« Libertadores começa a definir os quatro | Capa | Libertad avança »

julho 18, 2006

Guarany de Bagé campeão da Segundona

O Guarani de Venâncio Aires precisava de um empate para ser campeão, mas foi derrotado por 1 a 0 pelo Inter de Santa Maria. O time de Bagé bateu o Pelotas por 3 a 1 em casa e fez a festa com uma taça de mentira, já que a Federação Gaúcha havia mandado o troféu quente para Santa Maria.

Há 24 anos o Guarany de Bagé não disputava a primeira divisão gaúcha. Para a próxima temporada a direção já avisou que continuará investindo nas categorias de base e que não pretende inflacionar sua folha de pagamento de 17 mil reais.

A equipe de Venâncio Aires havia garantido sua vaga à Primeira algumas rodadas atrás, mas acabou a competição lamentando a perda do título na última rodada. O Coloradinho de Santa Maria tinha chances matemáticas de subri: precisava vencer e torcer para que o Índio de Bagé sofresse uma goleada de, sei lá, uns 7 ou 8 a zero.

Saudações,
Douglas Ceconello.


guarani.gif

Esporte Clube Guarani
Cidade: Venâncio Aires - Rio Grande do Sul
Fundação: 03/09/1929
Estádio: Edmundo Feix
Capacidade: 5.000 torcedores
Principais títulos: Campeão amador de 1988; Título Gaúcho e Campeão da Seletiva Sul-Minas em 2002.
Web: http://www.guaranirs.com.br


guarany_ba.gif

Guarany Futebol Clube
Cidade: Bagé - Rio Grande do Sul
Fundação: 19/04/1907
Estádio: Estrela D'Alva
Capacidade: 10.000 torcedores
Principais títulos: Campeão da Segunda divisão em 1999 e 2006; Campeão Estadual em 1920 e 1938.
Web: http://www.alternet.com.br/guarany


Classificação

1º Guarany/BG 24
2º Guarani-VA 24
3º Internacional B 21
4º Inter-SM 21
5º Pelotas 17
6º Juventude B 15
7º Bagé 14
8º Ipiranga 12

Publicado em julho 18, 2006 2:33 PM

Comentários

Só uma curiosidade: o Guarani de Bagé é o terceiro maior vencedor da história do Gauchão, atrás apenas do Inter e do Grêmio.

Publicado por: Francisco em julho 18, 2006 3:19 PM

Único campeonato relevante.
Ypiranga subirá ano que vem. O de Erechim, é claro. O de Sarandi é falcatrua, escreve-se com "I".
Tentei me programar, mas infelizmente perdi o clássico entre Ypiranga X Ipiranga na primeira fase. Sei que o canarinho erechinense teve uma classificação heróica contra o Tupi, me parece. Caso perdesse na última rodada, iria para a repescagem; se ganhasse, classificava.
Venceu, classificou-se, mas caiu fora em seguida. O incrível regulamento fez com que equipes da repescagem chegassem mais adiante.

Publicado por: Antenor em julho 18, 2006 5:28 PM

Repescagem sugere mais uma chance.
La pelos 80, o Palmeiras jogou a tal Taça de Prata, tradicionalmente considerada a segunda div. nacional e chegou nas fases finais.

O próprio Coritiba ou o Bangu-85 creio terem vindo 'de baixo' e chegaram às finais.

Publicado por: Vitor VEC em julho 18, 2006 6:06 PM

Curiosidade, o Guarani de Bagé foi campeão da segunda divisão em 1999 e não jogou a primeira no ano seguinte? Alguém sabe o que aconteceu?

Publicado por: Luzardo em julho 18, 2006 7:28 PM

Vitor, creio que em 1985, quem veio da Taça de Prata foram Bangu e o Brasil de Pelotas, que acabaram fazendo uma das semifinais, a outra foi entre Coritiba x Atl-MG. No jogo de volta, um 0 x 0 em BH, vi no time treinado por Ênio Andrade, uma das maiores atuações de um goleiro, Rafael Camarotta, hoje treinando o combalido União Agrícola Barbarense.

O Glória de Vacaria não disputa mais torneios profissionais ?

Publicado por: Fabricio Grzelak em julho 18, 2006 9:01 PM

Pois então, possivelmente dois entre os quatro semifinalistas daquele ano vinham da Taça de Prata, uma segundona com mais estilo. Mas creio que o Brasil era do 'grupo de elite' naquele ano, tendo matado muitos grandes entre os quais o mais famoso o 2-0 contra o Flamengo no Bento Freitas.

E o Guarany não figurou na primeira porque naquela época tinha uma repescagem no 2. semestre, a Copa FGF, se não me engano. Algo como um octogonal entre os 4 últimos da Primeira e os 4 primeiros da Segunda, como era típico na Suiça de Mauro Galvão. Nesta, o Guarany se deu mal.

Ademais havia uma situação especialíssima. Em 2000, o S.C. Rio Grande foi pescado das profundezas da Segunda ou Terceira para disputar a Primeira em homenagem ao centenário do mais antigo clube em atividade no país. Foi último disparado, mas participou, possivelmente roubando uma vaga de quem viria de baixo.

Foi numa destas situações bizarras que a Ulbra subiu dois degraus no mesmo ano. Iniciou ganhando a Terceira, conseguiu chegar entre os finalistas da Segunda e fisgou a vaga na Primeira no fim do ano. Deve ter sido em 2002 ou 2003.

Publicado por: Vitor VEC em julho 19, 2006 12:51 AM

O Glória segue figurando, fazendo o papel de 'coadjuvante vilão que morre no início do filme'. Foi eliminado na primeira fase num grupo de seis. Passaram para a segunda fase o Ju, o Novo Hamburgo e o São José. Glória, Brasil de Pelotas e o São José de Cachoeira foram os que ficaram de fora.

Não costuma fechar as portas no 2. semestre como o 15 de Campo Bom e está se mexendo para disputar a Copa que a Federação criou para ocupar o 2. semestre.

Publicado por: Vitor VEC em julho 19, 2006 12:59 AM

O guarani de bagé fez uma boa apresentação no gauchão de 2007. Torço para clubes de torcidas expressivas da zona sul e principalmente clubes com as cores do Campeão do Mundo. É isso aí Guarani, te vejo no gauchão 2008.

Um abraço a todos os torcedores da Zona Sul do RS.

Publicado por: marcos borges colombo em abril 15, 2007 11:59 AM

A federação Gaúcha de Futebol, Órgãos Governamentais e imprensa em geral tem que acharem uma maneira de tornar o "Gauchão" mais atrativo para os clubes e público em geral. Também tem - se que criar uma modalidade de campeonato para que os clubes do interior se mantenham em atividade. Olha o exemplo do campeonato da série B do Brasileiro: jogos às sextas e segundas. Não compete em atrativo com os jogos da Série A.
Desde já agradeço a todos por participarem deste SITE.

Publicado por: marcos borges colombo em maio 19, 2007 6:01 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos