« Começa o Apertura na Argentina | Capa | MEA CULPA, MEA MAXIMA CULPA »

agosto 8, 2006

Lição de anatomia

A final da Libertadores é marcada pelo equilíbrio, com duas equipes estáveis e técnicos que ainda estão devendo.

O São Paulo conta com alguma superioridade técnica, que não chega a ser tão expressiva a ponto do time do Morumbi ser apontado como franco favorito. Façamos um breve análise.

São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Souza, Josué, Mineiro, Danilo e Souza; Leandro e Ricardo Oliveira.

O Inter provavelmente jogará no 4-4-2. Se entrar no 3-5-2, Índio substituirá Alex.

Inter: Clemer; Ceará (Granja), Bolivar, Eller e Jorge Wagner; Edinho, Fabinho, Tinga e Alex; Fernandão e Rafael Sobis.


Guarda-metas

Vantagem paulista. Como já afirmei aqui, não acho Rogério um goleiro acima de qualquer suspeita, mas sua estabilidade conta muitos pontos a seu favor. Com Clemer, nunca sabemos se ele vai salvar a partida fazendo dezenas de milagres ou se vai entregar com um frango ou saída de gol atrapalhada.

Zaga

Gosto mais da zaga do Inter, embora ache o Lugano um cara sensacional. Fabão é meio inseguro e Edcarlos não me passa confiança, apesar de estar bem nas últimas partidas. Nos vermelhos, acho que Bolivar e Eller se completam. O primeiro está jogando muito e Eller tem atuado de forma segura e menos enfeitada do que eu esperava. Atualmente, minha zaga ideal no futebol brasileiro talvez fosse Bolivar e Lugano.

Laterais

Acho os times muito parecidos nessas funções. Se Granja atuar, entendo que ambos ficam iguais, já que ele joga, no mínimo, a mesma coisa que Souza, talvez jogue até mais. Jorge Wagner e Júnior se equivalem. O Ceará, bem, suas atuações são sempre um mistério, para o bem ou para o mal.

Volantes

Setor onde há uma discrepância maior de qualidade. Não acho que o Josué seja tudo isso, mas está compondo uma grande dupla com Mineiro, que gasta a bola. Abel ainda contribui ao escalar Edinho e Fabinho juntos, dois típicos volantes de contenção. Se fosse escalado com Edinho e Perdigão ou Tinga mais recuado, as coisas ficariam mais iguais, mas ainda com vantagem para os paulistas.

Articulação

Entendo que Alex e Danilo jogam a mesma coisa e inclusive têm a mesma índole. Às vezes vezes, aparecem; outras, somem. Vez que outra, acertam um balaço e decidem um jogo. Se a comparação for com Tinga, a vantagem é colorada, já que ele é um dos grandes destaques do time de Inter, sempre jogando com movimentação, marcação e velocidade, aliadas a uma boa capacidade técnica.

Ataque

O setor também seria equilibrado, mas Ricardo Oliveira destoa pela grande habilidade e espírito de centroavante matador. Fernandão também apresenta um grande potencial técnico e vem jogando bem nas últimas partidas. É indispensável também nas bolas aéreas, tanto ofensivas quanto defensivas. Entre Sobis e Leandro, fico com o colorado por jogar sempre de forma aguda, e também pela entrega incondicional em campo.

Técnicos

Como disse, ambos ainda estão devendo e buscam desesperadamente um título desse porte. Abel quer se livrar do seu "anjo da desgraça" que o acompanha em finais nacionais ou fases decisivas internacionais. Para conquistar a taça, Muricy deve fugir da sua característica de fazer o time não jogar absolutamente nada em jogos decisivos, aspecto já bem conhecido dos colorados. Acho o são-paulino mais técnico que Abel Braga, que pode ter vitórias heróicas ou derrotas trágicas com seus arroubos de pretensa genialidade.

Cancha

Jogar em casa a segunda partida é uma vantagem, mas apenas tem validade dependendo do resultado da primeira partida. Estou esperando dois jogos iguais, com diferenças mínimas de gols.

Acompanhei nos veículos de comunicação daqui que há uma ladainha de parte da imprensa paulista, para quem a Copa já pode ser deixada na sala de troféus do Morumbi. A aposta entre esses jornalistas refere-se apenas aos placares favoráveis para o tricolor paulista. Comportamento idiota, sem dúvida, mas que parece não ser compartilhado pelo elenco, comissão técnica e dirigentes são-paulinos.

Até gostaria de saber se isso procede através dos leitores que moram em São Paulo, já que confio mais em quem acompanha o Impedimento do que em certas figuras da imprensa gaúcha.

Claro que é possível o São Paulo ganhar as duas, golear no Morumbi, vencer no Beira Rio, assim como o Inter pode fazer as duas coisas. Não é impossível, mas bastante improvável.


Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em agosto 8, 2006 1:03 PM

Comentários

Cara, para mim o Júnior é muito melhor que o TW (apesar de ele estar bem ultimamente).

Mas eu vi uma capa do Lance que mostrou o LEANDRO já comemorando o tetra. Tomara que o Abel descarregue esse despacho dele no tricolo das elites.

Publicado por: Francisco em agosto 8, 2006 3:19 PM

Pois é, o Júnior é mais estável, enquanto o Jorge Wagner vive de altos e baixos. Se os dois jogarem tudo o que podem atualmente, não vejo muita diferença.

E, quanto ao Lance, ouvi no rádio que saiu uma capa com algo como É TETRA, TCHÊ!. Mas apenas ouvi, não cheguei a ver, portanto não posso confirmar. Essa do Leandro também não sei como foi.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 8, 2006 3:26 PM

Tb ouvi no radio esta capa do Lance É TETRA TCHÊ! Veremos, acho o Granja melhor que o Souza (fala mais do que joga) e o Junior melhor q o JW, acho que ele jogaria melhor no meio de campo e o alex na lateral.
Mas vamo aguardar serão dois jogos decididos em poucos detalhes.

Publicado por: christian em agosto 8, 2006 3:42 PM

achei a sua comparação entre danilo e alex injusta para o são-paulino. apesar dos altos e baixos, danilo é um jogador muito mais experiente e afirmado que o alex. este, após tantas lesões, está só agora se firmando no time titular. não fosse o gol contra o libertad, sua contribuição para o time do inter na libertadores seria nula.

Publicado por: neni em agosto 8, 2006 4:34 PM

Na boa, se o inter jogar o que jogou contra o libertad vai tomar duas goleadas. O São Paulo decidiu o jogo contra o Chivas em 47 minutos, o inter demorou 63 para dar o primeiro chute em gol contra os paraguaios, e o goleiro ainda aceitou.

Sem contar que o Chivas é muito mais time que o Libertad...

Publicado por: ricardo em agosto 8, 2006 5:09 PM

Publicado por: Vitor VEC em agosto 8, 2006 5:09 PM

Ricardo, teu comentário parece esquecer que o São Paulo só decidiu o jogo depois que o Chivas - um bom time - perdeu dois gols feitos, um pênalti incluído. A dinâmica dos dois jogos da semana passada foi a mesma: o time de fora pressionando, perdendo chance, e do nada (um lateral, ou um chute de longe) sai o gol redentor. Depois dos 20 do segundo tempo, o Libertad também sumiu em campo.

A vantagem do SP contra o Chivas é que o lance determinante aconteceu bem mais cedo no jogo. Me parece desprovido de razão comparar estes jogos para adivinhar o campeão, já que eu posso, como colorado, comparar Inter x LDU e SP x Estudiantes e dizer que o Inter tem vantagem por isso.

Publicado por: Francisco em agosto 8, 2006 5:24 PM

tou fora dessa discussão, mas foi uma bela resposta do Francisco.

Publicado por: izabel em agosto 8, 2006 5:30 PM

tudo bem... mas comparar dois contra-ataques do Chivas com a pressão real do Libertad, com quatro gols desperdiçados, não faz sentido. O São Paulo estava jogando quando o Chivas teve as chances. O Inter não fazia nada enquanto o Libertad jogava. É diferente.

Publicado por: Ricardo em agosto 8, 2006 6:13 PM

(sorry, não posso editar, vai post duplo...)
o ponto é que eu acho que se o Inter for esperar pra decidir no segundo tempo vai ser tarde demais

Publicado por: Ricardo em agosto 8, 2006 6:15 PM

ricardo, cada jogo é uma historia completamente diferente.nao se pode prever como vai ser.
e se esses dois times chegaram até aqui é porque qualidade os dois tem.
portanto, nao subestimes o inter.

Publicado por: luciane em agosto 8, 2006 6:58 PM

O jornal O Lance é um caso a parte. É do mesmo naipe de tablóides sensacionalistas Ingleses. Um lixo. Todo mundo aqui em São Paulo (que saiba um pouco de futebol) sabe que os dois jogos serão DIFICÍLIMOS. Aqui, vem direto informações de que os Colorados já estão comemorando o título... sempre é assim, não importa quem jogue qualquer final, ou clássico decisivo.

Agora, a imprensa esportiva brasileira é um lixo. Não importa se é em São Paulo ou no Rio Grande do Sul. 90% dela é constituída da pior estirpe de jornalista. Uma pena ter que chamar essa corja de jornalista.

Mas ainda acho que o Inter leva o título. E se marcar, ganha aqui em São Paulo e no Rio Grande do Sul também. No mínimo, o Muricy irá despejar o seu peculiar pé-frio e teimosia burra. É questão de tempo. Podem me cobrar.

Publicado por: Daniel Lazzaro em agosto 8, 2006 10:11 PM

Creio que vai dar São Paulo pelo fato do Inter não ter sido fortemente desafiado na Libertadores até agora.

Não que o Inter não tenha sido o melhor time daquele lado da chave, mas o resultados dos demais jogos + fatores extra-campo ajudaram o Inter a chegar na final tanto quanto aconteceu com o Atlético no ano passado.

O melhor clube que o Inter enfrentou foi a LDU, que chegou em Poa com um time deslumbrado, vendido, cansado, desmotivado e com o técnico demitido. Enquanto isso, do outro lado, o São Paulo se escaldou com pedreiras da Argentina e México.

Ou seja, o Inter ainda não foi enfrentado. Isso ocorrendo pela primeira vez na final pode fazer o time a entregar o ouro - especialidade de Abel - e aí será tarde para recuperar.

Publicado por: Caue em agosto 8, 2006 10:50 PM

"Agora, a imprensa esportiva brasileira é um lixo. Não importa se é em São Paulo ou no Rio Grande do Sul. 90% dela é constituída da pior estirpe de jornalista."

- perfeito. a imprensa esportiva é um lixo completo, seja em jornais escritos por analfabetos como o lance ou em canais fechados como espn e sportv. não conheço a imprensa gaúcha, mas duvido que seja melhor.

- acho o sp melhor que o inter, mas o argumento do desempenho nas semi-finais não faz muito sentido. o sp perdeu prum time que não conseguiu um empate sequer contra o boca em 70 partidas.

Publicado por: fábio em agosto 9, 2006 2:46 AM

sobre a imprensa gaúcha, gosto muito do trabalho da equipe da rádio bandeirantes. a opiniões são sólidas e não mudam graças a resultados x ou y.

Publicado por: neni em agosto 9, 2006 11:36 AM

Cauê: essa história de não ser desafiado é balela. Quase todos os times brasileiros campeões da libertadores não foram "desafiados" seguindo a sua lógica. Geralmente (tirando o São paulo, que eu me lembre) sempre que um Boca aparecia um time brasileiro caía fora.

Me diz agora se o Vasco foi muito "desafiado" quando foi campeão? Eu lembro também dos confrontos do gremio com o EMELEC e contra o Nacional da colombia(na final inclusive). Nem por isso eles foram menos merecedores ou menos desafiados.

Esse Libertad, que você considera pior q a LDU meteu o River em quatro partidas. Se tivesse o River passado, o Inter teria sido melhor desafiado e por consequencia teria mais chances nessa final?

Publicado por: Bueno em agosto 9, 2006 1:02 PM

Cauê: essa história de não ser desafiado é balela. Quase todos os times brasileiros campeões da libertadores não foram "desafiados" seguindo a sua lógica. Geralmente (tirando o São paulo, que eu me lembre) sempre que um Boca aparecia um time brasileiro caía fora.

Me diz agora se o Vasco foi muito "desafiado" quando foi campeão? Eu lembro também dos confrontos do gremio com o EMELEC e contra o Nacional da colombia(na final inclusive). Nem por isso eles foram menos merecedores ou menos desafiados.

Esse Libertad, que você considera pior q a LDU meteu o River em quatro partidas. Se tivesse o River passado, o Inter teria sido melhor desafiado e por consequencia teria mais chances nessa final?

