julho 23, 2007

Argentina campeã mundial sub-20

559762-2998-cp.jpg

A seleção argentina conquistou o sexto título mundial sub-20 ao bater a República Checa por 2 a 1, de virada, com gols de Agüero e Zárate. A Argentina é a maior vencedora da competição, que iniciou em 1977.

No primeiro tempo, pouca coisa boa houve. A melhor chance foi uma bola na trave dos checos. O melhor ficou para a segunda etapa. Fenin abriu o placar com um lindo voleio. No entanto, instantes depois, num momento varzeano da zaga checa, Agüero entrou sozinho para marcar na saída do goleiro Petr.

Aos 41 minutos, quando tudo parecia encaminhado para a prorrogação, o mui bueno Zarate entrou pela esquerda e concluiu com força, anotando o gol do sexto título mundial da Argentina, que aumentou sua vantagem para o selecionado brasileiro em número de conquistas.

O Chile ficou com o terceiro lugar ao bater a Áustria por 1 a 0, com gol de Hans Martínez.

Aqui estão os gols e a festa argentina. E aqui um compacto da partida com Jorge Ramos fora de controle.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Todos os títulos

1977 União Soviética
1979 Argentina
1981 Alemanha
1983 Brasil
1985 Brasil
1987 Iugoslávia
1989 Portugal
1991 Portugal
1993 Brasil
1995 Argentina
1997 Argentina
1999 Espanha
2001 Argentina
2003 Brasil
2005 Argentina

Os vencedores

Argentina 6

Brasil 4

Portugal 2

União Soviética 1
Espanha 1
Alemanha 1
Iugoslávia 1

Publicado às 1:04 PM | Comentários (6)
julho 20, 2007

Uma final decente no Mundial Sub-20

Argentina e República Checa fazem a final do Mundial Sub-20 neste domingo, às 16h15, em Torornto. Para garantir lugar na decisão, os argentinos bateram o Chile por 3 a 0, enquanto a República Checa venceu a Áustria por 2 a 0.

Ontem, a Argentina saiu vencendo o Chile por 1 a 0 bem cedo, aos 13 minutos, com Di Maria. No segundo tempo, Yacob e Moralez completaram o placar. Os chilenos tinham uma seleção bem montada, mas sucumbiram aos melhores valores individuais dos argentinos e ficaram no meio do caminho.

A partida estava equilibrada mesmo quando a Argentina vencia por 2 a 0, mas vejam a má vontade do juiz com a rojita, expulsando dois jogadores - o segundo em lance originado por falta do adversário. E o goleiro chileno totalmente enlouquecido. Continuo me emocionando ao perceber que isso só acontece com freqüência em jogos envolvendo sul-americanos.

Aquis estão os melhores momentos.
Após o jogo, os jogadores chilenos reclamaram da truculência da polícia canadense, que teria aplicado descargas elétricas nos atletas na saída do estádio. A imprensa do Chile afirmou que nove atletas foram algemados e detidos. Segundo o jogador Isaias Peralta, a confusão teve início quando a equipe dava autógrafos à torcida antes de embarcar no ônibus.

Na quarta-feira, a República Checa venceu a Austria por 2 a 0, com gols de Micola e Fenin. O resultado garantiu os checos na primeira final de copa desde 1962, quando perderam o Mundial do Chile para o Brasil.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 1:32 PM | Comentários (5)
julho 16, 2007

Argentina e Chile duelam pela vaga na final

É certo que teremos um sul-americano na final do Mundial Sub-Gente Grande. Argentina e Chile brigam por uma vaga na finalíssima. República Checa e Áustria fazem a outra semifinal.

O Chile, que tem uma seleção muito bem AZEITADA, venceu a Nigéria por 4 a 0. Mas não pense que foi um PICOLÉ de fácil. A vitória veio apenas na prorrogação. Talvez tenha sido o placar mais elástico da disputa de tempo extra no futebol. Grandona, Isla (dois) e Vidangossy marcaram. O adversário chileno será a Argentina, que bateu o México pelo placar mínimo. O gol castelhano foi marcado por Maximiliano Morález, nos acréscimos do primeiro tempo.

A República Checa bateu a Espanha na série de cobranças livres da marca da cal, vulgarmente conhecidas como PÊNALTIS, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O adversário será a Áustria, que bateu os Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Semifinais

18/7/07 20h45 Áustria - Rep. Checa
19/7/07 20h45 Chile x Argentina

Quartas-de-final

Áustria 2 x 1 EUA
Espanha (3) 1 x 1 (4) Rep. Checa
Chile 4 x 0 Nigéria
Argentina 1 x 0 México

Publicado às 4:25 PM | Comentários (18)
julho 13, 2007

Chile a Argentina seguem vivos no Mundial Sub-Barba Cerrada

Foram definidas as quartas-de-final do Mundial Sub-20. Os representantes sul-americanos ficaram restritos a Chile e Argentina, que podem se enfrentar no máximo nas semifinais da competição.

Depois da saírem perdendo, os argentinos bateram a Polônia por 3 a 1. O empate veio com Di Maria. Aguero, ex-Independiente, marcou os outros dois. O primeiro foi uma obra de arte. Ele recebeu na entrada da área, chapelou o zagueiro e meteu uma paulada. O segundo também foi bonito. Agora a Argentina repete o confronto da Copa América e enfrenta o México, que bateu o Congo por 3 a 0.

Aqui os dois golaços de Aguero.

O Chile venceu Portugal por 1 a 0, mas poderia ter feito um placar mais elástico, pois criou inúmeras chances claras no primeiro tempo. O gol saiu apenas aos 45, com Vidal, após cobrança de falta, para alegria extrema das belas chilenas presentes nas arquibancadas. No segundo tempo, os portugueses bem que tentaram reagir, mas o time sul-americano continuou mais perigoso. O Chile vai pegar a Nigéria, que venceu Zâmbia por 2 a 1.

No final da partida, dois portugueses foram expulsos. Após sofrer falta, Mano agrediu um chileno. O juiz puxou o vermelho e ZÉQUINHA aproximou-se sorrateiramente e roubou-lhe o cartão. Sensacional. Ele também acabou expulso e saiu de campo aos prantos, precisando ser contido pelos desocupados que estavam por ali, gritando CÃRÁLIO para o homem de preto. No último minuto, o chileno Vidal retardou o jogo e acabou na rua. Seguindo o mau exemplo lusitano, tentou agredir o juiz, mas foi contido por um gordão de boné, que certamente não entendia nada do que se passava. Melhor jogo que vi no mês. Porque todos sabemos que o futebol vai muito além da bola na rede.

Aqui a festa chilena, com uma sonzeira fatal.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Quartas-de-final

14/7/07 15h15 Toronto Áustria - EUA
14/7/07 20h45 Edmonton Espanha - Rep. Checa
15/7/07 15h15 Montreal Chile - Nigéria
15/7/07 20h45 Ottawa Argentina - México


Oitavas-de-final

Chile 1 x 0 Portugal
Zâmbia 1 x 2 Nigéria
Argentina 3 x 1 Polônia
México 3 x 0 Congo
Brasil 2 x 4 Espanha
Uruguai 1 x 2 Estados Unidos
Áustria 2 x 1 Gâmbia
República Checa 2 x 2 Japão (4 a 3 nos penais)


Publicado às 9:52 AM | Comentários (44)
julho 12, 2007

Tal pai, tal filho

É incrível como todas as categorias da seleção brasileira estão se uniformizando na palhaçada. No entanto, do ponto de vista clubístico, devemos agradecer ao demente do Nélson Rodrigues, técnico do Brasil Sub-20: ele fez o que pôde para que nenhum jogador chamasse a atenção de qualquer empresário.

Que deprimente essa seleção. Tomou um laço da Espanha, conseguiu o milagre de sair na frente marcando 2 a 0 e permitiu o empate aos 39 do segundo tempo, numa bobeira de todos os jogadores, que permitiram ao espanhol cobrar rápido uma falta e colocar na gaveta.

Depois disso, morreram em campo, não conseguiam mais nem caminhar. Na prorrogação, o sono também se aproveitou de uma falha da defesa douglista e apenas hoje fiquei sabendo do 4 a 2. Vibrei. Como gremistas, corintianos, flamenguistas e outros devem ter vibrado com o retorno dos jogadores aos clubes.

Nélson Rodrigues fez muito por nós. Ninguém jogou nada durante toda a competição. Talvez o Chelsea pense melhor a situação e resolva desfazer o negócio por Pato. Talvez o Benfica não volte sequer a olhar para Willian. Talvez o Grêmio tenha ganhado mais uns dois anos de Carlos Eduardo. Porque o técnico é um dromedário, que não sabe a posição de qualquer jogador da seleção. Muito me surpreende que tenha mantido Cássio no gol.

No mais, lamentável a derrota da seleção uruguaia, que cedeu o empate aos Estados Unidos no final do jogo e levou outro na prorrogação. Nos outros jogos, a Republica Checa bateu o Japão, nos pênaltis, e a Áustria venceu Gâmbia por 2 a 1.

Duas quartas-de-final estão definidas:
Áustria x EUA
Espanha x República Checa

Ainda pelas oitavas-de-final, hoje teremos:
20h45 Chile - Portugal
17h45 Zâmbia - Nigéria
17h45 Argentina - Polônia
20h45 México - Congo

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 12:49 PM | Comentários (55)
julho 11, 2007

Gurizada fora de controle

Chegou o momento em que realmente vale a pena acompanhar o Mundial Sub-20, disputado no Canadá. Uruguai, Chile, Argentina e Brasil são as seleções que têm a responsabilidade de tentar trazer o título para a América do Sul. Os jogos das oitavas-de-final serão disputados entre hoje e amanhã.

Até agora, acompanhei bem pouco da competição, apenas momentos dos jogos do Brasil, que teve a pior campanha entre todos os classificados, perdendo duas partidas e vencendo apenas uma. É algo surpreendente, já que a seleção conta com bons jogadores.

Assim como na seleção principal, o maior responsável pelas atuações ridículas é o técnico. Nélson Rodrigues transforma cada jogo em um martírio. Não sabe escalar o time e não percebemos nenhuma dinâmica de jogo.

Para o jogo contra a Espanha, nesta madrugada, finalmente Willian será o titular. Ele entra no lugar de Renato Augusto, o que é um equívoco TREMENDO. Deveria subsituir a Leandro Lima e jogar ao lado do meia flamenguista. O fato de Lucas ter sido cortado também é fundamental para o mau rendimento brasileiro.

Outros erros de escalação acontecem no ataque. Assim como muitos, Nélson Rodrigues não sabe a posição correta para Alexandre Pato, que é centroavante. Jogador de movimentação, sim, mas centroavante. Acontece que o treinador sacripanta acaba escalando-o ao lado de Jô, que joga na mesma posição, enquanto seu companheiro deveria ser Carlos Eduardo.

Do meio para frente, o time estava assim: Leandro Lima, Renato Augusto, Pato e Jô. Contra a Espanha, será: Leandro Lima, Willian, Pato e Jô. Mas deveria ser: Renato Augusto, Willian, Carlos Eduardo e Pato.

Mas o que fazer se no futebol do Brasil o pré-requisito básico para ganhar bastante dinheiro é ser burro como um porco cego?

Confiram abaixo todos os jogos das oitavas. Certamente Gâmbia será uma das seleções finalistas, embalada pela histórica vitória de virada contra Portugal, quando jogou o segundo tempo com 10 homens.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Jogos

11/7/07 20h45 Áustria - Gâmbia
11/7/07 20h45 EUA - Uruguai
12/7/07 00h15 Espanha - Brasil
12/7/07 00h15 Japão - Rep. Checa
12/7/07 20h45 Chile - Portugal
12/7/07 17h45 Zâmbia - Nigéria
12/7/07 17h45 Argentina - Polônia
12/7/07 20h45 México - Congo

Publicado às 2:49 PM | Comentários (26)
janeiro 29, 2007

O campeão Brasil e a Argentina vão às Olimpíadas



ene29.brasil-copa_190x222.gif

O Brasil teve mais sorte que juízo para garantir a vaga nas Olimpíadas e conquistar o título. Boa fortuna que faltou ao Uruguai, fora dos jogos de Pequim por levar um gol da Argentina aos 47 do segundo tempo.

Não preciso falar que muito admiro os argentinos, seu futebol e seu caráter, mas confesso que torci pela Celeste, como tenho feito em praticamente todas as competições de seleções. Faço isso pelo desejo de que um dia o futebol uruguaio volte a ser vencedor, dispute e ganhe títulos importantes.



135022.jpeg

Albiceleste comemora o gol salvador de Acosta



E quase deu para os charrúas, que estavam com a vaga praticamente assegurada, até que surgiu aquele escanteio desgraçado. Mas que diabos o goleiro foi fazer no meio da área àquela altura do campeontato? Lamentei.

Mas acredito que os sul-americanos serão muito bem representados com Brasil e Argentina, que devem disputar as Olimpíadas com seleções bem superiores às que vimos. Para o Mundial do Canadá, no meio do ano, teremos ainda a Celeste e o Chile.

Apesar de Nélson Rodrigues, a história brasileira não acabou em tragédia. Pelo contrário, os guris até voltaram com a taça, após descrença - justificada - de praticamente todo mundo.

E o mérito é exclusivamente deles. Até dos ruins, que ao menos tiveram vontade de ganhar. Porque um técnico que tira Tchô para colocar Leandro Lima não tem condições nem de dar nome aos próprios filhos.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 4:41 PM | Comentários (8)
janeiro 26, 2007

Quatro ainda brigam pelas Olimpíadas

Novamente, o Brasil venceu e contou com a ajuda dos concorrentes no Sul-Americano Sub-20. Agora, depende apenas de si para alcançar o título e a vaga nas Olimpíadas. Depois do jogo contra o Chile, passei a torcer pela seleção nacional, mas depois de ver a draga que está o Inter não acho muito bom perder Pato e Luiz Adriano por quase toda a temporada, já que no meio do ano tem Mundial no Canadá.

Danilinho marcou o gol salvador aos 44 do segundo tempo. O Brasil teve bons momentos, mas o Paraguai também ameaçou, principalmente em chutes de longe. Cássio esteve muito bem, novamente. Pato levou cartão amarelo e não enfrenta a Colômbia na última rodada.

É claro que fico triste com a eliminação precoce do Paraguai, muito pela presença de Fernandez, filho do Gato Fernandez, embaixo da meta guaraní.

E parece que a Argentina vai conseguir ficar fora das Olimpíadas. Ontem, apena empatou sem gols com a já eliminada Colômbia. Enquanto isso, o Uruguai saiu perdendo para o Chile, mas conseguiu empatar no último minuto, com Cáceres.

Com os resultados, Brasil, Chile, Argentina e Uruguai lutam para ir a Pequim em 2008. Uruguai e Argentina faze um jogão, mas ambos podem ficar fora se Brasil e Chile vencerem. Qualquer dessas seleções terá condições de acabar com os europeus e trazer a famigerada medalha de ouro.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Classificação

Brasil 8
Uruguai 7
Chile 6
Argentina 6
Paraguai 3
Colômbia 1

Jogos de ontem

Uruguai 1 x 1 Chile
Colômbia 0 x 0 Argentina
Brasil 1 x 0 Paraguai

Jogos de domingo - última rodada

Uruguai x Argentina
Chile x Paraguai
Brasil x Colômbia

Publicado às 12:15 PM | Comentários (15)
janeiro 25, 2007

Copinha estrelada

O Cruzeiro bateu o São Paulo nos pênaltis e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez. As duas equipes têm grande qualidade e fizeram um jogo interessante, cujo maior mérito foi interromper a programação da Globo.

No primeiro tempo, o Tricolor paulista saiu mais decidido e criou algumas chances. Logo, o Cruzeiro equilibrou e passou a ameaçar a meta do São Paulo. Me agrada esse time mineiro, gosta de ficar com a bola e joga com a consciência de uma equipe profissional. Aos 33, saiu o gol de Cruzeiro, com Anderson acertando um belo chute cruzado que explodiu na trave antes de morrer nas redes.

A segunda etapa foi do São Paulo, que pressionou desde o início e causou um escarcéu na zaga mineira. O gol do empate ocorreu logo aos 3 minutos, com Thiago. O time do Morumbi continuou melhor, mas a decisão foi para as penalidades.

Com grande eficiência, os times marcaram os seis primeiros tiros. Depois, o goleiro são-paulino defendeu, mas o palhaço do bandeirinha mandou voltar. Apenas na primeira série extra, o arqueiro mineiro Rafael defendeu. Na cobrança decisiva, Paulinho Dias converteu e garantiu a festa estrelada.

O São Paulo tem dois títulos e já perdeu outras cinco finais.

Parabéns aos cruzeirenses.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Escalações

São Paulo (1): Jorge Miguel; Jackson, Aislan, Breno, Alex Cazumba, Luan, Serginho, Flávio (Léo Gonçalves), Allan (B. Formigoni), Eric, Thiago (Bruno César). Técnico: Marcos Vizolli

Cruzeiro (1): Rafael; Aldo (Marcos), Maicon, Wellington, Anderson, Paulinho Dias, Carlos (Luiz Fernando), Carlos Magno, Vinícius (Simões), Guilherme, Jonathas. Técnico: Enderson Moreira

Publicado às 12:51 PM | Comentários (6)
janeiro 24, 2007

Quando tudo conspira a favor

A rodada do Sul-Americano Sub-20 de ontem foi amplamente favorável ao Brasil, que venceu o Uruguai por 3 a 1 a contou com um zero amigo entre Argentina e Chile. Já o Paraguai venceu a Colômbia e ajudou a embolar mais ainda a tabela. Todos que difamaram Albert Duarte, o juiz colombiano do jogo entre Brasil e Chile, devem desculpas, pois foi ele quem acabou acertando a escalação brasileira.

Como na maioria das terças-feiras eu tenha um compromisso etílico, vi apenas partes do jogo. Foi o suficiente para perceber que o Brasil impôs seu jogo e teve em Alexandre Pato e Cássio figuras destacadas. Cássio defendeu até penal, enquanto Pato participou diretamente dos três gols e vem surpreendendo pela qualidade no cabeceio.

Agora a classificação está totalmente aberta. O Uruguai continua liderando, com seis pontos, seguido por três equipes, Chile, Brasil e Argentina, que somam cinco. Mesmo o Paraguai, com três, está mais do que vivo. Amanhã tem outra rodada importante, com os brasileiros enfrentando a seleção guaraní, enquanto o Chile pega o Uruguai.

Se vocês também estavam praticando atos de sem-vergonhice e não viram a partida, aqui tem os melhores momentos.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Classificação

Uruguai 6
Chile 5
Brasil 5
Argentina 5
Paraguai 3
Colômbia 0

Jogos de ontem

Chile 0 x 0 Argentina
Colômbia 2 x 3 Paraguai
Brasil 3 x 1 Uruguai

Jogos de amanhã

18h40 Uruguai x Chile
20h50 Colômbia x Argentina
23h Brasil x Paraguai

Publicado às 12:11 PM | Comentários (15)
janeiro 23, 2007

Gurizada em chamas



448309-2895-cp.jpg

"Vem"

A rodada de hoje do Sul-Americano Sub-20 promete emoções profundas. Chile e Argentina brigam para encaminhar a vaga nas Olimpíadas, enquanto o Brasil precisa vencer de qualquer jeito para continuar com chances. Mesmo eu, que tenho sérias restrições a qualquer equipe que defenda a seleção, fiquei nervoso com a palhaçada de domingo.

Sempre tive simpatia por la Roja, mas me causou extremo desgosto ver a comemoração deslavada dos chilenos após o empate com o Brasil. Não chegou a ser o maior assalto da história do futebol, como alguns disseram (lembrem-se de novembro de 2005, Estádio Pacaembu), mas foi um roubo grotesco.

O primeiro pênalti nem falta fora da área foi. O segundo também não, o chileno claramente coloca a cabeça após o brasileiro espanar. Pé alto, no máximo. Ninguém marca aquilo. Concordo plenamente em dar uma surra no juiz nesses casos. Inclusive penso que cada time deveria manter no seu plantel atletas ruins, que não fossem fazer falta alguma no decorrer da temporada, apenas para moer a socos árbitros ladrões. O Brasil continua não jogando nada, mas o resultado aconteceu de forma vergonhosa.



448315-9481-cp.jpg

Posição passiva

A Conmebol baniu o voltante Fernando, que agrediu o juiz Albert Duarte, também retirado da competição. Além dele, Luiz Adriano, Thiago Heleno, Carlinhos e William estão fora por suspensão. Leandro Lima não está em boas condições físicas e faz teste antes do jogo. Dessa forma, o Brasil não terá sequer jogadores suficientes para compor o banco de reservas, o que pode ser uma boa notícia, já que o time é muito ruim. Os jogos foram trasferidos para Assunção, pois o estádio de Luque não oferecia condições.

Mas, enfim, o Brasil precisa vencer para tentar chegar às Olimpíadas, e enfrenta a líder Celeste, que também no domingo venceu a Colômbia no melhor estilo uruguaio de marcar e resguardar-se. Grande jogador, o capitão e camisa nove Cavani, do Danubio.

No jogo que antecede o confronto, os argentinos enfrentam o Chile em briga direta pela vaga. Creio que a albiceleste deve crescer e obter uma vitória. No outro jogo, os desesperados Paraguai e Colômbia disputam ao menos a oportunidade de participar do Mundial da categoria, no meio dom ano.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Jogos de hoje

18h40 Chile x Argentina
20h50 Colômbia x Paraguai
23h Brasil x Uruguai

Classificação

Uruguai 6
Chile 4
Argentina 4
Brasil 2
Paraguai 0
Colômbia 0

Publicado às 11:21 AM | Comentários (50)
janeiro 22, 2007

Copa São Paulo supera (minhas) expectativas

Nesse final de semana foram definidos os semifinalistas da Copa São Paulo. Graças ao fracasso santista, novamente temos um azarão, que atende pelo nome de São Bernardo. Mas dificilmente a final fugirá do confronto entre São Paulo e Cruzeiro.

No primeiro jogo das quartas-de-final, o Atlético-PR eliminou o Bahia nas penalidades. Mas o resultado foi de uma injustiça medonha, pois os atleticanos saíram vencendo, o Bahia empatou e teve seu gol mal anulado pelo trio do apito e das bandeiras. Depois, o rubro-negro ampliou para 2 a 0.

Para aumentar a desgraça, os baianos tiveram um jogador expulso - justamente, diga-se. Logo depois, no entanto, descontaram. Quando tudo parecia definido e o Atlético já tinha perdido centenas de chances, o Bahia empatou, aos 45. No primeiro pênalti, o goleiro nordestino defendeu, mas o imbecil do bandeira mandou voltar. Então, após dois desperdícios baianos, os paranaenses passaram. Sob meus protestos.

