« Primeira rodada da Série C | Capa | Turba ensandecida »

setembro 12, 2006

Vende-se bola de cristal

A crescente previsibilidade do futebol é algo anda me preocupando há algum tempo. A universalização da fórmula de pontos corridos, apesar de ser fator importante nessa tendência, não é a única responsável.

Por exemplo, o campeonato Brasileiro (ou sub-21 + over-33). Desde o início do segundo turno, faltando dezenove rodadas (dezenove!), quem se atrevia a dizer que a ponta ficaria em outras mãos que não do trio São Paulo, Internacional e Santos? Alguns gremistas entusiasmados podem tentar incluir o tricolor, mas o time de Mano Menezes corre por fora nesta briga. Já considero bastante difícil manter-se na zona de classificação à Libertadores.

Na ponta de baixo, algo parecido, com umas seis equipes brigando desesperadamente pelas quatro vagas na série B 2007. Paraná deu um grande passo, ao permanecer trinta minutos na liderança do campeonato: o "Mal de Criciúma", flagelo responsável pelo rebaixamento de times que beliscaram a liderança do campeonato em algum momento, parece ter escolhido a dedo mais uma vítima de Curitiba.

Infelizmente, o campeonato não está previsível o suficiente para que eu acerte todas na Loteca, e nem pretendo reavivar o cansativo debate acerca da validade dos pontos corridos. Mas é inegável que esta fórmula evita surpresas. Surpresas como Vitória, Portuguesa e São Caetano, equipes que pregaram a peça em grandes times durante jogos eliminatórios, e acabaram chegando a decisões do Brasileiro. Acabaram não ganhando, mas lá estavam. Aliás, tenho a impressão de que apenas em 2001 os dois primeiros da fase de pontuação chegaram à final: Atlético PR X São Caetano.

Os defensores dos pontos corridos apontam que no atual campeonato, todos os jogos são decisivos. Numa pegadinha lógica: se todos são decisivos, então nenhum é. O fato é que na disputa por pontos corridos, ganham os times que têm mais dinheiro. Simples assim: São Paulo, Inter e Santos, no caso atual. Formar elenco, ter peças de reposição, contratar Zé Roberto, Vargas. A ausência de reposição é o ponto fraco que me leva a ainda não ter grande confiança nas possibilidades do Grêmio neste campeonato.

Outro exemplo: o Fortaleza conseguiu arrancar um 1 X 1 do São Paulo no Morumbi, e dizem que até mereceu ganhar. De que adiantou? Absolutamente nada. A façanha de arrancar o empate frente ao finalista da Libertadores, em sua casa, não adianta nada ao time candidato ao descenso, pois é um jogo que vale o mesmo que qualquer outro dos 38 a serem disputados durante o campeonato. Coloque um mata-mata aí, ou uma chave menor em que passam dois times, e temos no 1 X 1 do Fortaleza uma vantagem construída para o jogo da volta no Nordeste.

Se a Copa do Mundo fosse por pontos corridos, o Brasil seria campeão quase sempre. Uma tabela com os 32 times - naturalmente sem ida e volta, já que o Mundial é disputado em um país sede/neutro ou não. O Parreira poderia perder para a França, mas a França empataria com a Coréia e com a Suiça, etc, etc. Em eliminatórias, já ocorre algo parecido, embora o calendário seja absurdo, com jogos a cada três meses. Além disso, o fator local, as torcidas, a altitude, endurecem um pouco a disputa. Impedimento propõe uma Copa do Mundo com pontos corridos para que a teoria seja testada. Pode ser em 2007 - não há Olimpíada, e seria uma desculpa a mais para ignorarmos o Pan-do-Rio.

Nem queria falar tanto sobre pontos corridos, pois até vejo muitas qualidades neste tipo de disputa. Mas gostaria de dar atenção ao outro fator que leva à previsibilidade no futebol mundial, e que talvez poucos tenham se dado conta: a epidemia de fair-play. Todos sabemos que futebol é muito mais que a bola rolando dentro das quatro linhas. Futebol é fumaceira da torcida, chute no calcanhar, cavar pênaltis, ficar berrando "La Muerte" no ouvido do atacante, comemorar corneteando a torcida adversária. Hoje, invariavelmente, todas as alternativas acima resultam em punição e reprovação pública. Perdoai, pois não sabem o que fazem. E o futebol vai dando cada vez menos margem ao matreiro e ao imponderável.

Falei bastante de pontos corridos, mas há tempo para salvar o post.
O objetivo central do mesmo é acusar o fair-play, revelando a verdadeira ameaça que tal prática traz ao bom futebol.

fiquem atentos,
Antenor Savoldi Junior

Publicado em setembro 12, 2006 12:29 AM

Comentários

Brilhante.

Publicado por: Douglas Ceconello em setembro 12, 2006 1:05 AM

Sub 21 + Over 33. Genial.

Ainda tem jogadores de 24, 25. Mas jogam pior do que eu.