Publicado por: Bueno em agosto 9, 2006 1:12 PM

Acho que o SP enfrentou um caminho mais dificil até aqui, e concordo com os argumentos do Cauê(é o mascote do Pan que tá postando?hehe), mas não tem como deixar de considerar a mobilização vermelha para esta final. Tchê, se o Inter perder, vai ter suicídio em massa no RS. Os caras tão encarando essa decisão como a grande batalha, a última de suas vidas, parece que se perder o mundo vai acabar. E por isso mesmo o o clube, o time, a torcida, estão mobilizados de forma não vista ainda por essas bandas, eles não estão esquecendo de nenhum detalhe...! Quer dizer, tem o detalha do Abel no banco...

Publicado por: Roger em agosto 9, 2006 1:31 PM

ah é, o palmeiras de 95 era um timeco..

Publicado por: neni em agosto 9, 2006 1:31 PM

Realmente, Olímpia (bi da liber), Palmeiras (parmalat) e o Nacional (um liber) são comparáveis com Maracibo, LDU e Libertad. Francamente.

Publicado por: Egon em agosto 9, 2006 1:49 PM

e pq não, egon? quem tirou o SPFC em 2004, e saiu-se campeão?

Publicado por: izabel em agosto 9, 2006 2:15 PM

Ahn, acho que todos os times campeões da Libertadores foram mercedores. O Olimpia não é menos campeão porque enfrentou o São Caetano, por exemplo. Também não adianta contar o número de Copas levantandas, pois dessa forma Nacional, Estudiantes e Peñarol seriam eternos favoritos.

Penso ainda que nas campanhas de São Paulo e Inter não há muita diferença. Vejamos:

Nas oitavas, passaram por Palmeiras (totalmente estropiado na ocasião) e Nacional (que vive do seu passado brilhante) e avançaram favorecidos por erros de arbitragem.

Nas quartas, Estudiantes e LDU. Todos sabem que a Liga tem um dos times mais fortes da América há algum tempo. Os pinchas, como já foi dito aqui, não conseguem acertar dois passes. Nem o fator cancha deve ser considerado, pois não houve grandes problemas na Argentina. E o Inter jogou na altitude.

Nas semifinais, Chivas e Libertad. O Rebaño me surpreendeu nessa Copa na mesma medida que me decepcionou, ou alguém entende aquele primeiro tempo contra o São Paulo, no Jalisco? E o Libertad não é nenhuma seleção, mas achei uma time bem treinado e de bastante qualidades.

Por fim, dividiria o teor de dificuldades de São Paulo e Inter em 54% e 46%, respectivamente, apenas para usar UM DADO INVENTADO.

shrsh

Ah, e foi correta a lembrança sobre o Maracaibo, mas também devemos mencionar Cienciano e Caracas. Só por justiça.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 9, 2006 2:23 PM

Publicado por: neni em agosto 9, 2006 4:03 PM

izabel, não só SPFC, mas o Boca tbm. e era um time que tinha noção da sua inferioridade, vide a campanha mata-mata; além do mais isso acontece muito raramente. Douglas, pode não contar favoritismo, mas tem sua relevância. ou então Barcelona(EQU) e Independiente seriam, sempre que participarem, favoritos em mesmo nível.
eu tbm pensei q o libertad tinha qualidade, mas após ver o 2º tempo contra o inter, os caras não tiveram capacidade pra botar uma bolinha pra dentro, das várias chances q tiveram; e quanto a eles terem desclassificado o River ATÉ o paulista ganhou deles.
e o inter nunca será, pra mim, merecidamente campeão ;-)

Publicado por: Egon em agosto 9, 2006 4:52 PM

"Penso ainda que nas campanhas de São Paulo e Inter não há muita diferença"

autista...

Publicado por: Caue em agosto 9, 2006 7:17 PM

Até que enfim um argumento convincente.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 9, 2006 7:31 PM

Chance de gol é quase um lixo. De onde que o cara me tira aquelas chances?!? Pra ele, o empate sempre tem chances mínimas de acontecer. Alguém precisa dar uma noção maior de realidade pra ele.

No mais, é bom pela diversão, garante algumas gargalhadas.

Publicado por: Vitor em agosto 10, 2006 2:02 AM

realmente, várias foi fora de realidade. foram só duas onde um PÉ faria o serviço.
agora pode gargalhar, he

Publicado por: Egon em agosto 10, 2006 8:14 AM

vocês não parecem estar falando sobre futebol, um esporte que tem uma lógica mínima.

Publicado por: dante em agosto 11, 2006 11:11 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos