« Vultos sul-americanos em Copas - Leônidas da Silva | Capa | Tiro pela tangente »

março 20, 2006

Figueroa comenta jogos do Grêmio na RBS

Vamos chegando às finais dos estaduais - campeonatos de valor inegável -, e as primeiras impressões sobre o que será o resto do ano se desenham. Em São Paulo, a aburrida fórmula de pontos corridos tem o objetivo de treinar os clubes para o Brasileirão A e B, mas há de retirar toda a competitividade dos paulistas em competições mata-mata. É a praga que rogo.

O campeonato carioca, como já analisou o colega Douglas, sem dúvida é o mais sensacional. Basta dizer que os semifinalistas da "Taça Rio" são América, Americano, Volta Redonda e Madureira. Romário cogita jogar em Miami. Nos Dolphins, acho.

Faço essa volta para chegar aonde quero, no Gauchão. Felizmente, se desenha um Grenal nas finais, algo que não ocorre há bastante tempo. Não vale a pena reter-se em análises que já estão consumadas por todos. O Inter, e o time reserva do Inter, são claramente melhores que o time do Grêmio.

O tricolor conseguiu montar uma equipe pouco mais que razoável neste início de ano. Mas a saída de dois ou três bons jogadores lesionados traz reposições sofríveis, e a tendência é de eliminação tanto na Copa do Brasil quanto nas finais do Estadual, se chegar lá. Caso alguns titulares como Maidana, Tcheco e Ricardinho voltem sem estar descontados, alguma esperança surge. Mas ainda assim, apenas se o tal "Imortal Tricolor" der as caras novamente, coisa que ocorre de vez em quando.

O Inter parece bastante bem, jogando um futebol bonito e enfileirando vitórias. É aí que mora o perigo, e todos os colorados sabem disso. Ainda assim, o Gauchão deve ser conquistado sem maiores dificuldades, e não estou falando grandes novidades. Mesmo sendo um clássico, no qual as coisas tendem ao eqülíbrio, dificilmente uma equipe que está em melhor fase deixa de ganhar um Grenal.

Mas o motivo original deste comentário é o regulamento para as finais do campeonato estadual. O mesmo, inicialmente confundia por não explicitar que o saldo simples é critério anterior ao saldo qualificado. Por exemplo, um time que ganhasse em casa de 1 X 0 e perdesse fora por 4 X 2, poderia reclamar o título por ter feito dois gols fora de casa. Isto foi esclarecido em nota da FGF.

Antes de tudo, devemos lembrar que a utilização do saldo qualificado não faz o menor sentido em uma final de Gauchão, ainda mais em Grenais. Afora isso, os critérios para a prorrogação em caso de dois resultados iguais estão totalmente nebulosos.

Vamos à hipótese:
Grêmio 1 X 0 Inter (Olímpico)
Inter 1 X 0 Grêmio (Beira-Rio)
prorrogação: Inter faz um gol, Grêmio empata. Quem é campeão?

Como orientação da FIFA, não se pode isolar o resultado da prorrogação dos 90 minutos. O placar final do jogo seria Inter 2 X 1 Grêmio. Grêmio campeão pelo saldo qualificado? Inter campeão por ter feito a melhor campanha e ter empatado em pontos na decisão? Penaltis pelo empate na prorrogação?

No ano passado, confusão similar ocorreu, já que mesmo o Inter ganhando a prorrogação por 2 X 1, o resultado global do jogo daria o título ao XV de Novembro. No entanto, o pessoal de Campo bom não pode reclamar a respeito disso já que, lembro bem, todos conheciam os termos no qual a final seria disputada. Acerca do placar, é claro. Quanto ao jogo encerrado aos 13 do segundo tempo, não há o que comentar.

Digo isso antes, sem querer polemizar, mas apostando que o critério in dubio, pro Inter seria novamente adotado. Não é perseguição, ou paranóia, como pode parecer. Apenas gosto de colecionar estas "coincidências", uma espécie de hobby. Apesar disso, é mais provável que o colorado não precise usar de tais subterfúgios para passar pelo Grêmio, ou Juventude. E se a coisa complicar, alguém tem dúvida de quem será o árbitro da final?

Encerrando este comentário que marca minha volta do limbo, agradeço aos leitores que não deixam a chama do Impedimento morrer, e ao colega Douglas, pela exemplar cobertura do futebol que realmente interessa.

Confiem em mim,
Ante Savoldi

Publicado em março 20, 2006 11:10 PM

Comentários

Um ponto obscuro. Tenho grande dúvida sobre o arbitro da final, Gaciba(gremistão) ou Simon(colorado "até os canino").

Publicado por: Roger em março 21, 2006 9:33 AM

Temos os últimos anos como referência.

Publicado por: Antenor em março 21, 2006 9:54 AM

Se gol fora vale 2 até na prorrogação, o Inter terá 90 minutos de chance de fazer um gol fora, enquanto o grêmio terá 120 minutos de chance de fazê-lo. Por isso, com base no regulamento das prévias do PMDB proponho, para q o time de melhor campanha tenha pelo menos algua vantagem, por menor q seja, q a prorrogação seja feita no 1º jogo com qualquer resutado nos 90 minutos, daí se der empate ao final do 2º jogo se usa o placar da prorrogação, se não precisar da prorrogação os gols que forem feitos nesse período vão para a contagem do Romário

Publicado por: Eduardo em março 21, 2006 9:57 AM

ahuahauhauhauhauahuahua
Aprovado, por unanimidade.

Publicado por: Antenor em março 21, 2006 10:17 AM

Realmente, a maior chance do Grêmio no Gauchão é a auto-confiança colorada. Ontem mesmo um colega colorado comentou que era melhor deixar o Juventude passar para não tomar um laço, ou que se o Grêmio vencesse o Inter seria a "consagração". E eu cheguei a pensar se ele não estava falando do Barcelona.

Publicado por: fábio em março 21, 2006 10:45 AM

Grande retorno, Antenor. Agora vou me dedicar mais aos comentários sobre BOCHA.

Não sou desses que andam com uma alegria desmesurada. Penso que o time do Inter é melhor, sim, mas considero que o resultado dos clássicos está aberto.

Eduardo: melhor comentário.

Quanto à arbitragem, colorados estão em desvantagem, então, já que Simon não apitará mais por aqui.

De repente eles colocam aquele que gosta de ver jogadores nus pelo campo. Fontes de Santa Cruz me informaram que ele é conhecido como Fabrício AVENIDA. shfjhgs

Impedimento: credibilidade a serviço da corneta.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 21, 2006 12:45 PM

não se preocupem, estou seguro que a imprensa e a FGF farão questão de ter o "juiz gaúcho da Copa" nas finais do estadual.

Publicado por: Antenor em março 21, 2006 2:09 PM

Certa feita, no tereceiro quadro da varzea de Porto Alegre, um senhor estava apitando o jogo. Ele estava tão bebado, mas tão bebado que substituiram ele por outro. Aos 10minutos do segundo tempo ele voltou com uma faca e ameaçou a todos em campo. Foi levado preso, apesar do coro da torcida em favor dele: "apita, apita, apita".

Acho que esse cidadão deveria ser lembrado no sorteio.

E o pior de tudo, isso foi um caso verídico, acontecido no campo do Vila América, na Vila Jardim, aquim em Porto Alegre. Bons tempos!!!

Publicado por: Leonardo em março 22, 2006 1:45 PM

uhahauuhauuahusuhauhuhuahsu

Publicado por: Douglas Ceconello em março 22, 2006 3:56 PM

ionolsen20 Your site is very cognitive. I think you will have good future.:)

Publicado por: topicstarter em outubro 17, 2006 7:49 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos