« Tipo Colômbia | Capa | Pela subversão da Geografia »

outubro 26, 2006

Prá não dizer que não falei das flores...

Nesta 4a.-feira pouco futebolística (aparentemente, ao menos), os canais abertos ofereceram um espetáculo pobre vindo dos lados de Piratininga.

Morumbi vazio: Bom, mas já estamos acostumados a isso.
Gramado péssimo: Segundo consta, em razão de shows ocorridos nos últimos dias (ENTÃO JOGA NO PACAEMBU, PO!!)
Transmissao da Globo (e da Record também, oras): Cleber Machado tentando animar a audiencia falando de uma suposta bravura, dedicaçao e esforço de ambas equipes que sinceramente eu nao vi.
Vitória corinthiana: Talvez tenha sido o que de pior tenha acontecido nesta noite. 0-0 já estava desenhado há muito tempo. Foi quando um corner do lateral César e uma subsequente cabeçada e Marcelo Mattos selou o definitivo 1-0 para o Corinthians que entra para a história e para as estatísticas e que também resulta numa distancia de 5 pontos da Ponte com um jogo a mais.
Como há uma tendencia dos últimos perderem, é possivel que esta distancia se mantenha antes de votarmos no domingo, 29/10.
E tudo isso faz com que minhas preocupaçoes se voltem para Caxias. Como a derrota nesta 5a. na beira do rio é previsível, o Ju volta a olhar para baixo depois de umas 10 rodadas de segurança. Sem falar que na última rodada, haverá de encarar o próprio clube da torcida auto-proclamada de fiel e o jogo será em São Paulo. OLHO VIVO, SEU IGUATEMY*!

(*): Presidente do E.C.Juventude

Pessoalmente, preferiria ter visto o jogo do Brasil de Pelotas na Paraíba ou o Nacional no Paraná, ambos caídos em derrotas flagrantes. Treze 3-1 e Atlético-PR 4-1, respectivamente. Estes resultados por certo me deixaram algo triste.
Num dado momento, Claudio Millar marcou e o Xavante saiu na frente em Campina Grande, terra do forró. Instintivamente pensei: "Bueno, não tem rádio nenhuma da capital lá na Paraíba. Só isto explica o resultado.". Logo em seguida, a Gaúcha anuncia o gol do Brasil na Série C, colocando tudo a perder.

Já na Sudamericana, desde já me posiciono e indico que ela terá um destes destinos:
1- Prêmio de consolação: Vai para o Atlético-PR. Não é uma Liber de America, mas já é alguma coisa para um clube sem representação decente no cenário futebolístico.

2- Recolocação: Para o San Lorenzo. Depois do bicampeonato 2000-2001, o tri da Suda representaria a afirmação no continente. Nem o Nene Sanfilippo chegou tão longe nos anos 60/70.

3- Ressureição: Do cacique Colo-Colo. É um dos mais tradicionais manda-chuvas da América. Depois da Liber-91, aparenta que o futebol pós-Pinochet afundou. Não obteve mais conquista alguma, sequer aparições decentes em competições internacionais que disputou. Claudio Borghi, o '9' dos Argentinos de 85, com breve passagem pouco feliz pelo Flamengo em 89, é o mentor desta nova fase. O técnico já tem credibilidade e começa a ser cogitado para se tornar treinador do próximo clube que enfrentar uma crise na Argentina.

De volta ao país, no jogo que eu vi houve: muitas imprecisoes, gols clarissimos perdidos de cada lado por Enilton(Palmeiras) e Amoroso e Rafael Moura (Corinthians) e várias situações de corta-luz para o adversário, por exemplo.
Nada mais insuportavel, bem pior que o recente Corinthians-Lanús, cujo 0-0 muita gente achou deploravel. Em suma, um derby deploravel.
Aliás, já expus uma ideia para os amigos. Num campeonato de pontos corridos, os classicos mais importantes devem ser disputados proximos do seu final, quando a definiçao está proxima.
O final seria bem mais acirrado, com os diversos clubes tendo que enfrentar seus rivais classicos. è posível que não tivéssemos confrontos diretos pelo título, mas pelo menos colocaria um nível e dificuldade maior aos postulantes da taça.
Para exemplificar, colocarei adiante uma possivel combinaçao dos ultimos 5 jogos dos lideres atuais:
S. Paulo: Palmeiras, Gremio, Fluminense, Santos, Corinthians.
Inter: Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Gremio, Fluminense.
Santos: Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo, S. Paulo, Vasco.
Gremio: Flamengo, S. Paulo, Corinthians, Inter, Palmeiras.


E para justificar o título e corroborar tudo que está escrito aí em cima:

"O gol

O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, o gol é cada vez menos freqüente na vida moderna.

Há meio século, era raro que uma partida terminasse sem gols: 0 a 0, duas bocas abertas, dois bocejos.
Agora, os onze jogadores passam toda a partida pendurados na trave, dedicados a evitar os gols e sem tempo para fazer nenhum.

O entusiasmo que se desencadeia cada vez que a bola sacode a rede pode parecer mistério ou loucura, mas é preciso levar em conta que o milagre é raro. O gol, mesmo que seja um golzinho, é sempre goooooooooooooooooooool na garganta dos locutores de rádio, um dó de peito capaz de deixar Caruso mudo para sempre, e a multidão delira e o estádio se esquece que é de cimento, se solta da terra e vai para o espaço."

GALEANO, Eduardo. Futebol ao Sol e à Sombra. L&PM, Edição atualizada, Porto Alegre, 2004.

Saúdos, Vitor VEC

Publicado em outubro 26, 2006 2:30 AM

Comentários

Vocês ouviram algum comentarísta durante o jogo de ontem? Será que eles dormira?

Publicado por: Bueno em outubro 26, 2006 9:32 AM

o "comentarista" foi um reporter improvisado, o mauro taglieferri qlqr coisa

Publicado por: Leonardo em outubro 26, 2006 11:31 AM

o "comentarista" foi um reporter improvisado, o mauro taglieferri qlqr coisa

Publicado por: Leonardo em outubro 26, 2006 11:31 AM

Mauro Naves, na verdade. Mas ele mostrou que só funciona dentro do campo.

Publicado por: Francisco em outubro 26, 2006 1:56 PM

Vou encaminhar sugestão à Fifa, solicitando que seja expressamente proibido dar cartões nos primeiros e nos últimos quinze minutos dos jogos.

Ontem, o começo do clássico me agradou. Mas o juiz entendeu que deveria dar um basta à "violência" e tudo foi por água abaixo.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 27, 2006 12:58 AM

"GALEANO, Eduardo. Futebol ao Sol e à Sombra"

- excelente. todos que gostam de futebol deviam ler.

"Ontem, o começo do clássico me agradou. Mas o juiz entendeu que deveria dar um basta à "violência" e tudo foi por água abaixo."

- sim, achei que seria um jogo estilo libertadores. alguém precisa tomar uma atitude em relação à arbitragem brasileira.


Publicado por: fábio em outubro 27, 2006 5:58 AM

A rolling stone gathers no moss... Wilfred

Publicado por: Wilfred em novembro 30, 2006 2:16 PM

A rolling stone gathers no moss... Wilfred

Publicado por: Wilfred em novembro 30, 2006 2:17 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos