« Mochileiro sul-americano | Capa | Passeio carbonero »

abril 30, 2007

Primeiro tempo

Na primeira rodada decisiva dos estaduais, o Grêmio continua como grande favorito ao título gaúcho, enquanto o Santos afunda cada vez mais. Botafogo e Flamengo deixaram tudo para o último jogo. E o que eu menos queria hoje era ser torcedor do Cruzeiro.

Gaúcho

Quem acompanha minimamente o futebol gaúcho sabia que o título estava encaminhado de forma quase irreversível para o Olímpico. E o jogo de ontem manteve a situação inalterada. Quando há o saldo qualificado, quase tão importante quanto marcar gols é que a equipe que manda o primeiro jogo não os sofra. Mas o Juventude saiu perdendo aos 2 minutos de jogo, com um golaço de Carlos Eduardo.

O time de Ivo Wortmann entrou totalmente perdido em campo e foi uma presa fácil para a equipe tricolor, que tinha extrema facilidade para chegar com Tuta - que fez grandes assistências -, Carlos Eduardo - o melhor em campo - e Lúcio - que jogou quase como ponta-esquerda, tamanha era a debilidade dos juventudistas naquele setor.

O campeonato era para ter sido decidido já nos primeiros 20 minutos, quando o time de Mano Menezes poderia ter feito três ou quatro gols. Depois, o Juventude ainda tentou ciscar, teve uma gol anulado de forma totalmente errada pelo bandeira. Chegou até a empatar, mas instantes depois André saiu do gol como uma solteirona numa noite de sábado. Carlos Eduardo marcou o segundo.

Na etapa final, o time da Serra tentou manter-se vivo no campeonato. Apesar do jogo ter sido repercutido como "uma grande partida, trepidante", em nenhum momento o Grêmio esteve ameaçado de não levantar a taça no próximo domingo, nem quando perdia por 3 a 2. Aliás, não vejo o porquê de tantas críticas a Saja. Acredito que as bolas eram até defensáveis, mas não chegaram a ser falhas lamentáveis.

O gol de Tuta já nos descontos nos mostrou bem como é a índole juventudista em jogos contra o Grêmio. O centroavante dominou a bola na linha da pequena área, enquandrou o corpo e tocou para as redes sem ser acossado por qualquer defensor. E assim o time da Azenha manteve seu amplo favoritismo para levantar a taça. É 99,8% certo que ela fica no Olímpico. Os outros 0,2% se referem a uma possível suspensão do campeonato por uma invasão uruaguaia ao Rio Grande.

São Paulo

O São Caetano foi muito bem sucedido no uso do nada incomum retrancão amigo. Fez o primeiro gol em falha de Antônio Carlos e ficou lá atrás da moita. No final, Fábio Costa mostrou toda sua sensibilidade em sair do gol e praticamente serrou a perna do atacanto do Azulão, oferecendo de bandeja o pênalti que proporcionou o segundo gol. O Santos, que há algumas semanas era o melhor time do Brasil, vem caindo de produção de forma bastante acintosa.

Rio de Janeiro

O Botafogo deu indícios de que poderia encaminhar a taça no primeiro tempo contra o Flamengo. O time de Cuca saiu vencendo por 2 a 0, mas permitiu o empate flamenguista após o goleiro Júlio César ser expulso por cometer pênalti. Depois, a pressão rubro-negra aumentou e o empate chegou de forma natural. No próximo jogo, quem ganhar leva a taça. E será um partidaço, não tenho a mínima dúvida.

Minas Gerais

A grande surpresa do final de semana foi a goleada imposta pelo Atlético ao Cruzeiro. O Galo esteve melhor durante toda a partida, embora o primeiro tempo tenha acabado sem gol. Com um jogador a mais - Gladstone foi expulso no final da primeira etapa -, o Atlético voltou em chamas do vestiário e marcou ainda no primeiro minuto.

Após o terceiro gol, quando tudo estava perdido, ainda teve aquele lance ridículo, com o goleiro Fábio de costas para o gol, nem vendo quando a bola entrou em suas redes. Autuori alegou vergonha na cara para pedir demissão e a diretoria cruzeirense já pensa em Abel Braga, numa clara mostra de que o clube está cada dia mais parecido com o Fluminense.

Santa Catarina

E como o dia não era dos goleiros, Zé Carlos, do Criciúma, também falhou de forma lamentável e permitiu que a Chapecoense vencesse o Criciúma por 1 a 0. Agora, a equipe de Chapecó joga pelo empate no jogo da volta. E como estava bonito o Índio Condá totalmente lotado. Bom estádio.

Rio Grande do Norte

O ABC goleou o América por 5 a 2 e conquistou seu 46º título portiguar. O atacante WALLYSON marcou quatro gols e surpreendeu o América, recém promovido à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Paraná, Goiás e Ceará

Pelos outros estaduais, o Paranavaí ganhou do Paraná por 1 a 0 e agora pode empatar a segunda partida, enquanto Goiás e Atlético-GO igualaram em 2 a 2 no Serra Dourada. Icasa e Fortaleza empataram em dois gols para felicidade da federação, que havia determinado não haver saldo na decisão. Portanto, se alguém vencesse por 183 a 0 e perdesse por 2 a 1 o jogo da volta, teríamos prorrogação.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em abril 30, 2007 12:44 PM

Comentários

andré ganha o prêmio foca amestrada da rodada, já ganho anteriormente pelo pegador schiavi.

e ainda tem aquele magrão que acha que arbitragem erra sempre contra o grêmio, snif snif

abrassssssssss

Publicado por: mauricio em abril 30, 2007 12:57 PM

"...numa clara mostra de que o clube está cada dia mais parecido com o Fluminense."

pavor.

Publicado por: m em abril 30, 2007 1:20 PM

Dois ou três a zero pro Grêmio aqui.

Publicado por: André em abril 30, 2007 1:21 PM

Comentários bem pertinentes. Principalmente o 0.2% de sermos invadidos pelos hermanos cisplatinos.

Publicado por: Guillermo em abril 30, 2007 1:40 PM

Mas sempre roubam contra o Grêmio em decisões, hein?

Publicado por: Francisco em abril 30, 2007 1:43 PM

" Paranavaí ganhou do Paraná por 1 a 0 e agora precisa vencer a segunda partida" ????

Entendi bem? O Paranavaí tem que vencer as duas pra ser campeão?

Sobre a arbitragem: fomos mesmo favorecidos ontem, não há dúvidas. Mas o Grêmio ia continuar fazendo gols "ad eternum" no juventude a medida que os polentas também marcassem.
Cá entre nós, o Juventude é uma bába, e o Grêmio sempre reforçando minhas convicções de que está muito longe de ser um time confiável, ou teria feito 3x0 ontem sem suar a camiseta.

Publicado por: Roger em abril 30, 2007 2:22 PM

Indio Condá lotado, 15621 pagantes. E ainda um infeliz atira um copo dentro do campo, sorte que foi pego e levou uns sopapos dos torcedores e policiais.

E ontem não era dia dos goleiros, mas este Zé Carlos do Criciúma é muito metido provoca a torcida a cada defesa, mereceu levar o gol.

Qto ao Fabio e o André sem comentarios só risos.

Publicado por: Christian em abril 30, 2007 2:33 PM

A melhor notícia da rodada é a lesão do Lúcio. Espero que seja séria o suficiente pra que fique fora umas duas semanas. Jogou bem ontem pq o time do Juventude não existe, Freeway pelo lado esquerdo da polenta.

André = Rogério Ceni dos pampas

Publicado por: Léo em abril 30, 2007 2:37 PM

Outra coisa de como é triste morar no interior.

Em meio de uma final de campeonato quem fez mais sucesso e chamou a atenção de uma parte era ANALY ex BBB que tristeza.

Publicado por: Christian em abril 30, 2007 2:40 PM

Roger, troque "precisa vencer" por "pode empatar". É quase a mesma coisa. rhshrhsh

Já corrigi ali. Valeu.

Publicado por: Douglas Ceconello em abril 30, 2007 2:52 PM

Muricy treinou jogadas pelo lado direito do seu ataque hoje pela manhã. Ele conhece o Lúcio, renegou-o recentemente, na passagem do lateral pelo São Paulo. Ou o Mano reforça a marcação no nosso lado esquerdo, ou nos foderemos bonito no Morumbi. Grêmio Imortal.

Publicado por: Baltazar em abril 30, 2007 3:24 PM

Por outro lado, o São Paulo tem Ilsinho, que abandona a defesa sem pensar duas vezes. Começar o jogo com Carlos Eduardo poderia dar bons resultados.

Publicado por: André em abril 30, 2007 3:59 PM

aposto em vitoria do gremio quarta-feira.

Publicado por: fino, o lunatico em abril 30, 2007 4:18 PM

André sempre foi ruim.

Publicado por: Fábio em abril 30, 2007 4:22 PM

Ao menos o GRÊMiO não perdeu e fez golos..
O Saja tem se posicionado mal, sim! No anulado, no 1º e... no 3º até nem tanto. No 2º o morrinho fez justiça ao gol anulado..
hahahah Esse mesmo 2º gol em que o antológico Maurício Saraiva viu falha do goleiro Tricolor!
"É um incompetente esse Saraiva, heinhô..."

Publicado por: RAMiRO em abril 30, 2007 4:58 PM

Não concordo que o Saja tenha falhado nos gols. Os jogadores do Juventude estavam em chamas, nunca mais vão conseguir acertar chutes e cabeçadas tão no canto.

Publicado por: Gustavo em abril 30, 2007 5:07 PM

Há uma semana eu defendo a tese que o Grêmio pode perder para o Juventude no desgaste físico das oitavas de final da Libertadores. Essa vantagem juventudista diminuiu um tanto depois da certeza que o Grêmio joga a primeira em São Paulo.

Agora, essa minha tese se espatifou quando no ÚLTIMO MINUTO, o Grêmio entrou na área do Juventude como se este fosse o time de casados do Araribóia, trocando passes sem NENHUM jogador ser acossado, terminando com uma furada do zagueiro.

Essa é a grande vantagem de ter uma filial em Caxias. Quando a coisa tá feia, o adversário se esforça em entregar. Não existe outra explicação para os dois últimos gols do Grêmio.

Publicado por: Luís Felipe em abril 30, 2007 5:16 PM

Filiais servem pra isso mesmo Luis Felipe.

Publicado por: Roger em abril 30, 2007 5:46 PM

Roger: é claro que essa parte da minha análise é passional. O time do Juventude também foi ruim demais nas duas partidas contra o Internacional, time B e time A. No fim das contas, é falta de qualidade mesmo. E de concentração, especialmente.

Publicado por: Luís Felipe em abril 30, 2007 5:56 PM

Como já havia humidelmente comentado:
Juventude na segunda divisão.
7 torcedores vão ficar tristes e os outros 15 vão torcer pela dupla Grenal.
Aliás: nem em final eles conseguem lotar o Jaconi? Não é a toa que tem a pior média de público do brasileirão (São Caetano não conta).

Publicado por: Luiz Filipe em abril 30, 2007 6:10 PM

A propósito, que PETULÂNCIA dessa gringaiada esse papo de ANTI-GRENAL hein...

O Caxias faz aquele fiascão tomando 4 no jogo d volta e o Juventude vai ser sempre filho do Grêmio... tem mais é que disputar olimpiada de colonia mesmo, com arremesso de queijo e tudo mais...

deixem as canchas para a dupla...

Publicado por: fino em abril 30, 2007 6:52 PM

EDMÍLSON QUE LIXO DE ATUAÇÃO.
CULPADO DIRETO NOS 2 PRIMEIROS GOLS. QUE BIRRA TEM MANO COM NUNES??? SERÁ QUE ELE NÃO APRENDEU NA OUTRA VEZ, COM O WILLIAM MAGRÃO.

Publicado por: Hans em abril 30, 2007 8:38 PM

o único problema que eu vi no Grêmio ontem, foram os momentos que antecederam o 3º gol; o time tava levando um sufocão, e não conseguia passar do meio campo. e isso já tinha acontecido antes, lá na colômbia quando da derrota pro cucuta por 3x1. no caso do juventude, o Carlos Eduardo já tinha saído, logo, ninguém rápido pra desopilar... espero que eles estejam se moldando pra resistir a sufocos homéricos mais pra frente...

Publicado por: Egon em abril 30, 2007 11:26 PM

Não vi falhas do Saja, foram chutes beeeem no canto. O cara não é de elástico também.

Não quero o Juventude na Segundona. Se isso acontecer, não começaremos mais o Brasileirão com 6 pontos já! Hehehehe...

Publicado por: Gralha em maio 1, 2007 12:02 PM

A torcida do Juventude deveria substituir aquela faixa por outra, desta vez escrito "ANTI -NAL".

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 1, 2007 12:57 PM

Não vi falhas do Saja, foram chutes beeeem no canto. O cara não é de elástico também.²

Publicado por: André em maio 2, 2007 9:06 AM

"A torcida do Juventude deveria substituir aquela faixa por outra, desta vez escrito "ANTI -NAL" hausauhsauhahsasjdha
Desgraçado! Eu que tinha que inventar frases assim!!!

Publicado por: Roger em maio 2, 2007 11:46 AM

Busca


Categorias

Arquivos