« Demência senil | Capa | Adiante, mas com cuidado »

março 27, 2007

Canetaço imaginário

Nos dias que precederam a partida decisiva entre Guarany e Inter fiquei entusiasmado pelo simples fato de que Bagé, tradicional praça do futebol gaúcho, estava voltando a obter destaque no cenário estadual, o que me leva a refletir sobre um Campeonato Gaúcho mais representativo.

Não tenho nada contra qualquer uma das equipes que disputam o Gauchão, mas não há como negar que alguns clubes têm mais história, torcida e charme que outros.

Para começar, lamento que o Pelotas esteja na Segundona e torço para que suba. Da mesma forma, mantenho-me engajado na campanha para o Brasil se manter na elite. Um dos jogos da lista dos que não posso deixar de ver é o Bra-Pel. Quero assistir no mínimo dois, na verdade: um no Bento Freitas e outro na Boca do Lobo.

Bagé sempre nos brinda com sensacionais clássicos entre Guarany e Grêmio Bagé, o mítico confronto Ba-Gua. Não podemos desconsiderar também o histórico embate entre Rio Grande e São Paulo. Acrescemos o Ca-Ju, entre Caxias e Juventude e, óbvio, o Gre-Nal e seria uma coisa linda de ver.

Também gostaria que Santa Maria tivesse seus dois expoentes, Inter e Riograndense, desfilando sua rivalidade na Primeira. Coloquemos mais dois representantes da Região Metropolitana e o futebol gaúcho ficaria bem distribuído. Sugiro que entrem Aimoré - anda tão mal o coitado, mas foi bem marcante na minha infância - e o Novo Hamburgo. Poderia também ser o São José, da capital, "o mais simpático".

Esse seria o meu Campeonato Gaúcho ideal. Teríamos as grandes praças do estado representadas e muitos clássicos para acompanhar. Turno único, passando os quatro primeiros colocados para as semifinais. Essa fórmula permitiria que Inter ou Grêmio visitassem as cidades e mobilizassem suas torcidas locais, dando ainda uma grana para os estóicos clubes do Interior, como aconteceu em Bagé no domingo.

Poderíamos nos restringir a esses 14 clubes. Caso continuasse sendo 18 o número de participantes, as outras vagas poderiam ficar com outros nobres representantes, como Esportivo, Glória, Veranópolis, Santa Cruz, São Luiz, Guarani-VA ou, para suprema alegria de Sr. Savoldi, Ypiranga, que também conta com a minha torcida para ascender à elite.

A princípio, assim ficaríamos:

Inter
Grêmio
Caxias
Juventude
Brasil
Pelotas
Rio Grande
São Paulo
Grêmio Bagé
Guarany
Inter-SM
Riograndense
Aimoré
Novo Hamburgo

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em março 27, 2007 12:20 AM

Comentários

Esportivo, cara, Esportivo. Como fica a minha Vó sem o Esportivo na primeira? Ela realmente torce.

Publicado por: Ponso em março 27, 2007 1:11 AM

SSSSSSS SPORTIVVU!

Publicado por: Lucas C. em março 27, 2007 1:22 AM

Eu lembraria também de G.Santanense, XIV de Julho, Passo Fundo, Gaúcho, em nome das rivalidades municipais.
São Borja, Uruguaiana, por serem dois grandes centros da fronteira.
Guarany-Cruz Alta, Farroupilha-Pelotas, Santo Angelo, pelos resultados conseguidos anteriormente.

Mas aí já tem time suficiente pra montar uma Segundona.

Publicado por: Vitor VEC em março 27, 2007 1:45 AM

Só colocaria o Esportivo e o Grêmio Santanense, time marcante da infância - como pode um Grêmio ser vermelho e branco?

Publicado por: Francisco em março 27, 2007 8:24 AM

Grêmio Santanense está fechado há alguns anos. O Bambambam da cidade é o Leão da Fronteira, grande XIV de Julho. Aliás, o Grêmio Santanense foi menos time que o Armour e cometeu o grande erro de não enterrar no início a carreira de Claudiomiro, ex-KIRI, meia-armador CLÀSSICO do time no início da década de 90

Publicado por: Anonymous em março 27, 2007 9:33 AM

Cruzeiro, campeão gaúcho de 1929. Único time do interior que já jogou contra o Real Madrid.

Publicado por: Cachopa em março 27, 2007 9:57 AM

SS Sportivo SS Sportivo. O Esportivo tem que continuar no Gauchão indefinidamente! O clássico da Polenta é um dos mais significativos do Estado.

Pode tirar o Veranéspoli, que é uma cidadeca. E o Glória já vai tarde. O XV de Campo Bom também. O Aimoré poderia ocupar essa vaga, merecidamente. Seria importantíssimo que o Passo Fundo voltasse pra primeira, para ter um representante de lá. Não acho que Santa Maria mereça dois representantes. Nem Rio Grande.

Publicado por: Gustavo em março 27, 2007 10:07 AM

Concordo com todos, em maior ou menor grau. Como disse, não tenho nada contra qualquer equipe do Interior, apenas com a Ulbra.

Também acho que Passo Fundo mereça ter um representante. E simpatizo com o Esportivo.

No mais, farei lobby para que o CANARINHO, aqui de Cachoeirinha, seja promovido.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 27, 2007 10:19 AM

Douglas: tive uma breve passagem de 8 meses por Pelotas e assisti a dois jogos lá. Um Pelotas 1 X 1 Grêmio, quando o Dener conquistou seu único título como profissional, e, obviamente, um clássico Brapel, no Bento Freitas. É de arrepiar sim. A torcida entra no estádio com bandeiras sustentadas por TAQUARAS DE 3 METROS, não para de voar pedrada por sobre as grades que separam as torcidas durante todo o jogo, e no final os caras simplesmente enrolam as bandeiras, tiram as taquaras e começam a acariciar a torcida adversária com elas! Sem dúvida um espetáculo da civilização moderna. Recomendo.

Ps. Foi dois a dois o jogo.

Publicado por: Roger em março 27, 2007 10:23 AM

Cachopa, o Cruzeiro não é clube do interior (embora pareça).

Acho que o Avenida também poderia entrar nessa lista. O Ypiranga de Erechim também faz muita falta, já que o COLOSSO DA LAGOA não é um dos palcos da nossa honrosa disputa.

Lembro ainda do Dínamo de Santa Rosa e do Ta-Guá de Getúlio Vargas (isso lá é nome de time de futebol...)

Finalizando, coloco a Ulbra no mesmo saco do São Caetano. Deviam se dedicar exclusivamente ao Vôlei e parar de incomodar no futebol...

Publicado por: Gralha em março 27, 2007 10:30 AM

Bah, o Dínamo, de Santa Rosa.

DÍNAMO.

Melhor time.

:~~

Publicado por: Douglas Ceconello em março 27, 2007 10:34 AM

Cadê a SER Santo Ângelo???

SER x São Luiz de Ijuí = maior clássico

Publicado por: FINO em março 27, 2007 10:59 AM

Cadê a SER Santo Ângelo???

SER x São Luiz de Ijuí = maior clássico

Publicado por: FINO em março 27, 2007 10:59 AM

A segundona tá legal também, prometo um post nessa semana sobre o campeonato.

Ypiranga está em chamas, destruímos o Inter B no Colosso (1 x 0), e goleamos o Três Passos por 5 X 0. heaueahuea

ATLANGA (Atlântico X Ypiranga) voltará.

Tá-Gua é a fusão de dois times de Getúlio Vargas, o Tabajara (sim) e o Guaíba. Plácido Scussel é sua famosa arena.

Publicado por: Antenor em março 27, 2007 12:40 PM

Avenida x Santa Cruz.. por favor.

E aqui vai um parabéns para a FGF e os clubes que aprovam um regulamento que não preza pelos clássicos.

Publicado por: Marcelo Brazil em março 27, 2007 1:46 PM

Quem é o Fraga q fez a fórmula fraga pro gauchão?

Publicado por: Eduardo em março 27, 2007 1:47 PM

O cruzeiro não é do interior.

Publicado por: Menezes em março 27, 2007 3:10 PM

canetaço é o que há. A Ulbra deveria ser excluída de todas as competições regionais, simplesmente por que não representa comunidade nenhuma - nem a comunidade universitária. 15 de Campo Bom é um caso semelhante, muito embora Campo Bom já tenha o seu apreço pelo clube montado na década de 90.

Mas o Porto Alegre, por exemplo, que disputa a segundona. É uma aberração, como era o RS Futebol. Clubes de empresários, sem história e sem representatividade. Devem ser banidos antes que tomem forma e virem uma realidade inapelável, como o São Caetano.

Publicado por: Luís Felipe em março 27, 2007 3:46 PM

O maior clássico do interior gaúcho é Juventus
(de Santa Rosa) X Milan (de Júlio de Castilhos)...
e o 15 foi fundado na década de 50, se não me engano, tendo se profissionalizado em 90 e poucos... como clube amador, sempre foi um dos orgulhos da cidade...

Publicado por: Bruno em março 27, 2007 5:08 PM

esse ano o guarany de garibaldi sobe.

Publicado por: lucas pp em março 27, 2007 5:48 PM

O Santanense é vermelho pelo simples fato de não haver relação clara com o homônimo porto-alegrense.

Não custa lembrar que o vocábulo ("Eu nem sei o que o vocábulo vocábulo quer dizer!?!", Seu Madruga) grêmio indica associação, união. Logo, a União Santanense é diferente da União Porto-alegrense e estes clubes deveriam ter sido conhecidos ao longo de sua história pelo gentílico que os acompanha; Santanense e Porto-Alegrense.

"Ontem, o Porto-Alegrense venceu por o 1-0 o Tolima no jogo válido pela Liber de América em Porto Alegre", seria uma manchete válida para os jornais de hoje à exceção de O SUL, que exige ponto final inclusive em manchetes.

Publicado por: Anonymous em março 28, 2007 9:09 AM

Só pra constar.

Ademais, a história da excursão do Cruzeiro na Europa 60-61 já gerou um momento muito tosco no antigo Cartão Verde, da TV Cultura, que chegou a ser considerado 'cult' pelo pessoal 'frufru' do esporte.

Flávio Prado, ao saber que um Cruzeiro havia jogado com o Real Madrid em Chamartín e feito um bom papel (0-0), largou:

"Só pode ser o de Belo Horizonte, né, o Trajano. Eu num conheço nenhum outro clube importante chamado Cruzeiro. Trajano?"

E FOGUINHO revirava-se dentro do caixão...

Publicado por: Vitor VEC em março 28, 2007 9:19 AM

sem o esportivo, o campeonato gaúcho se descaracteriza. um dos times mais tradicionais do universo, que já rendeu jogadores da estirpe de arílson, sem esquecer que o próprio renato portaluppi jogou na montanha, quando jovem. a lista foi infeliz. como pensar futebol, sem pensar o time que tinha toninho fronza e toninho ferreto, compondo com osmair a espinha dorsal mais densa que o futebol já viu? aras... vai criar vergonha.

Publicado por: fernando em março 28, 2007 11:37 AM

aliás: esse argumento de que a dupla grenal no interior dá dinheiro é meio furado. a renda maior ajuda, mas não significa grandes coisas. é uma idéia meio "porto-alegre-cêntrica". se as pessoas se interessam por futebol, elas vão ao estádio e torcem - é a média de público, os sócios, a colaboração de empresários que dá viabilidade ao futebol no interior. se o time tem representatividade, apelo. se a diretoria sabe dialogar com diversos setores sociais. se o time tem trabalho com categorias de base... tudo isso colabora.

Publicado por: fernando em março 28, 2007 11:46 AM

Fernando, como eu disse no post, não tenho nada contra qualquer time do Interior. Pelo Esportivo, inclusive, nutro simpatia.

A lista não foi infeliz, foi escolha pessoal, mesmo. Imaginei um campeonato que tivesse clássicos representativos das regiões do estado.

E é claro que a dupla Gre-Nal não vai dar dinheiro durante todo o ano para os clubes do Interior. Isso é feito com planejamento de futebol. Mas não há como negar que, além da renda, ganham visibilidade quando Grêmio ou Inter comparecem nos estádios. Isso ajuda, sim.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 28, 2007 1:38 PM

Cruzeiro é do interior sim. Passo d'Areia não é Porto Alegre. Mas, falando sério, eu sei que não é pô, foi falha minha, eu quis dizer "time pequeno do RS" e saiu interior ali. E nem era time pequeno também, segundo meu pai, que era cruzeirista.

Publicado por: Cachopa em março 28, 2007 8:42 PM

admito. não tenho idéia de onde o cruzeiro doi se esconder.

Publicado por: Cachopa em março 29, 2007 9:37 AM

Passo d'Areia???

O Cruzeiro mora hoje no Alto Petrópolis.
Tá lá o ESTRELÃO na Protásio, passando a Antônio de Carvalho que não me deixa mentir.

Publicado por: Vitor VEC em março 29, 2007 11:34 AM

(pedi desculpas ANTES, olha o post ali)

É que pra mim Fim-da-Protásio, Passo d'areia, Zimbabwe, Marte, etc é a mesma coisa: fim do mundo...

Publicado por: Cachopa em março 29, 2007 7:20 PM

ops... Marte é outro mundo, mas...

Publicado por: Cachopa em março 29, 2007 7:22 PM

Lembrando ainda o Ferro Carril de Uruguaiana...

Publicado por: Rudi em março 29, 2007 8:31 PM

"É que pra mim Fim-da-Protásio, Passo d'areia, Zimbabwe, Marte, etc é a mesma coisa: fim do mundo..."

taí um que não conhece o mundo.

Publicado por: dante em março 30, 2007 9:33 AM

DEVERIA TER FOTOS DOS ATUAIS JOGADORES DO JUVENTUS

Publicado por: HATIES em maio 8, 2007 3:28 PM

O JUVENTUS DEVERIA TER UM TIME FEMININO.

Publicado por: HATIES em maio 8, 2007 3:32 PM

Busca


Categorias

Arquivos