Publicado por: Ramon em setembro 12, 2006 4:04 AM

concordaria se o cruzeiro não tivesse ganhado em 2003. um campeonato decidido em fases eliminatórias favorece patuscadas como a de 1974, quando sebastião rufino e armando marques supostamente apitaram com o uniforme vascaíno.

Publicado por: m em setembro 12, 2006 9:29 AM

Hmm, mas aí que está.
Inclusive esqueci de dizer isso no post, mas as armações em um campeonato de pontos corridos são facilitadas, já que a sem-vergonhice dos juízes fica "diluída" entre um jogo e outro.

Publicado por: Antenor em setembro 12, 2006 11:29 AM

Por falar em não acertar os jogos da loteca, gostaria de sugerir aos brilhantes analistas do Impedimento, uma coluna semanal com sugestões de palpites.

Publicado por: Roger em setembro 12, 2006 11:51 AM

"sugestões de palpites"??!

asjfghh

Publicado por: Roger em setembro 12, 2006 11:54 AM

"Sugestão de palpite" realmente é MUITA SEMIÓTICA.

Mas saiba, Roger, que atenderemos prontamente ao teu pedido.

Inclusive já tínhamos, Antenor e eu, levantado a possibilidade de fazer uma coluna na segunda-feira, para festejar nossa glória ou lamentar o fracasso na loteria.

Claro que eu vou MENTIR os meus palpites. Com FORTUNA não se brinca. shrsh

Publicado por: Douglas Ceconello em setembro 12, 2006 12:27 PM

Que tal fazer uma loteca do Impedimento: até sexta-feira todos publicam seus palpites e na segunda-feira o vencedor tira sarro dos perdedores, claro que sempre respeitando o "fair-play" (hehehe...)

Publicado por: Guillermo em setembro 12, 2006 2:01 PM

antenor, é um ponto interessante, mas acho que é mais fácil de se contornar essa roubalheira "diluída" com boas atuações e algum esforço a mais por parte do time prejudicado.

me parece ser mais difícil interferir no destino de um campeonato de pontos corridos - só na base da anulação insana de jogos, que nem no ano passado.

Publicado por: m em setembro 12, 2006 2:17 PM

Faz sentido, mas acho não há campanha que resista.
Por exemplo, uma "garfiada" no Fortaleza contra o São Paulo em um jogo de pontos corridos tem bem menos repercussão que em um jogo mata-mata. Fica mais fácil para os árbitros.
E além disso, vem a imprensa dizendo que os erros são naturais, "acontecem em diversos outros jogos do campeonato"...

Publicado por: Antenor em setembro 12, 2006 4:21 PM

acho equivocado colocar o Inter entre os três mais endinheirados do Brasil. talvez o Colorado seja hoje o clube melhor administrado do país, mas quando o assunto é grana, não tem mais do que Corinthians, Cruzeiro e alguns cariocas.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em setembro 12, 2006 8:10 PM

Cariocas com dinheiro? Estamos falando de futebol ou de Narcotráfico?

Publicado por: Cesar em setembro 13, 2006 1:46 AM

Pois é Cavinato, mas a idéia é:

bem admnistrado = finanças equilibradas = endinheirado

corinthians = dinheiro = mal admnistrado = não adianta

No mais, lamento o fato de que o resultado dos clubes esteja cada vez mais relacionado à grandes engenharias admnistrativas. Ou seja, dinheiro em primeiro plano, novamente. Me parece algo meio, ahn, asséptico, hospitalar, sem graça.
(não vou pedir para concordarem comigo acerca disso)

Publicado por: Antenor em setembro 13, 2006 10:46 AM

entendo, Antenor. o que quis dizer é que os salários somados de Roger, Carlos Alberto, Amoroso, Gustavo Nery, César, Magrão e Nilmar certamente cobrem toda a folha de pagamento do Inter, com sobras. estamos de acordo que o lance é administrar bem o dinheiro que tem.

Cesar: cariocas estão sempre endividados, mas quando tu menos espera, surge um Sávio ganhando 200 paus no Fla, ou um Petkovic no Flu. mesmo falidos, acho que têm mais bala na agulha do que os times aqui do Sul (apesar do Vasco fazer bela campanha com um time sem grandes estrelas e - aparentemente - sem dinheiro).

Publicado por: Gustavo, Cavinato em setembro 13, 2006 11:34 AM

E tu acha que é o clube que banca esses 200 paus? Ou é algum tipo de lavagem de dinheiro ou algo que o valha? E mesmo que paguem...nao honram o contrato até o final..romario e cia que o digam...

Publicado por: Cesar em setembro 13, 2006 4:28 PM

ok, empresários parceiros pagam os salários dos caras, ou o narcotráfico, ou lavagem de dinheiro. tanto faz se a grana é do clube ou não. tou falando de subsídios pra contratar e montar time, e isso os times do centro do país tem muito mais do que aqui.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em setembro 13, 2006 7:38 PM

eu quero jogar futebol no coputador

Publicado por: Orlando Bringel Couto Júnior em maio 7, 2008 9:08 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos