« Acerto de contas | Capa | Que em 2006 a mão de Deus esteja convosco

mão de deus.jpg
»

dezembro 29, 2005

"El País" divulga seleção da América

Desde 1986, o jornal uruguaio organiza a escolha que nesse ano contou com a participação de aproximadamente 400 jornalistas de diversos jornais, agências de notícias e revistas. Seis argentinos e três brasileiros estão presentes no "time ideal", que tem algumas escolhas duvidosas.

A seleção escolhida foi a seguinte:

Goleiro: Rogério Ceni (BRA)

Defesa: Cicinho (BRA), Diego Lugano (URU), Carlos Gamarra (PAR) e Gustavo Nery (BRA)

Meio-campo: Fernando Gago (ARG), Javier Mascherano (ARG), Daniel Bilos (ARG)

Ataque: Carlos Tévez (ARG), Rodrigo Palacio (ARG) e Sergio Agüero (ARG)

Técnico: Aníbal "Maño" Ruíz (URU)


Eis que começo por discordar da escolha do arqueiro. Rogério Ceni fez a maior partida de sua vida quando o São Paulo mais precisava, e isto é realmente digno de louvor. Mas não me enquadro no grupo dos alegres que defendem sua convocação para a seleção. Nem antes do mundial, nem agora e nem em tempo algum.

Entendo ainda que as laterais são falhas e que a escolha de Mascherano foi totalmente política, já que ele não jogou durante meio ano. Daniel Bilos fez grandes partidas, mas acabou a temporada jogando muito menos que seu companheiro Insúa. O ataque, este sim, parece ser o setor mais fiel ao que aconteceu no campo. A escolha de Sergio Agüero expressa bem a expectativa que as atuações do jovem atacante do Independiente geraram na imprensa argentina.

Pois vamos à seleção da América que me parece mais apropriada:

Goleiro: Abbondanzieri (ARG)

Nota positiva para Bernal, do Pumas.

Defesa: Cicinho (BRA), Díaz (ARG), Lugano (URU), Jadílson (BRA)

Podem insultar à vontade, mas acredito que o lateral do Goiás fez um Brasileiro melhor que Gustavo Nery, apesar de não criar avestruzes. Krupoviesa apareceu bem no Boca, mas caiu muito no fim da temporada. Gamarra não é mais aquele, foi apenas bom no segundo semestre, período em que atuou no Palmeiras.

Meio-campo: Fernando Gago (ARG), Dos Santos (PAR), Insúa (ARG).

Mineiro, do São Paulo, não seria nenhum crime, mas Dos Santos fez uma grande temporada pelo Cerro, tanto que agora vai para o Bayern München. Tomara que não desaprenda com tantos alemães em volta. Se fosse para jogar com quatro no meio-campo, poderíamos colocar Castromán, do Vélez, que se lesionou lá por outubro, mas que estava jogando uma barbaridade, ou até o prórpio Bilos. O brasileiro Roger também seria uma escolha decente.

Ataque: Carlos Tevez (ARG), Rodrigo Palacio (ARG) e Sergio Agüero (ARG)

Único setor em que a seleção ficaria igual, mas a briga é grande. Se retirássemos Agüero para colocar Amoroso não seria nenhum crime. Nota positiva para as revelações Hugo Rodallega, do Cáli, e Rafael Sobis, do Inter. E não esqueçamos Javier Cámpora, do glorioso Tiro Federal, que foi artilheiro do Apertura argentino.

Técnico: Alfio Basile

Por livrar os boquenses do marasmo pós-Carlos Bianchi.

E era isso. Quem quiser contribuir com o seu selecionado pode fazer através dos comentários que será bem-vindo.

Até mais,
Douglas Ceconello.

Publicado em dezembro 29, 2005 3:54 PM

Comentários

E o Andershow?????????

Publicado por: Pato em dezembro 30, 2005 7:28 AM

e o tinga?

Publicado por: Anonymous em dezembro 31, 2005 3:37 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos