« Futebol carioca, a comédia - capítulo LVII | Capa | Notas da Libertadores »

março 23, 2006

"Federação Colorada de Futebol"
ou "Hiltor, um colorado mal intencionado"

Um simples exercício de monitoramento.

Art 213 - Deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desporto.

PENA: multa de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e perda do mando de campo de uma a três partidas, provas ou equivalente quando participante da competição oficial.

§ 1º Incide nas mesmas penas a entidade que, dentro de sua praça de desporto, não prevenir ou reprimir a sua invasão, bem assim o lançamento de objeto no campo ou local da disputa do evento desportivo, que possa causar gravame aos que dele estejam participando.

§ 2º. Caso a invasão seja feita pela torcida da entidade adversária, sofrerá esta a mesma apenação.

No clicesportes, o presidente da FGF e conselheiro colorado Novelletto já se assusta:

O presidente da Federação Gauchão de Futebol , Francisco Novelletto, considerou a denúncia um "precedente perigoso", que pode bagunçar o Gauchão. Para o presidente, torcedores de clubes inimigos podem invadir campos para prejudicar o rival. O vice de futebol do Inter, Vitório Píffero, declarou que acredita que nada vai ocorrer.

Apavorado, Hiltor Mombach, o primeiro a sugerir a hipótese de que um gremista invadiu o Centenário com uma camiseta do Inter, quer agora interditar o Olímpico:

Em 22/03

"O artigo, esdrúxulo e polêmico, poderá tirar o Inter do estádio Beira-Rio no segundo jogo da final pelo Campeonato Gaúcho. Há essa chance, embora remota, caso o julgamento venha a ocorrer no dia 29.
Isso porque um jovem de uma torcida organizada do clube invadiu o gramado do Centenário na recente goleada de 3 a 0 sobre o Caxias.
(...)
O artigo fala em deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens. Reprimir, o Inter reprimiu, expulsando o torcedor do seu quadro. Tomar providências como, se o clube não tem ingerência sobre o Centenário?
(...)
Caso o julgamento ocorra no dia 29, o Inter alegará que a pauta estará sendo antecipada, pois há processos anteriores aguardando julgamento. Se há o temor da punição? Diria não haver certeza de absolvição, embora a tendência."

Pelo amor de Deus, será que eu não sei ler?
Porque há "tendência de absolvição" se o regulamento é totalmente claro?
A questão a ser debatida é se o regulamento é esdrúxulo, ou se ele deve ser cumprido?

E em 23/03, mais uma do editor colorado do Correio do Povo:

"Qual o fato mais grave, a invasão de um colorado no Centenário ou as dezenas de pedras arremessadas no gramado dos Plátanos vindas das gerais onde estava a torcida do Grêmio e que, por sorte, não fizeram vítima? O fato está relacionado em súmula pelo árbitro Fabrício Corrêa.
O fato que levou mais perigo foram as pedras jogadas com insistência e irresponsabilidade. Pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o fato mais grave nem poderia ser denunciado pelo procurador. O inciso 2º prevê que, 'caso a invasão seja feita pela torcida da entidade adversária, sofrerá esta a mesma apenação'. Não fala em objetos arremessados ao gramado."

O que dizer? Vamos todos chorar o fato de o regulamento, caso cumprido, condenar o Inter e não o Grêmio, ou vamos comemorar, antecipadamente, a óbvia absolvição colorada?

A parcialidade está totalmente à mostra, já há muito tempo.
Demostrar isso não é difícil. Não que mude alguma coisa.

Resignado,
Ante Savoldi

Publicado em março 23, 2006 2:31 PM

Comentários

Engraçado que o Zveitter ocupar dois cargos, do tipo o rato cuidando do queijo, não pode, com toda justiça, aliás. Agora, um CONSELHEIRO ativo do internacional ser o Presidente da Federação de futebol não tem problema nenhum, né? Isso se arrasta por anos, desde perondi chegando a novelleto, passando por comissões de arbitragem chefiadas pelo barretinho... um exemplo do jornalismo esportivo do RS: esporte da BAND arrendado pela SIDON, dos irmãos zachia...enfim...

Publicado por: Edson em março 23, 2006 3:35 PM

Tá difícil aturar a cobertura tendenciosa. De um lado, é só flores, e do outro é só pancada e notícia ruim. O fato de uma das rádios de POA ser mantida por um ex presidente colorado é um indício que aos poucos estamos nos encaminhando para a maca...(opa peraí, senão o Olímpico vai ser interdidato por seis meses) internacionalização total da imprensa esportiva gaúcha, principalmente a radiofônica.

Publicado por: Fábio em março 23, 2006 4:25 PM

Sobre a imprensa, o que a Band e a Guaíba têm de coloradas, a RBS tem de gremista.

O fato da FGF ser presidida por um colorado é realmente estranho; o certo seria ter como presidente alguém desvinculado de qualquer conselho de clubes. Mas, isso é Brasil, terra do Onaireves Moura, Eduardo Vianna e... Novelletto.

Agora, Antenor, não entendi uma coisa: da mesma maneira que o Inter pode ser punido, o Grêmio não poderia??? Se um é culpado por isso, o outro também seria, já que a gravidade do fato é igual.

Já pensaram, a decisão do gauchão em Novo Hamburgo e Erechim? Ia ser, no mínimo, diferente.

Publicado por: Francisco em março 23, 2006 5:06 PM

Douglas Ceconello: como leitor assíduo e comentarista indesejado deste magnifico espaço, exijo(é assim que escreve?)um pronunciamento colorado, um pronunciamento seu!

Pô, vamos polemizar né!

Publicado por: Roger em março 23, 2006 5:10 PM

Inocentemente, estava eu tomando uma cevinha com a patroa e, quando chego ao aconchego do lar, encontro uma FUZARCA VIRTUAL. Pois bem.

Antenor, acho que ambas as coisas - torcedor e pedras - devem ser julgadas conforme a lei. Mas algo é curioso: hoje à tarde eu estava pensando em te falar exatamente sobre a chuva de pedras que ocorreu nos Plátanos e nada foi divulgado. Isso que nem li o Correio.

E não podemos esquecer da antecipação do julgamento que liberou atletas gremistas para jogarem um clássico decisivo de 2003.

O Simon pode ser colorado, mas e o Fabrício Correa, o que é? Até um dirigente do Grêmio já disse que ele é tricolor.

Quanto à imprensa colorada, quero deixar claro que discordo. Acho que todas as emissoras são isentas, apesar de a Bandeirantes ter profissionais declaradamente colorados - Cláudio Cabral e Hugo Amorim - e a Guaíba ter mantido um gremista fanático - Milton Jung - narrando jogos do Inter por anos a fio. Quando o Grêmio estava NAS CABEÇAS só o Inter recebia notícias trágicas, assim como a análise do time era sempre prevendo o pior.

Sem falar na enquete esdrúxula do ano passado sobre ser melhor ficar em "segundo na primeira" ou "primeiro na segunda".

E quanto ao Novelletto, acho ingenuidade acreditar que ele está preocupado com o Inter. A Federação quer saber é da renda e, sinceramente, acho que até preferem o Grêmio campeão. No mais, se ele é presidente da federação DE FUTEBOL, para algum time o diabo tem que torcer. E não esqueçam que o Inter penava quando o Perondi dirigia a instituição.

E estou tendo o máximo de coerência que quatro litros de cerveja permitem.

E adoro mulher gostosa.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 24, 2006 1:37 AM

1 - O código, aceito por todos os clubes, não prevê punição ao clube caso sua torcida, em outro estádio, atire objetos no gramado. Ao menos este artigo colado aí em cima deixa isso bem claro, e é isso que Hiltor anda lamentando.

2 - Não acredito em Guáiba colorada, RBS gremista, etc. (com exceção da Band, que é paga pelo Záchia, mas é irrelevante). Mas sei - e isso é fácil saber, pq o mundo "jornalístico" de porto-alegre é pequeno e todos se conhecem -, qual a preferência clubística da maioria dos jornalistas. Até aí tudo bem, é óbvio. A questão é quando a insanidade passa a dominar seus espaços, como no caso de Mombach.

3 - Não há necessidade de rebater qualquer acusação de pró-gremismo listada, pois considero-as muito fracas se comparadas aos pequenos exemplos que listei. É claro, aceito a opinião de todos, mas vejam bem: não escrevi praticamente nada neste post, apenas colei colunas e notícias veiculadas na imprensa.

abraço

Publicado por: Antenor em março 24, 2006 10:42 AM

Este comentário foi excluído.
Discordância é permitida aqui, desrespeito não.

Publicado por: claudionor em março 24, 2006 5:52 PM

De minha parte, eu só queria a mulher gostosa que o Douglas mencionou.
E dá-lhe MADURA!

Publicado por: Vitor VEC em março 26, 2006 8:19 PM

Poderiam fazer o Clássico aqui em Floripa.
Um no continente, outro na ilha, onde o tricolor já está acostumado!

Publicado por: Marco em março 27, 2006 1:03 PM

Seria uma boa. Não é sempre que clássicos significativos são jogados em estados periféricos.

Publicado por: Antenor em março 27, 2006 3:54 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos