bateram Las águillas do México por 2 a 0, mesmo placar do primeiro jogo no México. O adversário do Vélez nas semifinais sairá do confronto entre Corinthians e Pumas.

O clube mexicano sonhava em reverter o placar de 0 a 2 que amargara em casa, no jogo de ida. Para tanto, criou algumas situações de gol ainda no primeiro tempo, quando dois resolutos zeros adornavam o placar. No entanto, a atuação incompetente dos atacantes Kléber e Claudio López trataram de enterrar as esperanças.

No segundo tempo, os castelhanos aproveitaram-se do desespero alheio e confirmaram a vaga. O zagueiro Marcelo Bustamante, de cabeça, e Leandro Somoza, cobrando pênalti, marcaram para o Vélez e provocaram a felicidade dos mais de 30 mil torcedores que pararam de incendiar Buenos Aires por 90 minutos e compareceram ao Amalfitani.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Escalações

Vélez (2): Gastón Sessa, Fabián Cubero, Maximiliano Pellegrino, Hernán Pellerano, Marcelo Bustamante, Sergio Sena, Leandro Somoza, Emanuel Centurión (Maximiliano Bustos, 76), Leandro Gracián (Ariel Broggi, 79), Claudio Enría (Sebastián Ereros, 81) e Mauro Zárate. T: Miguel Angel Russo.

América (0): Francisco Ochoa, José Antonio Castro, Ricardo Rojas (Christian Giménez, 61), Duilio César Davino, Ismael Rodríguez, Germán Villa, Pavel Pardo, Oscar Adrián Rojas, Cuauhtémoc Blanco, Kléber (Aarón Padilla, 72) e Claudio López. T: Mario Carrillo.

Publicado às 11:37 AM | Comentários (2)
outubro 27, 2005

Vélez larga com vantagem no México

Os castelhanos venceram o América do México por 2 a 0 e podem até perder por um gol no jogo de volta, dia 02/11, para obterem a vaga nas semifinais. O vencedor deste confronto enfrenta Pumas ou Corinthians.

O atual campeão argentino saiu na frente logo aos 6 minutos do primeiro tempo, através de Maximiliano Pellegrino, que marcou de cabeça. Las águilas do América tinham maior posse de bola, mas não conseguiam criar chances claras de gol.

No segundo tempo, o quadro permaneceu inalterado, com os mexicanos dominando a partida, mas sem encontrar espaços para finalizar. Aos 11 minutos Leandro Gracián estufou os cordéis da equipe azteca e decretou números finais no placar. Agora, o campeão mexicano precisa vencer por 3 x 0 ou por diferença de dois gols desde que marque ao menos três, já que o sistema é de saldo qualificado.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Ficha técnica:

América (0): Guillermo Ochoa, José Antonio Castro, Ricardo Rojas, Duilio Davino, Oscar Rojas, Pavel Pardo, Irineo Soares, Héctor Giménez, Cuauhtémoc Blanco, Claudio López e Kléber. T: Mario Carrillo.

Vélez Sarsfield
(2): Gastón Sessa; Fabián Cubero, Maximiliano Pellegrino, Mariano Uglessich, Marcelo Bustamente; Sergio Senna, Leandro Somoza, Emanuel Centurión; Leandro Gracian; Mauro Zárate e Lucas Valdemarín. T: Miguel Russo.

Gols: Maximiliano Pellegrino e Leandro Gracián.

Árbitro: Carlos Chandía (Chile)


Quartas-de-final

Chave Equipe 1
19/10 Internacional 1x0 Boca Juniors
10/11 Boca Juniors x Internacional
Chave Equipe 2
19/10 Corinthians 2x1 Pumas
9/11 Pumas x Corinthians
Chave Equipe 3
26/10 América 0x2 Vélez
2/11 Vélez x América
Chave Equipe 4
18/10 Fluminense 2x1 Universidad Católica
9/11 Universidad Católica x Fluminense


Semifinais

Chave Equipe 1
23/11 Equipe 1 x Equipe 4
30/11 Equipe 4 x Equipe 1
Chave Equipe 2
23/11 Equipe 3 x Equipe 2
30/11 Equipe 2 x Equipe 3

Publicado às 4:48 PM
outubro 20, 2005

Brasileiros largam em vantagem na Sul-Americana

É bem verdade que não foi uma vantagem descomunal e não garante tranqüilidade para nenhum dos times. No mais, as partidas caracterizaram-se pela reversão de expectativas nos últimos minutos. O que estava excelente para o Corinthians e o Fluminense acabou não ficando lá muito agradável. O que estava ficando medonho para o Inter resultou numa vantagem mínima.

Contra o Universidad Católica, o Fluminense caminhava para a construção de um placar que lhe desse tranqüilidade e marcou dois gols - golaços, na verdade - no primeiro tempo. Juan e Petkovic deram a vantagem aos cariocas. Inevitável que o time de Abel tentasse amorcegar o jogo na segunda etapa, já que o Campeonato Brasileiro é sempre uma sombra presente. Pois aconteceu que os chilenos inventaram de jogar trinta segundos no fim e descontar, através de Ponce. Agora, devido a esse regulamento imbecil do escore qualificado, é capaz de perder a classificação no jogo da volta. Não que o Universidad seja um time maravilhoso, mas 1 a 0 é plenamente possível.

O Corinthians enfrentou o Pumas e também tentava garantir a quase classificação quando vencia por dois gols. Hugo - uma bucha - e Bobô marcaram. O time de São Paulo teve chances de ampliar - mas não, não jogaram esplendorosamente bem, como as rádios de São Paulo teimaram em dizer. E tem que bater com um gato morto na cabeça dos zagueiros que deixam um cara, no caso De Nigris, cabecear na pequena área aos 47 do segundo tempo. Marinho demora, mas não falha.

No Beira-Rio, o Inter enfrentou extremas dificuldades diante do Boca Juniors. Os colorados fizeram um primeiro tempo razoável, criando três chances de gol e impedindo os castelhanos de imporem seu jogo. Chamava a atenção a jogada com Palácio. O atacante xeneize posiciona-se exatamente em cima da linha lateral, principalmente quando o time é atacado. A intenção é receber a bola de Abbondanzieri, responsável por uma das melhores reposições entre os goleiros do mundo.

No segundo tempo, o Boca acertou a marcação e as coisas pioraram para o time de Muricy. Durante os primeiros 25 minutos, os argentinos estiveram superiores, emboram não criassem grandes chances.O Inter respondeu e, ainda que com dificuldades, conseguiu três arremates. O Jogo, enfim, caminhava para um 0 a 0, com os dois times anulando-se em campo. Num lance, derradeiro e improvável, Ceará levantou uma falta para a área, Rafael Sobis desviou e Fernandão entrou no segundo pau para marcar, meio que de carrinho, meio que em pé. Talvez o empate fosse justo, mas Justiça é um conceito que não costuma estar presente no futebol. Luiz Zveiter que o diga.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 10:49 AM | Comentários (32)
outubro 18, 2005

Sul-Americana começa a definir semifinalistas

Oito times começam a brigar por uma vaga entre os quatro melhores da Copa Sul-Americana 2005 a partir de hoje. Nesta noite Fluminense e Universidad Católica jogam no Rio de Janeiro. Os chilenos são os heróis provisórios da competição por terem batido o DC United e, conseqüentemente, mantido a dignidade da disputa. Amanhã o Inter enfrenta o Boca Juniors no Beira-Rio, enquanto o Corinthians recebe o Pumas. América e Vélez jogam apenas no dia 26.

Responsável pelos jogos mais emocionantes do campeonato brasileiro, o Fluminense enfrenta o Universidad Católica. Se considerarmos o retrospecto recente, os tricolores deverão vencer por 6 a 3, depois de estarem perdendo por umas três vezes. O Univesidad não deve representar grandes perigos para o time de Abel Braga, já que Eros Pérez é considerado um sério desfalque.

O Corinthians enfrenta na quarta-feira o Pumas, equipe treinada por Hugo Sánchez, maior nome do futebol mexicano. Como não respeitar MUITO um cara que jogava e centroavante de goleiro tendo pouco mais de um metro de altura? Genial. Não está descartada a idéia de ele entrar nos minutos finais para jogar no ataque e cavalgar nas costas do Marinho. A equipe do dinheiro sujo é favorita, mas se tem uma coisa que aprendi em Guadalupe é que não se pode brincar com mexicanos.

No Beira-Rio, teremos uma espécie de revanche entre Inter e Boca, que se enfrentaram pelas semifinais de 2004. Concordo com os que afirmam estarem as duas equipes muito mais fortes agora. Os castelhanos são extremamente perigosos por sua sabedoria em jogar competições de mata-mata. Ao contrário de alguns argentinos falsificados que transitam pelo paralelo trinta, eles realmente sabem jogar esses torneios. E nasceram na Argentina.

Não usem drogas,
Douglas Ceconello.

Publicado às 12:04 PM | Comentários (13)
outubro 6, 2005

Mexicanos avançam na Copa Sul-Americana

Mais uma vez os clubes do México demonstram sua força em torneios continentais. América e Pumas eliminaram Atlético Nacional e The Strongest e obtiveram a classificação para a fase de quartas-de-final.

Las Aguilas do América tinham uma tarefa cretina, pois haviam apenas empatado em 3 gols contra o Atlético Nacional no jogo de ida, disputado no México. Como se não bastasse esse panorama desalentador ainda saiu perdendo por 1 a 0 no final do primeiro tempo.

Mas quando os mexicanos retornaram para o gramado do Atanasio Girardot estavam dispostos a mostrar porque estavam invictos há 30 partidas (e olha que o campeonato mexicano tem um bom nível de exigência, conta com bons times). A equipe de Mario Carrillo provou toda sua qualidade. Jogando o futebol ofensivo e veloz que caracteriza os mexicanos, reverteu o placar para 4 a 1. Os gols amarelos foram marcados por Aaron Padilla e pelo brasileiro Kléber, que anotou três vezes. O América enfrenta o Velez na sequência da Sul-Americana.

No confronto entre Pumas e The Strongest, os mexicanos entraram em campo para fazer valer a diferença de 3 a 1 obtida no primeiro jogo, que foi disuputado no México. Os bolivianos abriram o marcador aos 38 minutos da primeira etapa com Líder Paz. Dois minutos depois, o Pumas empatou com o brasileiro Aílton. Apesar da alta tensão da partida e do bom futebol jogado pelas equipes, apenas nos descontos o placar voltou a ser movimentado. Líder Paz marcou novamente e garantiu a vitória aos locais, um daqueles triunfos que não servem para nada. Os mexicanos enfrentam na próxima fase a MSI/Corinthians/Máfia, mas Luiz Zveiter já anulou toda a competição e consagrou o time do Parque São Jorge campeão.

Abraços,
Douglas Ceconello

Publicado às 11:13 AM | Comentários (1)
setembro 29, 2005

Fator Abel ainda não está disponível para decepcionar os cariocas

E para desagrado do primo Diego Colombo, que estava na popular atrás do gol à direita da tela da TV, não foi possível para o Banfield sair sequer com uma magra, miserável e insuficiente vitória por 1-0 sobre o Fluminense na noite desta 4a. no sur bonaerense.

Se tivesse um Farad da vida influenciado os critérios da Copa, possivelmente o Banfield estaria classificado. Mesmo com menos gols mas pelo fato de terem sido 15-2 os escanteios conquistados (um gol a cada 5 escanteios por exemplo, 3-0 no placar). Como mínimo, para os assistentes da noite de 4a., el Taladro mostrou cojones, futbol (nem tanto) e sobretudo vergonha na cara. Pois faltando 20 segundos pra acabar a partida e tendo que fazer 2 pra se classificar, os jogadores continuaram na área carioca atrás da famosa vitória que não serve pra nada (nem tanto).

Pelo lado folclórico do verde centenário, o estádio Florencio Sola é um dos mais apertados do mundo. Nem tanto em relaçao a quem está dentro dele e sim o próprio estádio localiza-se numa zona residencial típica de Buenos Aires, com quadras realmente quadradas de 100x100 metros aproximadamente.
Ou seja, para que o campo caiba na quadra foi realizado um esforço mítico para a construção do estádio.
Nas ruas localizadas atrás das duas goleiras não passam veículos com mais de 3 metros de altura. Isso porque logo acima dos postes de iluminação, se asoma a estrutura da arquibancada.
É uma visão genial passar de carro exatamente embaixo das populares pela absoluta falta de espaço para o terreno de jogo.
Segundo consta, por questão de segurança, nenhuma destas ruas é servida por linhas de ônibus para evitar que uma catástrofe ocorra caso um motorista imprudente colida o veículo de transporte público nos pilares que dão sustentação à estrutura do estádio, localizados diretamente na estreita calçada.

É importante lembrar também que é muito cedo ainda pro Abel, ou seja, o fator Abel. Determinante em campanhas do treinador ele deve aparecer apenas a partir da semifinal. Isto posto e sabendo que há um provável Fluminense-Inter na fase semifinal, é de se imaginar que os colorados mais afoitos já estejam colocando seus foguetes de 87, 88 e de 97 pra secar ao sol. Afinal, a primavera serve pra tirar o mofo das coisas que não usamos, como os foguetes colorados e o Gigantinho.

E indo para a beira do lago-rio-estuário, não imagino que o Central possa realizar uma virada histórica sobre o celeiro de ases. Tampouco que o Inter vá ganhar tranquilamente sem um cartão amarelo sequer.
Deve entrar em campo esta noite o famoso 'amorcegamento' do jogo por parte do juiz, que não vai querer se incomodar numa eliminatória aparentemente já resolvida.

Outro fator que estará em campo esta noite será o Nescafé. Certamente milhares de torcedores já fizeram suas compras da semana que incluiu no rancho um vidro de Nescafé para a promoção da partida do fim de semana contra o Fluminense. Justamente pela falta destes milhares no estádio hoje é que passa a chance da alma do CHE seguir adiante na competição.

Há ainda um terceiro fator que vem da Camisa 12. Uma bandeira gigante com uma também gigante imagem do CHE tremula alegremente nos últimos jogos no Beira-Rio. Vai saber se influenciada pela presença do Central a 12 rompa com seu clube de origem e deixe falar mais alto a sua preferência pelo líder revolucionário e comova a arquibancada?

Não acredito mas talvez um quarto fator seja o decisivo; o fator Edílson Pereira de Carvalho, mas desse prefiro abster-me de comentar, de momento.

Saúdos, Vitor VEC

Publicado às 10:37 AM | Comentários (5)
setembro 22, 2005

Encerrada primeira rodada das oitavas na Sul-Americana

Com os empates entre Cerro Porteño e Boca Juniors (2 - 2) e entre América do México e Atlético Nacional (3 - 3) foram disputadas as últimas partidas de ida pelas oitavas-de-final da taça Sul-Americana. Hoje o Universidad Católica recebe o DC United, em Santiago. Na primeira partida houve igualdade em 1 gol. Impedimento repudia a participação dos norte-americanos, afinal não mandamos equipes de basquete para a NBA.

Desse confronto sairá o primeiro classificado para as quartas-de-final, que enfrentará Banfield ou Fluminense. Os chilenos querem fazer valer o fator local e a maior tradição e passar à próxima fase.

Ontem à noite, Cerro e Boca empataram em dois gols no estádio Defensores del Chaco. A equipe de Basile fez dois gols no começo do jogo, através de Neri Cardozo e Palacios. O Cerro arrumou-se em campo e tentou amenizar o desastre. Fretes, aos 21 minutos, e Pedro 'Ganso' Benítez, quando eram jogados 31, empataram para os guaranís. Apesar da reação, os xeneizes levam uma grande vantagem para a partida de volta, que será disputada em Salta.

Apesar de a equipe boquense estar recuperando-se no Apertura argentino e ter feito uma boa estréia na Sul-Americana, o presidente Maurício Macri tratou de incendiar o ambiente ao afirmar que o treinador Bianchi teria as portas abertas para voltar à Bombonera. Em suas recentes passagens pelo clube auriazul, o treinador ganhou 9 títulos, entre os quais três Libertadores de América. Atualmente, Carlos Bianchi treina o Atlético de Madrid.

No estádio Coliseo, em Los Angeles, o América empatou em três gols contra o Atlético Nacional, depois de estar em desvantagem no marcador por duas vezes. Com o empate, os mexicanos mantém a invencibilidade de 26 partidas, mas jogarão a partida de volta na Colômbia precisando vencer. Gerardo Bedoya, Víctor Hugo Aristizábal e Héctor Hurtado marcaram para los cafeteros, enquanto Claudio López, o brasileiro Kléber e Christian Gimenez anotaram para a equipe do México. (DC)


Confrontos pelas oitavas-de-final

Chave Equipe 4
Rio de Janeiro
Fluminense 3x1 Banfield
28/9
Banfield
Banfield x Fluminense

Chave Equipe 1

Rosário
Rosário Central 0x1 Internacional
29/9
Porto Alegre
Internacional x Rosário Central

Chave Equipe 3
Buenos Aires
Vélez 2x0 Cruzeiro
28/9
Belo Horizonte
Cruzeiro x Vélez

Chave Equipe 2
São Paulo
Corinthians 0x0 River Plate
28/9
Buenos Aires
River Plate x Corinthians

Chave Equipe 8

Assunção
Cerro Porteño 2x2 Boca Juniors
29/09
Buenos Aires
Boca Juniors x Cerro Porteño

Chave Equipe 6
Los Angeles
América 3x3 Atlético Nacional
5/10
Medellín
Atlético Nacional x América

Chave Equipe 7
Cidade do México
Pumas UNAM 3x1 The Strongest
5/10
La Paz
The Strongest x Pumas UNAM

Chave Equipe 5
Washington
DC United 1x1 Universidad Católica
22/10
Santiago
Universidad Católica x DC United


Quartas-de-final

Chave Equipe 1
26/10 - Equipe 1 x Equipe 8
2/11 - Equipe 8 x Equipe 1

Chave Equipe 2
26/10 - Equipe 2 x Equipe 7
2/11 - Equipe 7 x Equipe 2

Chave Equipe 3
19/10 - Equipe 6 x Equipe 3
9/11 - Equipe 3 x Equipe 6

Chave Equipe 4
19/10 - Equipe 4 x Equipe 5
9/11 - Equipe 5 x Equipe 4

Publicado às 3:40 PM
setembro 16, 2005

Inter vence Rosario em jogo de Gauchão

Imaginem um estádio Bento Freitas com quatro vezes mais público, disponha no gramado duas equipes que ocuparam espaços para impedir o adversário de jogar. Pois esse foi o contexto da vitória de 1 a 0 dos colorados sobre o Rosario, resultado que rompeu a invencibilidade de 34 anos - 41 partidas - de los canallas no seu estádio em confrontos contra equipes do exterior.

Apontada como a mais fanática do Interior do páis, a torcida do Central compareceu em massa ao Gigante de Arroyito e, como é costume en las hinchadas castelhanas, cantou o tempo inteiro. Paradoxalmente, o jogo começou morno e truncado. Obviamente, corpos caíam ou eram derrubados a todo momento. O time do coração do sem-coração Ernesto Che Guevara tentava atacar com cruzamentos, enquanto o Inter esperava para sair nos contra-ataques. Os vermelhos tiveram boa chance com Élder Granja, os argentinos responderam com arremate de Fassi, defendido à queima roupa por Clemer.

Na segunda etapa, a partida continuou disputada no meio de campo. Poucas chances apareceram. Os colorados erravam muitos passes, Jorge Wagner e Perdigão apresentavam um pífio desempenho. O Central insistia em levantar bolas na área, mas encontrava o sistema defensivo do Inter bem postado. Edinho e Wilson tiveram excelentes apresentações. Numa das raras jogadas de ataque do Inter na segunda etapa, Gustavo encostou para Rafael Sóbis chutar seco de fora da área e vencer o arqueiro Ojeda.

Para o jogo de volta, o Inter se classifica se vencer ou empatar por qualquer placar. O Rosario precisa vencer por um gol a partir de 2 a 1 ou alcançar uma vitória por dois ou mais gols. Se los canallas ganharem por 1 a 0 a decisão será nos pênaltis. Quem passar desse confronto, enfrenta Cerro Porteño ou Boca Juniors. (DC)


Formações

Rosario Central (0): Ojeda; Ferrari, Raldes, Fassi e Moreira (Leon Forte); Calgaro, Andrés Dias, Papa e Román Diaz (Monge); Alemanno (Rubem) e Villa. Técnico: Ariel Russo.
Inter (1): Clemer; Bolivar, Edinho e Wilson; Granja, Tinga (Wellington), Gavilán, Perdigão e Jorge Wagner; Sobis e Fernandão (Gustavo). Técnico: Muricy Ramalho.

Árbitro: Ruben Selman (Chile).

Local: Estádio Gigante de Arroyito, em Rosario.

Publicado às 11:46 AM | Comentários (2)
setembro 14, 2005

Brasileiros e argentinos enfrentam-se pela Sul-Americana

Representantes de Brasil e Argentina começam hoje a definir uma vaga na fase de quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Se considerarmos as campanhas das equipes nos campeonatos nacionais, os brasileiros levam alguma vantagem.

Hoje no estádio de São Januário, o Fluminense de Abel Braga enfrenta o Banfield, atual vice-líder do campeonato argentino. Os tricolores do Rio quase morreram para garantir uma vaga na Sul-Americana e agora ficam ameaçando poupar jogadores. Quem não disputa uma competição continetal há 9 anos não tem direito de fazer biquinho.

O Corinthians joga contra o River Plate e tenta tirar vantagem da má fase vivida pelos argentinos. Tevez foi expulso contra o Goiás e não enfrenta o ex-rival. O time do Parque São Jorge não anda jogando como as emissoras de TV esperavam, mas chega com algum favoritismo.

Para enfrentar o Vélez no estádio Almafitani, o Cruzeiro poupará Maurinho e Maldonado, ou seja, jogará praticamente apenas com o goleiro. A equipe treinada por Miguel Russo não apresenta boa campanha no argentino, mas chega com o crédito de quem levantou a taça do Clausura no primeiro semestre.

Amanhã à noite o Inter enfrenta o Rosário Central no estádio Gigante de Arroyito. Los canallas estão motivados para a competição e no último jogo pelo nacional pouparam jogadores importantes, o que facilitou a goleada imposta pelo San Lorenzo por 4 a 0. Além disso, apresentam uma invencibilidade de 40 anos contra times estrangeiros em competições continentais quando jogam na sua cancha. Em 1995, o Rosário conquistou a Copa Conmebol e contará com lotação máxima no Gigante para continuar sonhando com o título. O Inter jogará completo. (DC)

Publicado às 11:20 AM
setembro 2, 2005

Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Inter enfrentam argentinos pela Sul-Americana

Nos confrontos domésticos, eliminaram, respectivamente, Santos, Goiás, Juventude e São Paulo. Nas oitavas-de-final defrontam-se com os times da Argentina, dando início à fase internacional da competição, aquela em que a cobra fuma de verdade.

A rodada que definiu os participantes brasileiros na segunda faze da Sul-Americana começou na quarta-feira. No estádio Pacaembu, o Corinthians garantiu a vaga ao empatar com o Goiás em um gol. O jogo de ida havia sido 2 a 0 para os paulistas. Tevez deu um jeito de ser expulso e não enfrentará seu ex-rival de morte, o River Plate, próximo adversário dos paulistas. O time castelhano foi o carrasco do Corinthians na Libertadores de 2003.

Ainda na quarta-feira, o técnico Abel Braga mostrou toda a sua capacidade e disposição de entregar jogos fáceis. O Fluminense aplicava o banho de bola do ano o Santos, vencia por 1 a 0, e tomou dois gols em cinco minutos. Como o placar do primeiro jogo havia sido 2 a 1 para os cariocas, a decisão foi para os pênaltis. Os tricolores venceram com uma ajudinha do juiz, que mandou Felipe repetir uma cobrança que disperdiçara, sem nenhum motivo. Mas passou quem mereceu, apesar de carioca. O adversário do Fluminense será o Banfield

Mesmo perdendo de 1 a 0 para o Juventude, o Cruzeiro passou a próxima fase. No jogo de ida, em Caxias do Sul, os mineiros haviam enfiado 3 a 1 no time de Lazaroni. Portanto, foi uma daquelas vitórias que apenas enchem o saco, não têm nenhum valor real e servem apenas para espalhar a cizânia no clube derrotado. O time de Paulo César Gusmão pega o Vélez na próxima fase.

O Internacional eliminou o tricolor das elites ao empatar em um gol no estádio Morumbi e agora enfrenta o Rosário Central. Os colorados jogavam pelo empate, pois haviam vencido por 2 a 1 no Beira-Rio. Foi um jogo cercado de imprevistos, em que os quatro cavaleiros do apocalipse marcharam solenes pelas marquises e arquibancadas. Depois de uns trinta minutos de equilíbrio entre as equipes, toda a chuva de São Paulo concentrou-se na área do estádio, culminando com uma queda de energia que durou alguns minutos.

Perdendo por 1 a 0, o Inter tratou de pressionar no recomeço da partida e chegou ao empate aos 12 minutos da segunda etapa, quando Fernadão converteu o pênalti sofrido por Edinho. Depois, os colorados trataram de amorcegar o jogo até o apito final da Miss Héber Roberto Lopes. Não há nenum sentido na reclamação dos jogadores e dirigentes do São Paulo contra a arbitragem que, como sempre acontece, foi desastrada e inverteu faltas, mas não influiu no resultado. A deprimente alegação de um dirigente paulista foi de que o juiz marcou o pênalti - que existiu - "com muita vontade". (DC)


Partidas de ida da próxima fase (14/9)

Vélez Sarsfield x Cruzeiro
River x Corinthians
Rosario x Inter
Fluminense x Banfield

Os jogos de volta acontecem em 28/9.

Publicado às 1:20 PM | Comentários (3)
agosto 31, 2005

Brasileiros decidem vagas na Sul-Americana

Nestas quarta e quinta-feira as equipes do Brasil definem seu futuro na competição continental. A previsão é de que teremos bons jogos na segunda fase, pois aqueles que se classificarem enfrentam os argentinos.

Hoje à noite teremos dois confrontos. Na Vila Belmiro, o Santos recebe o Fluminense, que venceu por 2 a 1 no primeiro jogo. O Corinthians enfrenta o Goiás no estádio Pacaembu. No confronto do Serra Dourada os paulistas bateram a equipe de Geninho por 2 a 0, garantindo boa vantagem para o jogo da volta.

As outras duas disputas envolvendo brasileiros acontecem amanhã. O Juventude vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro. Na partida de Caxias, a equipe estrelada de Belo Horizonte venceu por 3 a 1 e praticamente garantiu a vaga. O São Paulo recebe o Inter e precisa vencer para passar à próxima fase, já que perdeu por 2 a 1 no Beira-Rio.

Vale lembrar que na Sul-Americana utiliza-se o critério de gols usado na Copa do Brasil. Gol anotado fora de casa vale mais. (DC)

Publicado às 3:09 PM
agosto 17, 2005

Brasileiros estréiam na Copa Sul-Americana

Nessa quarta-feira, os clubes do Brasil deixam de lado o campeonato nacional e começam a luta pelo segundo título continental do ano. Na primeira fase, as equipes enfrentarão adversários compatriotas. Quem passar, inicia a disputa de verdade contra os castelhanos e demais adversários latino-americanos.

Os brasileiros têm uma história de fracassos nessa jovem competição. Para se ter uma noção, a melhor campanha de um clube daqui foi quando o Inter chegou nas semifinais contra o Boca Juniors, em 2004. Na ocasião, o colorado foi batido na Bombonera e não conseguiu reverter o quadro em Porto Alegre.

Os confrontos primam pelo equilíbrio, pois boa parte dos postulantes estão bem colocados no Brasileiro. Mas, na dúvida, aposte em paulistas e cariocas, já que as arbitragens ficarão sob responsabilidade dos brasileiros. E é bom lembrar que árbitro brasileiro ruim é anormal. O que é normal é que eles sejam mal-intencionados.