Depois, o Cruzeiro massacrou o São José. Aos 10 minutos, 2 a 0. Aos 30, 3 a 0. Até que no final da partida um convincente 6 a 2 brilhava no placar. Me causou uma impressão extremamente positiva a atuação do Cruzeiro, o melhor desempenho em um jogo na competição. Destaque para o atacante Guilherme, muito bom jogador, autor de três gols.

Em alguns momentos, a coisa chegou a ficar constrangedora, os mineiros tocavam como queriam, entravam e saíam da área sem pedir licença e não era acossados em instante algum pelo pobre São José.

O São Paulo venceu o Fluminense em jogo que não vi, enquanto o Santos perdeu para o São Bernardo em um campo totalmente alagado. O time do ABC saiu na frente, mas o Peixe empatou. Após paralização provocada pela chuva, novamente o São Bernardo marcou.

Na segunda etapa, o Santos martelou, mas não conseguiu nada e foi batido pelo São Bernardo, que invocou um estilo argentino para melhor adaptar-se ao gramado desgraçado. Um atacante inclusive emulava Canigia, envergando a jaqueta sete e usando a famigerada faixa na cabeça.

As semifinais ocorrem na terça, com Cruzeiro x São Bernardo e São Paulo x Atlético-PR. A final é dia 25, aniversário da cidade. Provavelmente Cruzeiro e São Paulo decidirão a Copinha. E os mineiros vencem.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado às 10:29 AM | Comentários (12)
janeiro 19, 2007

Nos braços do povo

Após uma gratificante passagem pela muito hospitaleira São Sepé - cidade dominada por colorados, ressalto -, volto a falar do mais indispensável e querido dos assuntos que nos rodeiam. Não consegui acompanhar muita coisa, a rotina foi rígida, mas aquela olhada de canto nos jornais foi mais que suficiente para me oferecer um panorama do que aconteceu.

Na segunda-feira, totalmente sonolento, mes coloquei a acompanhar Brasil x Paraguai em uma televisão repleta de interferências, em preto e branco. Para satisfazer um poquito mais os sentidos, sintonizei o minúsculo rádio na Guaíba, mas o som sumia e reaparecia a todo momento. Em apenas uma posição do quarto a qualidade sonora melhorava: em cima da minha barriga, no lugar onde deve existir algum órgão indispensável. E ali fiquei eu, prendendo a respiração para acompanhar as jogadas mais importantes.

Dormi quando faltou energia elétrica no estádio. Acordei no fim do jogo e até ontem pensava que o Brasil tinha perdido.

Não gostei nada do que não vi e mal ouvi. Ninguém foi bem, mas Tchô me parece ter vaga garantida no time titular.

Hoje começa a segunda fase. Seis times passaram e jogam uns contra os outros. Os dois primeiros vão às Olimpíadas. Os quatro primeiros disputam o Mundial, em julho, no Canadá.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Quem passou de fase

Brasil
Colômbia
Paraguai
Uruguai
Chile
Argentina

Jogos de hoje

18h40 Colômbia x Chile
20h50 Paraguai x Uruguai
23h Brasil x Argentina

Publicado às 11:55 AM | Comentários (18)
janeiro 15, 2007

Menos atrativa

Acabou a primeira fase da Copa São Paulo e agora temos que esperar apenas mais uma rodada para acompanharmos de fato. Restaram 32 equipes e os jogos já serão eliminatórios. Destaque para o clássico entre São Bento e São Carlos. Contudo, deixaremos de presenciar clássicos que muito contriburiam para o esporte e para o idioma.

As decepções ficaram por conta de Palmeiras, Vasco e Grêmio, que não obtiveram classificação. Apesar disso, teremos bons confrontos, como Cruzeiro x Corinthians, Goiás x Atlético e Paraná x Santos. O Inter enfrenta o Vila Nova, de Goiás, na reedição do confronto de 2006, quando os colorados foram derrotados por 2 a 0.

De toda a primeira fase, destaque para o gol de bicicleta de um atacante do Juventude. Valeu por isso. Há boatos de que a torcida do Lençoense vai aguardar os atletas no aeroporto para apoiar o time que não obteve a vaga apesar de ter somado dignos cinco pontos. Também o Luverdense, de Mato Grosso, está fora, o que acabou com minhas esperanças de ver o clássico Ense-Ense ou Lenço-Verde, denominação que seria escolhida em plebiscito com os leitores impedimentistas.

Da mesma foram, perdemos a oportunidade de acompanhar o embate Cus-Nus, que seria disputado se Ecus e Gênus tivessem honrado a camisa.

Vou resistir à contração - sou um eterno refém dos trocadilhos - nominal para um possível clássico entre Ecus e Sertãozinho.

Mas é uma possibilidade infinita de clássicos geniais.

Fiquem pensando nisso enquanto eu viajo a trabalho para São Sepé. Voltarei na quinta-feira, mas de repente publico alguma coisa de lá mesmo.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Ainda não há datas, mas confiram os jogos.

Goiás x Atlético
Paraná x Santos
Vila Nova x Inter
São Bernardo x Figueirense
Cruzeiro x Corinthians
Vitória x Juventude
Coritiba x Barueri
São José x Comercial
São Paulo x Rio Branco
São Bento x São Carlos
Juventus x Botafogo
Fluminense x Londrina
Ponte Preta x América
Bahia x América
Porto x Guarani
Atlético x Taubaté


Classificação final da 1ª fase

Grupo A

1º Goiás 9
2º América-SP 6
3º Barra do Garças 3
4º Rio Preto 0

Grupo B

1º Atlético-MG 7
Comercial-SP 7
3º CENE-MS 1
XV de Piracicaba 1

Grupo C

1º Paraná 7
2º Lençoense 5
3º Santo André 3
4º Luverdense-MT 1

Grupo D

1º Santos 5
Ferroviária-SP 5
3º Guarany 3
4º Fluminense-PI 2

Grupo E

1º Vila Nova 6
Iraty 6
3º Taboão da Serra 3
Brasiliense 3

Grupo F

1º Internacional 7
Barueri 7
3º Noroeste 3
4º Comerciário 0

Grupo G

1º São Bernardo 7
2º Botafogo-RJ 6
3º São Caetano 4
4º ABC 0

Grupo H

1º Figueirense 7
2º Osasco 4
3º Sertãozinho 3
4º Fortaleza 2

Grupo I

1º Cruzeiro 7
2º Amparo 5
3º Portuguesa 4
4º Náutico 0

Grupo J

1º Corinthians 9
2º Paysandu 6
3º União São João 3
4º Fluminense-BA 0

Grupo K

1º Vitória 9
2º Guarani 6
3º Sorocaba 1
União 1

Grupo L

1º Juventude 7
2º Paulista 5
3º Campinas-SP 4
4º Serra-ES 0

Grupo M

1º Coritiba 4
Jacareí 4
Marília 4
CRB 4

Grupo N

1º São José-SP 9
2º Vitória-ES 4
Vasco 4
4º Tocantinópolis 0

Grupo O

1º São Paulo 9
2º São Carlos 6
3º São Cristóvão 3
4º Comercial-MS 0

Grupo P

1º São Bento 6
América-MG 6
Nacional-AM 6
4º Gama 0

Grupo Q

1º Juventus 6
Londrina 6
Grêmio 6
4º Força 0

Grupo R

1º Fluminense 9
2º XV de Jaú 6
3º Ecus 3
4º Trem 0

Grupo S

1º Ponte Preta 7
2º Rio Branco-SP 6
3º Avaí 2
4º Gênus 1

Grupo T

1º Bahia 9
2º Nacional-SP 6
3º Gurupi 3
4º Rio Branco-AC 0

Grupo U

1º Porto 7
2º Taubaté 6
3º Palmeiras 4
4º Campinense 0

Grupo V

1º Atlético-PR 9
2º Mirassol 4
Flamengo-SP 4
4º São José-RS 0

Publicado às 3:44 PM | Comentários (10)
janeiro 11, 2007

Toda incompetência será castigada

Não assisti ao jogo entre Colômbia e Argentina, que parece ter sido o melhor do Sul-Americano até agora. Fui impedido pela equação Porto Alegre + 40 graus = bar em tempo integral. O Brasil me decepcionou profundamente contra o Peru. Paraguai e Uruguai recuperaram-se.

Pelo que ouvi da vitória colombiana, o resultado de 2 a 1 foi justo. Segundo comentários que me pareceram honestos, é uma típica seleção colombiana, abusada e dribladora. Segundo meu irmão, observador de Impedimento, "todos jogam como o Rentería", um baita elogio, na minha opinião. No gol da virada, acho que foi Juan Pino quem driblou meio time albiceleste e largou para Quintero, livre, marcar. Sensacional.

E a Argentina, que apenas empatou na estréia contra o Equador, deve se cuidar e vencer já o próximo jogo, contra a Venezuela, o que de fato deve acontecer. O Paraguai recuperou-se ao vencer o Chile por 1 a 0, enquanto a Celeste ganhou do Equador por 2 a 1.

O jogo que assisti inteiro foi Brasil 2 x 1 Peru, que me decepcionou profundamente. Não pelos peruanos, que já disseram não ter grandes ambições e contam com um elenco cuja maioria é formada por jogadores de 17 anos. O problema foi Nélson Rodrigues e sua seleção bonitinha, mas ordinária.

O Brasil não tem qualquer esquema de jogo. A zaga, composta pelos cruzeirenses Eliézio e Thiago Heleno, é um eterno Deus nos acuda, o que obriga o volante Roberto a ficar enfiado no meio da defesa, ajudando a espanar tudo. E esse, Roberto, convenhamos, se eu não fumasse dois maços de cigarro por dia, ele seria meu reserva em minhas ocasionais participações no futebol de salão. Não acerta um passe e não marca ninguém.

Como ele permanece o jogo inteiro ajudando os zagueiros desesperados, Lucas fica solitário no meio-campo, tendo que marcar e sair jogando, pois Leandro Lima e William atuam muito avançados. Sobrecarregado, Lucas não consegue desempenhar bem nenhuma das duas funções: erra passes que não costuma errar e é facilmente envolvido quando precisa impedir a outra equipe de tocar a bola.

Leandro Limas vem sendo o melhor jogador da seleção até aqui, o mais lúcido, movediço e criativo. O outro meia, Willian, até que se esforça, mas não consegue criar absolutamente nada e não auxilia nos compromissos defensivos.

Os dois laterais não fazem qualquer sentido. O esquerdo, Carlinhos, é um pipoqueiro que não acerta nenhum cruzamento e deixa uma rodovia nas suas costas. O lateral-direito, Amaral, também preocupa-se apenas em atacar, mas contra o Peru não conseguiu aproveitar o inacreditável espaço que tinha. Não preciso dizer que eles não ajudam a compor o meio-campo.

No ataque, Edgar e Fabiano Oliveira não são munidos de forma eficiente e não possuem qualidade necessária para a jogada individual. Contra o Peru, Alexandre Pato entrou e precisou buscar o jogo na meia-cancha, mas pela falta de opções passou a conduzir demais a bola, não criando nada. Seu lugar é no ataque, onde decide. Luiz Adriano entrou com muita vontade e pouca eficiência, tendo uma atuação bem insatisfatória.

O goleiro Muriel errou em uma saída de gol, mas de resto foi bem.

Acredito que essa seleção tem poucos bons valores, mas Nélson Rodrigues colabora de forma decisiva ao mandar a campo um bando de jogadores sem qualquer orientação tática, nenhuma mecânica de jogo e raros momentos de lucidez. Temo pela vaga nas Olimpíadas.

Não há opções no elenco para ocupar as laterais nem para a primeira função do meio-campo, mas dá para melhorar a equipe. Se eu pudesse, colocaria dois jogadores defensivos nos lados para escalar uma meia-cancha com maior qualidade. Mas vamos dizer que Amaral e Carlinhos percebam sua ineficácia e resolvam guardar posição.

Meu time iria a campo, no 4-4-2, com: Muriel, Amaral, Anderson, Thiago Heleno e Carlinhos; Roberto, Lucas, Tchô e Leandro Lima; Danilinho e Alexandre Pato.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Grupo A

Brasil 6
Paraguai 4
Bolívia 1
Peru 0
Chile 0

Jogos realizados

Brasil 4 x 2 Chile
Paraguai 0 x 0 Bolívia
Paraguai 1 x 0 Chile
Brasil 2 x 1 Peru

Jogos que faltam

11/1 20h50 Bolívia x Chile
11/1 23h Paraguai x Peru
13/1 19h50 Peru x Chile
13/1 22h Brasil x Bolívia
15/1 20h50 Peru x Bolívia
15/1 23h Brasil x Paraguai


Grupo B

Colômbia 3
Venezuela 3
Uruguai 3
Argentina 1
Equador 1

Jogos realizados

Uruguai 0 x 1 Venezuela
Argentina 1 x 1 Equador
Uruguai 2 x 1 Equador
Argentina 1 x 2 Colômbia

Jogos que faltam

12/1 20h50 Venezuela x Equador
12/1 23h Uruguai x Colômbia
14/1 20h50 Colômbia x Equador
14/1 23h Argentina x Venezuela
16/1 20h50 Colômbia x Venezuela
16/1 23h Argentina x Uruguai

Publicado às 3:49 PM | Comentários (12)
janeiro 9, 2007

Primera fecha

O Sul-Americano Sub-20 teve seus primeiros jogos e alguns resultados surpreenderam. Paraguai, Argentina e Uruguai começaram com tropeços.

No domingo, o Brasil bem que tentou perder para o Chile com a apresentação do primeiro tempo, mas após o intervalo Leandro Lima e Pato fizeram a diferença e os canarinhos venceram a primeira. Os anfitriões paraguaios é que tropeçaram feio ao empatar em zero com a Bolívia no jogo de fundo.

Ontem, a Venezuela surpreendeu o Uruguai com um gol logo aos oito minutos. Depois, segurou o resultado ante uma Celeste desesperada e improdutiva. O segundo jogo da noite foi bem movimentado. A Argentina era melhor, mas o Equador também levava perigo. Pelo jeito, a albiceleste mantém sua tradição de atletas tocadores de bola, com meia-atacantes ariscos.

Abán abriu o placar para a Argentina, enquanto Carlos Rodríguez empatou para os equatorianos. Pelos rioplatenses, gostei de Cahais, zagueiro do Boca. No Equador, o atacante Caicedo me agradou.

O bom de assistir às partidas é que os jogadores são quase profissionais, mas ainda percebemos claros resquícios dos tempos da várzea, como tentar aquele voleio impossível ou pretender acertar no ar uma bola que pede para ser dominada.

Muitos são titulares de seus clubes e me parece que não cometem grosserias. Talvez estando entre os seus, atletas ainda em formação, sintam-se livres para fazer lambanças.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Até agora, temos:

Grupo A
Brasil 4 x 2 Chile
Paraguai 0 x 0 Bolívia

Grupo B
Venezuela 1 x 0 Uruguai
Argentina 1 x 1 Equador

Hoje

Grupo A
Paraguai x Chile
Brasil x Peru

Amanhã

Grupo B
Uruguai x Equador
Argentina x Colômbia

Publicado às 10:47 AM | Comentários (6)
janeiro 5, 2007

Puberdade

Nesse sábado começa a Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde os empresários enriquecem e já surgiram diversos craques, alguns bons jogadores e milhares de perebas. Olheiros de Impedimento garantiram que o Lençoense montou uma máquina de jogar futebol.

Serão milhares de jogos na primeira fase, em turno único, dentro do grupo. Passam aqueles que fizerem mais pontos nas chaves e os outros 10 com melhor índice, independente dos grupos. A partir da segunda fase, os jogos são eliminatórios.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Veja os grupos e todos os campeões:

