« Fase doméstica da Sul-Americana apresenta resultados | Capa | Por um lugar ao sol »

agosto 25, 2006

Fim do primeiro turno, São Paulo campeão simbólico

Com os jogos de ontem, o primeiro turno do Brasileiro foi concluído. No entanto, ainda restam dois confrontos, pendentes devido ao conflito de datas com a Libertadores: Atlético-PR x São Paulo e Inter x Paraná.

Não consegui acompanhar os jogos de ontem, mas parece que o Grêmio passeou contra o Fortaleza, decidindo o jogo no primeiro tempo. Com os últimos acréscimos, Rômulo e Léo Lima, o técnico Mano Menezes tem agora material para formar um time eficiente do meio para frente. O problema continua sendo o sistema defensivo do time, que é instável, e as duas laterais, um deserto de qualidade.

Nessa virada de turno, o Grêmio atingiu um objetivo que poucos acreditavam, chegando na zona da Libertadores. Fato é que o time apresenta uma campanha estável, sem muitos sobressaltos. O grande problema pode ser a ausência de peças de reposição, algo que faz a diferença numa competição longa.

O confronto entre São Paulo e Paraná foi bem movimentado. Fontes fiéis afirmaram que os paranaenses tiveram um primeiro tempo muito bom, mas perderam muitas chances. No segundo, o time de Muricy pressionou e conquistou a vitória que garantiu a liderança. Confesso que não acredito nesse time de Paraná.

O Vasco venceu o Figueirense, que também é fogo de palha. Os vascaínos, na verdade, devem sua alma a Renato Gaúcho porque o time do Eurico Miranda é uma calamidade pública. Pelo compacto, o resultado de 3 a 1 foi elástico demais.

Resultados

Grêmio 4 x 1 Fortaleza
São Paulo 3 x 2 Paraná
Vasco 3 x 1 Figueirense

O Turno

Impressiona o equilíbrio desse campeonato. Com os constantes tropeços de Cruzeiro, Santos, Inter e Fluminense, houve benefícios para times que conseguiram engatilhar uma sequência de bons resultados, caso de Palmeiras, Grêmio e Paraná. Prova da igualdade do torneio é que o Inter venceu apenas duas partidas depois da Copa e, mesmo assim, continua em quarto. Às vezes empatava e conseguia subir na tabela.

Não acredito no Paraná e no Santos. Já disse que Luxemburgo merece uma estátua caso coloque o Santos na Libertadores com esse arremedo de time. Acho que Cruzeiro e Fluminense ainda têm chances, mas com Oswaldo de Oliveira e Antônio Lopes o negócio fica difícil.

O grande beneficiado com esse "arranca e pára" dos times foi o São Paulo, que conseguiu manter o nível mesmo quando precisou jogar com os reservas e agora tem cinco pontos de vantagem para o segundo e ainda um jogo a menos. Se esses times que estão atrolhados logo abaixo não se recuperarem, teremos o campeonato decidido com algumas rodadas de antecedência.

Santa Cruz e Fortaleza já estão com o pé na cova, mesmo lugar para onde o Botafogo provavelmente irá. Esse diabo de São Caetano deve ficar mais uma vez na primeira divisão.

O ponto alto do campeonato é justamente o equilíbrio. O baixo, as arbitragens, que oscilam entre a malandragem e a incompetência.

Ainda vou esperar umas duas rodadas para dizer que foi deflagrada a campanha nacional "São Paulo tetra do Brasileiro, já que na Libertadores não deu". Porque não acho que seja algo desejável para quem relamente tem interesse financeiro no futebol que o "grande-são-paulo-time-com-baita-estrutura-do-goleiro-artilheiro-rogério-ceni" fique um ano sem vencer nada. É claro que São Paulo tem um timaço, é óbvio que pode ser campeão, eu mesmo considero o favorito. Mas depois da Libertadores, há algo muito estranho no ar. No ar que assopra o apito, para ser mais exato.

Não me sinto habilitado para fazer uma seleção do primeiro turno.

Abraços,
Douglas Ceconello.

Classificação

1º São Paulo 37
2º Santos 32
3º Paraná 31
Internacional 31
5º Grêmio 29
Fluminense 29
Vasco 29
8º Cruzeiro 27
Figueirense 27
10º Palmeiras 25
São Caetano 25
12º Juventude 23
Flamengo 23
14º Ponte Preta 22
15º Atlético-PR 21
Goiás 21
Botafogo 21
18º Corinthians 20
Fortaleza 20
20º Santa Cruz 18

Publicado em agosto 25, 2006 1:23 PM

Comentários

hoje acedi ao site terra.com.br para saber do resultado so sao paulo. e lá estava: "sao paulo goleia o paraná"
curioso fui ver melhor... 3x2 para o SP.
vcs podem me dizer qual é o conceito de goleada ai no brasil?
agradecido

Publicado por: duarte em agosto 25, 2006 1:49 PM

Falou bobagem... campanha nacional pró São Paulo é impossível. Foi o único time que votou contra o Ricardo Teixeira, é o time que exige juizes de fora na Libertadores, ou seja, é o último da lista de favorecimentos da CBF.

E o Grêmio tem peças de reposição sim. Só o Rômulo é "único" no time, os outros têm reservas do mesmo nível (ou quase)

Publicado por: Ricardo em agosto 25, 2006 2:05 PM

na falta de uma seleção, fiquemos com a da placar, baseada na bola de prata:

rogerio ceni; angelo, nen, edmilson, j. wagner; maldonado, lucas, wagner, carlos alberto; tevez, soares.

que TIMAÇO.

Publicado por: m em agosto 25, 2006 2:23 PM

Engraçada essa seleção da placar. Nenhum zagueiro ou volante do Inter, a melhor defesa do campeonato, ninguem do ataque são paulino, também o melhor do campeonato. E o Carlos Alberto ali só pode ser piada.

Publicado por: Roger em agosto 25, 2006 3:00 PM

Duarte, o conceito de goleada aqui é o mesmo que em outros lugares, ou seja, 3 gols de diferença, pelo menos pra mim. Talvez também aqueles resultados de placar elástico com dois gols, como 4 a 2, 5 a 3, por aí vai. Mas vale lembrar também que aqui se preza muito o conceito de "demência na imprensa esportiva", como aonteceu no caso a que tu se refere.

"Falou bobagem... campanha nacional pró São Paulo é impossível. Foi o único time que votou contra o Ricardo Teixeira, é o time que exige juizes de fora na Libertadores, ou seja, é o último da lista de favorecimentos da CBF."

Ricardo, nada do que tu disse invalida o meu ponto de vista. Quem decide quais juízes apitam na Libertadores é a Conmebol. Inter e São Paulo preferiam árbitros de fora, mas a palavra final quem deu foi a confederação sul-americana.

"E o Grêmio tem peças de reposição sim. Só o Rômulo é "único" no time, os outros têm reservas do mesmo nível (ou quase)."

O Grêmio vem fazendo uma boa campanha, surpreendente até, mas não precisa forçar. Não há laterais no Olímpico e na zaga não há reservas. Tu é a primeira pessoa - entre gremistas, colorados, flamenguistas, gaúchos ou paraibanos - que pensa o contrário. Mas é teu ponto de vista, tudo bem, eu respeito.

m, valeu pela colaboração. Mas que essa seleção tá bem SAFADA, isso tá. asuhsau.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 25, 2006 3:04 PM

Maidana e Pereira não são bons reservas? Os laterais são do mesmo nível dos titulares (ruins), é o único lugar do time que falta qualidade... e os dois laterais esquerdos do Grêmio são melhores ou iguais ao único do campeão da América, não estamos tão mal.

A bola de Prata é a seleção mais confiável e justa na minha opinião, porque simplesmente dá nota aos jogadores em todos os jogos e faz a média.

Publicado por: Ricardo em agosto 25, 2006 3:49 PM

e Carlos Alberto na seleção não é nenhuma piada. ele tá jogando muito.

mas realmente é estranho a ausência dos zagueiros colorados e volantes são paulinos.

Publicado por: izabel em agosto 25, 2006 4:32 PM

pedala izabel

Publicado por: rosiney em agosto 25, 2006 5:27 PM

Nesse Corinthians atual até eu jogo muito.

Publicado por: Roger em agosto 25, 2006 5:40 PM

Por favor RICARDO. Não fale bobagem!!!

Em primeiro lugar, Wellington e Escalona juntos não jogam uma perna do ex-lateral colorado Jorge Wágner. Jorge Wágner apoia, chega na frente, chuta em gol, e volta e meia deixa o dele. Escalona é terrível no apoio ao ataque, quando raramente consegue chegar a frente, faz aquele cruzamento fraco, com o jogador caindo em campo. Wellington é melhor, porém está bem longe de ser um bom jogador. Do lado direito, Patrício que é reserva e vem jogando, é limitado tecnicamente, se supera em campo pela força e preparo físico. Outro ponto, Maidana é titular absoluto nesse time, William faz um bom papel em campo. Agora Evaldo e Pereira são ótimos zagueiros de 2 divisão. No ataque Rômulo vai bem, mas é o Argentino Herrera que tá mandando gol. Acho muito díficel manter a vaga na Libertadores, mas como se trata do Grêmio, não dúvido.

Publicado por: Hans em agosto 25, 2006 6:02 PM

Hans, o Ricardo se referia ao Rubens Cardoso, que jogou pela pela primeira, última e única vez na vida no Grêmio de 2001. o Inter perdeu Jorge Wagner e Chiquinho, lembra? se jogo daquele lado, é bom rezar pro Alex voltar.

e os laterais do Grêmio são realmente o quadro da dor. a única solução para Alessandro, Patrício, Wellington e Escalona é amarrá-los num saco e atirar no arroio dilúvio.

Publicado por: Caue em agosto 25, 2006 6:19 PM

se QUISER jogo daquele lado

Publicado por: caue em agosto 25, 2006 6:20 PM

peraí... quem falou em EX? Tou falando do atual ué...

Se tu visse os jogos, veria que praticamente todos os gols saem do pé do Rômulo, o cara tem um passe muito bom.

Mas tudo bem... tu, assim como a gloriosa imprensa vermelha do RS, está tão deslumbrado com a conquista inédita que não se importa mais com o Grêmio. Isso é ótimo, o time tá jogando sem nenhuma pressão, e nenhum "especialista" está notando que o time do Grêmio está tomando jeito. O meio-campo do Grêmio está excelente, com o Rômulo botando eles pra jogar...

Publicado por: Ricardo em agosto 25, 2006 7:16 PM

E o Dodo que continua como artilheiro depois de sair sei-la-quanto-tempo-atras ???

Publicado por: Fabricio Grzelak em agosto 25, 2006 8:56 PM

Olha, já é 1 da manhã, estou aqui na casa da minha namorada, me preparando para sair, mas bateu aquela vontade de ver que asnera o tal Ricardo iria responder. Sobre as considerações:
Primeiro, lateral do Internacional campeão da América, foi o Jorge Wagner, logo dele você estava falando. E mesmo que esteja falando do Rubens Cardoso, continua com a mesma opinião. Segundo, assisto a todos jogos do Grêmio, sempre que posso. Terceiro, não estou nem um pouco deslumbrado com a conquista do Inter, pois já era hora de ganhar alguma coisa importante e deixar de ser apenas um time regional. E por último, não é o Rômulo que joga para o meio-campo, e sim o contrário. Pra não dizer que não concordo com nada, acho mesmo que o Grêmio agora com o Léo Lima possui um meio-campo muito eqüilibrado.

Publicado por: Hans em agosto 26, 2006 1:23 AM

Caro Hans...
O grêmio faz uns 5 anos que não tem time. Foi só colocar uns caras com um pouco de discernimento para jogar que eles já estão se iludindo de novo.
Quanto ao Inter, semana que vem teremos a resposta: Japão será a passeio ou será as ganha????

Publicado por: Hillesheim em agosto 26, 2006 11:14 AM

Desculpa o post meio irritado de antes...

Hans, o esquema do Grêmio exige que o centroavante segure a bola e tenha um bom passe, caso contrário é só o outro time marcar os volantes e os laterais (ruins) para tirar os três meias ofensivos do jogo. O Rômulo faz isso, consequentemente faz os três meias jogar.

Publicado por: Ricardo em agosto 26, 2006 2:29 PM

Alguém aqui tem alguma informação sobre Fabian Vargas? Se interessar:

Alternando

Bianchi lo usaba de doble cinco
Jugó 30 partidos, metió dos goles y su promedio Olé fue de 6,07. Su mejor versión.

Con Brindisi fue 5 y volante izquierdo
Nueve partidos, cero gol y 5,42 de promedio Olé. Estuvo lesionado.

El Chino lo probó ¡de enganche!
Jugó 18 partidos, sin goles y 5,68 de promedio Olé. También anduvo con lesiones.

Con Basile debutó como ocho
Completó 17 juegos, sin goles y 4,86 de promedio. Poco rodaje.


Sorprende que juegue poco
FRANCISCO HENAO / Diario El País de Colombia.

Aquí en Colombia, tanto a los medios de prensa como a la afición, nos extraña mucho la escasa continuidad que ha tenido Fabián Vargas en la Primera de Boca. Basile se ha inclinado por un 11 titular fijo y Vargas quedó relegado, todo lo contrario a lo que sucede en la selección colombiana. Para Luis Rueda, Fabián ha sido uno de sus hombres de confianza. Si bien todavía es joven, se puede decir que ya es uno de los más experimentados de nuestra selección y seguramente va a continuar en el equipo pese al inevitable recambio que se avecina. En lo futbolístico, siempre se mostró como un volante moderno, con la dinámica necesaria para pisar ambos campos, y con una buena dosis de marca y de juego. El técnico Rueda lo ha usado como doble cinco y casi siempre rindió.


"Fabián Vargas no juega en puntas de pie, pero desde que llegó a Boca jamás pisó firme. Pasaron Bianchi, Brindisi, Benítez y con todos alternó, fue y vino no por algún carril dentro del campo de juego sino entre la titularidad, la suplencia y el freezer. Con Basile lo vio más de afuera porque el Coco apostó a sus 11 de memoria y las presencias del colombiano se redujeron considerablemente. A tal punto que en los últimos tiempos jugó más para su selección que para Boca."

Fonte: http://old.ole.clarin.com/jsp/v4/pagina.jsp?pagId=1258639

Publicado por: Eduardo em agosto 28, 2006 10:24 AM

"Doble cinco" é segundo volante?

Publicado por: Eduardo em agosto 28, 2006 10:25 AM

Segundo deliberação entre Savoldi e eu, "doble cinco" significa que ele joga nas duas posições de volante.

Vitor "Enciclopédia" Vecchi certamente aparecerá para esclarecer a dúvida e dizer que todos estamos errados.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 28, 2006 1:26 PM

Posso estar errado, mas tenho idéia que o 'doble cinco' indica um cara que assume a volância sozinho no meio de campo.

Publicado por: Vitor VEC em agosto 30, 2006 5:37 PM

E se eu fosse alguém que pudesse apitar no Grêmio faria mais ou menos assim com os laterais:
Amarrava o Escalona na defesa. Marcar ele sabe, coisa que não dá pra pedir pro Welington fazer. E trazia um lateral direito melhor ou sei lá, colocava o Paulo Ramos, Rafinha, enfim, um outro cara mais a frente.
Mas o melhor mesmo era trazer dois laterais, um de cada lado.

Publicado por: Vitor VEC em agosto 30, 2006 5:41 PM

Busca


Categorias

Arquivos