« Deportivo Cali e Independiente Medellín estréiam com vitória | Capa | La Plata em chamas: Gimnasia lidera isolado na Argentina »

novembro 16, 2005

América do Sul de luto: Uruguai fora da Copa

E assim uma nação que ama o futebol perdeu a vaga no maior evento esportivo do mundo para um país de surfistas. A desorganização do futebol uruguaio chegou em um ponto tão extremo que a comovente garra da celeste já não é suficiente. Não adianta três jogadores babarem em cima de um adversário se não há o mínimo planejamento para garantir a classificação na eliminatória continental, expondo a gloriosa jaqueta à humilhação de jogar uma repescagem contra a Austrália e, pior, ser eliminada, varrida da Copa do Mundo, como se fosse a escória do futebol e não uma das cinco seleções mais importantes da história.

Tudo bem, foi um jogo duro. Além da conta para quem acha que futebol é "Maraca lotado". Isso fez com que o narrador do Gato-view ficasse apavorado: "estou com a impressão de que é um jogo de Vale Tudo. Como diria o consiglieri e peso médio-ligeiro Antenor Savoldi: "franguinhos!". A suposta violência alegada pelos adeptos do fru-fru deve-se muito mais à inépcia australiana em jogar duro. Eles batem de maneira espalhafatosa, fica esteticamente desagradável de ver. Não são como os sul-americanos, que batem chamando de "meu amor".

O que aconteceu no jogo, e isso já é o que menos importa, foi que a Austrália fez 1 a 0 e a partida foi para a prorrogação. Na primeira metade do tempo extra, o Uruguai teve três chances claras e poderia ter matado o jogo. O que é bom esclarecer aos desavisados é que nenhuma outra camisa do futebol mundial impõe tanto respeito. A celeste joga por si, seu espectro permanece ao longo dos anos, mesmo que a decadência do futebol uruguaio seja evidente. E foi por isso, apenas por isso, que a Austrália não fez o seu gol no segundo tempo, quando jogou melhor. E vieram os pênaltis. E o mundo acabou.

Ao som do Réquiem do Mozart,
Douglas Ceconello.

Publicado em novembro 16, 2005 10:14 AM

Comentários

LUTO MUNDIAL. CANCELEM A COPA.

Publicado por: Francisco em novembro 16, 2005 8:48 AM

:~~

Publicado por: Antenor em novembro 16, 2005 9:01 AM

"Uruguai invalida Copa da Alemanha".

Publicado por: Bruno Galera em novembro 16, 2005 10:08 AM

O Uruguai é um Alegrete maiorzito e com um presidente no lugar do prefeito.

Publicado por: Thiago em novembro 16, 2005 10:47 AM

Crescem as chances da Argentina em 2006.

Publicado por: Fábio em novembro 16, 2005 2:22 PM

Depois que soube da existência do CANDOMBE ninguém me diz que aquilo ali é separado do Brasil. Até entendo melhor o que eles dizem do que outros PERIFÉRICOS tipo Pernambuco e Ceará.

Publicado por: Hermano em novembro 16, 2005 4:16 PM

A pior Copa de todos os tempos: costa do marfim, suiça, angola, austrália, trinidad y tobago, costa rica, estados unidos, gana, irã, coréia do sul, togo, macanudo, japão, chacarita jrs, arábia, ucrânia, todo peligroso, tunísia, vila xurupita...

Publicado por: Edson em novembro 17, 2005 2:00 PM

Gana e Angola vão surpreender. Tem tudo para ser uma boa Copa. Desta vez creio que a seleção CBF/GLOBO não chegará na final

Publicado por: Fábio em novembro 17, 2005 2:54 PM

Brasil HEXA! abraço

Publicado por: Brasil em novembro 21, 2005 11:24 AM

Do Uruguay:
Fora da Copa por falta de organização e por causa do señor Casal, la concha de tu madre, que explora e se locupleta com o talento futebolístico alheio.

Quanto a Copa:
Por ser num país de tradição, pelo menos se houver roubo não será tão descarado como na última edição pró Dae-Ha-Min-Goo, assim espero.
A renovação monstro da África tem que revelar algo inovador, não é possível, não posso acreditar, não consigo ver o mundo do futebol como sendo tão homogêneo, não acredito na frase 'Não tem mais bobo no futebol' e também acredito que ainda haja espaço para a novidade que virá, me imagino, da Mama África.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 22, 2005 10:19 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos