« E segue a trilogia... | Capa | Taffarel? Quem? »

maio 23, 2006

De 'LÍDER' a 'REBAIXADO'

Alguém ainda lembra que, para as estatísticas, o Grêmio foi o primeiro líder do campeonato? Pois é, 'Síndrome de Ponte Preta' aqui pros lados do Olímpico.

Semi-touca prevalece

Moisés Lucarelli segue como reduto inexpugnável para o 'Tricolor dos Pampas'. Mais de 25 anos já se passaram desde que Tarciso fazia com que o tio das tabuletas tirasse o '2' e colocasse o '3' ao lado da inscrição permanente 'VISITANTE', era abril de 81.

Mesmo sem ganhar em Campinas, Ponte Preta tem sido um rival que causa alegrias para a torcida do Grêmio. Sem puxar muito da memória, dá pra lembrar das oitavas-de-final da (Copa) (Havelange) de 2000. Olímpico 2 (Ronaldinho) - 0, Campinas 2 (Um foi do Marinho contra) - 1 (Zinho). E passe garantido para as quartas contra o Sport.

Aparentava que as chances da ponte perder eram grandes já que, mesmo sem jogar muito bem e com um time ainda 'travado' pela série de derrotas, parecia ser a vitória gremista o resultado mais provável. Mas o Mano se mantem fiel ao seu esquema. Tenta jogar no contra-ataque SEM ATACANTES!?!

Uma infelicidade aliada a uma necessidade colocaram Maidana fora antes do intervalo. É sempre uma temeridade jogador que volta de lesão depois de longo tempo. Nesta partida o Grêmio se superou já que não era apenas um, mas três; Maidana, Sandro Goiano e Ramon. A coisa apertou e Julian teve que partir. À esta expulsão, segue por parte do treinador uma corneta desmedida, na minha opinião, é claro. Porque é brabo pro cara, se trata de um dilema; deixar o atacante passar ou ir pra rua. Em qualquer dos casos, a corneta se faria presente, mais ou menos desafinada, como foi o caso.

E jogando num 5-4-0 ou 4-5-0, como queiram, dependendo de como se colocava Nunes ao longo do 2o. tempo, numa jogada de exceção, o time do Mano acha um gol que surge meio assim, que está aí, mas onde, porque? como se perguntaria Cortázar. Não custava muito ouvir o que dizia ao lado dele o massagista 'Põe um lá na frente pra segurar a bola. Se der sorte a gente até mata esse jogo logo, logo.' Mas que nada, o massagista não está habilitado a dar palpites. No caso do Mano, só de diretor de futebol pra cima.

Uma bola de exceção, essa mais exceção ainda, já que a Ponte tem uma criação ofensiva lamentável, empata a partida. Como disse um dos ouvidos pela imprensa ao final da partida, 'Essa bola nem os filhos e nem os netos dese cara vão acertar igual nos próximos 50 anos'. Não foi dito exatamente assim, mas era esse o espírito.

JU!!!

Catarina da Rússia e a linha dos czares sempre contou com um aliado ao seu temido exército. Era o mais temido ainda 'frio dos estepes'. A planície russa sempre foi varrida por ventos siberianos e árticos e ai de quem se metesse a besta de invadir o Império; o General Inverno sempre colaborou com os planos expansionistas da Mãe Rússia.

Caxias não está na planície, fica na Serra. Quase não tem neve. E certamente faltam czares, a Praça Vermelha e o L'Hermitage. Mas para os padrões clássicos do PATROPI de Jorge Ben, a Sibéria é logo ali. E tá na cara que a direção do Juventude vai se esforçar ao máximo para que todos jogos do Jaconi sejam realizados no alternativo horário das 18h10. É claro que é um time cuja participação carioca-nordestina-e-mais-ao-norte se faz presente. Mas pelo menos estes devem estar se acostumando ao clima já que, em tese, moram na Serra.

Apesar da vitória ter deixado o clube bem na foto, a três pontos da liderança, meus contatos na Serra dão conta de um significativo protesto pós-vitória. Ao que tudo indica, não se aguenta mais Hélio dos Anjos no (des-)comando da equipe. Outro rumor dá conta de que a direção do clube quer construir outro CT em Rondinha ou em Arroio Teixeira e que os populares eram da SAPATA (Soc. Amigos da Praia de Arr. Teixeira e Arredores) tentando puxar a brasa para a sua sardinha.

Só na farofinha;
Saúdos, Vitor VEC

P.S.: Tricentésima nota virtual ao longo do tempo. Seguimos.

Publicado em maio 23, 2006 3:57 AM

Comentários

o resultado correto do jogo grêmio e ponte na havelange de 2000 no olímpico foi 1X0 tricolor, gol de falta do ronaldo assis.

Publicado por: Anonymous em maio 23, 2006 2:21 PM

É fato, o 2-0 foi o seguinte, contra o Sport nas quartas.

Publicado por: Vitor VEC em maio 23, 2006 4:38 PM

contra o sport foi 2X1. dois golaços do assis moreira (um de falta e outro de jogada individual) no primeiro tempo, e um golzinho de escanteio do sport no segundo. warley ainda perdeu uma chance incrível de ampliar o placar. no recife, o 1X1 (novamente assis para o grêmio, dessa vez de penalti) garantiu a passagem às semifinais, para pegar o emergente e temível são caetano.

Publicado por: neni em maio 24, 2006 10:06 AM

Reciclar e renovar a memória é necessário já.

Publicado por: Vitor VEC em maio 24, 2006 4:10 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos