« La Boca | Capa | Danubio com uma mão na taça »

maio 7, 2007

País em festa

Em um domingo espetacular, foram conhecidos 10 campeões estaduais. Flamengo e Atlético tiveram o gosto de ganhar a taça vencendo históricos rivais, enquanto no Paraná e em Goiás a zebra correu faceira. O Santos conseguiu reverter a vantagem do São Caetano e o Grêmio fez o que se esperava, massacrando o Juventude.

São Paulo

O Santos foi muito melhor que o São Caetano no primeiro tempo e marcou o primeiro gol com Adaílton. Na segunda etapa, o time de Dorival Júnior suportou bem a pressão até os 36 minutos, quando Moraes marcou de cabeça. O time da Vila Belmiro conquistou o bicampeonato, o que só tinha acontecido quando o ex da Xuxa ainda envergava a 10. Quando o juiz foi pegar a bola no final do jogo e Fábio Costa saiu disparado, tive a imediata impressão de que ele daria uma voadora em alguém. Força do hábito. Apenas segundos depois percebi que ele estava só comemorando.

Rio Grande do Sul

No Olímpico, o grande fato é a conquista do bicampeponato, já que o Grêmio bater o Juventude é manchete corrente no futebol gaúcho. A equipe de Mano Menezes foi disparada a melhor do campeonato, fez uma primeira fase incontestável, reverteu a goleada sofrida para o Caxias e venceu a final com um pé nas costas. Título mais que merecido, portanto. A partida acabou 4 a 1 e poderia ser 10 a 1. Um coletivo de luxo para a partida de volta pelas oitavas da Libertadores.

A relação do Juventude com o tricolor da capital é bem conhecida de todos nós. O time da Serra é aquela mulher sofrida, submissa e desiludida com um amante cafajeste, que promete a si mesma não ceder nunca mais aos encantos do safado. Mas, já na primeira carícia, se coloca solícita entre os lençóis, ofegante. E, tendo atravessado todas as barreiras do pudor, não se contenta nunca com um único ATO, quer sempre mais. É surrada. É usada. Depois promete que será diferente, mas tudo sempre se repete. O amante, bem, esse apara o bigode no espelho e vai embora, sabendo que ali sempre será bem recebido.

Rio de Janeiro

Como se esperava a final no Rio foi espetacular, com um segundo tempo de extrema empolgação. O Flamengo saiu na frente, o Botafogo virou, com golaço de Dodô. Mas os rubro-negros alacançaram a igualdade com uma bucha de Renato Augusto. No final, o apito amigo se fez presente, com a anulação equivocada de um gol de Dodô e sua expulsão. Nas penalidades, Bruno pegou dois arremates e foi decisivo. Uma grande final, sem dúvida. Acho que o Botafogo poderia ter tido melhor sorte, foi o time mais estável da competição. Mas, como no futebol não existe justiça e por isso ele é genial, todos os méritos ao Flamengo, campeão estadual pela 29ª vez.

Minas Gerais

O Atlético podia perder por três gol de diferença diante do Cruzeiro. No primeiro tempo, o time estrelado marcou dois, a coisa preteou, mas o Galo segurou-se e conseguiu manter a vantagem do primeiro clássico, sagrando-se campeão após sete anos. Justa conquista de um time que se recuperou no campeonato e chegou em momento melhor que o rival para a decisão. Mas é preciso abrir o olho para o Brasileiro, pois a equipe ainda é muito fraca para enfrentar uma competição tão desgastante e com nível técnico bem mais elevado.

Paraná

O genial goleiro Vanderlei segurou tudo o que pôde e frustrou os milhares de paranistas presentes no Durival de Brito. Depois de 15 anos, o título volta ao Interior, através do Paranavaí, que obtém sua primeira conquista. Que semana terrível essa do Paraná.

Santa Catarina

Na Santa E BELA Catarina, a Chapecoense saiu perdendo, mas obteve empate em dois gols com o Criciúma e conquistou novamente o campeonato após 11 anos. O gol do empate que valeu a taça foi marcado por Fabinho, aos 34 do segundo tempo. É o terceiro título estadual da sua história.

Bahia

O Vitória sagrou-se campeão baiano por antecipação ao bater o Poções por 2 a 1. Os rubro-negros foram beneficiados pelo empate do Bahia diante do Atlético. O tricolor vencia até os 42 minutos, quando se ferrou bonito. Na última rodada do hexagonal, o clássico vai servir apenas para o Vitória fazer a festa.

Goiás

No Serra Dourada, o Atlético surpreendeu o Goiás e venceu por 2 a 1. Há 19 anos o DRAGÃO não levava o campeonato. O gol que interrompeu o jejum foi marcado pelo Anaílson, um dos jogadores mais feios em atividade no país, com uma paulada de fora da área, aos 18 da segunda etapa.

Pará

O Remo tentou esquecer a vantagem de 4 a 1 do jogo de ida e partiu para cima da Tuna Luso, anotando o seu gol aos 9 do primeiro tempo e praticamente acabando com as chances de reversão da Tuna, que só conseguiu empatar no fim do seguno tempo. O Remo conquistou seu 41º título. O Paysandu já venceu o campeonato em 42 oportunidades.

Ceará

O Fortaleza penou, mas venceu o Icasa por 1 a 0 e garantiu a festa, pois o jogo de ida havia acabado empatado. Nada mais que a obrigação. O único gol da partida foi anotado por Rinaldo.

Parabenizo a todos que tiveram algum motivo de comemoração neste domingo.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em maio 7, 2007 10:24 AM

Comentários

Parabéns às duas torcidas mais felizes do estado nesta segunda, as de Grêmio e Juventude, pelo bicampeonato tricolor. Merecido. E o Juve, pelamordedeus, é lamentável.

Juventude

"um dos jogadore mais feios em atividade no país"

Vou ser demitido por isso.

Publicado por: Francisco em maio 7, 2007 10:35 AM

Simplesmente genial se referir a ELE apenas como "o ex da xuxa". Espero que a imprensa nacional adote a alcunha.

Publicado por: Paul em maio 7, 2007 10:42 AM

Eu até iria fazer algum comentário sarcástico sobre o Juventude.
Desisti. Falou tudo.

Publicado por: Luiz Filipe em maio 7, 2007 10:46 AM

Era visto que o Ju não seguraria o Gremio, menos mal que o meu Verdão empatou com o Criciuma e tornou-se campeão, ao menos assim a vitória do Gremio não me deixou desolado e pude vibrar intensamente.

Publicado por: Christian em maio 7, 2007 10:47 AM

É bom entrar no estádio sem a preocupação e a tensão de decisões complicadas. Eu literalmente entrei de sangue doce. E com razão, pois o jogo apenas comprovou que o título já tinha dono.

Pena que quarta-feira a coisa não vai ser assim. Tensões à flor-da-pele. Não dá pra comemorar o Gauchão, tenho que me concentrar e preparar para a Liber, o objetivo a ser alcançado.

Publicado por: Gustavo em maio 7, 2007 11:01 AM

favela em chamas. =)

Publicado por: Lila em maio 7, 2007 11:04 AM

Vou flautear os gremistas até quarta feira, dizendo que o SP vai se classificar, mas é quase certo que o Arqui-rival vira o jogo =/

mas a flauta até lá ninguem pode me proíbir
hauhauhau
e a Esperança é a última que morre...

Parabens aos tricolores, e que na quarta seja pro tricolor paulista....

Publicado por: Thiago Pitoni em maio 7, 2007 11:10 AM

agora é grêmio rumo ao tri...

do gauchão 2008.

Publicado por: mauricio em maio 7, 2007 11:25 AM

Douglas,
Depois pode descrever a relação Internacional X Juventude, para os leitores.
Obrigado

Publicado por: Marco em maio 7, 2007 11:26 AM

Que gol anulado? O Dodô chutou duas horas depois do apito...

Publicado por: Arnaldo em maio 7, 2007 11:26 AM

Muito pertinente o comentário do amigo Marco...

Publicado por: fino em maio 7, 2007 11:37 AM

Para quem se lembra, o técnico do Paranavai é o mesmo que levou o time do Malutron (Hoje J.Malucelli) a ser celebridade na Copa JH em 2000, vencendo o módulo verde (?) (Não lembro a cor, mas é equivalente a Série C hoje), Amauri Knevitz, que coordena as escolinhas do R.Gaúcho ai em POA.

Publicado por: Fabricio Grzelak em maio 7, 2007 11:43 AM

A relação entre Inter e Juventude é de SEXO SAUDÁVEL. hrhshs

Ambos vencem partidas, mas o Juventude ficou conhecido como TOUCA por ter levado a melhor na Copa do Brasil 99 e no Gauchão 98.

Há um equilíbrio em resultados, o que de forma alguma acontece quando o Juventude encontra o Grêmio e sempre MOSTRA SUAS VERGONHAS de forma totalmente VEXATÓRIA. Isso é FATO.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 7, 2007 11:46 AM

Brilhantes as conquistas de Chapecoense, Paranavaí e Atl-GO, demais conquistas foram barbadas, e a decepção foi o time do Botafogo que perdeu o título na primeira partida para um time esfacelado pelo Defensor, no Flamengo a saída daquele que disse que "não podia ser substituído pq era pentacampeão do mundo" pode ter ajudado. Em SP o S.Caetano amarelou na minha opinião, se soubesse jogar teria ganho nos contra ataques.

Publicado por: Fabricio Grzelak em maio 7, 2007 11:52 AM

Aceito!

Só pra constar, árbitro de Botafogo X Flamengo: Djalma Beltrami. O mesmo do inacreditável!

Publicado por: Marco em maio 7, 2007 11:53 AM

Vencer o "time B" é barbada. Quarta-feira sim o bixo vai pegar. Até pode ser fácil fazer um ou dois gols no SP, o Saõ Caetano não fez quatro? O problema vai ser não levar. Nossa zaga toda é muito lenta.
Gostaria de fazer um comentário sobre o Gavilan: muito pouquinha a bolinha do falsificado. Tenho a impressão que ele teve uma passagem melhor pelo co-irmão.
Vou ligar pro Muricy e pedir umas dicas de como aproveitá-lo melhor!

Publicado por: Roger em maio 7, 2007 11:58 AM

"Anaílson, um dos jogadores mais feios em atividade no país"

O concorrente mais próximo de destroná-lo é o CLODOALDO (aquele do "Uh! Terrô! Clodoaldo é matadô!").

Publicado por: Otávio Niewinski em maio 7, 2007 12:04 PM

"Que gol anulado? O Dodô chutou duas horas depois do apito..."

né? ai choradeira de vice... =P

Publicado por: Lila em maio 7, 2007 12:05 PM

esse papo de o São Paulo ter tomado 4 do São Caetano é ridículo... lembrem que esse jogo foi a EXCEÇÃO e não a regra... a regra é o Sãu Paulo ter pedido no máximo 3 jogos na temporada toda...

Da mesma maneira que o Grêmio tomou 3 do CAXIAS.. de uma hora pra outra o time todo vira uma baba? Claro que não... São aquelas coisas bizarras que acontecem no futebol...

o fato é que quarta-feira o Grêmio precisa mostrar a q veio... pq até aqui não pegou nenhuma PEDREIRA de verdade...

acho que só passa se não levar gol, caso contrário seria milagre d+ para um time só...

Publicado por: fino em maio 7, 2007 12:08 PM

esse papo de o São Paulo ter tomado 4 do São Caetano é ridículo... lembrem que esse jogo foi a EXCEÇÃO e não a regra... a regra é o Sãu Paulo ter pedido no máximo 3 jogos na temporada toda...

Da mesma maneira que o Grêmio tomou 3 do CAXIAS.. de uma hora pra outra o time todo vira uma baba? Claro que não... São aquelas coisas bizarras que acontecem no futebol...

o fato é que quarta-feira o Grêmio precisa mostrar a q veio... pq até aqui não pegou nenhuma PEDREIRA de verdade...

acho que só passa se não levar gol, caso contrário seria milagre d+ para um time só...

Publicado por: fino em maio 7, 2007 12:08 PM

Só sei de uma coisa: só perde quem tá jogando.

Publicado por: Gustavo em maio 7, 2007 12:10 PM

Parabéns a nós, gremistas!
O Grêmio é o legítimo campeão gaúcho FIFA.

Publicado por: Binho em maio 7, 2007 12:37 PM

campeao gaúcho FGF, no caso.
hsshsahdasdsadsds

e o ju? repórter da RBS em Caxias tentando mostrar a mobilização da torcida... ninguém na rua, nada. daí passa um gurizinho com a camiseta do grêmio!

nada fácil

Publicado por: mauricio em maio 7, 2007 1:05 PM

hsauhusahusahusa

Vi isso. Por mais que procurasse, o cinegrafista não conseguia achar um torcedor.

Constrangedor.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 7, 2007 1:11 PM

na outra aparição dele mudou a pauta. era:

"mesmo que ganhe o grêmio, haverá celebração aqui na praça dante aliguieri, bla bla bla".

Publicado por: mauricio em maio 7, 2007 1:15 PM

Não tem tanto sentido assim esse remorso dos colorados com o Juventude. Quando tomaram 4 a 0 em casa numa semifinal da Copa do Brasil já deveriam estar acostumados, pois nos anos anteriores haviam sido eliminados da mesma competição por Londrina, Remo e Ceará, entre outros. E em casa.

E o Grêmio não é o legítimo campeão gaúcho FIFA, não. É o legítimo campeão gaúcho FGF. Assim como em 1981 e em 1996 fomos os legítimos campeões brasileiros CBF. Em 1983 e em 1995 ganhamos a Libertadores CONMEBOL. Lembro bem disso.

Publicado por: Daniel Feix em maio 7, 2007 1:18 PM

Cara, a história do campeão gaúcho fifa é apenas brincadeira com os colorados. Era uma piada. (ter que explicar a piada é o fim da carreira humorística de qq um..)

Publicado por: Binho em maio 7, 2007 1:27 PM

Daniel, esqueceste das nossas 4 Copas do Brasil CBF.

Ontem eu ouvi um torcedor na Gaúcha, muito borracho, gritando, "sou campeão gaúcho FIFA". Morri.

Hoje no Globo Esporte, mostraram a festa dos gremistas em Caxias do Sul, e foi significativa, assim como em toda a serra gaúcha (tenho certeza que aqui o Grêmio tem bem mais torcida do que o Inter). Cadê os "anti gre-nal"? hfdhsgkaslh

Publicado por: Gustavo em maio 7, 2007 1:28 PM

tem também os campeonatos citadinos da primeira metade do século passado. Conta-se nos livros por aí que Grêmio, Inter e outros clubes de Porto Alegre, como Cruzeiro e Força e Luz, foram legítimos campeões citadinos PREFEITURA, ou melhor, campeões citadinos INTENDÊNCIA MUNICIPAL.

Publicado por: daniel f. em maio 7, 2007 1:38 PM

Levando-se em conta as diferenças de orçamento entre Inter e juventude, pode-se entender por que os resultados equilibrados nos confrontos transformou o Ju na "touca" do Inter. Na verdade, os resultados com o Grêmio são normais, em função da diferença de magnitude entre os dois clubes. E falar que o Ju "abre as pernas" para o Grêmio é mágoa de colorado.

Publicado por: João em maio 7, 2007 2:03 PM

Se o futebol fosse apenas dinheiro, tudo seria previsível. O Grêmio teve que penar até vencer o São Caetano, por exemplo. Para ficar no exemplo caseiro, os azuis também tiveram alguns problemas seguidos com o 15 de Novembro. O Inter sempre se dava mal contra o BANGU, quando este ainda figurava na Primeira. É assim, acontece. E o Juventude é a FONTE DOS PRAZERES do Grêmio. Nada de absurdo nisso, é apenas uma constatação.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 7, 2007 2:12 PM

Nada mais verdadeiro. Outros exemplos: O Curintia sempre toma sacolada do Flamengo, que por sua vez apanha da LUSA vergonhosamente. O Atrético-MG não ganha da Ponte Preta, assim como o Cruzeiro sempre perde do Paysandu.
Ah, o Inter em casa não consegue ganhar do Flamengo. No máximo um empate.

Publicado por: michel em maio 7, 2007 2:46 PM

e é estranho ser campeão e não ter o vasco como vice. heh.

Publicado por: michel em maio 7, 2007 2:49 PM

Sobre toucas: o Grêmio dificilmente passa um ano sem tomar uma goleada do Goiás. E nunca, mas NUNCA ganha do Santos na Vila Belmiro.

Publicado por: Gustavo em maio 7, 2007 4:11 PM

E o Brasil costuma se foder com a França.
Sim, alguns resultados são costumeiros e temos que admitir. Ano passado era pro Grêmio ter dado 3 a 0 no São Caetano e foi um a um. Normal.

Publicado por: Rômulo em maio 7, 2007 4:16 PM

Michel, devo esclarecer que geralmente o Inter tem vencido o Flamengo no Beira-Rio.

Nos últimos 10 anos foram 7 vitórias do Inter, dois empates e duas vitórias do Flamengo.

Além dos jogos do Brasileiro, estou contando os confrontos pela Copa do Brasil em 96 e 97 e a seletiva para a Copa Libertadores em 1999.

Mas é claro que há toucas. O Inter sempre se ferra contra o Paraná, mas geralmente vence o Atlético-PR na Baixada. O Juventude quase sempre complica Flamengo e Cortinhians quando joga em Caxias. Por isso o futebol é essa TERNURA. srhshgr

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 7, 2007 4:23 PM

Esqueceram do verdadeiro campeão gaúcho em 2006, o Figuera que surrou todo mundo abaixo do mampituba...

Publicado por: Roger em maio 7, 2007 4:34 PM

Douglas, não me baseio em estatísticas, me baseio nas minhas lembranças. heh.

Publicado por: michel em maio 7, 2007 5:32 PM

corrigindo, não me baseio em estatísticas OFICIAIS.

Publicado por: michel em maio 7, 2007 5:33 PM

O Juventude não é um clube sério.

Publicado por: Charles De Gaulle em maio 7, 2007 5:59 PM

Se o Figueirense é o verdadeiro campeão gaucho de 2006, então o Veranópolis é o Verdadeiro campeão do Mundo! E unificou FIFA+FGF!

Publicado por: Marco em maio 7, 2007 10:05 PM

Não, é o Grêmio! VEC ganhou deles, Ju ganhou do VEC, Grêmio ganhou do Ju...

Publicado por: Cachopa em maio 7, 2007 11:15 PM

Quando o Gremio perdeu do São Caetano era outro São Caetano e outro Gremio. Mesmo caso das derrotas para o Goiás. Agora, o Inter sempre tem dificuldades com o Juventude. Um time que tem um orçamento irrisório perto do do Inter. Eu sei que futebol não é só dinheiro. É principalmente camisa, personalidade. E este é o problema, neste caso.....

Publicado por: João em maio 8, 2007 1:23 PM

ok, joão.

o inter tem menos camisa do que o juventude.

entendido.

Publicado por: dante em maio 8, 2007 1:40 PM

de qualquer forma, ainda neste assunto das toucas, o grandioso barcelona é touca do modestíssimo inter, seja com maradona ou com ronaldinho.

já é um alento para um time tão sem camisa como o colorado.

Publicado por: dante em maio 8, 2007 1:44 PM

dante, vc não entendeu.
o grêmio que perdeu do são caetano era outro grêmio, e também era outro são caetano. me parece que o goiás também era outro.

já o inter, é sempre o inter.

acho que foi isso que o joão quis dizer.

argumento mais no-sense da história do impedimento.

Publicado por: Anonymous em maio 8, 2007 1:45 PM

Dito de outra forma, o Gremio tem altos e baixos. Já o Inter, é nosso conhecido meio termo. Tanto é que quando chegou lá, ficou tão emocionado que parou de jogar. Quem nunca come mel....

Publicado por: Anonymous em maio 8, 2007 1:49 PM

Este último, do mel, foi meu...

Publicado por: João em maio 8, 2007 1:51 PM

João, o Goiás que enfiou seis no Grêmio em 97 era um e o que goleou de quatro no ano passado era outro. E ambos golearam.

O 15 de Novembro que tirou o Grêmio do Gauchão em 2002 (ou 03?) era um e o que eliminou o tricolor da Copa do Brasil em 2005 era outro. E ambos triunfaram.

O time da Portuguesa que venceu o Inter em 95 era um e o que goleou em 2002 era outro. E ambos venceram.

Inter e Juventude dividem vitórias nos últimos confrontos. O Inter já eliminou o Juventude nos últimos anos, mas o que ficou marcado foram as desgraças de 98 e 99.

Particularmente, não tenho nada contra o desempenho do Juventude diante do Inter. Apenas não suporto que sempre trema diante do Grêmio.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 8, 2007 2:09 PM

Essa história de "quem nunca come mel"...

Esse papo de "ah, mas o Inter foi campeão mundial por sorte, blá blá blá" dá sono.

Para os gremistas, só o Grêmio, devido à sua raça "cisplatina" e aos seus cânticos em portunhol no melhor estilo Luxemburgo em Madri é que sabe jogar Libertadores. Se sotaque espanhol e carrinho na canela desse título, a Argentina era "uber-campeã" do Mundo, o Uruguai teria 335 troféus da Libertadores em seus domínios e a Sul-Americana nem seria considerada pelos dirigentes do Boca Juniors.

Sim, o Grêmio é um clube cheio de glórias. FATO. Mas dizer que o Inter não tem camisa é de doer.

Juventude já ganhou uma Copa do Brasil. Deveria ser um time mais respeitável. Mas treme as pernas ao ver os azuis. E come a grama ao ver os vermelhos, sabe-se lá por quais desígnios de Apolo.

Publicado por: Giordano em maio 8, 2007 2:20 PM

Puxa, não precisa os colorados se doerem tanto....É só flauta.
Sequei o Inter contra o Barsa e sofri muito. Reconheço a grande vitória.
O que acho é que o Gremio perde mas não treme. já o Inter treme até quando ganha. Pode ser ponto de vista de gremista. Paciência. Torcer é isso né.....
P.S.: também acho as canções em portunhol ridículas...sou mais o greeeeeemiooooooo
P.S. II >: tremer diante do tricolor não é exclusividade do Juventude.....

Publicado por: João em maio 8, 2007 2:38 PM

Inter quando perde, treme.

Grêmio quando perde, joga mal.

Inter quando ganha, teve sorte.

Grêmio quando ganha, mostrou a imortal raça tricolor.

Sempre a velha história.

Todos vocês sabem do respeito que tenho ao Grêmio e suas conquistas.

Mesmo que o Grêmio nunca tenha eliminado o Inter de nenhuma outra competição que não o Gauchão, nunca ninguém vai me ouvir falar que o Grêmio treme diante do Inter.

Assim como ninguém vai me ouvir dizer que o Cruzeiro treme diante do São Paulo. Ou que o Vasco treme diante do Corinthians. Ou que o Palmeiras treme diante do Flamengo. Em um ou outro jogo, todas as equipes podem ser encurraladas e AÇOITADAS, mas a MINHA regra geral é que time grande não treme.

E diferença no orçamento não garante vitórias em confrontos isolados, garante títulos. É só comparar.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 8, 2007 2:56 PM

"O que acho é que o Gremio perde mas não treme. já o Inter treme até quando ganha. Pode ser ponto de vista de gremista. Paciência. Torcer é isso né....."

não, joão. isso não é torcer.

isso é usar antolhos.

Publicado por: dante em maio 8, 2007 3:03 PM

Douglas falou tudo.

Acrescento só mais um detalhe: o Inter tem umas 30 vitórias a mais em gre-nais.

Quem treme mais, pode mais. hsauahsua

Publicado por: Giordano em maio 8, 2007 3:07 PM

"Mesmo que o Grêmio nunca tenha eliminado o Inter de nenhuma outra competição que não o Gauchão"

Argumento definitivo.

Publicado por: Francisco em maio 8, 2007 4:06 PM

Dante, usar antolhos é também não querer ver que o Inter treme....
Qual é o problema em tremer, se o importante é ganhar, não é mesmo?
Só um exemplo, durante toda a década de 70 o Inter dominou o futebol gaúcho e nacional. Em toda a década não conseguiu tocar uma goleada no Grêmio.ISSO É FATO.
Tem coisas que doem, por isso é melhor usar antolhos mesmo.
Outra coisa, os colorados se doem se falamos isso, que é verdade (que o Inter treme) mas acusam o Juventude de covardia ou coisa do gênero por perder do Gremio. Foi por isso que começou a polêmica. Hora, o Ju está justificado em perder do Gremio. Se o Inter não consegue superioridade no confronto deve procurar as causas em si mesmo.

Publicado por: João em maio 8, 2007 5:25 PM

"Só um exemplo, durante toda a década de 70 o Inter dominou o futebol gaúcho e nacional. Em toda a década não conseguiu tocar uma goleada no Grêmio.ISSO É FATO."

também é fato que na década de 90, amplamente dominada pelo Grêmio, o Inter deu uma sonora goleada no rival - 5x2 - até hoje sem contrapartida.

Aliás, quando Douglas falou de clubes que não tremem, falou de clubes grandes. O Juventude não é sequer um clube sério, quanto mais um clube grande.

Publicado por: Luís Felipe em maio 8, 2007 6:13 PM

Luis Felipe, o Grêmio meteu 4x1 na final do gauchão de 1990. EU ESTAVA LÁ! Assim como estava nos 5x2 referidos.
4x1, 5x2, a diferença não é de 3 gols da mesma forma? Hein?

E chega de falar desse treme-treme, isso tá ficando ridículo.

Publicado por: Gustavo em maio 8, 2007 11:12 PM

Gustavo,

No dito gre-nal, eu (colorado) também estava lá com meu tio, que é conselheiro do Grêmio.

Só pra relembrar: o Inter usou um "banguzinho" - para usar uma expressão da época - nesse jogo, e em 97 o Grêmio usou "força máxima". Se é que podemos chamar aquele time do Hélio dos Anjos de "força".

João, só tenho 4 letras pra ti: "aham". Então o Ju não chacoalha diante dos azuis da Azenha. Não conheço as estatísticas, mas imagino que o Grêmio deva ter umas 412 vitórias a mais que os caxienses.

Publicado por: Giordano em maio 8, 2007 11:34 PM

Banguzinho com Marcelo, Sandoval, Christian e Fabiano Cachaça na frente? Não vou procurar o resto do time, mas tenho a CERTEZA de que esses jogadores estavam em campo - e eram os TITULARES do inter de então (aliás, o Sandoval é um daqueles jogadores não reconhecidos que eram bastiões do time na época. Fabiano e Christian tinham que agradecer de JOELHOS depois da passagem dele pelo co-irmão).. Bah, conta outra piada então.

Os dois times estavam com a força máxima (se bem que a "força máxima" do Grêmio, na época, era igual a de um banguzinho. O Hélio "a culpa é toda minha" dos Anjos tinha que sentar em cima de um poste de concreto de três metros da Casan depois daquilo...)

Publicado por: Jeferson em maio 9, 2007 12:05 AM

Giordano, o Internacional não usou nenhum "banguzinho" na final de 1990. Usou força máxima (ou o que passava por isso àquela época).

Confira a escalação:

Maizena
Chiquinho
Sandro
Zaballa
Célio (Daniel)
Norberto
Julio
Luís Fernando (Rudinei)
Marcelo Prates
Nélson
Edu

Queiramos ou não, era o escrete TITULAR do S.C. Internacional na fatídica tarde de 29 de julho de 1990.

Publicado por: Gremista Vigilante em maio 9, 2007 12:31 AM

Aliás, naquela tarde:

"Dirigido solitariamente pelo egocêntrico presidente José Asmuz, o Internacional, viveu uma das tardes mais tristes de sua história: 1. levou 4 x 1 e ficou em terceiro, atrás também do Caxias, repetindo as campanhas de 1965 e 1979; 2. apenas 2 000 colorados se arriscaram a aparecer no Olímpico; 3. no final, seu técnico, o controvertido Ernesto Guedes, deu um soco no rosto de Mazarópi, o goleiro do adversário; e 4. o volante Norberto, que seria mandado embora por indisciplina anterior, saiu de campo vestindo a camisa do Grêmio."

(http://arquivogremista.ueuo.com/gaucho/1990.htm)

Publicado por: Gremista Vigilante em maio 9, 2007 12:33 AM

Vigilante: como dizem os americanos, my mistake.

Foi mal aí. Mas eu tava tentando lembrar de cabeça, e tu usou o Google huahushauhsua

Jeferson: lê de novo meu post, eu falei que o time de 90 era "banguzinho". No que, aliás, errei.

Em 97: André, Enciso, Régis, Márcio, Luciano; Anderson, Fernando, Marcelo e Sandoval; Fabiano e Christian. Titular, com Celso Roth e tudo.

Mas enfim. Hoje tem comemoração tricolor. De qualquer jeito. Vamulá.

Publicado por: Giordano em maio 9, 2007 1:02 AM

an.to.lhos: s. m. pl. 1. Peças, comumente de couro, aplicadas à cabeça de um animal, que o obrigam a olhar só para a frente; anteolhos. 2. Estreiteza de visão e de espírito.

Obs.: Pra quem, como eu, queria saber o significado.
Obs. 2: Preciso ler mais.

Publicado por: RAMiRO em maio 9, 2007 4:34 AM

Giordano: ops, errei eu também! Perdão.

Publicado por: Jeferson em maio 9, 2007 7:22 AM

joão, nos confrontos diretos, o colorado ganhou mais vezes do grêmio do que o contrário.

é ridículo usar este argumento, eu sei, porque na verdade são poucas vitórias a mais [apesar de isso ser uma medida, de qualquer maneira], a não ser que eu me confronte com um "o inter treme até quando ganha".

diz aí de novo quem é que treme. use FATOS. ARGUMENTOS. a LÓGICA. não me vem com paixão de torcedor. se tu quer dizer que o grêmio é "oh, imortal!", tudo bem. mas não vem dizer que um time campeão do mundo não tem camisa, ou que "treme até quando ganha".

tira o antolho azul e vê as cores todas do futebol.

Publicado por: dante em maio 9, 2007 10:16 AM

Quem cai duas vezes pra segundona, com certeza não é imortal, e tampouco "intremível".

Bando de otários, vão tomar tufo hoje, pra baixar a pelota

Publicado por: Fabiano em maio 9, 2007 2:39 PM

Pessoal, talvez eu tenha sido meio incisivo demais. Não conhecia o site. Mas foi mais no espírito de "gauchada" mesmo, que o Gremio tem mais que o Inter. O Inter é mais politicamente correto. Apesar de que quando ganham dos times do interior com erros crassos de arbitragem, como aconteceu em dois gauchões consecutivos, e com dois gols indevidamente anulados do Nacional, na Libertadores , não falam nada. Mas falam daquela falta e expulsão do Tinga como se fosse a maior injustiça já cometida no futebol. Logo contra eles, que são tão éticos e tão perfeitos. O Giovani Luigi parece um padre falando.
Vamos combinar, todos os juizes pendem para os grandes ou para o time da casa. Ou algumas vezes para os "hermanos". Mas ficar chorando não tá com nada, é do futebol.
Dante, tu sabe que não existe como provar isso. É muito subjetivo. Mas se queres ver, olha a gravação de São paulo e Inter, no Beira-Rio, quando voces ganharam a Libertadores. Olha e me diz se o Fernandão e o Tinga não estavam completamente apavorados. Parecia que tinham visto um morto pela frente. Sinceramente, nunca vi isso no Grêmio.
Mas, repito, é opinião de torcedor, dá licança. Ao contrário do que alguns colorados aqui falaram, torcer não é algo completamente racional. Eles acham isso pois "se fazem" de politicamente corretos. O torcedor tem direito de distorcer as coisas. É minha opinião.

Publicado por: João em maio 9, 2007 3:45 PM

"Mas foi mais no espírito de 'gauchada' mesmo, que o Gremio tem mais que o Inter. O Inter é mais politicamente correto."

nenhum sentido.

[ah, desculpa, tem sentido sim. esqueci que o grêmio é "oh, imortal!" - como eu sempre respondo, "claro que é imortal, sempre vai ter uma divisão abaixo..."]

"Apesar de que quando ganham dos times do interior com erros crassos de arbitragem, como aconteceu em dois gauchões consecutivos, e com dois gols indevidamente anulados do Nacional, na Libertadores , não falam nada."

cara, PÁRA de achar que o inter só ganha com erro de arbitragem, ou porque "o eto'o não jogou", ou porque "o ceni entregou", como disseram alguns gremistas. sério. não tem fundamento nem graça. senão vamos começar a falar em como o grêmio subiu pra primeira divisão da primeira vez em que caiu, aí vai ficar chato. e não é o caso.

sobre a final da libertadores, não preciso ver o vt, eu estava lá. certamente os jogadores estavam nervosos, mas não apavorados. apavorado poderia estar o são paulo, em desvantagem no segundo jogo.

só quero que tu entenda que eu prezo o bom futebol. não acho que um time "seja" melhor que o outro [com as óbvias exceções] só porque é o meu time. acho que os times às vezes "estão" em situações melhores - e, muitas vezes, nem assim conseguem vencer. eu tenho um time e torço por ele. vou defendê-lo sempre, mas também sempre com a devida noção do ridículo. e com argumentos.

e acho que, com esse "subjetivo" que tu mencionou, encerramos o assunto.

Publicado por: dante em maio 9, 2007 4:11 PM

Não quis dizer que o Inter não tem camisa, mas que o Gremio tem mais. Opinião de torcedor. Acho que os dois times se imitam. O Inter foi atras do Gremio, que tinha ido atras do Inter de 70. E deu um banho de organização que o gremio está tentando imitar. Beleza para os dois e para o futebol gaúcho. A própria conquista do mundial, que eu não desmereço, só se fosse louco, foi benéfica para o Gremio, apesar da maioria dos gremistas odiar que isso tenha aconteciodo.

Publicado por: João em maio 9, 2007 4:43 PM

Cara, concordo com isso. Os dois se imitam desde sempre. E por isso são TÃO grandes. Nenhuma torcida comemorou tanto a Libertadores como a colorada, em muito porque o Grêmio já tinha vencido. E os gaúchos, mais do que ninguém, bem sabem o que significa a Copa, por mais bairrista que possa parecer.

Não vejo nenhum sentido em achar o Grêmio mais GAÚCHO que o Inter. Ambos têm feitos notáveis. Aliás, acho que nem Inter nem Grêmio são mais gaúchos que Brasil de Pelotas, Grêmio Bagé ou Santa Cruz. Tá, concordo que são mais que a ULBRA. shudshui

No mais, é óbvio que os jogadors estavam nervosos na final da Libertadores. Era normal, algo de MUITO importante para a história futebolística do estado estava acontecendo naquele exato momento. Mas em momento algum vi algum TITUBEIO neles, tanto que o resultado foi assegurado de forma ESTÓICA E VALENTE. Da forma como eu sempre gostei que o time ganhasse e como eu sempre imaginei que ganharia a Libertadores.

No mais, erros de arbitragem acontecem para todos os lados. Poderia te citar muitos contrários ao Inter.

E também se ganha de várias formas possíveis, com dificuldade, facilidade, de barbada ou no aperto.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 10, 2007 10:11 AM

O argumento do João é o mesmo usado por atleticanos aqui em Minas. Mesmo que o número de vitórias pra cada um seja rigorosamente igual e a diferença no saldo de gols é mínima (coisa de quatro tentos, talvez mais, talvez menos). Isso na Era Mineirão, que é como se fosse o início da civilização, já que estatísticas anteriores nem são mencionadas. Os atleticanos dizem que o Cruzeiro treme, que não tem torcida, não tem camisa e etc. Mas nos últimos 20 anos, os azuis ganharam 4 copas do brasil, uma libertadores e um dos brasileirões mais FÁCEIS de todos os tempos enquanto o Galo conquistou uma CONMEBOL, uns três ou quatro estaduais e a segundona do ano passado. Não consigo ver onde está ausência de camisa em um e a presença no outro. Será que é por causa do fanatismo da torcida? Será que é por que um é povão e o outro é riquinho?

[Dia desses, após a eliminação da Copa do Brasil, os torcedores do Cruzeiro foram à toca da raposa e gritaram para os jogadores: Time mercenário/já está na hora de atrasar o seu salário.]

Publicado por: michel(rubro-negro) em maio 10, 2007 10:52 AM

afe, acabei de ler o meu post e vi que o JARDEL cometeria menos erros de ortografia e concordância e produziria um texto bem mais coeso.

Publicado por: michel(rubro-negro) em maio 10, 2007 10:55 AM

Eu quis dizer que algumas caracteristicas dos gaúchos estão mais no Grêmio. Acho que o Inter é um time com temperamento mais universal e o Gremio é mais bairrista. Na hora da decisão, que é dramática, conta tu ter uma identidade cultural mais forte. Eu falei "mais forte" não que o Gremio seja o único com identidade cultural.
Pode ver que o Inter geralmente prefere técnicos de fora do RS. A própria torcida não gosta dos "retranqueiros". O Inter joga um futebol mais bonito que o Gremio, sem dúvida. E acho que o Fernado Carvalho, que é muito inteligente, observou o Gremio durante muito tempo e investiu muito em jogadores de marcação. A pegada do time atual do inter na marcação é impressionante.
Mas o que o Inter faz por opção da direção, o Gremio faz por natureza. O Gremio é naturalmente retranqueiro, ou seja, ele faz um gol e automaticamente se fecha.
Mas isso é um papo filosófico muito comprido. Saudações tricolores a todos. E dá-lhe Gremio.

Publicado por: João em maio 10, 2007 11:11 AM

Onde estava esta "identidade cultuaral forte" quando das duas vexatórias quedas para a segundona?

Quando tomaram 4 x 0 do Anapolina, onde estava o espírito Gaúcho, copeiro, imortal.

PS:

Se o internacional ganhou dois gauchões roubados, o que dizer do Gaymio, que no primeiro jogo com o Juventude, teve um gol do juventude mal anulado.

Arbitragem erra para os dois lados. E em Inter x nacional, 2006, se o juiz não expulsa o rentería (expulso de modo injusto, porque "ofendeu a recatada torcida uruguaia") o primeiro jogo poderia ter terminado com uma vantagem mais ampla para o Inter. Daí talvez nem adiantassem os gols regulares anulados aqui no Beira-rio.

E quando do Zveitao e do penalti no Tinga contra o Corinthians, eu nao vi nenhum gremista, horda de marginais, corja de filhos da puta, pleitear a ética e correção na arbitragem.

Cambada de Putos.

Publicado por: Fabiano em maio 10, 2007 2:55 PM

Sobre identidade cultural, tem um cara, sociologo(eu sei, eu sei...), paulista, que fez sua tese de doutorado na USP a partir de um trabalho de pesquisa desenvolvido pela mesma universidade, que tratava das diferenças culturais e comportamentais entre torcidas e clubes de futebol, e de como os clubes e as torcidas são vistos pelo restante da população. Para delimitar o tema ele escolheu... tchan, tchan, tchan... a dupla Grenal!
Chegou a conclusão, em síntese, que o Grêmio é visto como um time genuinamente gaúcho, e o Inter, um time "brasileiro" mas que tem sede no RS. Notem que a existe percepção, de que o gaúcho é diferente, não é verdadeiramente brasileiro. Disse ainda, que essa visão estereotipada, torna o Inter um time simpático, bem quisto pela população do resto do país. Em geral, as pessoas tem o Inter como 2ºtime , tipo "se o São Paulo tá fora meu time é o Inter" ou " no RS sou Colorado", enquanto o Grêmio é tido como antipático, arrogante, é desprezado ou , no mínimo, tratado com indiferença.
É como se as pessoas dissessem:" o Inter é dos nossos, o Grêmio não".
Mas isso não quer dizer absolutamente nada...

Publicado por: Roger em maio 10, 2007 4:13 PM

Save your time, please.
Click Here Top Sites My Favourites My Favourites
[url=http://michaelwebs28com_b9941a.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url]

Publicado por: Argyros em novembro 24, 2007 9:11 PM

Save your time, please.
Click Here Top Sites My Favourites My Favourites
[url=http://michaelwebs28com_b9941a.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url]

Publicado por: Argyros em novembro 24, 2007 9:11 PM

The site's very professional
Top Sites
[url=http://arnstein12gbfreecom_435deb.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://michaelwebs28com_9b8954.visitcharge.com/map.html] Links [/url] [url=http://joshua325mbcom_43b318.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Stratos em novembro 24, 2007 11:25 PM

I glad too see this interest site, I tell my friends about it! They like sites like that: site
My Favourites My Favourites Click Here
[url=http://griffinweb2gbcom_a3dbc0.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url]

Publicado por: Theologos em novembro 24, 2007 11:33 PM

Hi, nice site! Your hard work paid off
Click Here My Favourites Links My Favourites
[url=http://thomas1gokurimucom_3e77ec.visitcharge.com/map.html] Top Sites [/url] [url=http://isaacnamecitiescom_ea5ea6.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Fanos em novembro 25, 2007 12:44 AM

I like your diary. Allow to be friends!
Click Here Click Here
[url=http://arnold50hgcom_8dc32b.visitcharge.com/map.html] Top Sites [/url] [url=http://mckinneyc0nus_4e5248.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://joshua325mbcom_5c1e13.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url]

Publicado por: Marios em novembro 25, 2007 6:38 AM

hi im mohan i am having problems.
Top Sites Click Here Top Sites
[url=http://siminskifreeweb7com_8ef467.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://mckinneyc0nus_0f98f6.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Georghios em novembro 25, 2007 8:08 AM

That was a very nice post, I'm proud of you!
Top Sites Links My Favourites My Favourites Links
[url=http://siminskifreeweb7com_a4a1c2.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://isaacnamecitiescom_315e81.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://michaelwebs28com_22d949.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Giorgos em novembro 25, 2007 8:11 AM

Hello, nice site look this:
Top Sites Click Here Top Sites Click Here
[url=http://tubmanyourfreehostingnet_963d74.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://arnstein12gbfreecom_fbe2e2.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://arnstein12gbfreecom_f72199.visitcharge.com/map.html] Top Sites [/url] [url=http://whisnantgigacitiesnet_a83cf1.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Leontios em novembro 25, 2007 8:35 AM

very well made it .All information on this site is represented
Click Here
[url=http://michaelwebs28com_d72ec3.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://tubmanyourfreehostingnet_e03813.visitcharge.com/map.html] Links [/url] [url=http://joshua325mbcom_5c1e13.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://siminskifreeweb7com_18f9a4.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://tubmanyourfreehostingnet_daddb4.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Giorgos em novembro 25, 2007 4:07 PM

very well made it .All information on this site is represented
Click Here
[url=http://thomas1gokurimucom_2a8adb.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://virginiafreephpwebhostingnet_c306b2.visitcharge.com/map.html] Links [/url] [url=http://griffinweb2gbcom_a3dbc0.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://tubmanyourfreehostingnet_e03813.visitcharge.com/map.html] Links [/url]

Publicado por: Sebastianos em novembro 25, 2007 5:40 PM

See you...Thanks, its great to receive such positive comments.
Top Sites
[url=http://isaacnamecitiescom_929218.visitcharge.com/map.html] Top Sites [/url] [url=http://memberslycoscoukcoonnelly_23da84.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://isaacnamecitiescom_7d44a4.visitcharge.com/map.html] My Favourites [/url] [url=http://michaelwebs28com_dc782e.visitcharge.com/map.html] Links [/url] [url=http://whisnantgigacitiesnet_dbddd7.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url]

Publicado por: Giatas em novembro 25, 2007 5:40 PM

The site's very professional
Click Here My Favourites Top Sites Links Links
[url=http://siminskifreeweb7com_700707.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url] [url=http://mckinneyc0nus_8d971f.visitcharge.com/map.html] Click Here [/url]

Publicado por: Herakles em novembro 25, 2007 5:41 PM

Keep up this great resource.
Click Here My Favourites
[url=http://billycheneyt35com_d39710.bestquestusa.net/map.html] Top Sites [/url] [url=http://robertbarriosservikcom_da401b.bestquestusa.net/map.html] Click Here [/url] [url=http://dannamercado325mbcom_4f2357.bestquestusa.net/map.html] Links [/url] [url=http://michaeldunnparknhostcom_a6910e.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url] [url=http://richardperezt35com_b16858.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url]

Publicado por: Dionysios em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

hi im mohan i am having problems.
Links My Favourites Top Sites Click Here My Favourites
[url=http://michaeldunnparknhostcom_a6910e.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url] [url=http://richardperezt35com_b16858.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url]

Publicado por: Arsenios em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

Your site was so interesting and informative I had to call a friend to tell her about it. Great work
My Favourites Click Here Top Sites
[url=http://dannamercado325mbcom_4f2357.bestquestusa.net/map.html] Links [/url] [url=http://billycheneyt35com_d39710.bestquestusa.net/map.html] Top Sites [/url]

Publicado por: Efthimios em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

Greetings Very good web site. I loved it. Found invaluable information. Just what I was looking for :-) Regards and best wishes
Links My Favourites
[url=http://billycheneyt35com_d39710.bestquestusa.net/map.html] Top Sites [/url] [url=http://robertbarriosservikcom_da401b.bestquestusa.net/map.html] Click Here [/url] [url=http://richardperezt35com_b16858.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url]

Publicado por: Ambrosios em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

Exciting website. Thank you.
Click Here My Favourites Top Sites Links
[url=http://michaeldunnparknhostcom_a6910e.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url][url=http://billycheneyt35com_d39710.bestquestusa.net/map.html] Top Sites [/url] [url=http://dannamercado325mbcom_4f2357.bestquestusa.net/map.html] Links [/url] [url=http://robertbarriosservikcom_da401b.bestquestusa.net/map.html] Click Here [/url] [url=http://richardperezt35com_b16858.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url]

Publicado por: Moris em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

Your site was so interesting and informative I had to call a friend to tell her about it. Great work
My Favourites Click Here Top Sites
[url=http://dannamercado325mbcom_4f2357.bestquestusa.net/map.html] Links [/url] [url=http://billycheneyt35com_d39710.bestquestusa.net/map.html] Top Sites [/url]

Publicado por: Efthimios em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

Very good site with a lot of useful information
Top Sites Click Here My Favourites Links My Favourites
[url=http://robertbarriosservikcom_da401b.bestquestusa.net/map.html] Click Here [/url] [url=http://michaeldunnparknhostcom_a6910e.bestquestusa.net/map.html] My Favourites [/url][url=http://billycheneyt35com_d39710.bestquestusa.net/map.html] Top Sites [/url]

Publicado por: Stratos em fevereiro 23, 2008 5:00 AM

Busca


Categorias

Arquivos