« Argentina enfrenta o Peru, Paraguai encara o México | Capa | Ypiranga X Avenida - minuto a minuto (quase) »

julho 6, 2007

Vamos ao que importa (Segundona Gaúcha)

A única justificativa para o Brasileiro de pontos corridos era um calendário organizado. Mas nem isso se salva, já que a participação da seleção da CBF\Nike\Globo na Copa América e os jogos Pandemônicos do Rio arruinaram as datas. Maiores previsões acerca do campeonato, a seguir. Mas enquanto o Brasileirão se arrasta, a Segundona Gaúcha pega fogo. Neste final de semana, temos a última rodada da segunda fase, que classifica os times para a fase final.

Sintonize as rádios do interior pela Internet, vista aquela camisa do teu time patrocinado pela CCS nos anos 90, e cruze os dedos. Se eu estiver próximo a um computador, cogito um minuto a minuto da partida do Ypiranga.

Após a primeira fase onde passaram os quatro primeiros de quatro grupos, na segunda fase classificam-se os três primeiros de cada um dos dois grupos de oito, mais o melhor quarto colocado.

A estes sete, se juntará o Ipiranga de Sarandi, campeão da repescagem entre os clubes eliminados na primeira fase. Esta repescagem foi uma mata-mata sensacional, com clubes de tradição fazendo partidas pegadíssimas. O Lajeadense passou nos penais para a semifinal, mas foi eliminado pelo time de Sarandi.

Sensacional deve ter sido o jogo da volta no clássico da zona Sul, entre Farroupilha e São Paulo, que conseguiu reverter o 2 a 1 da primeira partida em Pelotas com um sonoro 6 a 1 em Rio Grande. Mas, mesmo embalado, o time riograndino não reverteu o 2 a 1 no primeiro jogo da final em Sarandi, e o Ipiranga garantiu vaga na fase final do campeonato ao segurar o 1 a 1 na partida de volta.

Na última rodada dos grupos, está tudo em aberto. Na chave 5, apenas o Bagé está garantido, mas o Rio Grande só sai fora com uma combinação impossível de resultados e saldos. A Sapucaiense aparece bem em terceiro, mas pode cair para quinto caso perca para o "vovô", e Pelotas e Porto Alegre vençam seus jogos. Ainda assim, o quarto colocado deste grupo deve passar, já que (infelizmente) Cruzeiro e 14 de Julho foram sacos de pancada, tornando mais alta as pontuações dos primeiros colocados.

manchav.jpg
Primeiro time de Carpegiani busca o tri da Segundona. Será que o Colosso vai ferver?


Na chave 6, o grande jogo é entre Ypiranga e Avenida, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Quem vencer, passa à fase final. Quem perder, dá adeus ao sonho de voltar à primeira divisão do Gauchão. O Inter B aparece na briga, e pode até chegar em terceiro lugar. Mas nesse caso, a fase final contará com nove clubes, já que os colorados não disputam o ascenso. Inter de Santa Maria e Santo Ângelo já estão lá.


CHAVE 5
últimos resultados

14 de Julho 1 X 3 Bagé
Rio Grande 0 X 0 Porto Alegre
Cruzeiro 0 X 2 Sapucaiense
Aimoré 2 X 2 Pelotas

RODADA FINAL - 08/07 - 15hrs

Em Pelotas
Pelotas X 14 de Julho

Em Bagé
Bagé X Cruzeiro

Em Sapucaia do Sul
Sapucaiense X Rio Grande

Em Porto Alegre
Porto Alegre X Aimoré


CLASSIFICAÇÃO

1 - Bagé > 28
2 - Rio Grande > 25 > 7 vitórias > saldo +13
3 - Sapucaiense > 24 > 7 vitórias > saldo +10
4 - Pelotas > 23 > 7 vitórias > saldo +4
5 - Porto Alegre > 22 > 6 vitórias > saldo +4
6 - Aimoré > 12
7 - Cruzeiro > 5
8 - 14 de Julho > 5

_____________________________________

CHAVE 6
últimos resultados

Cachoeira 0 X 2 Inter-SM
Avenida 0 X 2 Internacional
Santo Ângelo 0 X 0 Ypiranga
Panambi 0 X 2 São Gabriel

RODADA FINAL - 08/07 - 15hrs

Em Erechim
Ypiranga X Avenida

Em Santa Maria
Inter-SM X Santo Ângelo

Em Alvorada
Internacional X Panambi

São Gabriel 0 X 0 Cachoeira (jogo antecipado para 04/07)


CLASSIFICAÇÃO

1 - Inter-SM > 25
2 - Santo Ângelo > 25
3 - Avenida > 21 > 5 vitórias > saldo +3
4 - Ypiranga > 20 > 4 vitórias > saldo +2
5 - Internacional B > 19 > 5 vitórias > saldo +5
6 - São Gabriel > 17 > 5 vitórias > saldo +5
7 - Cachoeira > 8
8 - Panambi > 6

_____________________________________________

REPESCAGEM - QUARTAS DE FINAL

Brasil de Farroupilha 4 X 1 Garibaldi
Garibaldi 0 X 1 Brasil de Farroupilha

Riograndense 3 X 1 Lajeadense
Lajeadense 3 X 1 Riograndense (nos penais, Lajeadense 5 X 4 Riograndense)

Três Passos 1 X 1 Ipiranga de Sarandi
Ipiranga de Sarandi 1 X 0 Três Passos

Farroupilha 2 X 1 São Paulo
São Paulo 6 X 1 Farroupilha

REPESCAGEM - SEMIFINAL

São Paulo 2 X 0 Brasil de Farroupilha
Brasil de Farroupilha 1 X 1 São Paulo

Lajeadense 1 X 0 Ipiranga de Sarandi
Ipiranga de Sarandi 3 X 0 Lajeadense

REPESCAGEM - FINAL

Ipiranga de Sarandi 2 X 1 São Paulo
São Paulo 1 X 1 Ipiranga de Sarandi


Saudações canarinhas,
Antenor Savoldi Jr.

Publicado em julho 6, 2007 9:20 PM

Comentários

Domingo tou na BOCA DO LOBO.

Publicado por: B em julho 6, 2007 10:41 PM

O 14 de Julho conta com a minha torcida desde que cobri um jogo deles contra o Inter B ano passado. Vieram de ônibus de Livramento na madrugada do jogo e perderam só de dois (curiosamente, dois gols do Roger que subiu agora para os profissionais).

O treinador uruguaio é muito gente fina, assim como os jogadores. Pena que ficaram fora de novo. Mas tudo bem, em agosto tem Copa FGF.

Publicado por: Francisco em julho 6, 2007 10:43 PM

Sou Avenida desde criancinha. Ou melhor, desde que ganharam aquela vez do Grêmio capitaneado pelo Capitão (98? 99? não lembro) e que um cara cobrou uma falta na entrada da pequena área pra fora do estádio...

Publicado por: Caue em julho 6, 2007 11:18 PM

Saudoso alvi-azul de Lajeado... Um dia vai tá em Yokohama...

Publicado por: Araã em julho 6, 2007 11:32 PM

Publicado por: Fly em julho 6, 2007 11:45 PM

Grande clássico da segundona gaúcha: Ta-Tu ("Ta" de TAC, ou Três Passos Atlético Clube, de Três Passos, e "Tu" de Tupi, de Crissiumal). Dois times do Noroeste do Estado, de cidades de não mais que 30 mil habitantes, localizadas na fronteira com a Argentina.

O Tupi foi o clube no qual Taffarel e Danrlei começaram a carreira. Os pais deste último eram vizinhos de porta dos meus avós (pais da minha mãe), em Crissiumal. Todos na família torciam muito pelo Tupi. Como meu pai, embora tenha nascido em Horizontina, foi morar em Três Passos e virou torcedor do TAC, presenciei a rivalidade bem de perto desde criança.

Eu mesmo nasci em Três Passos e fui a vários jogos do time enquanto morei na cidade (até os 10 anos). A única coisa que me impressionava era justamente os Ta-Tus. As torcidas viajavam em caravanas e frequentemente havia brigas. O estádio do TAC, o Luiz de Medeiros, ficava quase no meio da vila mais pobre da região, conhecida pelo pessoal como Toca da Onça. A tigrada pegava pesado com os visitantes.

E continua assim: há cerca de dois anos a Zero Hora noticiou a morte de um torcedor do Tupi num clássico pela segundona gaúcha, ocorrida depois de uma verdadeira batalha campal que envolveu torcedores, dirigentes e jogadores, segundo o texto do jornal.

Não havia bandeiras, faixas, sequer tambores. A média de torcedores por jogo na certa não passava de 500 pessoas. A torcida parecia super pacífica e desanimada, sempre. O campeonato varzeano da cidade, com o time do meu professor de Educação Física (Águia Negra) peleando contra aquele com o qual eu mais simpatizava (Bananeiras), parecia mobilizar mais a população trespassense.

Mas nos Ta-Tus a coisa era muito diferente. Os 4 mil lugares do estádio ficavam lotados. Até as duas cabines de rádio eram ocupadas (como Três Passos só tinha uma emissora a transmitir os jogos, precisava vir uma rádio da cidade vizinha para ocupar o espaço em sua plenitude).

O TAC tinha um uniforme clássico semelhante ao do Peñarol. O Tupi era igual ao Milan.

Enfim, era do caralho. E eu já tou escrevendo demais, achei que seria interessante compartilhar, me empolguei. Abraços.

Publicado por: Daniel Feix em julho 6, 2007 11:46 PM

massa essa história de cima...
não sei se alguém viu esses dias... o irmão do ronaldinho gaúcho contratou a charanga do Brasil-Pel pra tocar pro time dele contra o Pelotas... deprimente... ainda vai afundar a segundona

Publicado por: Egon em julho 7, 2007 12:35 AM

ah, e perdeu. 2x1 pro Pelotas

Publicado por: Egon em julho 7, 2007 12:38 AM

uma pena os clubes serranos não estarem disputando ainda....o Brasil-FAR enquanto esteve na primeira divisão causou dor de cabeça a muito time grande...

Publicado por: Natalício Perdomo em julho 7, 2007 11:01 AM

Que maravilha!

Torcerei para Ypiranga e Pelotas, que certamente deixarão a Primeira Divisão mais empolgante.

O lugar do Pelotas é na elite. Exijo Bra-Pel pela Primeira djá! E o Ypiranga merece toda torcida para felicidade de Antenor e para rememorar as boas campanhas do começo dos anos 90.

Sem falar que Boca do Lobo e Colosso da Lagoa são estádios muito afudê.

Grande texto, Antena.

Publicado por: Douglas Ceconello em julho 7, 2007 1:24 PM

Ah, e grandes fotos também.

Lembro de uma vez, acho que em 1995, que o Ypiranga ganhou do Inter no Beira-Rio, por 2 a 1. CÉSAR PRATES marcou para o Inter, um golaço, de voleio.

E muito bom o relato do Daniel Feix. A Segundona, definitivamente, é o caminho.

Publicado por: Douglas Ceconello em julho 7, 2007 1:46 PM

E ano que vem é o centenário do Pelotas.
Foda passar o centenas na segundona.

Publicado por: B em julho 7, 2007 3:08 PM

Já q é pra rememorar, lá vai...
um dos jogos mais a fude q eu fui foi um bra-pel chinelo na boca do lobo...me meti no meio da torcida do Brasil (tenho simpatia pelo brasil, claro) e ia pra lá pois namorava na epoca uma moçoila de pelotas...hehehehe..
O jogo em si foi uma merda, mas a torcida do brasil é a mais chinela do mundo, sem dúvida. Bebados, mendigos e marginais no meio do povo, uma beleza...aos 15 do primeiro tempo voou uma tampa de privada no goleiro do pelotas...morri...
Na saída, verdadeiro arrastão quebrando absolutamente tudo que se via pela frente...enfim, me diverti muito...tanto qto nas vezes em q fui ver o Brasil jogar a segundona no Bento Freitas...lembro até um Brasil X Gloria, 1x0 pro brasil até os 40 do segundo tempo, qdo o gloria empata...ae um desdentado do meu lado, fedendo a canha, vira pra mim e diz: "é foda, alegria de pobre nunca dura"...heheheheh...morri de novo...
abrassssssssssssssssssssssssss

Publicado por: Carlos em julho 7, 2007 6:08 PM

hahahhaahhaha... muito boas histórias.

Feix, quando tiveres oportunidade de assistir um TA-TU, podes publicar a cobertura aqui.

E a torcida xavante é muito empolgante, mas deve ser mais perigoso assistir um Brapel que um Grenal.

Publicado por: Antenor em julho 7, 2007 7:55 PM

O Pelotas e o Brasil sempre vinham a Floripa pelo menos uma vez por ano na época em que Avaí e Figueirense estavam na Série C (o Caxias também vinha visitar nossas praias de vez em quando). Aliás, o jogo mais nervoso que já assisti na Ressacada foi um Avaí x Brasil pelas quartas-de-final da Série C de 1998 decidido nos pênaltis. O goleiro do Avaí era o César Silva (dizem que jogou no Inter. Não sei) e pegou dois pênaltis. Havia uns 500 pelotenses aqui naquele dia. Bons tempos aqueles, apesar de ser Série C.

Publicado por: Felipe em julho 8, 2007 1:43 AM

Pro inferno todos vocês! Mandem quem quiserem! A SER vai patrolaaaar!!!!

SER Santo Ângelo = EVANDRO BRITTO + 10!

Vamooooo!

Publicado por: fino em julho 8, 2007 6:28 AM

Eu colocaria meia-dúzia de times da Segundona de volta à elite no TAPETÃO, só pela tradição.

E extenderia essa regra anti-acesso do Inter B ao time do Assis. Baita safado...

Publicado por: Gralha em julho 8, 2007 12:42 PM

SER Santo Angelo RUMO A SÉRIA A DO GAUCHÃO...
Barra Brava Missioneira - Missioneiro Até Morrer
http://www.youtube.com/watch?v=mC7TL_qZJo8
AVANTE SER...

Publicado por: Anderson Toncantins em julho 8, 2007 2:22 PM

Felipe, Cesar Silva jogou no Inter sim. Foi um dos piores goleiros que eu já vi atuar com a camisa do Colorado, e estava presente no jogo em que começou a toca do Juventude para cima de nós: 5 a 1 para os colonos, e até o Gamarra errou naquele jogo (se não me engano, foi expulso).

Publicado por: Francisco em julho 9, 2007 12:27 AM

"César Silva"

DESINTEGREI.

De longe, o P I O R goleiro que já vi na vida.

Quando montarmos o Ranking de Clubes do Impedimento, é certo que a Segundona Gaúcha vai ficar atrás apenas da Libertadores.

Publicado por: Douglas Ceconello em julho 9, 2007 9:19 AM

Saudades da Baixada Melancólica lotada nos domingos de Inverno!
Inter-SM, o que é teu, tá guardado!

Publicado por: Marco em julho 9, 2007 11:38 AM

Brasil de Farroupilha promete vir forte ano que vem. Ta fechando uma parceria com a Cortiana e com a empresa do Brunoro (senhor Parmalat).

Sem contar que o treinador do Brasilzinho era ninguém mais, ninguém menos do que... Caçapava.

Publicado por: Marcelo Brazil em julho 9, 2007 4:25 PM

tenho um grande grupo de empressarios em gravatai
queremos jogar contra veteranos/master
nas cidades da segundona, preciso dos email de quem organiza os jogos
abraçao

Publicado por: rudimar da silva lima em julho 15, 2007 10:42 PM

tenho um grande grupo de empressarios em gravatai
queremos jogar contra veteranos/master
nas cidades da segundona, preciso dos email de quem organiza os jogos
abraçao

Publicado por: rudimar da silva lima em julho 15, 2007 10:42 PM

tenho um grande grupo de empressarios em gravatai
queremos jogar contra veteranos/master
nas cidades da segundona, preciso dos email de quem organiza os jogos
abraçao

Publicado por: rudimar da silva lima em julho 15, 2007 10:43 PM

meu email rudimarlima@terra.com.br

Publicado por: rudimar da silva lima em julho 15, 2007 10:46 PM

PELAS BARBAS DO PROFETA! PELA LINHA DE FUNDO!!!

Publicado por: Vitor VEC em julho 16, 2007 9:04 AM

to procurando fotos do goleiro cesar silva disseram que atuou no avai em 2005 e agora nos veteranos do inter mas nao acho nada me ajudem por favor

Publicado por: sheila em outubro 12, 2007 1:17 AM

to procurando fotos do goleiro cesar silva disseram que atuou no avai em 2005 e agora nos veteranos do inter mas nao acho nada me ajudem por favor

Publicado por: sheila em outubro 12, 2007 1:17 AM

Busca


Categorias

Arquivos