« Vestiário em chamas | Capa | Felicidade peruana, tristeza uruguaia e decepção dos donos da casa »

junho 26, 2007

Festa sul-americana na república de um só idiota

Começa hoje a Copa América, o mais antigo torneio de seleções do mundo, amplamente dominado por argentinos e uruguaios. De início, o único objetivo é eliminar os EUA e o México. A Argentina é a grande favorita. Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil correm por fora.

A competição apresenta grande supremacia de uruguaios e argentinos, que a conquistaram em 14 oportunidades. Apenas nas últimas edições o Brasil reagiu, ganhando três das quatro disputadas. Mesmo assim, chegou apenas a sete títulos.

Império do Anão

O Brasil chegou à Venezuela e frustrou os torcedores locais ao apresentar Afonso, Josué e companhia. São poucos os jogadores reconhecidos. Não culpo qualquer atleta que peça dispensa do selecionado. Não estão solicitando o afastamento da tão cantada Canarinho, mas sim do rico patrocinador. É fato que esse time não tem pé nem cabeça, já que começa com Helton e termina com Vagner Love.

Albiceleste favorita

O grande favoritismo fica com a Argentina, que leva o que tem de melhor para a terra do safado Chávez. Mais do que tinha alguns dias atrás até, já que Riquelme resolveu retornar. Resta esperar para ver se ele será o mesmo do Boca - algo que raras vezes aconteceu na seleção. Alfio Basile tem a equipe praticamente escalada para a estréia contra os EUA, na próxima quinta. A albiceleste deve ir a campo com: Abbondanzieri; Zanetti, Ayala, Gabriel Milito e Heinze; Verón, Mascherano e Cambiasso; Riquelme; Messi e Crespo.

Pela reabilitação charrua

Quem realmente precisaria vencer a competição, para levantar a moral e entrar nos trilhos, é o Uruguai. Depois da trágica perda da vaga na Copa 2006, Oscar Tabárez assumiu no lugar de Jorge Fossati e as coisas melhoraram um pouco. Bons jogadores para uma campanha decente não serão problema. Lá estão Carini, Cannobio, Darío Rodriguez, Lugano, Estoyanoff, Forlán, Ignácio González e o sempre presente - atualmente lesionado - Recoba. Torcerei.

La Roja e a façanha

O Chile é um dos cinco países que ainda não conquistaram o torneio - os outros são o Equador, a anfitriã Venezuela e os detratores Estados Unidos e México, de história recente na competição. Parece que desta vez o surgimento de jogadores como Valdívia, Matías Fernández e "Brando" Suazo pode fazer La Roja esquecer os quase eternos Salas e Zamorano. A responsabilidade de acertar as contas com uma nação apaixonada pelo futebol é de Nelson Acosta, que dirige a seleção desde 2004.

O melhor ataque é a defesa

Há 28 anos, a seleção guarani não sabe o que é faturar a Copa América. O técnico Gerardo "Tata" Martino, de boa campanha na Libertadores 2006 com o Libertad, tem a missão de suprir uma das principais carências do futebol paraguaio - a falta de renovação. Desde a grande geração defensiva de Arce, Gamarra e companhia, o selecionado encontra dificuldades em ter um time ao menos competitivo. O defensor Paulo da Silva, o muito bom meio-campista Julio dos Santos e os atacantes Santa Cruz, Cuevas e Cabañas são alguns dos jogadores que podem ajudar de forma considerável na missão.

Como funciona

Após a disputa dos jogos dentro da grupos, passam as duas melhores equipes de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados. Ou seja, de 12 seleções, oito se classifcam. Depois temos quartas-de-final, semifinal e a final. Gostaria que Chile, Uruguai ou Paraguai vencessem a competição. Se não der, que seja qualquer outro, exceto Venezuela, Brasil, Estados Unidos e México.

Sobre Bolívia, Venezuela e Peru falarei quando for necessário, mas entendo que têm bem poucas chances de incomodar. O Equador até pode fazer uma correria, mas eu não acredito que vá muito longe.

Confira abaixo os grupos, a primeira rodada e os campeões.

Saudações,
Douglas Ceconello.


Grupo A

Venezuela
Bolívia
Uruguai
Peru

Grupo B

Brasil
México
Chile
Equador

Grupo C

Argentina
Estados Unidos
Paraguai
Colômbia


Primeira rodada

Grupo A -1ª rodada (26/6)
19h Uruguai x Peru
21h45 Venezuela x Bolívia

Grupo B -1ª rodada (27/6)
19h30 Equador x Chile
21h45 Brasil x México

Grupo C - 1ª rodada (28/6)
19h30 Paraguai x Colômbia
21h45 Argentina x EUA


Quem já venceu

Argentina 14
Uruguai 14
Brasil 7
Paraguai 2
Perú 2
Bolívia 1
Colômbia 1

Publicado em junho 26, 2007 2:09 PM

Comentários

Ta com jeito de Uruguai x Argentina na final.

Publicado por: Renan em junho 26, 2007 2:19 PM

Do Terra:

- Desvalorizado, dinheiro venezuelano enche bolso
- Robinho diz que só pedala quando precisa
- Ordaz terá feijoada durante jogo do Brasil

Publicado por: Cassol em junho 26, 2007 2:19 PM

Ta com jeito de Uruguai x Argentina na final.

Publicado por: Renan em junho 26, 2007 2:20 PM

Hugo Chávez é rei.

sobre o texto:
...Estoyanoff, Forlán...

meu Deus, o que diabos essa gente vê em Estoyanoff? Acho um atacante totalmente medíocre. Edison Cavani (está na Copa?) é muito melhor que ele.

Publicado por: Luís Felipe em junho 26, 2007 2:29 PM

Não, Cavani não foi chamado. Acho Estoyanoff bom jogador.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 26, 2007 2:39 PM

eu só conheço o Estoyanoff da Celeste e do Cádiz. Para mim, um Amoroso (de hoje) sem grife. Jogador lento, que faz uma que outra boa tabela, e não tem vocação para o chute.

Publicado por: Luís Felipe em junho 26, 2007 2:54 PM

eu só conheço o Estoyanoff da Celeste e do Cádiz. Para mim, um Amoroso (de hoje) sem grife. Jogador lento, que faz uma que outra boa tabela, e não tem vocação para o chute.

Publicado por: Luís Felipe em junho 26, 2007 3:03 PM

Santa Cruz nunca conseguiu fazer alguma coisa pelo Paraguay. Não é agora que ele vai aparecer!

Favorito = Riquelme e seus asseclas!

E o Cambiasso? Vai jogar enfiado?

Publicado por: Marco em junho 26, 2007 3:29 PM

Tem q arruma ali no texto da seleção charrua:
."..Ignácio González e o sempre presente - SEMPRE lesionado - Recoba..."

Publicado por: Matheus em junho 26, 2007 3:46 PM

Tudo bem que a seleção toda pode ser uma farsa, Nike, CBF, Rede Globo, pipipipipipi... mas contra a Argentina é diferente.

Poucas vezes vibrei tanto com a seleção quanto naquela bucha do Adriano no empate contra os putos na última Copa América, aos 40 e tantos do segundo tempo.

Por razões óbvias a torcida é para que, caso tenhamos o enfrentamento, ANDERSHOW, num surto de imaturidade, espanque Riquelme no melhor estilo SOU DO RUBEM BERTA RAPÁ.

Publicado por: fino em junho 26, 2007 3:47 PM

Tem q arruma ali no texto da seleção charrua:
."..Ignácio González e o sempre presente - SEMPRE lesionado - Recoba..."

Publicado por: Matheus em junho 26, 2007 3:48 PM

Acho que Impedimento deveria obrigar a Conmebol a colocar as Guianas e o Suriname no lugar das farsas norte-americanas.

Embora eu não saiba se o futebol é praticado nessas paragens. Sugiro que os correspondentes de Tocantins verifiquem a existência do esporte naqueles países.

Publicado por: henrique em junho 26, 2007 4:37 PM

Concordo contigo Douglas, nada de Estados Unidos, Brasil, Venezuela ou México.

Por times sulamericamos sempre torci para a azul celeste. A copa de 2006 foi para o beleléu e até hoje eu ainda não engoli o fato do Uruguai não ter participado. Esta é a ótima hora para a reabilitação. Portanto, se recupere Recoba, de preferência, para "ontem".

Marco, por que esse ar malicioso em suas palavras? Será a escassez?

Publicado por: Joaquim Souza em junho 26, 2007 4:57 PM

O Suriname é um mito, gente. Não existe de verdade.

Publicado por: Lila em junho 26, 2007 5:27 PM

!@$%¨¨

Publicado por: Anonymous em junho 26, 2007 5:36 PM

suriname é holanda.

Publicado por: m em junho 26, 2007 6:15 PM

mentira, vacilei.

Publicado por: m em junho 26, 2007 6:20 PM

Torcerei pela Seleção Brasileira. Apesar de odiar tudo que a cerca.

Em segundo lugar, que a Argentina ganhe. Sou fã do tipo de futebol deles.

E que se foda.

Publicado por: Cesar em junho 26, 2007 9:21 PM

Peru 3 x 0 Uruguai. Cada vez mais no fundo aquela que já faturou duas Olimpíadas, em passado distante. Tá mais pra Olimpiada, atualmente.

Publicado por: Renato K. em junho 26, 2007 9:46 PM

não tem nada a ver, mas o radamés tá pegando a viviane araújo.

Publicado por: Anonymous em junho 27, 2007 12:06 AM

Perdigão>Riquelme">http://www.youtube.com/watch?v=rgtZQUctwh4>Perdigão>Riquelme

isfjduioashdijoaasfg

na boa, depois dos 3:00 tem uns lances no Porto que eu não tinha visto...

(sem discussão grenal, ok)

Publicado por: fino em junho 27, 2007 12:24 AM

argentina vem com o q tem de melhor porque copa américa é o máximo q pode ambicionar - sei lá, os caras são bons mas falta alguma coisa. como sempre, caiu no grupo da morte - aliás, q tal a colombia? será o cucuta a base da equipe?

Publicado por: Anonymous em junho 27, 2007 1:08 AM

o radamés tá pegando a viviane sim, vi eles juntos num hotel em caxias no DIA DOS NAMORADOS.

[tchau, belo]

safsdadgds

Publicado por: dante em junho 27, 2007 9:40 AM

Mas que fiasquêra desses uruguaios. Tem jogadores de qualidade, mas jogam como se fossem poodles num Gre-nal de Cachorro (do circo Vostok). Lamentável!

Publicado por: Marco em junho 27, 2007 9:46 AM

Esse radamés é verdadeiramente meu herói. Se ele jogasse num time de primeira linha, fosse um Vagner Love da vida, ae já era...essa mina é piranha mesmo, sente cheiro de grana...mas esse radamés ae é jogadorzinho de ultima categoria, de time podre...É meu novo herói! é a prova q todo girino pode um dia chegar a sapo...tô levando fé q vou comer a Camila Pitanga um dia...AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!

Publicado por: Carlos em junho 27, 2007 10:19 AM

"O Brasil chegou à Venezuela e frustrou os torcedores locais ao apresentar Afonso, Josué e companhia. São poucos os jogadores reconhecidos. Não culpo qualquer atleta que peça dispensa do selecionado. Não estão solicitando o afastamento da tão cantada Canarinho, mas sim do rico patrocinador. É fato que esse time não tem pé nem cabeça, já que começa com Helton e termina com Vagner Love."

Vocês sempre escrevem as coisas como são. Impedimento, cada vez te quiero más.

Publicado por: Felipe em junho 27, 2007 8:10 PM

O Grupo A reúne os quatro piores das eliminatórias, exceto o Chile, indicando certo favorecimento aos donos da casa neste 'sorteio'

E aposto um litro de gasolina venezolana que, além do sorteio dos grupos, o Chavez manipulou o sorteio das chaves das quartas em diante.

Naturais primeiros de grupo (apesar do 0-2 Mexico de hoje), Bra-Arg se matarão na semi.

Chavez conta que Ven será 1ª e terá um 3º nas 4as., além de jogar contra um 2º de outro grupo nas semis. Ou seja, caminho facilitado para a final.

Publicado por: Vitor VEC em junho 28, 2007 3:19 AM

O Grupo A reúne os quatro piores das eliminatórias, exceto o Chile, indicando certo favorecimento aos donos da casa neste 'sorteio'

E aposto um litro de gasolina venezolana que, além do sorteio dos grupos, o Chavez manipulou o sorteio das chaves das quartas em diante.

Naturais primeiros de grupo (apesar do 0-2 Mexico de hoje), Bra-Arg se matarão na semi.

Chavez conta que Ven será 1ª e terá um 3º nas 4as., além de jogar contra um 2º de outro grupo nas semis. Ou seja, caminho facilitado para a final.

Publicado por: Vitor VEC em junho 28, 2007 3:22 AM

Pois acho que nem comprando TODOS os juízes e provavelemente os jogadores adversários a Venezuela chegará até a final.

No máximo, uma vitória contra o Uruguai, que só faz FIASCO quando o jogo vale alguma coisa.

Publicado por: Gralha em junho 28, 2007 3:41 PM

Busca


Categorias

Arquivos