Grupo A

América-SP
Goiás
Rio Preto
Barra do Garças

Grupo B

Comercial-SP
Atlético-MG
XV de Piracicaba
CENE-MS

Grupo C

Lençoense
Paraná
Santo André
Luverdense-MT

Grupo D

Ferroviária-SP
Santos
Guarany
Fluminense-PI

Grupo E

Taboão da Serra
Brasiliense
Vila Nova
Iraty

Grupo F

Barueri
Internacional
Noroeste
Comerciário

Grupo G

São Bernardo
Botafogo-RJ
São Caetano
ABC

Grupo H

Osasco
Figueirense
Fortaleza
Sertãozinho

Grupo I

Amparo
Cruzeiro
Portuguesa
Náutico

Grupo J

União São João
Corinthians
Paysandu
Fluminense-BA

Grupo K

Sorocaba
Vitória
Guarani
União

Grupo L

Campinas-SP
Juventude
Paulista
Serra-ES

Grupo M

Jacareí
Coritiba
Marília
CRB

Grupo N

São José-SP
Vasco
Vitória-ES
Tocantinópolis

Grupo O

São Carlos
São Paulo
São Cristóvão
Comercial-MS

Grupo P

São Bento
América-MG
Gama
Nacional-AM

Grupo Q

Juventus
Grêmio
Londrina
Força

Grupo R

Ecus
Fluminense
XV de Jaú
Trem

Grupo S

Rio Branco-SP
Ponte Preta
Avaí
Gênus

Grupo T

Nacional-SP
Bahia
Rio Branco-AC
Gurupi

Grupo U

Taubaté
Palmeiras
Campinense
Porto

Grupo V

Flamengo-SP
Atlético-PR
Mirassol
São José-RS


Campeões

1969 - Corinthians
1970 - Corinthians
1971 - Fluminense
1972 - Nacional (São Paulo)
1973 - Fluminense
1974 - Internacional
1975 - Atlético Mineiro
1976 - Atlético Mineiro
1977 - Fluminense
1978 - Internacional
1979 - Marília
1980 - Internacional
1981 - Ponte Preta
1982 - Ponte Preta
1983 - Atlético Mineiro
1984 - Santos
1985 - Juventus (São Paulo)
1986 - Fluminense
1987 - não foi disputada
1988 - Nacional (São Paulo)
1989 - Fluminense
1990 - Flamengo
1991 - Portuguesa
1992 - Vasco da Gama
1993 - São Paulo
1994 - Guarani
1995 - Corinthians
1996 - América (Belo Horizonte)
1997 - Paulista (Jundiaí)
1998 - Internacional
1999 - Corinthians
2000 - São Paulo
2001 - Roma (Barueri)
2002 - Portuguesa
2003 - Santo André
2004 - Corinthians
2005 - Corinthians
2006 - América (São José do Rio Preto)

Número de vencedores

6 - Corinthians

5 - Fluminense

4 - Internacional

3 - Atlético Mineiro

2 - Nacional (São Paulo)
Ponte Preta
São Paulo
Portuguesa

1 - América (Belo Horizonte)
América (São José do Rio Preto)
Flamengo
Guarani
Juventus (São Paulo)
Santo André
Marília
Paulista (Jundiaí)
Santos
Vasco da Gama
Roma (Barueri)

Publicado às 1:16 PM | Comentários (6)
julho 3, 2005

Argentina campeã mundial Sub-20

Ao bater a Nigéria por 2 a 1 a seleção argentina conquistou seu quinto título mundial na categoria Sub-20, tornando-se a maior campeã da história da competição. O Brasil derrotou o Marrocos também por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar.

Com a conquista na Holanda, os castelhanos passaram os brasileiros, que continuam com quatro títulos. A Argentina já havia levantado a taça em 1979, 95, 97 e 2001, enquanto o Brasil sagrou-se campeão em 1983, 1985, 1993 e 2003.

Os dois gols que garantiram o título argentino foram marcados por Leonel Messi, principal jogador do time, que acabou também como artilheiro do torneio com seis tentos anotados. Ogbuk marcou para os nigerianos.

Na decisão do terceiro lugar, o Marrocos saiu na frente com Hermachi, aos 46 minutos da primeira etapa. Embora tenha pressionado durante grande parte dos 90 minutos, o Brasil conseguiu virae apenas no fim da partida, com gols de Fábio Santos (42) e Edcarlos (46).


Escalações

Argentina 2 x 1 Nigéria

Argentina: Oscar Ustari; Julio Barroso, Ezequiel Garay, Gabriel Paletta, Lautaro Fórmica; Pablo Zabaleta, Juan Manuel Torres, Fernando Gago (Lucas Biglia), Rodrigo Archubi (Emiliano Armenteros); Lionel Messi e Gustavo Oberman (Sergio Agüero). Técnico: Francisco Ferraro

Nigeria: Ambruse Vanzekin; Olubayo Adefemi, Monday James, Dele Adeleye, Taye Taiwo, Sani Kaita, Chinedu Ogbuke, John Obi Mikel, Promise Isaac, David Abwo (Solomon Okoronkwo), John Owoeri. Técnico: Samson Siasia.

Árbitro: Terje Hauge (Noruega)
Estádio: Galgenvaard de Utrecht


Brasil 2 x 1 Marrocos

Brasil: Renan, Rafinha, Gladstone (F. Gabriel), Edcarlos, Fábio Santos, João Leonardo, Arouca, Renato, Evandro (Filipe), Rafael Sobis (Quirino), Diego Tardelli. Técnico: Renê Weber

Marrocos: Bourkadi, Benzoukane, Rabeh, Hermach, Benzouien, El Zhar, Bendamou, Sbai, Tiberkanine, Fatah, Chihi (Zouchou). Técnico: Jamal Fathi

Árbitro: Luis Medina (Espanha)
Estádio: Galgenwward de Utrecht

Publicado às 2:26 PM | Comentários (0)
junho 26, 2005

Definidas semifinais do Mundial Sub-20

Foram definidos neste sábado os confrontos de semifinais do Mundial Sub-20, realizado na Holanda. A peculiaridade é que teremos um confronto entre africanos, Marrocos x Nigéria , e outro envolvendo sul-americanos, Brasil x Argentina. Ambas jogos acontecem na terça-feira (28/6).

A Argentina garantiu a vaga ao vencer a Espanha por 3 a 1. Os gols castelhanos foram anotados por Zabaleta, Oberman e Messi. Zarter descontou para a Espanha. A Argentina começou o torneio perdendo para os Estados Unidos por 1 a 0, mas se recuperou e vem de quatro vitórias seguidas, tendo eliminado nas quartas-de-final a Colômbia, atual campeã sul-americana. O Brasil classificou-se ao bater a Alemanha por 2 a 1, com gols de Diego Tardelli e Rafinha.

Ainda no sábado,a Nigéria eliminou a anfitriã Holanda na disputa de pênaltis, após ter empatado no tempo regulamentar por 1 a 1. O Marrocos eliminou a Itália também nas penalidades. No tempo normal o jogo acabou 1 a 1, placar que se repetiu na prorrogação. (DC)


Semifinais

28/06 - 12h30 - Utrecht
Brasil x Argentina

28/06 - 15h30 - Kerkrade
Marrocos x Nigéria

Publicado às 12:41 PM | Comentários (0)

Busca


Categorias

Arquivos