« Domingo, 16 horas, Olímpico | Capa | Brasil em pílulas »

novembro 6, 2006

Vitória colorada em clássico parelho
São Paulo rumo ao tetra

Em um Gre-Nal que acompanhei de seis cidades diferentes, o jogo foi digno e parelho.

As impressões que tenho do clássico são confusas. Como estava em Novo Hamburgo tentando me tornar um funcionário público, para receber o salário na cueca, ouvi o primeiro tempo dirigindo na BR-116, procurando dar atenção igual ao radinho e a outros veículos que importunavam. Passei por São Leopoldo, Esteio, Sapucaia e Canoas. Rádio Guaíba, como de costume.

Jogo equilibrado no início, com o Grêmio crescendo e impondo maior volume de jogo. O Inter desperdiçava todos os seus ataques com erros naquele famoso último passe ou nos cruzamentos. O time tricolor mais agudo, perdendo com Herrera e tentando arriscar de longe. Isso segundo minha percepção auditiva e os comentários alucinados de Edgar Schimdt e Otacilio Gonçalves.

No segundo tempo, suado e disfarçado, já estava em frente a um bar da Zona Norte de Porto Alegre, empregando enorme esforço ocular para ver o que acontecia na televisão de 21 polegadas. Cerca de 200 pessoas estavam dentro do bar e nos arredores. Eu estava na calçada, querendo três mãos para fumar, beber e empunhar o pequeno rádio. Três caras tomavam batida de morango numa garrafa de dois litros.

Aliás, os colorados e gremistas que brigam com seus companheiros de time deveriam ser espancados por todo o estádio, de forma metódica e insistente. Não consigo imaginar o que leva pessoas com a mesma preferência clubística a agir dessa forma. Deve partir de algo como:

- É hora pro Rentería.
- Não, tem que esperar mais um pouco.
- Acho que é agora.
- Tem que esperar.
(pancadas e chutes para todo lado)

Onde assisti o que pude, vermelhos e azuis estavam juntos, xingando-se e cantando. Bebendo sem ter vontade de parar. E não registrei nenhum atrito físico, por mais que procurasse. E não havia um poicial sequer. A manifestação da bestialidade - ou a falta dela - sempre me surpreende.

Parece que o Inter voltou um pouco melhor no segundo tempo, com mais ambição, mas sem impor uma superioridade real. De propósito, o Grêmio dava espaços a Rubens Cardoso, sabendo que seria como levar o Clodovil a um puteiro. Lá pelas tantas, Iarlei aproveitou um lance despretensioso e chutou de primeira, contando um pouco com a ajuda de Marcelo Grohe, marcando o único gol. O mesmo Iarlei perdeu chance clara instantes depois.

Após o gol, o Inter recuou e o Grêmio alugou o meio-campo, embora não criasse chances claras. O time de Mano Menezes procurava explorar os lados com Bruno Teles - de boa atuação - e Patrício, que acumulou insucessos. Resultado indefinido até o apito final. Vitória colorada em partida parelha, que poderia acabar com qualquer outro dos dois escores.

A essa altura vi que a turba começava a invadir a rua e as mesas de plástico eram jogadas para o alto. Percebi que era hora de entrar em uma cabine telefônica.

Além da óbvia satisfação de bater o rival, que levou o Gauchão do Beira-Rio, a vitória dá tranqüilidade para os colorados seguirem a preparação para o Mundial. No Grêmio, insucesso na tentativa de derrotar o inimigo tradicional e carimbar a faixa da Libertadores, mas a vaga para a Copa de 2007 deve vir nas próximas rodadas.

Não tive a oportunidade de ver com atenção os lances do Gre-Nal porque a RBS está promovendo sua mais nova série e não passou o programa ridículo que transmite todos os domingos. E o Sportv estava reprisando Santos x São Paulo. Dirigentes do Grêmio reclamaram da expulsão de Hugo e da permanência em campo de Edinho e Perdigão. Vi apenas a falta do Hugo e devo dizer que achei justo o segundo cartão amarelo.

O triunfo colorado não adiantou em nada para a disputa do título, pois o São Paulo venceu o Santos. Ávalos e Domingos formava a zaga santista. Não preciso dizer mais nada.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em novembro 6, 2006 1:50 AM

Comentários

enquanto o SporTV reprisava São Paulo x Santos, o SporTV 2 (canal 38) reprisava o Gre-Nal.

Publicado por: Solon em novembro 6, 2006 1:40 AM

Também achei o jogo equilibrado. Porém, as 3 chances reais de gol do jogo foram do Inter:

- Chute do Ceará q o Bruno Teles tirou com o pé quase na risca;
- O Gol;
- O lance em que o Iarley chutou cara-a-cara com o goleiro.

Portanto, apesar do equilíbrio, considerei justo o resultado.

Publicado por: Bueno em novembro 6, 2006 7:03 AM

Resultado justo. Vitória da qualidade, que mata quando surge a oportunidade. A realidade dói, mas nosso time é apenas médio, se tivessem jogando até agora não teriam furado a defesa do Inter.
Quanto a tua análise do jogo Douglas, simplesmente perfeita.

Publicado por: Roger em novembro 6, 2006 8:07 AM

"De propósito, o Grêmio dava espaços a Rubens Cardoso, sabendo que seria como levar o Clodovil a um puteiro."
Morri.

Publicado por: Paul em novembro 6, 2006 8:34 AM

Primeiro tempo jogo muito pegado maior importancia as faltas do que chances de gol. Segundo tempo Inter voltou melhor tocando bem a bola, GABIRu entrou bem por incrivel que pareça, toque de bola colorado colocou o Gremio na roda. Depois do GOL, o Abel mandou todo mundo recuar ai o Gremio melhorou.
E qto a Rubens Cardoso e Patricio, um marcando o outro que triste.
Mas o jogo foi bom, pena q o SANTOS perdeu e o campeonato não ficou tão emocionante.

Publicado por: Christian em novembro 6, 2006 8:47 AM

Mais uma foto pra galeria de imagens "fair play" do clássico... http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/2431721.jpg

Publicado por: Otavio Niewinski em novembro 6, 2006 10:02 AM

Solon, infelizmente não tenho o SporTV 2. Minha assinatura não permite. Mais que isso, só falarei diante do meu advogado.

Roger, o time do Grêmio está ajustado, mas peca nas duas laterais. A grande virtude tricolor no campeonato foi aproveitar bem a sua melhor fase. No mais, obrigado.

Paul, também MORRI várias vezes esse ano. Cada vez que a escalação de Rubens Cardoso era anunciada. hsgs

Christian, também me surpreendi com o Adriano.

Otavio, essa certamente vai para a galeria. Excelente foto.

No mais, no intervalo o genial Abel Braga mentiu para os jogadores que o Santos estava ganhando. Melhor "modificação tática" possível.

E mesmo com um público abaixo do esperado, o Gre-Nal foi o jogo com a melhor presença de torcida dessa rodada.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 6, 2006 11:02 AM

Importante ressaltar a participação do Renteria(correm boatos que ele está de saída). Em alguns minutos em campo a única coisa que ele quase conseguiu foi ser expulso com um carrinho de cinema pra cima do Evaldo.

Publicado por: Bueno em novembro 6, 2006 11:49 AM

Bah, é verdade, Bueno. Lembro que na hora pensei: "ele nunca me decepciona".

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 6, 2006 11:52 AM

VER O RÔMULO EM CAMPO ME DA SONO!!!

Publicado por: Hans em novembro 6, 2006 1:55 PM

GRÊMIO JOGOU MUITO MELHOR DEPOIS QUE FICOU COM 10 HOMENS EM CAMPO...MAS...FALTOU MUITO PRO EMPATE...

Publicado por: Hans em novembro 6, 2006 1:57 PM

"A essa altura vi que a turba começava a invadir a rua e as mesas de plástico eram jogadas para o alto. Percebi que era hora de entrar em uma cabine telefônica."

hauhauahauahauahauahuahau...

Publicado por: Hans em novembro 6, 2006 2:08 PM

Por favor, Ceconello. Retrate-se com a região metropolitana. Colocar Esteio antes de Sapucaia é uma ofensa com os moradores da terra do zôo.

Publicado por: Francisco em novembro 6, 2006 3:23 PM

Realmente, entre idas, vindas, rubens e cardosos, confundi tudo.

Além disso, as cidades ficam praticamente uma em cima da outra.

Mas saudações aos moradores de Sapucaia do Sul, onde passei bons momentos na infância, visitando parentes e animais. Também aos de Esteio, pela sempre emocionante Expointer.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 6, 2006 3:58 PM

nada a ver com o assunto mas sapucaia tinha um time treinado pelo mazaropi, jogava a segundona contra o guarany aqui de garibaldi.

Publicado por: Lucas em novembro 6, 2006 4:23 PM

um assunto puxa o outro hehe...o mazaropi tava no olimpico ontem.

Publicado por: Lucas em novembro 6, 2006 4:24 PM

Sim, o Mazzaropi estava treinando o Grêmio Sapucaiense.

E deve ter dado uns cascudos no Marcelo Grohe depois do jogo.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 6, 2006 4:39 PM

Três chances para o Grêmio:

- a do Herrera;
- Rômulo driblando o zagueiro (nao lembro qual deles) e chutando para fora;
- Hugo aproveitando um lançamento de Tcheco e tentando cruzar rasteira para o atacante gremista que estava livre na área, mas o ótimo goleiro Renan cortou.

Jogo parelho, portanto

Publicado por: André em novembro 7, 2006 11:22 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos