« Primeira rodada da Sul-Americana | Capa | Ronda »

julho 31, 2006

Grenal em chamas

Mais fumaceira fora do que dentro do campo.

O jogo

Foi uma partida morna, sem grandes emoções. Como acontece na maioria dos clássicos, os espaços eram poucos e o campo parecia povoado por 40 jogadores. O Grêmio começou melhor, dominando o meio-campo e articulando jogadas com Hugo, Tcheco e Lucas. O Inter tinha o contragolpe, mas Adriano não acertava um passe de dois metros.

Abel escalou seu time com Álvaro, Maycon, Wellington Monteiro e Adriano na meia-cancha, sepultando qualquer chance de vitória. O primeiro tempo seguiu com alguma superioridade tricolor, com uma bola na trave de Rômulo e pouco mais que isso.

No segundo tempo, Michel entrou - e bem - no lugar de Adriano, e o Inter melhorou. Maycon e Ceará também cresceram, mas as jogadas laterais e bolas paradas não eram transformadas em chances de gol. E assim, com avanços ocasionais azuis e vermelhos, o jogo transcorreu para o placar merecido: dois zeros bem gordos no placar.

Os melhores: no Inter, Ceará, Michel e Maycon; no Grêmio, Lucas, Tcheco e Rômulo.


Arquibancadas

Nenhuma torcida é santa. O que aconteceu ontem é freqüente, apenas não com tal grau de loucura e intensidade. De ambos os lados, já estamos acostumados com aquele tradicional enfrentamento com a Brigada Militar, mas o comportamento de parte da torcida do Grêmio foi deplorável, gratuito e, mais que tudo, burro. Não sei o que leva os torcedores a fazerem isso sabendo que certamente o clube será punido, ainda mais com aquele procurador carniceiro Paulo Schmidt solto por aí.

Aquele corre-corre com policiais não é novidade, mas derrubar grades para invadir a social do Inter é algo que beira o ridículo, assim como tentar atear fogo em construções ao redor do Beira-Rio. Foge do padrão também saquear e depredar boa parte do estádio. Sem contar a chatice que é paralizar o jogo a todo momento para apagar chamas de banheiros químicos e a insólita cena de um caminhão de bombeiros adentrando no campo.

Não posso me manifestar quanto a estrutura montada pela direção do Inter para a torcida gremista, pois obviamente não estava lá. Mas no grenal da final do Gauchão, quando os sanitários do Beira-Rio ficaram disponíveis, todos foram destruídos. Eu sempre achei uma insanidade a realização de clássicos com apenas uma torcida, mas estou convicto de que agora isso tem que acontecer.

E tem de ocorrer porque eu não estou a fim de deixar de ir ao campo, e nem quero saber que amigos gremistas que possivelmente estejam no Beira-Rio possam ficar 90 minutos no meio de uma batalha. Se isso não suceder, os ânimos ficarão cada vez mais acirrados, no Olímpico e no Beira-Rio, que passarão grande parte da temporada interditados. E, sim, infelizmente acho que a torcida do Inter fazer o mesmo na casa do rival é uma questão de tempo.

Intoxicado,
Douglas Ceconello.

Publicado em julho 31, 2006 12:04 PM

Comentários

Se Inter e SPFC fizerem a final da Libertadores, o SPFC pedirá interdição do Beira-Rio.
Não vi o jogo, mas o 0 x 0 estava previsível (Cravei empate na loteca), já que o Colorado poupou os reservas e o time do Grêmio, pelo menos para mim, não inspira muita confiança.

Publicado por: Fabricio Grzelak em julho 31, 2006 1:51 PM

Se Inter e São Paulo fizerem a final, aconselho os dirigentes tricolores a não se manifestarem quanto a isso.

O que aconteceu no Beira-Rio não foi provocado pela torcida do Inter e não chegou ao campo. Já no Morumbi, depois da partida contra o Estudiantes, houve invasão do campo por parte da torcida.

Publicado por: Douglas Ceconello em julho 31, 2006 1:57 PM

Douglas,

Isso já estava previsto para acontecer. O que espanta é o fato da Brigada não ter se preparado para coibir os incidentes.

Solução? Prisão!!!
Quem fez isso não é torcedor: é criminoso.

Publicado por: Guillermo em julho 31, 2006 3:41 PM

Só consigo lembrar do Túlio Macedo falando acerca dos "banheiros atômicos".


Publicado por: Pato em julho 31, 2006 3:52 PM

Raramente vejo o Fantástico, mas ontem, no quadro onde colocam os novatos candidatos à repórter, enviaram eles no meio das organizadas de Corinthians, Palmeiras no jogo que terminou 1 x 0 para o Palmeiras, e no SPFC x Estudiantes LP. No clássico paulista mostraram as imagens do lado externo do Morumbi, aquela correria da PM, enfim, tudo o que todo canal mostra após um jogo desses. No jogo da Libertadores, sim, finalmente, mostraram a imbecilidade dos dirigentes tricolores, colocar a torcida visitante na arquibancada inferior, abaixo da torcida do time da casa, as cusparadas e objetos jogados abaixo não são mostrados nos telejornais esportivos (A não ser que mostrem nos telejornais policiais) do dia a dia, como também não foi mostrado o desespero de crianças com os pais na entrada do estádio, gente pulando as grades e literalmente apanhando da PM.
Aqui no estado de SP, mostraram as cenas do Gre-Nal como se fossem tudo bandido, mas as cenas dos jogos do SPFC não são mostradas com a mesma entonação.

Publicado por: Fabricio Grzelak em julho 31, 2006 4:31 PM

Acabo de ver no site do Inter, belo projeto de remodelação do Beira-Rio. O Figueirense tem um belo projeto também. Se confirmar até 2010, pelo menos 3 estádios dentro das exigências FIFA estarão prontos, Arena, Beira-Rio e Orlando Scarpelli, coincidentemente os 3 da região Sul.

Publicado por: Fabricio Grzelak em julho 31, 2006 8:05 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos