« A caravana da emoção não pára | Capa | El Nacional obtém a vaga e chilenos ficam no zero »

agosto 28, 2007

Assopro na hora certa (sem malícia)

O presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva, resolveu tomar uma atitude diante do ridículo nível técnico apresentado pelos juízes do Brasileiro. Através de um ofício, ele advertiu os homens do apito sobre algumas questões.

Duvido que os árbitros tenham alguma coerência para melhorar suas atuações, mas alguns pontos da recomendação acho válido salientar:


No particular da simulação de recebimento de faltas, observo que a ação deve ser acintosa, clara, especialmente para “cavar” pênaltis, pois o atacante normalmente está mais desequilibrado do que o defensor, de modo que sua queda pode ser provocada por um simples contato físico. Assim, se a queda for antecedida de contato físico, a punição somente se justifica se o árbitro estiver absolutamente seguro de que houve simulação. Ademais, e por importantíssimo, ressalto que a dúvida do arbitro quanto a haver existido ou não pênalti jamais pode ser escondida por punição ao atacante que caiu, pois isso corresponderia a negar todo princípio de moralidade e imparcialidade que deve caracterizar as arbitragens.

Até que enfim. É uma esperança de que acabe esta vergonha de advertir qualquer jogador que caia na área. Esses juízes mangolões têm uma dificuldade imensa em perceber que às vezes não é pênalti, mas também não há simulação.

Evitar reclamações e o "pedido” de cartão – Não tolerar que os jogadores “peçam” cartão amarelo para um adversário. A depender da forma de atuação, se insistente ou acintosa, os infratores devem ser punidos com cartão amarelo. A tolerância com tal atitude quebra a autoridade do árbitro.

Muito bem. Às vezes o vagabundo do jogador nem bem foi atingido e já está com o braço fazendo aquele gesto característico de pedir cartão ou de PUXAR UM BASEADINHO.

Não paralisar o jogo a todo momento – O árbitro não é "apitador de faltas", mas um profissional que tem o dever de cumprir as regras para que vença o melhor. Portanto, é irritante assistirmos a partidas com excessivo número de faltas marcadas. O grande árbitro deve estar sempre atento às simulações e às quedas constantes sem que tenha ocorrido uma falta ou infração. Ademais e principalmente, o árbitro deve se preocupar com a denominada “lei da vantagem”.

Graças ao nosso bom Deus. Uma das coisas que mais contribuem para estas partidas ridículas é o exagero em marcar falta em qualquer contato. Só marca quando chutar o cara ou empurrar com os dois braços. Facilita a correria.

Para quem quiser acompanhar todo o ofício, aqui está.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em agosto 28, 2007 4:42 PM

Comentários

Existe vida inteligente na Comissão de Arbitragem!!!

Publicado por: Jesus Petry em agosto 28, 2007 5:02 PM

Existe vida inteligente na Comissão de Arbitragem!!!

Publicado por: Jesus Petry em agosto 28, 2007 5:05 PM

"característico de pedir cartão ou de PUXAR UM BASEADINHO"

Ótimo... Ahuahauauhaha.

Publicado por: Anonymous em agosto 28, 2007 5:11 PM

"característico de pedir cartão ou de PUXAR UM BASEADINHO"

Ótimo... Ahuahauauhaha.

Publicado por: Robson em agosto 28, 2007 5:12 PM

"Portanto, é irritante assistirmos a partidas com excessivo número de faltas marcadas. "

E dá-lhe Grêmio!

Publicado por: Moe em agosto 28, 2007 5:21 PM

lindo isso aí.
tomara que dê resultados.

"Existe vida inteligente na Comissão de Arbitragem!!!": também estou impressionada. além de tudo, o texto tá bem escrito.

Publicado por: izabel em agosto 28, 2007 5:24 PM

"Ademais, e por importantíssimo, ressalto que a dúvida do arbitro quanto a haver existido ou não pênalti jamais pode ser escondida por punição ao atacante que caiu..."

EXATAMENTE

Publicado por: Caue em agosto 28, 2007 5:53 PM

Parei de ler no "algumas questão".

kajshdkg

Publicado por: Francisco Luz em agosto 28, 2007 6:36 PM

que maravilha!

e o Inter contratou Andrés Orozco, zagueiro goleador da seleção colombiana. O curioso é que ele acerta essa transferência apenas 14 dias depois de se declarar jogador do Independiente Medellín.

Publicado por: Luís Felipe em agosto 28, 2007 6:50 PM

e o centroavante, quando vem?

Publicado por: Rudi em agosto 28, 2007 10:15 PM

Não gostei da "cartilha". Primeiro porque não vai mudar nada! Segundo porque pede que os árbitros não deêm entrevistas após o jogo, o que é um absurdo. Eles devem SIM satisfação à sociedade.

Muito bom o blog! Vou linkar no meu. Depois dêem uma passada lá...Abraços!!!

Marcação Cerrada - http://cerrada.blogspot.com

Publicado por: Vinicius Grissi em agosto 29, 2007 10:42 AM

ontem, contra o sport, foi uma vergonha a quantidade de faltas que não eram faltas (inclusive o pênalti). claro, o grêmio perdeu porque é uma naba de time que não consegue ganhar de um time que tem rosembric, carlinhos bala e da silva, ou seja, três jogadores que NUNCA marcam. o jogo foi duro de assistir. é triste... o grêmio só não vai cair por causa do mano menezes. essa diretoria é uma lástima.

Publicado por: fernando em agosto 30, 2007 9:40 PM

Busca


Categorias

Arquivos