Ontem à noite o Deportivo Cali venceu o Nacional de Medellín por 2 a 0 e abriu boa vantagem para o jogo da volta. No confronto uruguaio, o Danúbio conquistou excelente resultado ao bater o Defensor por 3 a 2, fora de casa. As equipes enfrentam-se novamente na próxima terça-feira (23/8). (DC)


Confrontos de hoje

Brasil

Chave 1
21h45 - Fluminense x Santos

Chave 2
19h30 - Internacional x São Paulo

Chave 3
19h30 - Juventude x Cruzeiro

Chave 4
21h45 - Goiás x Corinthians

Os jogos de volta acontecerão na próxima quarta-feira (24/8)


Resultados e confrontos das eliminatórias de outros países

Argentina

Chave 1
10/8 Banfield 2x0 Estudiantes
25/8 Estudiantes x Banfield

Chave 2
18/8 - Newell's x Rosario Central
2/9 - Rosario Central x Newell's


Chile - Peru

Chave Chile
11/8 - Univ. de Chile 1x2 Univ. Católica
25/8 Univ. Católica x Univ. de Chile

Chave Peru
10/8 - Universitario 1x1 Alianza Atlético
24/8 - Alianza Atlético x Universitario


Bolívia - Equador

Chave Bolívia
11/8 - The Strongest 2x1 Bolivar
25/8 - Bolivar x The Strongest

Chave Equador
9/8 - El Nacional 3x4 LDU
25/8 - LDU x El Nacional


Uruguai - Paraguai

Chave Uruguai
16/8 - Defensor Sporting 2x3 Danubio
23/8 - Danubio x Defensor Sporting

Chave Paraguai
9/8 - Guaraní 1x2 Cerro Porteño
23/8 - Cerro Porteño x Guaraní


Colômbia - Venezuela

Chave Colômbia
16/8 - Deportivo Cali 2x0 Atlético Nacional
23/8 - Atlético Nacional x Deportivo Cali

Chave Venezuela
18/8 - Trujillanos x Mineros
24/8 - Mineros x Trujillanos

Publicado às 11:21 AM | Comentários (9)
agosto 9, 2005

Começa hoje a Copa Sul-Americana

O segundo torneio do ano promovido pela Conmebol inicia na noite desta terça-feira, com o confronto entre Guarani e Cerro Porteño, os dois representantes paraguaios na competição. Ainda hoje, jogam os equatorianos El Nacional e LDU. A quarta edição da Sul-Americana terá sua final em 14 de dezembro e contará com a participação de 34 equipes de 12 países.

A primeira fase continua durante essa semana, com disputas entre os representantes peruanos, argentinos, chilenos e bolivianos.Nas partidas da primeira etapa da competição participarão 28 clubes. Para e edição desse ano foi colocada uma fase a mais, as oitavas-de-final. Ao todo serão cinco fases para definir o campeão.

A novidade maior, no entanto, é a participação de dois clubes do México (Pumas UNAN e America) e um norte-americano (DC United). Esses três novatos mais Boca Juniors, River Plate e Vélez Sarsfield ingressarão apenas na segunda fase. Além disso, será realizado exame antidoping em todas as partidas. Apesar de tudo, deve ser uma boa competição.

Claramente, a Copa Sul-Americana não tem a importância e a mística da Libertadores, mas é um tranquilizador para as finanças dos clubes. Durante toda a competição, serão distribuídos mas de 5 milhões de dólares em prêmios. O campeão vai ganhar de lambuja 795 mil dólares, enquanto o vice arrecada 695 mil. O campeão enfrenta o vencedor da Libertadores em partidas de ida e volta que valem o título da Recopa Sul-Americana.

São oito os times brasileiros que participam da classificatória nacional: Santos, Inter, Corinthians, Goiás, Fluminense, São Paulo, Cruzeiro e Juventude disputam quatro vagas na fase seguinte, quando enfrentarão os times de outros países. (DC)


Copa Sul-Americana 2005 - Primeira Fase

Hoje - 9/8
Guarani x Cerro Porteño
El Nacional x LDU

Quarta-feira - 10/8
Banfield x Estudiantes
Universitario x Alianza

Quinta-feira - 11/8
Universidad de Chile x Universidad Católica
The Strongest x Bolívar

Quarta-feira - 17/8
Fluminense x Santos
Inter x São Paulo
Juventude x Cruzeiro
Goiás x Corinthians


Copa Sul-Americana - Campeões

2002 - San Lorenzo de Almagro, vencendo o Atlético Nacional da Colômbia (4 x 0 e 0 x 0)
2003 - Cienciano, vencendo o River Plate (3 x 3 e 1 x 0)
2004 - Boca Juniors, vencendo o Bolívar (0 x 1 e 2 x 0)


Publicado às 12:56 PM

Busca


Categorias

Arquivos