« Inter na final, quase a minha vida inteira depois | Capa | Começa o Apertura na Argentina »

agosto 7, 2006

São Paulo mantém a ponta
Grêmio, Flamengo e Corinthians voltam a vencer

Uns sobem, outros descem. Só o São Caetano não se mexe.

Não foi preciso assistir a quase nenhum jogo para saber que a rodada desse fim de semana marcou o retorno às vitórias de Grêmio, Flamengo e Corinthians. O Paraná continua ensandecido subindo pela tabela, enquanto o São Caetano só faz jogos modorrentos e sem sentido.

O Grêmio venceu o Juventude naquele jogo que muitos, sem qualquer motivo, consideram clássico. Provavelmente foi a despedida tricolor do Olímpico, já que deve começar a cumprir a pena de oito jogos. Julgamento que foi mais político do que jurídico. Alguma penalidade o Grêmio sofreria, mas a burrice da torcida aliada à infâmia que é o desejo do Brasil sediar a Copa de 2014 contribuíram para uma pena pesada. Resta esperarmos para ver o que acontecerá a outras torcidas que provocaram tumultos. Recentemente, houve escaramuças na final da Copa do Brasil e nada foi feito.

Na Vila Belmiro, o Santos venceu os reservas do Inter. Os colorados fizeram um bom primeiro tempo, mas marcaram só um gol, perdendo outras quatro chances. Na segunda etapa, o time ficou todo esfacelado, o Santos pressionou e virou. O Inter provocou a derrota ao abdicar do ataque, mas é inegável que aquele juiz e os bandeirinhas, malandros por natureza, estavam mal intencionados ontem, afinal era inadmissível que o time de Luxemburgo fosse derrotado pelo B de Abel Braga. Jogaram os santistas para cima do Inter desde o primeiro minutos, inventando faltas e sem qualquer critério na aplicação de cartões. Estão dizendo que o Santos acabou com dois a menos, quando, na verdade, terminou com apenas um a mais. O Inter fez de tudo para perder, e o juiz fez de tudo para o Santos ganhar.

Mas um time que joga com Rubens Cardoso não merece uma arbitragem imparcial.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Resultados

Grêmio 1 x 0 Juventude
Figueirense 1 x 1 São Caetano
Flamengo 1 x 0 Goiás
Corinthians 2 x 1 Atlético-PR
Botafogo 1 x 1 São Paulo
Santos 2 x 1 Internacional
Paraná 2 x 1 Vasco
Ponte Preta 3 x 0 Fluminense
Cruzeiro 3 x 3 Santa Cruz
Fortaleza 0 x 0 Palmeiras


Classificação

1º São Paulo 30
2º Paraná 27
Santos 27
4º Cruzeiro 26
Internacional 26
6º Fluminense 25
7º Figueirense 22
Vasco 22
9º Juventude 20
Grêmio 20
11º Goiás 19
12º Ponte Preta 18
São Caetano 18
14º Atlético-PR 17
Flamengo 17
Palmeiras 17
Botafogo 17
18º Santa Cruz 16
19º Fortaleza 14
20º Corinthians 13

Publicado em agosto 7, 2006 11:39 AM

Comentários

Se os eventos de arquibancada devem ser coibidos; não há motivos para que aquele pandemônio de sábado na entrada do Pacaembu não seja.
Se fosse considerado que todos os clubes têm o mesmo peso, o Coringão pegaria uma pena de uns cinco jogos sem aparecer em São Paulo pro público.

Publicado por: Vitor VEC em agosto 7, 2006 6:11 PM

Estranho, Douglas, tu que tanto defendeu o Carlos Simon no gauchão e desdenhou daqueles que identificavam no árbitro uma clara pré-disposição (histórica) para prejudicar o Grêmio e benefeciar o Internacional falar agora que o árbitro de ontem estava "claramente" mal-intencionado. Um time que tem o "búfalo" Álvaro no meio-campo vai cometer pelo menos 30 faltas por jogo.

Publicado por: Fábio em agosto 7, 2006 6:44 PM

Fábio, acho que o Grêmio foi prejudicado no primeiro grenal da final do Gauchão, mas continuo entendendo que não foi intencional.

Posso te dizer aqui dos inúmeros equívocos de Leonardo Gaciba contra o Inter em clássicos. Posso falar ainda que o Vuaden favoreceu o Grêmio algumas vezes, quando, por exemplo, omitiu ter tomado uma cabeçada na boca do Danrlei. Poderia lembrar também que um zagueiro do Grêmio abraçou Fernandão aos 47 do segundo tempo no segundo grenal e o mesmo Vuaden já estava com o apito na boca para acabar o jogo. Nunca fiz questão de mencionar isso porque sempre admiti que o Grêmio foi melhor e mais capaz, e mereceu levar o campeonato. Sabe o que realmente acho? Que os juízes acima citados eles foram imbecis e incompetentes naquele dia.

Agora, de outra forma, penso que, sim, alguns juízes entram em campo condicionados a favorecer algumas equipes.

Como foi o caso do São Paulo contra o próprio Grêmio, afinal era inadmissível que o atual campeão do mundo perdesse em casa para um time que anda mal e que ainda foi rotulado de violento por grande parte da imprensa.

Assim foi o Inter ontem, porque era quase consenso de que o Santos venceria os reservas do Inter ao natural. Quem viu o jogo, deve ter percebido isso.

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 7, 2006 7:52 PM

Então tu acha que o juiz entrou para roubar o Inter?

(aproveito para pedir desculpas aos leitores pela minha não presença em posts recentes. Problemas técnicos do computador impedem a entrada dura no mundo virtual)

Publicado por: Antenor em agosto 7, 2006 11:22 PM

Vi grande parte do jogo. Inter jogou muito bem no primeiro tempo. No segundo, foi um lixo, e o pênalti a favor do Santos foi claríssimo.

Acho que isso é o suficiente. Fora o fato dos colorados da Guaíba terem dado notas 7/8 pra atuação do árbitro.

Publicado por: Bruno Galera em agosto 7, 2006 11:30 PM

Não, na maioria das vezes não acho que os juízes entram para roubar deliberadamente, mas que no decorrer da partida são influenciados por outros fatores que não apenas os critérios técnicos e o bom senso. No caso de ontem foi mais ou menos "são-apenas-os-reservas-do-inter-que-está-na-
final-da-libertadores-contra-o-santos-treinado-pelo-
luxemburgo-que-vem-subindo-na-tabela".

E foi pênalti do Rubens Cardoso. O juiz não influenciou nos lances capitais, mas ele e os bandeiras passaram 90 minutos marcando faltas inexistentes ao redor da área do Inter, o que na minha opinião deixa mais explícita a má-fé do que se ele tivesse marcado um pênalti duvidoso a favor do Santos.

Antenor, tu não acha que o juiz do jogo São Paulo x Grêmio entrou predisposto a expulsar um gaúcho?

Obviamente, ele não pensou "vou expulsar o Nunes" enquanto colocava o fardamento, mas depois de passar uma semana inteira escutando Grêmio = gaúcho = violência, nada mais normal do que botar um pra fora na primeira oportunidade, ainda que forjada.

On fire,

Publicado por: Douglas Ceconello em agosto 8, 2006 12:30 AM

Sim, entendo o argumento.
Mas todo juiz entra em campo subjetivamente condicionado, em maior ou menor grau.

No caso do Grêmio, o noticiário tanto nacional quanto local apontando o time como violento, inevitavelmente condiciona a arbitragem. Acho que nenhum time na história teve uma sequência de 6 ou 7 expulsões como o Grêmio.

Tal condicionamento se viu também na punição de 8 jogos pelo STJD. Não acho que querem acabar com o Grêmio intencionalmente, mas não tenho dúvida alguma que nada aconteceria se o fogaréu fosse no São Januário. Em geral, acho que temos a mesma opinião.

Publicado por: Antenor em agosto 8, 2006 10:16 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos